Ir para o conteúdo

Turnover: o que significa e como fazer o cálculo [+ Calculadora grátis]

·
10 minutos de leitura
turnover

O turnover influencia diretamente o funcionamento de uma empresa e ocorre por diferentes motivos. Veja o que significa este termo, como calcular o turnover de funcionários e confira dicas para diminuir a rotatividade nas empresas.

O turnover, também conhecido como rotatividade, tem um forte impacto no desempenho dos funcionários, mas também tem uma influência diretamente no Employer Branding das organizações. Por isso, cada vez mais empresas têm se dedicado a revisar este índice para planejar estratégias e ações efetivas para reter talentos e motivar os colaboradores.

É importante que tanto os responsáveis pela gestão de pessoas estejam atentos aos principais motivos para as altas taxas de turnover. A seguir, vamos explicar todos estes pontos e daremos dicas práticas para mudar a realidade organizacional.

📱Calculadora de Turnover: Modelo para download

Quer saber mais sobre o assunto? Veja tudo a seguir.

software-rh-dp-360

O que é Turnover?

Antes de saber como fazer o cálculo da taxa de turnover ou entender o que fazer com estes resultados, é preciso saber exatamente o que significa turnover. Em resumo, podemos dizer que cada movimento de entrada ou saída de um funcionário da empresa é um movimento que gera turnover.

Em resumo, é feita uma média do número de contratações e offboardings em um determinado período de tempo, para avaliar e determinar o índice de turnover.

Taxas muito altas costumam ter efeitos negativos para o bom funcionamento da empresa. Por exemplo, você sabia que o índice de turnover tem um grande impacto na equipe inteira e envolve um alto custo para o negócio?

Para ter uma ideia deste índice, é preciso ter em consideração as informações das pessoas que decidiram deixar a empresa nos últimos meses (ou por exemplo, no ano passado).

Obviamente, neste cálculo não se deve incluir as pessoas que saíram por motivos como a aposentadoria, mas deve tomar como referência as pessoas que saíram por não estarem satisfeitas com a empresa ou com o trabalho que realizavam. Veja a segui como calcular o turnover e quais tipos existem!

📚 [Ebook] Estratégias e ferramentas de People analytics

Tradução de turnover

Ao procurar significado de turnover, podemos encontrar diferentes respostas relacionadas ao termo. Isso acontece porque as traduções disponíveis são variadas, mudando de acordo com o contexto a que estão relacionadas.

No entento, a tradução de turnover que deve ser considerada quando estamos falando do mundo dos negócios é “rotatividade”. Assim, se um determinado cargo (ou vários) fica frequentemente vago e deve ser preenchido regularmente, pode-se dizer que existe uma elevada taxa de rotatividade ligada a ele.

Tipos de turnover

Não existe um único tipo de turnover. No entanto, é possível dividir este conceito em dois grandes grupos. Veja a seguir.

Turnover Voluntário

Como o próprio nome sugere, esse tipo de turnover ocorre quando o funcionário sai da empresa de forma totalmente voluntária, ou seja, porque quer. As causas deste tipo de desligamento podem ser diferentes, mas as mais comuns são:

  • Ter encontrado outro cargo que considere melhor em outra empresa
  • Desentendimentos com colegas de trabalho
  • Considerar-se mal pago ou desvalorizado
  • Não se adaptar à cultura organizacional, etc.

Obviamente, é muito difícil agradar a todos, e as condições oferecidas nem sempre serão o suficiente para todas as pessoas. No entanto, é importante tentar criar na sua empresa um ambiente confortável e acolhedor para que as pessoas se sintam confortáveis.

Além disso, é importante que sua empresa reconheça os méritos e conquistas de seus colaboradores. Isso faz com que se sintam valorizados, reconhecidos e recompensados. Uma forma de identificar os principais motivos do turnover voluntário é elaborar entrevistas de desligamento completas e solicitar o feedback dos ex-funcionários.

Turnover involuntário

Se o trabalhador sai da empresa, não porque quer, mas porque tem de ser demitido, então estamos falando do turnover involuntário. Em resumo, sempre que a empresa decide desligar o colaborador, é este tipo de turnover que está em pauta.

No entanto, estes casos também devem ser levados em consideração, pois mostram que algo não está sendo feito da maneira certa. O turnover involuntário não pode ser evitado 100%, mas é importante minimizá-lo ao máximo. Alguns dos motivos para que ele ocorra sao:

  • Baixo nível de motivação
  • Problemas de liderança
  • Cultura organizacional fraca
  • Falta de investimento na retenção de talentos
  • Processos seletivos que não consideram o fit cultural

Aqui, o turnover é também é de responsabilidade da empresa, que deve identificar os problemas internos e trabalhar nas soluções cabíveis.

Como calcular o turnover?

Saber o que é turnover nao resolve os problemas do RH.  É importante estabelecer métricas claras para analisar periodicamente este índice na empresa. Para isso, é preciso saber como calcular o turnover. Para isso, você deve medir a relação de entradas e saídas de sua empresa em um determinado período de tempo.

O resultado deve ser comparado ao longo do ano, e junto com as taxas de absenteísmo pode mostrar se as ações de retenção de talentos têm funcionado na empresa.

Não sabe calcular a taxa de turnover? Veja o exemplo a seguir.

Cálculo de turnover: Exemplo

Se você partir tiver como base uma empresa com 200 funcionários, em que houve vinte novas contratações e dez baixas em um ano, o percentual de rotatividade seria de 5%.

A fórmula matemática concreta para calcular a taxa de turnover seria a seguinte: ((20-10 / 200) * 100).

Depois de calcular a taxa de turnover, é importante analisar os resultados e avaliar se ela está normal ou muito alta. Tenha em mente que, da mesma forma, um nível de rotatividade de 0% também pode não ser bom. Isso porque, por um lado, pode significar que o seu trabalho para reter talentos está funcionando. Mas, por outro lado e a longo prazo, também pode mostrar que sua empresa não evolui ou se renova.

📱 Calculadora de Turnover: Modelo em Excel

Saber calcular o turnover de uma empresa nem sempre é fácil. Essa conta pode ser complexe em alguns casos, aumentando o risco de erros no resultado final. Por isso, disponibilizamos abaixo um Modelo gratuito em Excel para que você poupe tempo nessa tarefa.

Baixe a Calculadora de Turnover aqui ⬇️

calculadora de turnover

Para fazer o cálculo do turnover com o Excel, basta seguir as intruções, preencher as informações solicitadas e obter rapidamente o resultado final.

As 6 principais razões do turnover em uma empresa

As causas para um alto índice de turnover são diversas. Em alguns casos, o motivo principal será de responsabilidade do colaborador. No entanto, em muitos outros, pode estar relacionado com a empresa ou outros colaboradores que convivem com o funcionário.

Para isso, é importante se perguntar: Qual foi a principal causa para este desligamento? O que posso fazer e como posso reduzir a taxa de turnover da minha empresa? Aqui estão algumas das causas mais comuns para a alta taxa de rotatividade de funcionários e algumas dicas para reduzi-las.

1) Falta de oportunidades de desenvolvimento

Ninguém gosta de se sentir estagnado na vida pessoal ou profissional. Por isso, todos buscam um caminho de alto crescimento dentro da empresa.

Um trabalhador desmotivado tem um alto custo para os resultados da empresa, e pode inclusive desmotivar outros colaboradores que estão ao redor. Essa é a última coisa que um gestor quer que aconteça!

Solução: Evite este cenário criando um ambiente de oportunidades em torno dos funcionários. Elabore um plano de treinamento e desenvolvimento eficaz e interessante,  forneça ferramentas que ajudem na capacitação de cada um e escute o feedback dos colaboradores para criar um plano de carreira realista.

2) O salário não é adequado

Esse ponto pode fazer muita diferença na hora de reter um talento. Ainda que não seja o único motivo para um colaborador ficar, o salário reflete grande parte do reconhecimento pelo trabalho feito.

Solução: Às vezes, não será possível competir a nível de salários com o resto das empresas do mercado.  Nesses casos, procure certificar-se de que o salário que oferece não está muito longe do oferecido em média no setor para um cargo semelhante. Tente melhorá-lo sem aumentar os custos da sua empresa através de uma remuneração flexível.

3) Problemas de gestão

A maioria das empresas ainda está organizada através de um sistema hierárquico. Este sistema é bom para determinar quem orienta quem, mas ao mesmo tempo pode ser uma fonte de problemas. Muitas vezes, alguns colaboradores podem se sentir sobrecarregados e sem espaço para crescer ou opinar, por medo do julgamento de seus superiores.

Solução: Não se trata de eliminar a hierarquia na sua empresa, e sim de fazer com que as tarefas de cada um sejam claras e de que cada colaborador saiba a quem deve reportar no dia a dia. Para que esta hierarquia seja mais leve e natural, incentive o feedback constante dos funcionários, ouça suas opiniões e promova atividades de integração informais periodicamente.

👉Organograma de empresa: O que é [+ download modelo pronto]

turnover calculo

4) Conflitos no trabalho

Uma empresa atormentada por disputas entre funcionários é a rota mais rápida para o aumento da taxa de turnover de funcionários. Vale lembrar que o funcionário passa quase um terço do dia, pelo menos, trabalhando.

Ninguém gosta de ir trabalhar todos os dias num ambiente em que não se sinta confortável e, se isso durar muito, é mais provável que a pessoa saia.

Solução: Não se trata de criar um clima de “amizade” dentro da empresa, mas para reter os seus colaboradores é necessário que se sintam integrados e para isso criar um ambiente de cumplicidade e um bom ambiente é essencial. Para isso, promova atividades de integração e elabore tarefas que envolvam o trabalho em equipe.

👉Team Builiding online: 3 estratégias para motivar os colaboradores

5) Objetivos muito diferentes

A falta de clareza nos objetivos pode aumentar não só o turnover, mas também o absenteísmo nas empresas.Um colaborador trabalha pelo salário que é pago, mas não apenas por isso. Existem muitas outras motivações e incentivos para que sinta-se confortável na empresa.

Uma delas é compartilhar um projeto comum com a equipe, um objetivo pelo qual se interessa. Se a meta do funcionário estiver muito distante do propósito e das metas da empresa, as duas partes provavelmente não se encaixam.

Solução: Aproveite as avaliações de desempenho para alinhar expectativas em relação aos objetivos individuais do colaborador.

6) Recrutamento sem base

Selecionar um bom candidato para uma vaga vai além da seleção de um currículo brilhante. Um bom candidato terá as competências e habilidades ideais para desenvolver sua posição. Porém, também é preciso garantir que essa pessoa se enquadre no perfil e cultura da sua empresa.

O profissional mais brilhante não fará nenhum bem se pessoalmente não se enquadrar nos valores da sua empresa. O custo de uma má contratação pode ser muito alto, e ao calcular o turnover os profissionais de RH verão rapidamente esses efeitos.

Solução: Utilize estratégias e ferramentas para mapear as principais competências de cada vaga em aberto. Isso pode ajudar muito a agilizar o processo de seleção e aumentar suas chances de sucesso.

👉Matriz de competências: O que é [+ modelo em Excel para download]

Evite o turnover: Mais modelos para a gestão de talentos

As razões apontadas anteriormente para o aumento no turnover podem estar relacionadas à diferentes momentos da jornada do colaborador. Por isso, seja no recrutamento ou na gestão de talentos, é fundamental ter processos bem organizados e alinhados com os objetivos da empresa.

A seguir, separamos dois modelos para download que podem te ajudar a fazer as contratações corretas e a medir a motivação dos funcionário na empresa. Veja a seguir.

1. Checklist para recrutamento e seleção

👇Baixe aqui o checklist para recrutamento e seleção👇

checklist de recrutamento e seleçao

2. Teste de Motivação no trabalho

👇Baixe aqui o modelo e word para medir a motivação dos funcionários👇

teste de motivacao no trabalho

Consequências da alta taxa de turnover

Agora que você já sabe os principais motivos que levam à rotatividade em uma empresa, vejamos agora as consequências mais comuns. Veja a seguir o que a sua organização enfrentará se mantiver altas taxas de turnover.

Queda na Produtividade

A queda na produtividade dos funcionários é uma das consequências mais diretas do aumento da taxa de turnover. Ter que cobrir as tarefas de outra função acaba por sobrecarregar o restante da equipe, deixando tarefas desfeitas ou não realizadas corretamente.

Além disso, quando você já contratou uma nova pessoa para o cargo, essa pessoa vai precisar de um período de adaptação. Isso significa que não vai contribuir de forma produtiva por um tempo e toda a produtividade da equipe pode ser afetada. Além disso, os custos de turnover podem chegar a 150% do salário do novo funcionário.

Mudança do clima na equipe

Devido ao grande número de horas que os funcionários passam no trabalho, eles acabam se tornando uma espécie de família paralela. Isso significa que o que acontece dentro da empresa tem um grande impacto emocional em todos os colaboradores.

Demissões e mudanças constantes de pessoal não são a melhor forma de criar um ambiente de trabalho saudável e de gerar uma cultura empresarial. Além disso, quem permanece na empresa sempre pensa que pode ser o próximo a sair e isso em nada ajuda a reter talentos ou a criar um bom ambiente de trabalho.

👉Employee experience: 5 exemplos de startups brasileiras para seguir

turnover o que significa

Employer Branding da empresa

Ser uma empresa que oferece boas condições de trabalho e em que os colaboradores estão satisfeitos gera um bom employer branding. Um funcionário satisfeito é um bom ímã para atrair e reter talentos. Por isso, não deixe que o turnover afete a imagem da sua empresa.

[Webinar🎧] Employer Branding na prática: Como desenvolver uma estratégia efetiva

Custo de turnover

Os custos associados ao aumento da taxa de turnover também são quantificáveis ​​e têm impacto econômico para a empresa. A já mencionada perda de produtividade, a necessidade de treinar novos funcionários e outros fatores aumentam os custos que devem ser evitados.

Por isso, é importante saber fazer o cálculo do turnover e, assim, poder monitorar como está a empresa neste quesito. Volte neste artigo e veja como calcular a taxa de turnover nas empresas.

Como reduzir o turnover?

Reduzir a taxa de turnover é um verdadeiro desafio. Conforme abordamos anteriormente, são muitos os pontos que devem ser levados em consideração. No entanto, algumas atitudes e estratégias podem ajudar a reduzir a taxa de turnover nas empresas:

  • Oferecer benefícios e planos de remuneração flexíveis
  • Investir em boas estratégias de Employer Branding
  • Melhorar a comunicação interna da empresa
  • Capacitar gestores e líderes para uma gestão de pessoas humanizada
  • Fazer avaliações de desempenho e feedbacks periodicamente
  • Investir em ferramentas que otimizam as tarefas do colaborador

Software para Departamento pessoal e Gestão de pessoas

São muitos processos que devem ser considerados na gestão de pessoas, certo?  Tudo fica mais difícil devido à imensa carga de trabalho que os departamentos de Recursos Humanos das empresas já possuem. Por isso, contar com a tecnologia pode ajudar muito!

Hoje, existem software de RH como o da Factorial, que podem centralizar e simplificar as tarefas burocráticas do dia a dia. Veja alguns recursos que podem ser testados na prática:

  • Sistema ATS de recrutamento e seleção
  • Modelos de avaliação de desempenho
  • Relógio de Ponto digital
  • Extração de relatórios personalicados
  • Gestão de férias
  • E muito mais!

software gestao de pessoas

Utilize o software para reter talentos, diminuir o turnover e ter todos os processos de RH centralizados em uma mesma plataforma.

Quer saber se a Factorial funcionaria para a sua empresa? Teste o software gratuitamente por 14 dias.

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário