Ir para o conteúdo

O que é carta proposta de emprego e como fazer [+ Modelo em Word]

·
6 minutos de leitura
carta proposta de emprego

Uma carta proposta é a forma de oficializar o início de uma relação trabalhista entre uma empresa e um trabalhador. Veja neste artigo como fazer uma carta proposta de emprego de empresa para empregado e ainda baixe modelos em word!

A importância de uma carta proposta de emprego bem redigida não deve ser menosprezada. Ela pode ser um fator decisivo na contratação dos melhores candidatos.

Quando uma empresa encontra os melhores candidatos para as suas vagas, deve ser rápida na sua tomada de decisão. O mercado de trabalho está mais volátil que nunca e a competitividade entre candidatos está cada vez maior.

Assim, se uma empresa quer assegurar as melhores competências para os seus cargos, deve também garantir as melhores propostas. As informações sobre elas, para que o candidato tome ciência de tudo sobre a vaga, devem ser apresentadas na carta proposta de trabalho.

Neste artigo, portanto, vamos explorar o que é carta proposta e a sua importância. Que elementos ela deve conter e, ainda, dois modelos em word que você pode usar de base na sua empresa. Acompanhe!

Conheça uma tecnologia que automatiza o conteúdo e o envio da carta proposta para seus candidatos

performance

O que é carta proposta de emprego?

Para saber o que é carta proposta de emprego é preciso entender que ela faz parte do processo de recrutamento e seleção. Ela também pode ser chamada de carta proposta de trabalho ou, ainda, carta oferta de emprego.

Em suma, é a forma de oficializar o início de uma relação trabalhista entre uma empresa e um trabalhador. É o meio pelo qual a entidade patronal partilha a sua intenção de contratação, antes de ser assinado um contrato de trabalho.

A sua principal função é expor, por escrito, as condições do trabalho propostas. Pode-se dizer que funciona como uma “promessa” das futuras condições de trabalho.

Muitas empresas “pulam” este passo da carta proposta e enviam um e-mail com as condições. Ou, ainda, apresentam as condições apenas por meio de uma chamada de vídeo ou telefônica.

Todavia, mesmo comunicando o candidato por e-mail, chamada ou reunião, ainda é mais do que indicado que se formule um documento escrito com todos os pontos falados. Desta forma, falhas na comunicação são evitadas e tudo fica muito mais claro.

Portanto, uma carta proposta de emprego de empresa para empregado ainda é a melhor maneira de formalizar e deixar registrada a oferta.

📝 Conheça 10 tipos de teste para Recrutamento e Seleção

📥 [Download] Carta proposta de emprego em Word

Aqui temos um exemplo de carta proposta de trabalho: um documento Word contendo o texto de dois modelos de carta proposta de emprego. Dependendo dos padrões da sua empresa e do tipo da oferta, você pode optar pelo modelo mais formal ou pelo mais informal. Baixe gratuitamente ⬇️

carta proposta

Uma carta proposta de emprego tem efeitos legais?

A resposta é sim! Uma carta de proposta de trabalho serve também como fundamento legal para o processo de contratação do candidato em questão. Assim, para evitar qualquer mal-entendido, é mais indicado que o empregador verifique o conteúdo da carta com um advogado antes de enviá-la.

O advogado ou técnico legal da empresa pode indicar as melhores práticas a seguir. Juridicamente, a carta oferta de emprego já possui um carácter vinculativo.

📚 [eBook] Guia da atual legislação trabalhista para RH

8 componentes essenciais de uma carta proposta

Um bom exemplo de carta proposta de trabalho possui alguns detalhes importantes. Existem 8 componentes principais que devem constar no texto deste documento. Vamos ver cada um deles a seguir.

1. Logotipo da empresa

Personalizar a carta proposta com o logotipo da empresa é importante. Esta personalização vai demonstrar profissionalismo e legitimidade. Isso vai incentivar o candidato a ler a carta com mais atenção, aumentando as hipóteses de aceitar a oferta.

2. Data e detalhes do contrato

Ainda que a carta proposta de contratação não tenha validade contratual, ela deve expor os detalhes do potencial contrato de trabalho que vem em seguida. Assim, neste documento, deve constar o nome do trabalhador, nome da empresa, datas e detalhes do contrato.

📋 [Download] Modelo de Contrato Individual de trabalho em Word

3. Frase de abertura

A frase de abertura de uma carta oferta de emprego pode ser mais formal ou mais informal. Isso depende da cultura organizacional da empresa em questão.

Contudo, é indicado iniciar com uma saudação, como, por exemplo, “prezado(a) [nome do candidato]”. Em seguida, a oferta de emprego deve ser comunicada de forma positiva. Algo como “temos o prazer de lhe oferecer a posição de [cargo] na [nome da empresa]”.

4. Detalhes sobre a posição

Uma carta proposta de emprego de empresa para empregado inclui, também, detalhes sobre a posição. Deve conter, portanto, as responsabilidades que o candidato terá caso aceite a vaga, o endereço do local de trabalho, a data de quando ele iniciaria e o nome do possível gerente ou gestor.

carta proposta de emprego de empresa para empregado

5. Salário

Em uma carta proposta de trabalho, obviamente, devem ser explicados os moldes do salário do colaborador. A quantia anual, mensal ou por hora que ele irá receber, a data e a frequência do pagamento. Se for o caso, também é possível citar aqui detalhes sobre possíveis bônus ou comissões.

📚 [Planilha] Calculadora de Salário Líquido

6. Benefícios

A carta de proposta de emprego também deve conter um resumo dos principais benefícios da empresa. Seguro de saúde, folgas extras, possíveis baixas, licenças, entre outras. Explicar um pouco sobre os benefícios associados ao escritório (espaço de lazer, cantina, frutas, etc.) e formas de trabalho (presencial, home office, trabalho híbrido, etc.) também pode ser interessante.

7. Prazo

Indique ao candidato a data-limite para que a proposta seja aceita. Apesar de não ser obrigatório, é importante dar ao candidato um prazo. Além de ajudar a empresas a garantir que os prazos sejam cumpridos, ajuda o candidato a tomar uma decisão em tempo útil.

8. Frase final

É interessante aproveitar a parte de encerramento da carta para reforçar que a integração do candidato na equipe será positiva. Também é importante colocar-se à disposição para esclarecer qualquer dúvida, deixando os detalhes de contato (e-mail, telefone, etc.). A frase final tem o objetivo de deixar o candidato confortável para questionar dúvidas e responder à oferta.

Qual a importância da carta proposta?

No final de um processo de recrutamento, é importante que a aproximação ao candidato escolhido seja feita da melhor forma possível. Os melhores talentos não ficam muito tempo disponíveis para o mercado de trabalho, e todas as empresas querem contratar os melhores trabalhadores para as suas posições.

Essa aproximação é feita através da carta de proposta de emprego. Por isso a sua importância.

Além de demonstrar profissionalismo, essa carta é um sinal de confiança para o candidato. É também um sinal de transparência, uma vez que deixa claro, por escrito, todas as condições previamente discutidas.

A carta oferta de emprego é, portanto, uma parte muito importante do processo de recrutamento. A empresa deve garantir que este passo não seja ignorado, para assegurar a contratação e retenção dos melhores talentos.

📖 [Workshop] Estratégias avançadas de Recrutamento com o LinkedIn ⬇️

o que é carta proposta de emprego

Carta proposta de emprego digital

Além de um bom modelo de texto, contendo todos os componentes essenciais, uma boa carta proposta também deve ser otimizada. O RH que opta por elaborar as cartas de proposta de emprego de forma digital acaba economizando muito tempo e dinheiro. Ele aumenta sua produtividade, enquanto poupa recursos.

O software de RH da Factorial pode ser um aliado na digitalização desse processo. Tudo começa pela elaboração do documento, que é criado digitalmente, aproveitando modelos pré-prontos para utilizar como referência — agilizando ainda mais o processo. Depois, basta enviar para os candidatos aprovarem também digitalmente.

A tecnologia elimina a necessidade do presencial, da entrega do documento por motoboys, dos serviços de impressão e da coleta de assinaturas manuais. Afinal, o candidato pode assinar a sua carta de onde quer que esteja por meio da assinatura digital.

Contudo, sabemos que, para atrair os melhores candidatos, além de uma boa carta proposta de emprego, é preciso otimizar os processos de recrutamento e seleção da sua empresa. A tecnologia também pode ajudar nisso.

carta proposta de emprego modelo pronto software rh

Tecnologia para o processo de recrutamento e seleção

Contar com a tecnologia ajuda — e muito — na hora de conduzir um recrutamento de forma eficaz e ágil. Atualmente, existem muitas ferramentas de automação de RH que buscam auxiliar nesse e em outros processos do setor.

O software de RH da Factorial é conhecido como o software “tudo em um”, porque centraliza todas as informações e as mais diversas tarefas de RH. Somente dentro do processo de recrutamento e seleção, a ferramente da Factorial permite:

  • Criação de portais de empregos totalmente personalizáveis, permitindo a melhoria do seu employer branding;
  • Criação de ofertas de emprego, formulários e personalização dos passos dos processos;
  • Gestão dos candidatos durante o processo de seleção: as informações mais importantes reunidas em um único lugar;
  • Publicação das ofertas diretamente no Linkedin e Indeed;
  • Automatização dos envios de respostas aos candidatos, criando fluxos de e-mails personalizados a cada vaga.

Isso sem contar todas as outras funcionalidades que o software oferece.

✅ Quer melhorar os seus processos de recrutamento? Peça grátis uma demonstração!

botao demo

🎥 Entenda como o software da Factorial pode automatizar o Recrutamento e Seleção ⬇️

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados