Ir para o conteúdo

Entenda a diferença entre RH e Departamento Pessoal

·
10 minutos de leitura
diferença entre RH e Departamento Pessoal

Se antigamente existiam muitas dúvidas sobre qual a diferença entre RH e Departamento Pessoal dentro de uma empresa, hoje em dia a maioria das organizações possui uma definição bastante clara sobre o tema. Você sabe a diferença? Veja nesse artigo!

Enquanto os profissionais de Recursos Humanos são responsáveis pela seleção de colaboradores e pela gestão da cultura e do clima organizacionais, o Departamento Pessoal lida com a parte burocrática. Isso inclui admissão e demissão de funcionários; registro em carteira de trabalho; gestão de folha de pagamento; entre outros assuntos.

Assim, a principal diferença do RH para o Departamento Pessoal é que, enquanto um lida com atividades focadas nas relações humanas, o outro atende à burocracia sempre presente e necessária dentro de qualquer organização.

É fato que qualquer empresa precisa de uma boa estrutura organizacional para gerenciar pessoas. Por conta disso, as abordagens tanto do DP quanto do Recursos Humanos são tão importantes. Mas será que existem diferenças entre RH e Departamento Pessoal que vão além da questão humana vs. burocrática?

Neste artigo, você conhecerá de forma detalhada as principais funções do RH e Departamento Pessoal, para nunca mais confundir esses dois setores no futuro. Além disso, e mais importante, terá maior clareza sobre os objetivos e responsabilidades de cada setor. Confira a seguir!

📊  Baixe um Kit para Gestão de RH e DP 2023 [PDF de Recursos]

Índice

recrutamento onboarding factorial

📥 [Download PDF] Kit para Gestão de RH e DP 2023

Antes de começar, que tal facilitar sua Gestão de RH e DP? Juntamos os melhores e mais essenciais recursos em um mesmo lugar. Com este infográfico em mãos, você tem acesso a planilhas, workshops, eBooks, testes, artigos e todo tipo de conteúdo que pode ser utilizado para agilizar e otimizar os processos de gestão de pessoas.

⬇️ Baixe grátis nosso Kit para Gestão de RH e DP 2023 ⬇️

Rh e dp

Departamento Pessoal: principais atribuições

O primeiro passo para ter clareza sobre a diferença entre o RH e Departamento Pessoal é elencar as principais atividades de cada um.

Como já mencionamos, o Departamento Pessoal tem como principal missão atender a questões burocráticas referentes aos colaboradores da empresa. Como exemplo, podemos citar a admissão e demissão de pessoas, gestão de pagamentos, representação da empresa em ações trabalhistas etc.

Assim, é em conjunto com o Departamento Pessoal que os gestores lidam com a integração de novos funcionários à empresa. Fazem gestão da jornada de trabalho e bonificações, por exemplo, ou realizam os processos de desligamento, quando necessários.

Geralmente, podemos dividir a estrutura do departamento pessoal em três áreas:

  • Processo de admissão: destinado a lidar com a fase de chegada e integração de um funcionário, incluindo a realização dos exames admissionais necessários;
  • Setor de compensação: responsável por gerenciar a jornada de trabalho de cada funcionário, bem como a gestão da folha de pagamento e dos benefícios oferecidos.
  • Setor de demissão: responsável por gerenciar os processos de desligamento de funcionários.

💡 Leia mais sobre o Artigo 482 da CLT: Tudo sobre a demissão por justa causa

Tudo isso é extremamente importante para a organização da empresa, uma vez que o setor é responsável pelo cumprimento de todas as leis e normas da legislação trabalhista, evitando qualquer tipo de problema com a justiça.

Entre outras atribuições do Departamento Pessoal, podemos citar:

  • Processo de admissão: após o processo seletivo, o departamento pessoal recolhe a documentação dos novos funcionários, e orienta a realização de exames admissionais, bem como é responsável pelo cadastro e armazenamento das informações e dados fornecidos pelo profissional;
  • Pagamento de rendimentos: uma das principais atribuições do departamento pessoal. Essa função envolve cuidar das folhas de pagamento e holerites dos funcionários, fazer o cálculo das férias, de adicionais e horas extras, entre outras atividades;
  • Controle da jornada de trabalho: é o setor de DP o responsável por supervisionar e contabilizar os dias trabalhados de cada funcionário. Nisso, incluem-se as faltas, atrasos e o pagamento de horas extras.
  • Gestão de benefícios: trata-se da administração e distribuição de benefícios como vale-transporte, vale-refeição, planos de saúde e/ou odontológicos, e outros.
  • Controle de impostos contribuições: o Departamento Pessoal tem como função manter todos os encargos trabalhistas quitados e em dia.
  • Desligamento: enfim, quando um profissional é desligado da empresa, é o DP que realiza a rescisão do contrato de trabalho, incluindo o cálculo sobre os rendimentos aos quais o profissional tem direito.

📊 Baixe grátis nosso Modelo de Escalas de Trabalho em Excel

🎥 Veja como fazer o cálculo de férias dos seus funcionários em 1 minuto ⬇️

Principais funções do Recursos Humanos

Já quando falamos no setor de Recursos Humanos, falamos sobre a criação de um ambiente saudável e agradável de trabalho. Isso tudo focando principalmente na relação entre empresa e funcionários. Para isso, o setor de RH desenvolve estratégias variadas. Seja motivando os funcionários, seja servindo de apoio em possíveis conflitos no ambiente de trabalho.

Resumindo: o RH tem como função garantir não apenas o desenvolvimento profissional de cada pessoa dentro da empresa, mas também o bem-estar desses funcionários.

Em geral, são comuns atividades como dinâmicas, treinamentos e palestras. Elas possuem o objetivo de solucionar qualquer tipo de problema de gestão que a organização enfrente. Como resultado, a empresa tem em seu quadro profissionais mais qualificados e engajados, capazes de adaptar-se a diferentes situações e gerar o melhor resultado possível para a empresa.

Entre outras atribuições do setor de RH, estão:

  • Recrutamento e seleção: no momento de contratação de um novo profissional, a equipe de RH define o employer value proposition e inicia o processo de divulgação da vaga, atuando na pré-seleção, entrevistas e decisão final de contratação, juntamente com aos gestores responsáveis.

👉 Baixe grátis 10 testes para Recrutamento e Seleção

  • Onboarding de novos funcionários: após a contratação, o setor de RH deve garantir a inserção e integração do colaborador em sua equipe de trabalho, e também na empresa como um todo.
  • Treinamento e desenvolvimento: a capacitação de novos talentos é essencial para que o funcionário possa desempenhar sua atividade com eficiência. Nesse sentido, o setor de Recursos Humanos é responsável pela preparação deste profissional para que, no futuro, este possa até mesmo assumir maiores responsabilidades.
  • Planos de carreira: o RH deve cuidar do organograma da empresa e construir um plano de carreira que faça sentido com o momento atual da organização e as expectativas dos colaboradores. Isso ajuda com que todas as pessoas na empresa possam administrar suas carreiras de acordo com suas qualificações.

👉 Modelo de Plano de Carreira [Download em Excel]

  • Clima e cultura organizacional: um dos maiores desafios do Recursos Humanos é garantir a satisfação e a motivação dos funcionários, ao mesmo tempo em que mantém um clima favorável à produtividade na empresa.
  • Avaliação de desempenho: a criação de estratégias de avaliação de desempenho é essencial, tanto para os colaboradores quanto para a empresa como negócio. Isso permitirá a aplicação de treinamentos mais eficientes, assim como auxiliará no recrutamento interno de pessoas.

👉 Questionário de Avaliação de Desempenho: Modelo para download

Diferença entre RH e Departamento Pessoal na questão estratégica

Agora que você já sabe como funcionam esses departamentos, fica mais fácil fazer uma relação entre o que eles têm em comum, e o que têm de diferente. Como já ficou claro, os dois setores são extremamente valiosos para a organização. Contudo, sua abordagem em relação a diferentes assuntos pode ser um pouco diferente. Vejamos alguns exemplos.

Relação com os colaboradores

Entre as principais diferenças, talvez a mais relevante seja a relação que ambos os setores têm com os colaboradores da empresa.

O RH atua como facilitador entre o que a organização quer, e o que os colaboradores precisam (buscando sempre que possível atender as demandas dos profissionais). Já o Departamento Pessoal garante que as bases para que essa relação se mantenha estável estejam sempre em dia. Ou seja: pagamento de salário em dia, liberação de benefícios, concessão de direitos, entre outros.

Apesar disso, ambas as relações e abordagens são extremamente importantes. São elas que garantirão que as pessoas se sintam valorizadas dentro da empresa, e atinjam, assim, melhores resultados.

Confiança na organização

A sensação de segurança dentro de uma organização é algo importante para qualquer pessoa. No caso do setor de Recursos Humanos, essa segurança é transmitida na implementação de uma política de plano de carreira, na avaliação constante de desempenho, na criação de uma cultura organizacional alinhada com os valores do profissional, entre outras coisas.

Já o Departamento Pessoal passa essa segurança de uma forma mais objetiva: com o pagamento correto e em dia do salário, a transparência em relação a cobranças de tributos ou desconto de benefícios, no controle do ponto eletrônico e do banco de horas, e até mesmo nos cálculos rescisórios justos e corretos.

💡 Conheça um Software de Controle de ponto digital e teste GRÁTIS por 14 dias

📊 Baixe um Infográfico sobre as novas regras para Controle de ponto eletrônico [Download PDF grátis]

Em outras palavras: o colaborador precisa ter confiança de que a empresa está sempre dentro da lei. Essa confiança reflete no desempenho do trabalho realizado.

Valorização pessoal e profissional

Empresas são feitas de pessoas, e por conta disso políticas de valorização de colaboradores devem estar sempre presentes. No caso do RH, a abordagem é mais voltada em criar boas condições de trabalho. Também ouvir sugestões e atender demandas dos colaboradores, realizar treinamentos e cursos de qualificação para o desenvolvimento pessoal e profissional das equipes etc.

Já o DP tem a responsabilidade de conduzir todos os processos burocráticos e administrativos da empresa. Isso tudo garantido que aconteça conforme a legislação prevê. Isso inclui o pagamento de salário e horas extras, o fornecimento de benefícios, cumprimento da tributação trabalhista e outras questões que nem sempre ficam claras para os funcionários, e que, portanto, necessitam dessa expertise do Departamento Pessoal para serem conduzidas e explicadas.

[Webinar 🎧] Saúde no Trabalho e Tecnologia: estratégias para gestores ⬇️

funções do rh e departamento pessoal

Gestão de Pessoas e a relação com Recursos Humanos

Além disso, ao citarmos a diferença entre RH e Departamento Pessoal, não podemos deixar de fora a questão da Gestão de Pessoas. Afinal, por mais que esse setor compartilhe responsabilidades com o RH, sendo em muitos casos comandado por um único profissional, existem algumas diferenças importantes a serem citadas.

Isso porque a gestão de pessoas se refere também às lideranças, e portanto não é exclusividade do setor de RH da empresa, mas também de líderes de equipes e gestores, que devem buscar constantemente o desenvolvimento, engajamento e melhora do desempenho de seus colaboradores.

Na gestão de pessoas, o foco está mais em ações de engajamento, desenvolvimento e motivação de equipes e criação de uma cultura de comunicação e feedback constante. Também é importante para identificar e desenvolver novas lideranças e futuros gestores.

💡 Conheça um Software para fazer a Comunicação Interna da sua empresa e teste GRÁTIS por 14 dias

Nesse sentido, uma gestão de pessoas eficiente deve:

  • engajar os colaboradores;
  • criar um senso de propósito na equipe;
  • atrair e reter talentos;
  • estimular o trabalho em equipe;
  • fomentar a inovação dentro das equipes;
  • acompanhar a evolução de cada talento;
  • incentivar e implementar práticas de integração de equipes;
  • aumentar a produtividade no trabalho.

Resultado da Gestão de Pessoas dentro das empresas

Por fim, já conversamos sobre a importância dos setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal nas organizações. Também já falamos sobre como cada um deles garante não apenas o bom funcionamento da empresa, mas também a motivação, valorização e segurança de seus funcionários.

Afinal, pessoas não são atraídas apenas por bons salários, especialmente na geração atual. Com essa mudança de perfil, principalmente após a pandemia, mudam também as expectativas desses profissionais em relação às empresas. Segundo a pesquisa, alguns dos pontos mais buscados em uma organização estão:

Ou seja: organizações que não oferecem possibilidade de crescimento, não reconhecem seus colaboradores profissionalmente e não se preocupam com questões sociais acabam tendo dificuldade na atração e retenção de talentos. É nesse sentido que a Gestão de Pessoas se torna essencial.

🎥 [Entrevista] RH com Aline Sousa: Como garantir Diversidade no processo de Recrutamento ⬇️

Quem são os profissionais de Gestão de Pessoas?

Como já explicamos, apesar das diferenças entre RH e Departamento Pessoal, muitas vezes ambos os setores se relacionam dentro de uma empresa. Mas quando falamos em Gestão de Pessoas, é importante ter em mente que esse processo requer profissionais em níveis segmentados, e o setor de RH pode contar com diferentes perfis que possam realizar esta função.

O Analista de Recursos Humanos, por exemplo, conhece bem a empresa e o perfil dos funcionários. Portanto é ideal para atuar na gestão de pessoas. Afinal, que todos os assuntos que sejam de interesse da empresa e dos funcionários devem contar com a participação do RH.

Outra possibilidade é a atuação do Coordenador ou Gerente de RH. Esse profissional é responsável direto pelas atividades do setor, incluindo recrutamento e seleção, treinamento e capacitação de pessoas, entre outras. Tem uma visão mais estratégica e possui profundo conhecimento da legislação trabalhista. Ao mesmo tempo, é preparado para resolver questões cotidianas junto aos colaboradores.

📝 Leia mais sobre Profissionais de RH: diferença dos cargos, funções e salários

✅ Futuro do RH e do DP: tecnologia para automatizar o dia a dia

Por fim, ainda que os modelos de planilhas em Excel e PDF possam ser úteis no dia a dia dos profissionais de RH e DP, essa não é mais a melhor solução existente no mercado. Por isso, contar com a tecnologia e com metodologias ágeis para o bom funcionamento desses departamentos é fundamental.

Apesar de existir essa diferença entre RH e DP, ambos os profissionais devem trabalhar sempre alinhados. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada, tanto para Departamento Pessoal quanto para Recursos Humanos. Através do uso de um Software de RH é possível automatizar processos e reduzir o tempo gasto com tarefas administrativas.

Com o software de RH da Factorial, você tem acesso a uma ferramenta all-in-one, que centraliza as atividades do Departamento Pessoal e do RH, e ainda conta com a possibilidade de um teste gratuito por 14 dias.

Ao utilizar o software da Factorial, o setor de RH e DP podem:

Agora que você já sabe tudo sobre a diferença entre RH e Departamento Pessoal, conheça nossos recursos e apresente uma solução inovadora ao seu departamento:

🎥 Entenda como funciona o software de Recursos Humanos da Factorial em menos de 1 minuto ⬇️

✅ Peça uma demonstração grátis do software all-in-one da Factorial e garanta uma melhor gestão dos processos de RH e Departamento Pessoal em 2023

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados