Ir para o conteúdo

O que é compliance trabalhista e qual o papel do RH neste processo

·
9 minutos de leitura
compliance trabalhista

O Compliance Trabalhista é um conjunto de políticas adotadas por uma empresa para garantir o cumprimento de leis e normas trabalhistas. Mas você sabe como ele é construído e qual é o papel do RH neste processo? Confira a seguir!

É fato que qualquer empresa possui diversas responsabilidades trabalhistas e regulatórias que devem ser cumpridas.

Nesse contexto, surge o conceito de compliance trabalhista, que consiste em assegurar que a organização esteja em conformidade com todas as leis e normas referentes ao trabalho.

Em outras palavras: o compliance trabalhista é uma obrigação de todas as empresas, independentemente de seu tamanho ou setor.

Ele é pensado para garantir que os trabalhadores tenham todos os seus direitos respeitados, além de estar relacionado ao cumprimento de obrigações fiscais, tributárias, contábeis e regulatórias

A seguir, você confere tudo o que precisa saber sobre o que é compliance trabalhista, quais são os fatores analisados neste processo e qual é o papel do setor de Recursos Humanos na construção dessas políticas de proteção de direitos. 

Então, confira a seguir e boa leitura!

software-rh-dp-360

O que é compliance trabalhista?

Compliance trabalhista é um conceito bastante amplo, mas essencial para a gestão de uma empresa. O termo compliance tem origem no verbo “to comply”, em inglês, que basicamente significa agir conforme leis e normas vigentes.

Dessa forma, o compliance trabalhista é um conjunto de práticas, políticas e procedimentos que têm como objetivo assegurar que a organização esteja de acordo com as leis e regulamentações trabalhistas de cada setor.

Mas, mais do que isso, o compliance trabalhista é uma forma de garantir que a empresa evite multas, processos judiciais e ações trabalhistas, além de preservar sua imagem e reputação.

Entre alguns exemplos de regulamentos trabalhistas tratados via compliance estão a Lei Trabalhista, a Lei de Segurança e Saúde no Trabalho, a Lei de Férias e a Lei de Salário Mínimo.

Mas também existem outras regulamentações mais específicas, como a regulamentação do teletrabalho, por exemplo.

Contudo, manter a conformidade com as obrigações trabalhistas pode sim ser um desafio. É por isso que o papel do departamento de Recursos Humanos é essencial neste processo

Não apenas para guiar a implementação e gestão do compliance trabalhista. Também para garantir que todas as regras sejam cumpridas de acordo com o esperado.

🎥 Sabe como surgiram as leis trabalhistas no Brasil? Assista ao vídeo abaixo para descobrir ⬇️

O que analisar no compliance trabalhista?

Agora, vamos entender melhor quais são os fatores analisados durante o compliance trabalhista. Afinal, este processo vai além da adequação de condutas da empresa àquilo que está previsto na lei.

Ele também precisa contemplar acordos e convenções coletivas, por exemplo, assim como outros aspectos que afetam o ambiente de trabalho e a vida dos funcionários.

Nesse sentido, entre as questões abordadas no compliance trabalhista, estão:

Todos esses fatores devem ser analisados pelo setor de RH e as equipes responsáveis com muita atenção. Levando em conta tanto as políticas internas da empresa quanto às leis e outras normas regulatórias. 

Vale dizer que, atualmente, não existe nenhuma lei que regulamenta o compliance trabalhista. Ou seja, a forma como ele deve ser feito pela empresa. Contudo, existem sim legislações que podem servir de base para essa atividade, indicando as melhores práticas durante o processo.

Leis a serem consideradas na política da empresa

Quando falamos sobre compliance trabalhista, existem algumas legislações que devem necessariamente fazer parte da política de compliance da empresa. Confira mais a seguir!

Lei da Reforma Trabalhista (Lei n.º 13.467/17)

Uma das leis importantes a serem consideradas quando o assunto são direitos trabalhistas é a Lei da Reforma Trabalhista, promulgada em 2017. Isso porque, após a reforma, novas regras foram estipuladas. Inclusive atualizando e modificando diversos aspectos da legislação do trabalho. 

Entre os objetivos da lei da Reforma de 2017, estão:

  • a modernização e a maior flexibilidade em negociações entre empregador e empregados;
  • a prevalência do negociado sobre a legislação;
  • o fim da contribuição sindical obrigatória;
  • a possibilidade de fracionamento de férias;
  • e muito mais.

Justamente por isso essa é uma lei diretamente relacionada com a questão do compliance trabalhista.

Lei Anticorrupção (Lei n.º 12.826/13)

Essa lei é um importante marco para a garantia da conformidade do trabalho no Brasil. E portanto deve ser considerada na construção de seu compliance trabalhista.

A Lei Anticorrupção tem como objetivo combater a corrupção e a fraude empresarial. Para isso, estabelece um incentivo para que os denunciantes de práticas corruptas possam reportar essas atividades de forma segura. 

Além disso, essa lei também veda qualquer forma de retaliação, como demissão, redução de salário, transferência para outra área, etc, em relação aos denunciantes.

Em resumo, o objetivo deste dispositivo é proporcionar uma maior transparência às relações de negócios.

📚 Leia mais sobre direitos trabalhistas: principais regras da CLT e dúvidas respondidas

Lei da Terceirização (Lei n.º 13.429/17)

A Lei da Terceirização aborda, como o nome diz, a questão do trabalho terceirizado. Assim, um aspecto importante dessa regulamentação é a proteção concedida a esse tipo de trabalhador.

Isso porque ele é isento de qualquer vínculo trabalhista em relação às seguintes perspectivas: subordinação, pessoalidade, onerosidade e habitualidade.

No entanto, se houver evidência de controle sobre o prestador de serviços terceirizado, ele terá o direito de receber as verbas trabalhistas previstas na CLT. Aí podemos incluir férias remuneradas, FGTS, 13º salário, entre outras.

Portanto, é essencial que esta lei seja levada em consideração no compliance trabalhista. E seja conhecida de forma profunda pelos profissionais de RH da sua empresa.

📥 [Download PDF] Guia CLT atualizada

Baixe agora um Guia da atual Legislação Trabalhista para RH: um resumo da CLT em PDF, pensado especialmente para profissionais e gestores de RH. Um eBook completo e atualizado das principais leis contidas na Consolidação das Leis do Trabalho. ⬇️

ebook leis

Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD) aplicada às relações de trabalho

Finalmente, a Lei Geral de Proteção de Dados, também conhecida como LGPD.

De maneira geral, essa lei se aplica a todas as relações de trabalho, e estabelece que as corporações possuem responsabilidade legal pelos dados pessoais de seus funcionários. Isso em todas as fases do vínculo empregatício, desde o processo de recrutamento e admissão, até o término do contrato.

Basicamente, a fim de garantir a segurança dessas informações, a LGPD determina que as organizações devem definir políticas claras de privacidade e proteção de dados. Além de, sempre que possível, oferecer treinamentos para promover a cultura de segurança de dados na empresa.

Assim, a questão da LGPD se torna de extrema importância também na construção de um compliance trabalhista pelo setor de Recursos Humanos. A seguir, vamos entender um pouco mais sobre o papel do RH em todo esse processo.

Papel do RH no compliance trabalhista e na gestão de pessoas

O compliance trabalhista é, hoje, uma das ferramentas mais importantes para garantir uma boa relação entre empresa e colaboradores. E justamente por isso o papel do RH é indispensável.

Afinal, como o compliance é uma forma de garantia de direitos, ele também ajuda a proteger a empresa contra processos trabalhistas e outros riscos. 

De 2020 para 2021, por exemplo, durante a pandemia de Covid-19, o volume de ações trabalhistas na Justiça do Trabalho aumentou cerca de 30%.

Entre os principais motivos, estavam as demissões e as novas relações trabalhistas entre empresa e funcionários na questão do trabalho remoto.

Contudo, empresas que possuíam um setor de RH atuante e eficiente, além de boas práticas de compliance trabalhista, não tiveram problemas deste tipoA questão aqui é como o compliance pode ajudar a sua empresa a evitar não apenas problemas financeiros, mas também de reputação.

RH e financeiro

Benefícios de aplicar o compliance trabalhista em RH

Por fim, vale destacar os principais benefícios de possuir uma boa política de compliance trabalhista na sua empresa. Que vão, aliás, bem além da questão financeira.

Em geral, estão diretamente ligados à cultura empresarial e também ao engajamento e produtividade das equipes. Então, confira a seguir!

Mais engajamento e motivação

Quando a empresa se preocupa com os direitos trabalhistas de seus funcionários, está ao mesmo tempo ajudando a construir um ambiente de trabalho mais seguro, confortável e ético.

Isso não apenas justifica o aumento da motivação e engajamento das equipes. 

Impacto na produtividade

Além disso, a aplicação de um compliance trabalhista que de fato funcione também tem um impacto direto na produtividade.

Afinal, é através de uma política de compliance trabalhista eficaz, por exemplo, que é possível evitar problemas como abuso de poder e assédio moral na organização. E isso contribui para um ambiente de bem-estar e segurança.

👩🏽‍🦱👨🏻‍🦱 Como o RH pode criar um ambiente de trabalho saudável [+ Pesquisa de Clima Organizacional grátis]

clima organizacional

Efeito na reputação da empresa

Como já mencionamos, uma das questões relacionadas ao compliance trabalhista é a imagem e reputação da sua empresa.

Demonstrando preocupação com as leis e normas trabalhistas, o setor de RH também ajuda na construção de uma reputação favorável da organização perante o mercado e a sociedade. O que pode, inclusive, fortalecer o employer branding da empresa.

📥 Baixe grátis: Guia prático de Employer Branding [eBook em PDF]

Redução de acidentes de trabalho

Pode não parecer óbvio, mas as políticas de compliance também têm um grande impacto na prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. 

Afinal, um dos pontos considerados neste processo são as normas relacionadas à saúde laboral. Estabelecer e aplicar políticas e protocolos de segurança minimiza os riscos de acidentes. E também impacta diretamente no índice de absenteísmo, um problema comum para os setores de RH.

👉 Leia mais sobre acidente de trajeto x acidente de trabalho: o que diz a lei? 

Fortalecimento da cultura organizacional

Para que o compliance trabalhista funcione de verdade, é preciso que a gestão da empresa esteja 100% comprometida. Isso significa estabelecer medidas e estratégias para incorporar essas políticas na cultura organizacional.

Uma dessas medidas é divulgar o compliance para todos os colaboradores, tornando essas regras e normas uma parte importante e indispensável da cultura do negócio.

💡 Plano de Comunicação interna: 5 dicas para fazer o seu [+Modelo grátis]

Gestão de documentos e compliance com software especializado

Por fim, diante de todos esses fatores, fica bastante evidente a importância do compliance trabalhista para qualquer organização. E também o papel do RH em estar atento a essas políticas. A fim de permitir que normas, leis e outras diretrizes importantes sejam de fato incorporadas à cultura da organização.

Nesse sentido, a gestão de documentos se torna extremamente importante. Isso porque ela faz parte de todo um processo para garantir a conformidade da empresa com normas e leis trabalhistas. E o setor de Recursos Humanos é o principal responsável por esta gestão.

A boa notícia é que, com a ajuda da tecnologia, essa atividade pode se tornar muito mais simples. Um exemplo é o software de gestão de documentos da Factorial.

Essa ferramenta oferece recursos muito importantes para o dia a dia do setor. Incluindo desde a gestão da folha de pagamento dos colaboradores até a realização de contratos com assinatura digital.

Conheça o software de gestão de RH da Factorial

O software de RH da Factorial é uma ferramenta pensada justamente para otimizar o tempo dos profissionais de RH e melhorar a produtividade da sua empresa.

Entre as funções que o software oferece, estão:

  • Planilha de folgas e ausências: automatize solicitações e aprovações de folgas para seus colaboradores. Aproveite para definir e gerir as férias dos funcionários por um único calendário.
  • Gestão de turnos: crie modelos personalizados para a gestão de turnos. Acompanhe as ausências dos funcionários e esteja sempre dentro das leis de controle de tempo da sua região.
  • Portal do Colaborador: ofereça mais autonomia para seus funcionários para atualizar informações pessoais e acessar registros. Além disso, envie avisos e notificações para toda a empresa de forma muito simples. 
  • Avaliação de desempenho: coordene a Avaliação de Desempenho de seus times, acompanhe o status de sua empresa em cada equipe e tenha em mãos os dados necessários para tomar as melhores decisões; 
  • Recrutamento e seleção: crie um portal de empregos com o nosso Software ATS e administre os seus processos de recrutamento e seleção.
  • Relatórios e análises: obtenha informações sobre a produtividade de sua equipe e o sucesso da sua empresa. Basta utilizar nossos geradores de relatórios. Essa ferramenta permite que você fique por dentro dos KPIs e crie gráficos personalizados com base nos dados que você procura.
  • Gestão de Folha de Pagamento: administre e compartilhe as mudanças e incidentes que afetam os contracheques ou holerites na sua empresa. Defina pagamentos fixos, automatize avisos, calcule o pagamento de horas extras e muito mais.

👨🏽‍💻 Ficou interessado? Solicite uma demonstração grátis e sem compromisso agora mesmo.

botao demo

🎥 Além das funções do software, que tal conhecer um pouco dos valores da empresa Factorial? Veja no vídeo 👇 

💡 E mais: conheça as 5 razões do porquê a Factorial é o melhor software de RH do mercado!

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados