Recursos Humanos e Departamento Pessoal: há diferenças?

Uma das dúvidas mais comuns entre os colaboradores e gestores de uma empresa, independente do segmento ou porte dela, está relacionada a diferença entre os setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Essa confusão, normalmente, é feita por falta de clareza no tópico.

Por isso, no post de hoje vamos esclarecer as funções exercidas por cada departamento e deixar clara a diferença entre as áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal.

Então fique ligado nos tópicos abaixo e boa leitura!

Recursos Humanos 

O setor de Recursos Humanos, também conhecido pela sigla RH, é responsável pela maioria das atividades que estabelecem a relação entre empregador e funcionário. Ou seja, é a área responsável pela gestão de pessoas.

Nesse sentido, abaixo estão listadas algumas das principais funções realizadas pela equipe de RH.

Recrutamento e Seleção de Pessoas 

Para que esse processo tenha início é necessário, primeiramente, que surja a necessidade de contratação e que ela seja autorizada pela diretoria da empresa.

A partir desse momento, todo o processo, que envolve: recebimento e análise de currículos, agendamento de entrevistas e aplicação de testes, por exemplo, é de responsabilidade do departamento de Recursos Humanos.

É provável que gestores, supervisores ou gerentes acompanhem juntamente com o RH o processo de seleção. Principalmente na fase de entrevistas. Depois que a escolha do candidato é feita, a finalização é feita pelo Departamento Pessoal. Isso porque trata-se então de um processo administrativo.

Treinamento e Desenvolvimento 

Primeiro é importante lembrar que esses treinamentos devem estar sempre relacionados com as necessidades da empresa ou de um determinado setor da mesma.

Tendo isso em mente, fica claro que independente do propósito do treinamento – seja ele para desenvolvimento de uma habilidade específica ou simplesmente motivacional – é de responsabilidade do RH propor a realização deles.

Avaliação de Desempenho 

Coletar dados e feedbacks, preparar avaliações e analisar potenciais crescimentos ou falhas de um determinado setor dentro da empresa são funções imprescindíveis de um profissional de RH. E também tarefas importantes para planejar a promoção ou demissão de um determinado funcionário, assim como, pagamento de bônus ou algum outro tipo de premiação.

Gestão de Pessoas 

O departamento de Recursos Humanos está diretamente relacionado a pessoas. Por isso, é de responsabilidade do RH criar uma cultura organizacional consistente. Que seja capaz, entre outras coisas, de deixar todos os colaboradores bem ambientados, criar um time engajado com o propósito da empresa.  

Essa cultura é tão importante dentro da empresa que pode influenciar, inclusive, na produtividade de uma equipe e no turnover, por exemplo.

Em síntese essas são algumas das tarefas que englobam o dia-a-dia do profissional de RH. 

Bastante coisa né? Se você busca uma forma de simplificar processos e tornar a rotina da equipe de Recursos Humanos mais prática, a Factorial pode te ajudar com isso! Experimente o nosso período grátis de 14 dias e descubra como. 

Vamos agora entender um pouco mais sobre como se forma o Departamento Pessoal dentro de uma organização.

software-rh

Departamento Pessoal 

Enquanto o RH é responsável pela gestão de pessoas, o Departamento Pessoal – também chamado de DP – é quem cuida da parte burocrática da empresa. Com a finalidade de garantir que sejam cumpridas as leis previstas na legislação Trabalhista e Previdenciária.

Dessa forma, podemos entender que as atividades exercidas pelo DP são mais específicas, práticas e objetivas. Para exemplificar, abaixo são algumas das tarefas realizadas pelo Departamento Pessoal. 

Admissão e Demissão de Funcionários

Conforme citado acima, o processo de seleção de um novo funcionário é de responsabilidade de RH. Porém, depois que a escolha foi feita é o DP que de responsabiliza pelo empregado. 

Solicitação e recebimento de exames, preparação de toda documentação e preenchimento carteira de trabalho são atividades do Departamento Pessoal. Não apenas no processo de admissão, como também quanto há o desligamento de um funcionário. 

Folha da Pagamento 

Essa talvez seja uma das tarefas mais importantes realizadas pelo Departamento Pessoal. 

A título de curiosidade, o fechamento da folha de pagamento feita mensalmente envolve diversas rotinas. Como, por exemplo, o cálculo de salário – com inclusão de horas extras e adicionais noturnos, se for o caso – retenção de Importa de Renda (IR), depósitos e a entrega dos holerites e contracheques. 

Por isso, não raro, é visto que parte desse processo seja realizado por uma empresa de contabilidade terceirizada. 

Controle de Ponto e Banco de Horas 

O registro do ponto é obrigação para todas as empresas que possuem mais de 10 funcionários. E, como essa atividade está relacionada diretamente ao fechamento da folha de pagamento, citada acima, é responsabilidade do DP. 

Independentemente do método de utilizado, a verificação e certificação que o cumprimento de horas necessárias está sendo feito de acordo por cada um dos funcionários da empresa é outra tarefa que é realizada pelo Departamento Pessoal. 

Controle de Férias 

A gestão e o controle de férias é outra tarefa exercida pelo Departamento Pessoal. Isso porque também impacta diretamente na folha de pagamento. 

Se o pessoal do seu DP está tendo dificuldades para fazer essa gestão de perto, a Factorial pode te ajudar. Experimente o nosso período grátis e descubra como. 

 

Quais as diferenças entre Recursos Humanos e Departamento Pessoal 

As diferenças entre Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP) podem sim gerar confusão, mas esperamos que a responsabilidade de cada um dos setores possa ter ficado mais clara depois dos tópicos abordados acima.

Em resumo, o departamento de Recursos Humanos está diretamente relacionado ao capital humano. Já o Departamento Pessoal cuida de todas as questões burocráticas que envolvem os funcionários.

Se você ainda tem alguma dúvida, pense assim: nas empresas de pequeno porte esses dois departamentos, normalmente, são terceirizados. Sendo que as funções realizadas pelo RH são feitas por Agências de Empregos. E as responsabilidades do DP são terceirizadas para um Escritório de Contabilidade. E aí, ajudou? 

Como os Recursos Humanos e o Departamento Pessoal se complementam? 

Como você viu acima existem sim diferenças entre o setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Porém, podemos dizer que algumas das atividades são complementares e podem estar interligadas de diversas formas.

Por isso, unir o trabalho das duas áreas pode trazer benefícios à empresa. Como, por exemplo, quando se é necessário identificar melhorias ou sugerir a implementação de estratégias para manter os funcionários mais motivados e diminuir o turnover.

É claro que conhecer as diferenças dos dois departamentos é essencial para deixar que cada um colabore com a sua expertise e também essencial para evitar que a responsabilidade seja deixada na mão do setor errado.

Conheça a Factorial 

Seja para o Departamento Pessoal ou para o Recursos Humanos a Factorial irá ajudar a tornar processos e tarefas do dia-a-dia mais práticas de serem realizadas.

Faça seu cadastro aqui e experimente 14 dias grátis.

 

Texto escrito por Gabriela Zanellato e editado por Mariana Ramalho

Leave a Comment