Ir para o conteúdo

Gestão por Competências: exemplos e dicas práticas

·
8 minutos de leitura
gestao por competencias

Gerenciar as competências e habilidades dos colaboradores é o primeiro passo para garantir a produtividade das equipes. Veja o que é gestão por competências, conheça modelos para aplicá-la nas empresas e exemplos de gestão por competências.

O coração das organizações são as pessoas que fazem parte delas. No entanto, as empresas também precisam cumprir suas metas para continuar a crescer. Como gerenciar adequadamente os talentos e, ao mesmo tempo, atingir os objetivos comerciais da organização? A resposta a essa pergunta pode ser a é gestão por competências.

Poderíamos dizer que a gestão por competências é uma estratégia para potencializar a evolução das empresas. O interessante é que ela vai além da área de recursos humanos, pois o que caracteriza esse modelo de gestão é que ele permite alinhar e integrar toda a organização sob os mesmos objetivos.

Veja a seguir tudo sobre a gestão por competências e consulte exemplos e modelos que podem ajudar neste processo.

Competências: O que são e quais os tipos?

A maioria das pessoas acha que uma competência está relacionada apenas à habilidade de alguém de saber fazer algo. No entanto, é muito mais que isso. As competências podem ser as habilidades, conhecimentos e atitudes de uma pessoa em determinado contexto ou atividade. Veja como eles se diferem:

  • Habilidades: Capacidade de fazer algo.
  • Conhecimentos: Capacidade de compreensão e entendimento das coisas.
  • Atitude: comportamentos e ações voltadas para colocar as habilidades e conhecimentos em prática

Para entender o que é gestão por competências, é preciso compreender também que tipos de competências existem. Os principais são:

  • 1.Competências comportamentais: Comportamento do colaborador diante de diferentes situações e desafios no ambiente de trabalho.
  • 2.Competências técnicas: Estão relacionadas ao uso efetivo de sistemas, ferramentas ou mecanismos, exclusivamente necessários ao cargo.
  •  3.Competências de liderança: são as qualidades que compõem a capacidade e a disposição para liderar grupos, e podem ser mensuradas.
performance

O que é gestão por competências?

Afinal, o que é gestão por competências? Apesar de estar em alta, este tipo de gestão ainda gera muitas dúvidas no mercado. Em resumo, trata-se de um modelo de gestão que permite a todos os colaboradores de uma organização a realizarem o trabalho de forma conjunta para atingirem os objetivos da empresa.

Essa gestão estratégica busca integrar organicamente todas as equipes da empresa. Isso para atingir os resultados esperados de acordo com a visão e missão da organização.

Um requisito fundamental para que esse tipo de gestão entregue os resultados desejados é que todos participem do processo. Quando falamos de “todos”, nos referimos ao CEO da empresa e também aos novos funcionários. Ou seja, diferentes perfis e departamentos estarão alinhados numa mesma estratégia e esta é a chave para o sucesso deste modelo de gestão.

Basicamente, a gestão por competências busca desenvolver e aproveitar as habilidades dos funcionários. Isso para fazer com que o talento e a organização se desenvolvam e cresçam. Por isso, a gestão por competências exerce sua influência em todos os momentos da vivência do colaborador:

👉Plano de Carreira: Modelo personalizável para download

Como funciona?

A gestão de talentos por competências estimula o desenvolvimento de todas as competências necessárias para atingir os objetivos da empresa. Mas, para chegar lá, primeiro é preciso começar determinando essas competências.

Nesse sentido, a tarefa dos gestores é estabelecer um quadro de competências, ou seja, um conjunto de habilidades básicas para cada função dentro da organização.

Isso permitirá a criação de um modelo de competências que servirá de guia para indicar ao colaborador o que se espera de seu cargo e de sua atuação na empresa. Ao mesmo tempo, isso o ajudará a atingir suas metas de desempenho com mais facilidade, aumentando a produtividade de sua organização.

É importante dizer que aquelas competências básicas que os líderes da empresa definem servem para ilustrar mais claramente a cultura organizacional e também destacar o que a distingue de seus concorrentes. Em termos gerais, neste processo essas competências são geralmente agrupadas da seguinte forma:

  • Conhecimento. É o conjunto de conhecimentos técnicos e gerenciais.
  • Saber fazer. São as habilidades ou competências que surgem da experiência e do aprendizado e que podem ser aplicadas para resolver problemas que surjam.
  • Ser. Neste caso, falamos sobre comportamentos, atitudes, personalidade e valores.
  • Querer fazer. Trata-se da motivação das pessoas para realizar as tarefas que o cargo exige.

A seguir, explicamos como este modelo de gestão pode ser aplicado em diferentes contextos da jornada do colaborador.

gestao por competencias exemplos

Gestão por competências na seleção de pessoal

Como definir o perfil comportamental que um candidato deve ter para ser considerado atraente aos olhos de uma empresa? Conectar empresas e candidatos não é fácil. Para isso é necessário saber especificamente quais as qualidades que esse talento deve ter.

Este é o ponto de partida na gestão por competências na seleção de pessoal. Tendo em conta que cada departamento da empresa requer conhecimentos, aptidões e atitudes específicas, o passo seguinte é determinar as competências para o cargo específico que você pretende ocupar.

Isso permite que o RH defina quais são os objetivos para o trabalho e crie um perfil específico. É assim que se cria uma dinâmica de recrutamento e seleção por competências.

Na seleção por competências, os objetivos da posição a ser preenchida são comparados com as competências dos candidatos. Essa abordagem ajuda as organizações a estabelecer um sistema de recrutamento feito sob medida para as necessidades e objetivos de negócios da empresa.

👉Perfil comportamental: O que é e como aplicar a metodologia DISC

Gestão por competências e inteligência emocional

Até agora vimos que este modelo de gestão nas empresas implica a integração de estratégias, sistemas de trabalho e cultura organizacional. O foco é o desenvolvimento das pessoas no trabalho, com os olhos no futuro, ou seja, no que elas serão capazes de fazer para ter sucesso no desempenho profissional.

Para atingir esse objetivo, a gestão por competências deve considerar não só o “saber fazer”, mas também os valores, atitudes e características pessoais vinculadas ao desempenho no cargo. O recurso que este sistema de gestão incorpora é a inteligência emocional.

Nos últimos anos, muitas empresas começaram a compreender que o sucesso é fruto de múltiplas capacidades. Ou seja, não só as hard skills, mas também as soft skills. Os dois tipos de competências devem ser levados em conta na gestão por competências.

Devemos alertar que, para desenvolver a inteligência emocional na gestão da empresa, é necessário promover um clima de confiança e abertura e elevar o nível de consciência e autoconhecimento de cada colaborador, ou seja, que saibam exatamente o que espera-se de seus desempenho. Claro, também é essencial encorajar sua motivação .

Modelos para a Gestão de competências

Os modelos de gestão de competências são as estruturas usadas para definir as habilidades, conhecimentos e aptidões que são exigidos na empresa. Juntas, elas definem perfil profissional que define o sucesso para aquela organização ou área.

Em resumo, os modelos de gestão por competências servem para:

  1. Definir os perfis específicos de que a empresa necessita, uma vez que cada organização e cada cargo tem requisitos próprios.
  2. Elaborar um mapa ou inventário de competências, capacidades e conhecimentos da empresa como um todo.
  3. Orientar o processo de recrutamento e seleção
  4. Direcionar as necessidades de treinamento e desenvolvimento dentro da empresa
  5. Garantir o cumprimento dos planos de carreira
  6. Medir resultados nas avaliações de desempenho

o que e gestão por competencias

Exemplos de modelos de gestão por competências mais usados:

  • Modelo genérico de competências. Competências genéricas são aquelas que estão presentes em todos os cargos da empresa. Ou seja, eles são sistematicamente repetidos em todos os níveis e departamentos. São as habilidades básicas exigidas pela organização para todos os seus funcionários.
  • Modelo de competências específicas. As chamadas competências funcionais são aquelas que determinam os comportamentos específicos para cada cargo. Neste tipo de competências são consideradas as aptidões necessárias que cada trabalhador deve possuir para uma função.
  • Modelo de competências funcionais. Além das competências específicas de cada função na organização, o modelo de competências funcionais estabelece as habilidades e o conhecimento técnico (hard skills) que o talento deve ter. Essas habilidades podem ser, por exemplo, saber lidar com determinados softwares, dominar certos idiomas, saber como analisar dados, etc.
  • Modelo de competências de liderança. Esse exemplo de gestão por competências também é conhecido como modelo de competências diferenciadoras. São aqueles que se destinam a cargos ou funções relacionadas à supervisão de pessoal. No entanto, essas competências podem ser aplicadas a qualquer cargo em que um colaborador seja obrigado a liderar outros.

Veja a seguir dois modelos que podem ser utilizados na gestão por competências. 

1) Matriz de Competências

A gestão por competências oferece vantagens muito claras para as organizações. É uma alternativa a ser considerada, principalmente se você deseja integrar toda a equipe sob um objetivo comum: o crescimento da empresa. E tudo isso sem descuidar do desenvolvimento de cada pessoa dentro da organização.

A Matriz de Competências é uma ferramenta que define quais competências e habilidades um colaborador deve ter. Além disso, ajuda o RH e os gestores a gerenciar melhor os processos envolvidos ao longo de toda a jornada do colaborador.

👇Baixar aqui o Modelo de Matriz de Competências👇

matriz de competencias

2) Matriz 9 Box

Outro modelo que costuma ser muito utilizado na gestão por competências é a Matriz 9 Box. Esta matriz mapeia padrões de desempenho e competência dentro das equipes. Cada uma das caixas da matriz 9 box contempla certas características identificadas nos colaboradores, que estão diretamente relacionadas ao seu desempenho e potencial de cada um.

👇Baixar aqui o Modelo de Matriz 9 Box👇

matriz nine box excel

3) Avaliação por competências

Um terceiro exemplo usado na gestão por competências é a avaliação por competências. Pode parecer óbvio, mas muitos gestores acabam optando por outros tipos de avaliação de desempenho neste processo, que muitas vezes não atendem as necessidades da equipe.

A ideia neste tipo de avaliação é focar nas competências-chave definidas para a posição e avaliar se o colaborador possui um nível satisfatório de desempenho nestas competências ou se necessita de orientação e treinamento para melhorar suas habilidades. Esta avaliação pode ser feita com os modelos indicados anteriormente ou em conversas one-to-one com os gestores.

👉Questionário de Avaliação de Desempenho: Modelo pronto para download 

Software de avaliação de desempenho: Recursos e benefícios

Já vimos que é importante planejar adequadamente a implementação de cada modelo de gestão por competências e não esquecer de medir os resultados. Mas como fazer isso?

Muitos softwares e ferramentas de Recursos humanos já estão disponíveis no mercado para dar essa ajuda extra na gestão de pessoas. Uma destas opções é o software da Factorial, que possui recursos que podem ser testados por 14 dias na prática, como por exemplo:

  • Sistema de avaliação de desempenho (modelos prontos ou personalizados)
  • Relatórios de RH
  • Pesquisas internas automatizadas
  • Ferramenta para recrutamento e seleção
  • Gestão de OKRs

São diversos recursos que podem ajudar não só na gestão das competências e performance das equipes, mas em toda a jornada do colaborador.

✅ Experimente gratuitamente o software da Factorial para digitalizar as avaliações de desempenho na sua empresa!

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário