Ir para o conteúdo

Gestão de pessoas e talentos: o segredo para fazer sua empresa crescer

·
16 minutos de leitura
gestão de pessoas e talentos

Atuar na gestão de pessoas e talentos vai muito além da contratação, remuneração e demissão. É saber que os colaboradores são o centro de qualquer empresa de sucesso e, por isso, merecem investimento e dedicação.

O fato é que gerir pessoas é um processo estratégico e exige recursos especiais. Assim, é fundamental contar com as ferramentas certas para encontrar profissionais alinhados com a empresa.

Mais que isso, é preciso saber desenvolver habilidades e competências, determinar processos para engajar e reter talentos valiosos e criar um ambiente de trabalho positivo e motivador.

Por isso, elaboramos este guia para te ajudar a mapear os principais pontos de uma gestão de pessoas e talentos estratégica. Dessa forma, seu RH conseguirá ter um norte e dar início a ações eficazes alinhadas com os objetivos de crescimento da empresa.

Boa leitura!

Conheça uma tecnologia que ajuda na sua gestão de pessoas e talentos

performance

O papel e a importância do RH na gestão de pessoas e talentos

Foi-se o tempo em que o setor de Recursos Humanos e o Departamento Pessoal eram vistos como sinônimos. Se por um lado a operação administrativa de contratar, manter e demitir um funcionário pode ser alocada nos dois setores, a análise e a estratégia para transformar as informações em um plano de ação efetivo pode ser considerado um grande diferencial do RH.

Isso porque o setor de RH tem o importante papel de impulsionar o sucesso e o crescimento da organização. Buscando assim formas de alcançar o aproveitamento máximo do potencial humano. Na prática, a gestão de pessoas começa muito antes da entrada de um novo colaborador no time.

Atração, retenção e desenvolvimento de talentos

A atração de novos talentos, por exemplo, deve ser muito bem pensada para que a posição em aberto chegue ao conhecimento de profissionais capacitados e alinhados com os valores da empresa.

Porém, o sucesso da permanência de um colaborador no time não é garantida após a contratação. A gestão de pessoas e talentos de uma empresa é contínua e deve fazer parte da jornada das equipes.

Isso significa que também é responsabilidade do RH criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo, promovendo um clima organizacional positivo em que os colaboradores se sintam valorizados, respeitados e motivados.

E se estamos falando da importância do RH para o sucesso da empresa, é impossível ignorar o valor dele para estimular melhorias contínuas no quadro de colaboradores. Com isso, é possível proporcionar feedback contínuo e orientação baseada na gestão de desempenho.

Práticas como essas são fundamentais para manter a motivação e promover um senso de reconhecimento e recompensa, resultando em maior engajamento e produtividade.

Estratégias de gestão de pessoas e talentos para fazer sua empresa crescer

gestão de pessoas

Uma estratégia eficaz de gestão de talentos é construída sobre alguns pilares-chave. Por isso, para garantir que o ciclo de vida de seus colaboradores seja forte e bem sucedido, é importante considerar cada um desses pilares para alinhar todas as etapas com base nas expectativas de crescimento da organização.

Além disso, é importante garantir que a sua gestão de pessoas e talentos percorra as 5 etapas do ciclo de gerenciamento de forma contínua para manter as estratégias sempre atualizadas e alinhadas com os objetivos da empresa. Confira a seguir.

1. Planejar

A primeira etapa do ciclo de gerenciamento de talentos é o planejamento. Nessa fase, a organização identifica suas necessidades futuras, analisa lacunas existentes na força de trabalho e define as competências e habilidades necessárias para alcançar os objetivos estratégicos.

Essa etapa envolve a elaboração de planos de sucessão, análise de competências e identificação de talentos internos e externos.

2. Atrair

Após o planejamento, entra em cena a etapa de atrair talentos. Nesse estágio, a organização implementa estratégias para atrair candidatos qualificados.

Isso pode incluir atividades como divulgação de vagas, recrutamento em redes sociais, participação em feiras de carreiras, parcerias com instituições e a criação de uma marca empregadora forte e atraente.

3. Nutrir

A etapa de nutrição tem o objetivo de desenvolver e capacitar os talentos da organização. Isso envolve a disponibilização de treinamentos, programas de desenvolvimento de liderança, mentorias e oportunidades de aprendizado contínuo. Isso porque é extremamente importante fortalecer as habilidades e competências dos colaboradores para prepará-los para assumir desafios maiores e crescer dentro da organização.

4. Reter

A retenção de talentos é uma etapa crucial do ciclo de gerenciamento de pessoas. Nessa fase, a organização implementa estratégias para manter os talentos valiosos em seu quadro de colaboradores.

Isso pode incluir políticas de remuneração competitivas, benefícios atrativos, oportunidades de crescimento e desenvolvimento de carreira, programas de reconhecimento e um ambiente de trabalho positivo e motivador;

5. Movimentar

Enfim, a etapa de movimentar, de transição. Ela abrange a movimentação de talentos dentro da companhia. Promoções, transferências, alteração de funções e outras oportunidades de progressão na carreira são bons exemplos.

O objetivo é aproveitar ao máximo o potencial dos colaboradores, proporcionando desafios e oportunidades de desenvolvimento que estejam alinhados com suas habilidades e objetivos pessoais e profissionais.

Quais atividades de RH estão dentro da gestão de pessoas e talentos?

1) Recrutamento e Seleção de pessoas

recrutamento e selecao de pessoas

O processo de recrutamento e seleção inclui todas as etapas, atividades e análises necessárias que um departamento de RH precisa considerar para encontrar o profissional certo para uma vaga em aberto.

Hoje, é impossível falar de estratégias eficazes para Recrutamento e Seleção sem considerar o impacto que a tecnologia tem oferecido para o segmento.

Com a utilização de uma ferramenta completa para RH como a Factorial, inteiramente desenvolvida pensada em cada uma das etapas de uma gestão de pessoas e talentos, planejar e executar as tarefas com profundidade, alinhamento e agilidade passou a fazer parte da rotina dos principais núcleos de Recursos Humanos do mercado.

Veja a seguir algumas ações práticas que podem fazer parte de uma estratégia altamente eficaz  de atração para a sua empresa com o auxílio da Factorial.

Recrute talentos de forma mais inteligente com IA

A inteligência artificial tem sido uma importante aliada para o mercado corporativo em geral. A Factorial, por exemplo, implementou a tecnologia ao seu software para auxiliar gestores a recrutar talentos com mais eficiência e agilidade.

Com o módulo de recrutamento e seleção da ferramenta, a triagem inicial de currículos é feita automaticamente a partir de filtros pré determinados pela empresa. Assim, em poucos minutos a ferramenta filtra os candidatos que apresentam maior compatibilidade com a vaga e com a companhia para seguir para as próximas etapas do processo.

Dessa forma, o RH entra em contato somente com os candidatos que realmente atendem às necessidades da posição em aberto.

Além disso, a busca dentro do banco de talentos também pode ser feita de forma automatizada, agilizando ainda mais o processo de recrutamento e otimizando o tempo da equipe.

🤖 Saiba mais sobre o uso de Inteligência Artificial dentro da Factorial 

Crie anúncios de vagas, formulários de candidatura, modelos de e-mail e respostas automáticas

A página de divulgação de vagas é um importante ponto de contato entre os candidatos e a empresa. Com uma página bem estruturada, informações relevantes e um bom fluxo de cadastramento, maiores serão as chances de atrair pessoas alinhadas com a proposta da vaga e da organização.

Lembre-se: ter uma marca empregadora forte é tão importante quanto ter uma marca forte no mercado. Quanto mais pessoas desejarem trabalhar na empresa, maiores serão as chances de contratar colaboradores engajados.

Com a Factorial, é possível criar anúncios de vagas seguindo a identidade visual da sua marca. Além disso, você pode criar formulários de candidatura personalizados, incluir todas as etapas do seu processo de recrutamento e adicionar outros gestores para acompanhar o andamento.

Ao longo do processo também está disponível a consulta de anotações feitas pelo RH para cada candidato e enviar e-mails individuais ou em massa. Confira:

gestão de pessoas

O software também possui uma API aberta para integração com outros sites de divulgação de vagas, como Linkedin e Indeed, por exemplo. Dessa forma, ao cadastrar uma vaga na ferramenta, automaticamente a vaga será publicada nos canais integrados.

Por fim, os modelos de e-mails automáticos também são outra grande vantagem. Isso porque, ao cadastrar a vaga na plataforma, é possível salvar e-mails automáticos para diferentes situações. Entre elas: declínio, congelamento de vagas e aprovação de candidato. Inclusive com possibilidade de anexar documentos, como uma carta oferta.

Evite a duplicação de informações ou processos

Ter que escrever as mesmas informações a cada vaga em aberto é uma grande frustração. Principalmente para empresas que divulgam novas posições com frequência. Pensando nisso, a Factorial salva os dados utilizados em anúncios anteriores para que seja possível utilizá-los outras vezes.

Na prática, você só precisa preencher informações novas relacionadas a vaga que será anunciada. As informações em comum, como descrição da empresa, benefícios e outros dados não precisam ser preenchidos novamente.

Inclua os responsáveis por cada etapa no processo de recrutamento

Quando o processo seletivo envolve mais de um responsável, é importante garantir que todas as informações relacionadas ao desempenho do candidato sejam compartilhadas entre os profissionais envolvidos. Assim, a tomada de decisão pode ser baseada em dados concretos e nas análises feitas por cada gestor.

Com a Factorial é possível incluir os gestores responsáveis por cada etapa do processo e compartilhar o acesso às anotações feitas nas fases anteriores. Essa troca de pontuações contribui para uma decisão mais acertada e organizada internamente.

Personalize a página de carreira e integre-a ao seu site por meio de API

A Factorial permite que o seu site tenha uma página de carreira totalmente alinhada com a identidade visual da empresa. E, mais do que isso, preparada para receber inscrições de candidatos para as vagas em aberto. Como também para o banco de talentos.

Isso quer dizer que, ao cadastrar uma posição na ferramenta, automaticamente as informações podem ser compartilhadas no seu site e em outros portais de vagas, aumentando ainda mais o alcance da publicação para atrair bons candidatos.

A grande vantagem de ter o painel de vagas integrado ao site é que, assim que o candidato se torna um colaborador, é possível mudar a sua atribuição no sistema. Inserindo, por exemplo, um novo usuário de funcionário na ferramenta de Departamento Pessoal.

gestão de talentos

Isso quer dizer que todas as informações do profissional já estarão configuradas no software. Assim, já é possível seguir com a rotina administrativa do Departamento Pessoal.

Aproveite a integração com diferentes plataformas e ganhe tempo

Um bom processo de recrutamento e seleção tem como objetivo atrair as pessoas certas para as posições em aberto. Exatamente por isso, é importante fazer a divulgação em diferentes canais.

Para facilitar essa etapa, a Factorial disponibiliza integrações com os principais sites de recrutamento. Essa simples ação reduz o tempo de cadastro manual em cada plataforma. Isso porque, com a ferramenta, você cadastra oportunidades uma única vez. E a vaga já é publicada em todos os canais integrados automaticamente.

👥 Conheça 10 testes para Recrutamento e Seleção para adicionar ao seu processo de RH

Marketing de recrutamento

Uma das estratégias de recrutamento mais poderosas no mercado é ser uma empresa da qual as pessoas queiram fazer parte.

Nesse sentido, o marketing de recrutamento busca uma marca desejada não para consumo, mas sim para se trabalhar. Na prática, é fundamental se questionar-se: qual é a melhor forma de comercializar sua marca para atrair possíveis candidatos?

Porém, não se esqueça: não basta vender uma imagem atraente apenas no recrutamento. É preciso cuidar dessa percepção no dia a dia dos colaboradores. Até porque uma imagem que não se sustenta por muito tempo reflete diretamente no resultado da gestão de pessoas e talentos.

A essência da sua empresa (quem você é e no que acredita) deve ser clara, abrangendo a proposta de valor do funcionário (EVP), missão, valores e cultura. Ou seja, a melhor maneira de construir uma marca empregadora sólida é cuidando dos seus funcionários.

Um caminho interessante para avaliar se o seu marketing de recrutamento está sendo eficaz é fazendo as perguntas a seguir:

Caso as respostas não sejam positivas, vale a pena implementar iniciativas voltadas para essas áreas. E, claro, anunciá-las em todas as etapas da atração e pipeline de talentos. Isso inclui seu site, sites de carreiras e listas de empregos.

Aproveite o poder das redes sociais e reforce esses pontos por lá também. Assim, quem visitar os perfis oficiais da empresa verá que esse tipo de ação faz parte da rotina da companhia.

👨🏽‍💻 Veja como é simples fazer o Recrutamento e Seleção de pessoas e talentos utilizando a Factorial 👇

botao demo

2) Onboarding e integração de novos colaboradores

Passada a fase de recrutamento e seleção, é o momento de pensar em como a gestão de pessoas e talentos pode estar presente nos primeiros contatos do recém contratado em sua nova posição.

Os primeiros dias em um novo emprego podem ser desconfortáveis e desafiadores. Porém, é função dos líderes e do RH minimizar os possíveis ruídos para que o novo colaborador se sinta valorizado. E sinta-se parte do time desde do início do seu ciclo na empresa.

Sendo assim, elaborar um bom processo de onboarding e de integração é fundamental para receber novos membros na equipe.

onboarding empresa

Quando existe um fluxo organizado para isso, essa etapa se torna uma ótima chance para que os novos talentos se conectem com a empresa. E mais importante: construam relacionamentos com seus parceiros de trabalho. Isso torna o início dessa jornada uma parte significativa da estratégia de retenção e engajamento dentro da empresa.

Por ser uma plataforma que absorve todas as demandas do RH, a Factorial desenvolveu um módulo direcionado para potencializar o onboarding e a integração de novos funcionários. Garantindo assim um processo eficaz e de qualidade.

gestão de talentos e de pessoas

Com a ferramenta, é possível preparar os funcionários para integrá-los rapidamente às suas funções e garantir um início produtivo.

👉 Team building online: 3 estratégias para motivar os colaboradores

3) Planejamento de ações de desenvolvimento, capacitação e treinamento

capacitação de talentos

Ter um planejamento de ações de desenvolvimento e capacitação é crucial para uma boa gestão de pessoas e talentos.

Isso porque, com um plano bem elaborado, é possível promover o crescimento e a retenção de funcionários. Além de suportar a sucessão e o planejamento de carreira, aumentar a produtividade e a eficiência, e criar uma cultura de aprendizagem e inovação.

Quando o RH se preocupa em elaborar um plano de desenvolvimento e capacitação desde o início da jornada de seus colaboradores, a organização colhe benefícios a curto e longo prazo. Isso fortalece o capital humano da empresa. E também impulsiona os seus resultados no mercado.

Pensando nisso, o módulo competências da ferramenta Factorial possibilita configurar as definições de habilidades esperadas para que os colaboradores possam desempenhar suas funções alinhados às expectativas da gestão.

Dessa forma, o fluxo de capacitação se torna mais direcionado para as necessidades de cada colaborador. E o acompanhamento de desempenho pode ser visualizado com mais facilidade. Confira:

software gestão talentos

Na Factorial, as competências não são apenas um conjunto de habilidades aprendidas. São também qualidades únicas de um funcionário que influenciam diretamente a forma como ele executa seu trabalho.

As avaliações de competência ajudam as empresas a entender onde os funcionários estão em sua carreira e o que precisam fazer para melhorar sua posição. Elas também ajudam as empresas a contratar funcionários mais bem-sucedidos.

📋 Ajude seus funcionários a chegarem onde desejam com o PDI – Plano de Desenvolvimento Individual

pdi

Práticas para desenvolver futuros líderes

Para quem pensa que a gestão de pessoas e talentos é focada apenas nos colaboradores, é hora de rever esse conceito. Incluir um programa de desenvolvimento de futuros líderes é altamente recomendado.

Isso porque, além de garantir que a liderança permaneça alinhada com a essência e com a cultura da empresa, os colaboradores conseguem visualizar de forma prática novas oportunidades de crescimento dentro da organização.

Veja a seguir 6 práticas para desenvolver futuros líderes dentro da sua empresa:

  • Programas de mentoria;
  • Oportunidades de job rotation;
  • Treinamentos com foco em desenvolvimento de líderes;
  • Desafios e projetos especiais para os colaboradores identificados como potenciais líderes;
  • Feedback e avaliação contínuos;
  • Desenvolvimento de habilidades de comunicação.

📖 Confira mais dicas em Masterclass sobre Liderança de impacto: como gerar melhores resultados

4) Engajamento e retenção de funcionários

Você sabia que quase 85% dos funcionários não se consideram engajados com o lugar onde trabalham? Isso quer dizer que, as chances de alguém da sua empresa fazer parte dessa estatística são altas. E exatamente por isso é preciso redobrar a atenção.

A falta de engajamento representa um sério problema para as empresas. Não somente pela desmotivação do time. Mas também porque esse fator pode colocar em risco a cultura interna e, até mesmo, o financeiro da empresa. Afinal, quanto menor o engajamento, maior são as taxas de rotatividade, e menor será a produtividade. 

Com isso, incluir um plano contínuo de engajamento e retenção na gestão de pessoas e talentos contribui para minimizar os custos de recrutamento e de turnover.

software para gestão de talentos

Quando uma empresa utiliza o software da Factorial, é possível dar vida a algumas ações dentro da plataforma. Por exemplo: criar comunidades, interação entre os colaboradores, publicar um reconhecimento, valorizar ações pontuais do time, entre outras formas de gerar senso de pertencimento e interação entre os times.

👨🏽‍💻 Confira como aumentar o engajamento de suas equipes com o software da Factorial

botao demo

5) Pesquisa de clima e satisfação dos colaboradores

engajamento de pessoas

Outra vantagem da ferramenta é a possibilidade de medir o engajamento e a satisfação dos colaboradores utilizando o módulo de pesquisas da Factorial.

Com ele, é possível identificar o nível de engajamento e satisfação dos funcionários. E o melhor: sem a necessidade de utilizar outros recursos para isso. Podendo criar pesquisas totalmente personalizadas para as suas necessidades. 

A ferramenta também disponibiliza alguns modelos prontos que podem facilitar essa tarefa. Entre eles, pesquisas de clima organizacional, pesquisa de satisfação, eNPS, entre outros.

Com a eNPS, por exemplo, é possível identificar qual é o nível de funcionários detratores, passivos e promotores na empresa. 

enps

Com esse método de pesquisa dentro da própria ferramenta, é possível compreender com maior profundidade a experiência dos seus colaboradores. Além de direcionar parte das estratégias de gestão de pessoas e talentos para melhorar o engajamento e satisfação interna.

🔍 Baixe grátis: Modelo de Pesquisa de Clima Organizacional – entenda o que os seus colaboradores pensam sobre trabalhar na sua empresa

🎥 Veja como essas e outras pesquisas são aplicada com a Factorial:

6) Avaliação de desempenho

Só é possível melhorar algo quando existem formas de medir resultados. Essa afirmação pode ser usada em diferentes situações no mundo corporativo. Inclusive na gestão de pessoas e talentos.

Quando a empresa tem em sua cultura processos efetivos de feedback e acompanhamento próximo do quadro de funcionários, entender os pontos de melhoria de forma coletiva e individual se torna muito mais fácil.

Com o recurso de avaliação de desempenho da Factorial, por exemplo, é possível tangibilizar essa visualização. Coordenando as avaliações de forma organizada e potencializando as tomadas de decisão coletando dados precisos.

gestão talentos

O módulo de avaliação de desempenho oferece total flexibilidade para criar modelos próprios de avaliação ou para utilizar o modelo padrão da plataforma.

gestão de pessoas e de talentos

Além disso, é possível selecionar as pessoas que podem melhor avaliar o desenvolvimento, a colaboração e o desempenho dos colaboradores. Obtendo, assim, uma visão mais ampla sobre sua empresa.

gestão de pessoas e talentos

🎥 Entenda melhor como fazer uma avaliação de desempenho com a Factorial: 

botao demo

Principais indicadores para utilizar em sua gestão de pessoas e talentos

Toda gestão de sucesso deve criar mecanismos para medir o desempenho do trabalho. E isso acontece principalmente com a gestão de pessoas e talentos.

Independente das ferramentas utilizadas, é fundamental determinar alguns indicadores-chave que poderão fornecer um parâmetro fiel de como está o seu quadro de colaboradores.

Embora grande parte dos profissionais de RH saibam da importância de acompanhar esse tipo de indicador, muitas empresas ainda têm dificuldade em determinar um termômetro interno.

Por isso, trouxemos os principais indicadores utilizados no mercado. Vamos entender como anda a gestão de pessoas e talentos na sua organização:

  • Taxa de rotatividade (turnover): mede a taxa de saída de colaboradores da empresa;
  • Índice de satisfação dos colaboradores: mede o nível de satisfação dos colaboradores com a empresa, seu trabalho e seu ambiente de trabalho;
  • Índice de engajamento dos colaboradores: reflete o nível de comprometimento, motivação e conexão emocional com a empresa;
  • Tempo médio de recrutamento e seleção: mede o tempo necessário para preencher uma vaga em aberto. Desde o momento em que a posição é anunciada até a contratação efetiva;
  • Taxa de aproveitamento interno: mede a proporção de vagas preenchidas por candidatos internos em relação ao total de contratações;
  • Índice de treinamento e desenvolvimento: mede o investimento da empresa em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores;
  • Índice de produtividade por colaborador: mede a eficiência e a produtividade individual dos colaboradores. A fim de identificar oportunidades de melhoria, ajustes nas cargas de trabalho e identificar os colaboradores mais produtivos.

Erros que precisam ser evitados na gestão de pessoas da sua empresa

erro na gestão de pessoas

Agora que você chegou até aqui e sabe o que fazer para ter uma gestão de pessoas e talentos que contribua para o crescimento da empresa, é preciso ter clareza sobre o que evitar nesse processo.

É natural ajustar alguns pontos no decorrer do fluxo. Porém, alguns erros podem ser evitados desde o início. Como evitar a falta de comunicação inadequada, por exemplo.

Isso porque, esse tipo de comportamento pode levar a mal-entendidos, falta de alinhamento e problemas de relacionamento. Uma boa solução para isso é ter canais de comunicação abertos, transparentes e regulares. Isso ajuda a promover a troca de informações e o diálogo entre gestores e colaboradores.

A falta de feedback contínuo também é um erro a ser evitado. Quando não há continuidade nesse tipo de troca, o desenvolvimento e o crescimento dos colaboradores pode ficar estacionado.

Por isso, é importante fornecer feedbacks contínuos sobre o desempenho. Reconhecendo, assim, os pontos fortes do colaborador e identificando oportunidades de melhoria. Esse tipo de conduta ajuda a motivar os colaboradores, alinhar expectativas e melhorar a qualidade do trabalho.

Outro erro que deve ser evitado na gestão de pessoas e talentos que pode limitar o desenvolvimento de um colaborador é a falta de investimento em treinamento e capacitação.

Valorize os esforços de suas equipes

Nesse sentido, é essencial oferecer oportunidades de aprendizado, treinamento e desenvolvimento contínuo. Tudo para que o seu time aprimore suas habilidades e se mantenha atualizado. Isso também demonstra o compromisso da empresa com o crescimento e o sucesso de seus colaboradores.

Não reconhecer e não valorizar os esforços e as contribuições da sua equipe é mais um erro para riscar da sua gestão de pessoas. Isso porque, essa postura pode levar à baixa motivação, desengajamento e insatisfação.

Dessa forma, celebre as conquistas individuais e coletivas. Recompense o desempenho excepcional. E, por fim, reconheça os esforços do seu time.

💁🏼‍♀️ Reconhecimento profissional: 7 formas de reconhecer o desempenho dos colaboradores

Gestão de pessoas e talentos simplificada e sem segredos com a Factorial

Pode parecer complexo fazer uma boa gestão de pessoas e talentos de ponta a ponta. Porém, quando podemos contar com uma ferramenta completa e totalmente pensada nas demandas de um RH tudo fica mais fácil.

A Factorial simplifica todas as etapas. Desde o recrutamento e seleção até o acompanhamento contínuo dos colaboradores e gestão de OKRs de RH. Na prática, é possível ter

  • 20% de tempo economizado na contratação de pessoas
  • 63% de aumento na retenção de talentos
  • 23% mais rentabilidade

com a Factorial!

Agregue valor à sua empresa. Descubra o que precisa ser melhorado. E transforme a companhia em uma referência de marca empregadora.

👨🏽‍💻  Entenda porque a Factorial é a melhor opção para a sua empresa 👇

Solicite uma demonstração gratuita por 14 dias e transforme a gestão de RH da sua empresa! ⬇️

botao demo

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados