Ir para o conteúdo

Inovação em gestão de pessoas e RH: como aplicar na sua empresa

·
7 minutos de leitura
inovação em gestão de pessoas

O mundo corporativo está em constante busca pela inovação. A área de Recursos Humanos segue a mesma tendência. Por isso, neste artigo, falaremos sobre a inovação em gestão de pessoas e RH. Veja a seguir!

Os impactos das tecnologias nas empresas mostrou que a inovação em gestão de pessoas e RH é essencial. Por isso, atualmente, seguir as principais tendências em gestão de pessoas se tornou um dever para os profissionais de Recursos Humanos.

Afinal, as novas tecnologias impactam positivamente todos os processos, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, entre outras demandas. Saiba mais sobre como explorar essa inovação que está transformando a gestão de pessoas e RH. Saiba mais abaixo!

software-rh-dp-360

O que é gestão de pessoas?

Antes de falarmos sobre a inovação em gestão de pessoas, precisamos comentar sobre esse conceito apresentado e aplicado pelas empresas. Ela é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, que visam administrar os comportamentos dos colaboradores e potencializar o capital humano.

Na prática, as organizações precisam utilizar recursos para se tornarem mais eficientes, inovadoras e, acima de tudo, humanas.

Apesar da gestão de pessoas poder ser feita pelos diretores e gestores das áreas, os integrantes do setor de Recursos Humanos são quem mais aplicam os recursos da gestão de pessoas.

Isso porque a área de RH visa humanizar os processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Entenda melhor a seguir!

Diferença entre gestão de pessoas e RH

Apesar da gestão de pessoas e Recursos Humanos serem conceitos relacionados, eles são diferentes. O RH tende a cuidar da parte mais burocrática com diversos processos de administração, embora não seja apenas isso.

Já a gestão de pessoas é uma abordagem mais estratégica com os funcionários, garantindo o alinhamento dos objetivos e metas propostas.

A gestão de pessoas também foca no desenvolvimento do colaborador e possui o olhar voltado para tópicos como características do indivíduo e talentos potenciais.

A principal diferença entre RH e gestão de pessoas está no fato de que a última não se restringe a um departamento. Afinal, a gestão de pessoas pode ser realizada por todos os profissionais que possuem cargos de liderança, independentemente do setor.

📥 Baixe grátis: Modelo de Objetivos de Metodologia OKR  

Alinhamento de gestão de pessoas e RH

O capital humano é o bem mais valioso das empresas, principalmente para o setor de Recursos Humanos. Por isso, a gestão de pessoas e o RH, apesar de diferentes, devem sempre caminhar juntos e de forma complementar.

O alinhamento da gestão de pessoas e RH ajuda a melhorar o ambiente de trabalho, a contribuir pelo clima organizacional, entre outros benefícios, resultando em maior engajamento e performance dos funcionários.

Além disso, uma gestão eficaz ainda resulta no desenvolvimento das competências e habilidades dos colaboradores e no desenvolvimento de novas lideranças. Inclusive, a gestão de pessoas e o RH precisam de ferramentas inovadoras para agilizar os processos e torná-los mais confiáveis.

📖 [Masterclass]

masterclass lideranca alta performance

Inovação em gestão de pessoas e RH

A inovação em RH e na gestão de pessoas é uma das principais tendências que toda empresa precisa seguir para receber retornos positivos. Aliás, com ela é mais fácil se diferenciar no universo empreendedor e corporativo.

Mesmo que as inovações em gestão de pessoas e RH sejam uma realidade, muitas empresas ainda não se adaptaram. Então veja o que precisa ser feito:

Adaptar-se às mudanças

É preciso estar aberto para aceitar as mudanças, a criatividade e a inovação em gestão de pessoas e RH. Portanto, reúna a sua equipe e monte um brainstorming para apresentar as ideias inovadoras a todos do setor.

Lembre-se também de apresentar as metodologias e ferramentas que podem ser utilizadas para colocar as ideias em prática.

Adequar-se à indústria 4.0.

Se você já pesquisou “indústria 4.0. gestão de pessoas”, então, provavelmente, já ouviu falar sobre essa tendência. Nessa nova indústria, as máquinas deixam o papel de auxiliares e passam a se unir às pessoas.

Portanto, ocorrerá mudanças no aumento dos dispositivos inteligentes e interconectados. dentro das empresas. Caberá à gestão de pessoas e ao RH preparar os profissionais para a transição.

👉 Conheça também o que é e como implementar o RH 4.0

Criar novos modelos de trabalho

O home office e o sistema híbrido são os novos modelos de trabalho que exigem diferentes tipos de contrato. Eles ganharam bastante destaque nos últimos anos e tendem a continuar.

Além deles, outros modelos de trabalho mais flexíveis estão em alta como a jornada de 4 dias de trabalho. Sendo assim, busque inovar na flexibilidade para a realização de trabalho que impactam o bem-estar dos profissionais.

Gerar dados

A análise de dados ajuda a identificar padrões e tendências de comportamento dos profissionais, possibilitando o planejamento de ações de gestão de pessoas pelo RH.

Para isso, não basta apenas coletar os dados, é preciso também aprender a interpretá-los e cruzá-los com outras informações para ter análises que façam sentido para a empresa.

📚 Download grátis: Big Data para Recursos Humanos [E-book] 

Abandonar o uso manual dos processos

Um dos pilares da inovação em gestão de pessoas e RH é o abandono dos processos manuais, que tendem a ser demorados, repetitivos e, muitas vezes, ineficientes.

Diante disso, é preciso evitar que o setor de Recursos Humanos fique sobrecarregado e com um acúmulo de demandas. O recomendado é trocar esses processos ultrapassados e usar a tecnologia a favor da área.

inovação em RH

Como aplicar inovação em gestão de pessoas em RH?

Trazer inovação para o RH e a gestão de pessoas já é uma realidade no mercado corporativo. A seguir, confira as possibilidades para aplicar as novidades e tendências no setor​​, na prática:

Automatizar os processos

Atualmente, já é possível automatizar os processos de RH e gestão de pessoas com a ajuda da tecnologia. Neste caso, é preciso encontrar um software capaz de diminuir o trabalho manual.

O software de Recursos Humanos da Factorial, por exemplo, facilita as tarefas de gestão de pessoas, transformando os processos manuais longos e repetitivos em maior economia de tempo para os profissionais de RH e colaboradores.

Esse sistema centraliza todas as tarefas de RH, como controle de ponto, gestão de turnos, avaliação de desempenho, recrutamento e seleção, gestão de folha de pagamentos e outras funcionalidades. Tudo isso gera inovação na gestão de pessoas e no trabalho do RH.

Utilizar o People Analytics

O People Analytics é uma metodologia de gestão de pessoas que contribui pela área de RH. Esse método se baseia na coleta, organização e análise de dados sobre os colaboradores de uma empresa.

Na prática, as ferramentas de análises de dados podem ser um recurso fundamental para uma gestão de alta performance de pessoas. Isso porque essa tecnologia pode ajudar os profissionais de RH a investigarem, por exemplo, índices de turnover, padrões de atritos profissionais, melhorias para desempenho e outras análises relacionadas à produtividade.

O software da Factorial também oferece um sistema de relatórios e análise de dados reais sobre os colaboradores e a empresa, ajudando o setor a tomar decisões mais acertadas.

Aplicar o Employee Voice

Provavelmente, você já tenha escutado sobre o employee experience, mas a próxima inovação para a gestão de pessoas é o employee voice (voz dos colaboradores).

O employee voice defende a comunicação entre empresa e profissionais, ou seja, a participação coletiva nas decisões e envolvimento com os objetivos do negócio.

Portanto, para começar a inovar em gestão de pessoas e RH é preciso dar voz aos colaboradores. Assim, será possível gerar ótimos benefícios para a sua empresa, como aumento do engajamento e produtividade.

📥 Baixe grátis: Modelo de Plano de Comunicação Interna 

Benefícios da inovação na gestão de pessoas

Quais são os benefícios de ter inovação na gestão de pessoas e no RH? Pela definição, a inovação já é um movimento transforma os processos e traz melhorias na rotina dos profissionais.

No entanto, as inovações trazem outros benefícios que impactam o setor de Recursos Humanos, os colaboradores e toda a empresa. Saiba mais nos tópicos a seguir:

Atração e retenção de talentos

Com ajuda das ferramentas inovadoras é possível melhorar os processos de recrutamento e seleção de talentos. Sendo assim, a instituição pode melhorar seus resultados na contratação dos melhores profissionais do mercado.

Além disso, a inovação nos métodos de retenção também ajudam a manter os melhores colaboradores pelo máximo de tempo possível na organização.

📚 eBook grátis: Guia de Recrutamento e Seleção 

Redução da rotatividade

Como a inovação na gestão de pessoas e RH ajuda a criar um ambiente de trabalho atraente e engajado, capaz de atrair e reter os melhores talentos, a empresa se beneficia com a redução da rotatividade.

Além disso, as novas gerações presentes no mercado de trabalho se adaptam melhor em ambientes inovadores e criativos, impactando também na redução do turnover.

Produtividade

A inovação gera mudanças nos processos, serviços e produtos. Para isso, as instituições precisam implementar novas ideias, criar produtos dinâmicos ou melhorar seus serviços já existentes.

Investir em inovação pode ser um estímulo para na rotina de trabalho dos colaboradores, capaz de aumentar a produtividade e crescimento dos negócios.

Melhoria da cultura corporativa

A inovação também contribui por uma cultura organizacional inovadora por modernizar todos os processos empresariais. Além disso, ela também contribui pela sobrevivência das empresas em meio às evoluções constantes do mercado.

À medida que a inovação é priorizada na gestão de pessoas e RH, a vantagem competitiva é maior em relação aos concorrentes.

🎥 Saiba como a Factorial automatiza todas as tarefas repetitivas do setor de RH  ⬇️

Teste grátis o software da Factorial e leve inovação na gestão de pessoas e RH da sua empresa

 

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados