Ir para o conteúdo

Guia de Treinamento e Desenvolvimento empresarial [Ebook gratuito]

Contar com um guia de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) são processos que todas as empresas, independente do setor ou tamanho, devem ter. Isso porque, eles estão ligados à base da empresa, pois nada mais é do que treinar os colaboradores, e também, desenvolvê-los. E algo que parece simples em sua definição, na verdade traz uma imensidão de conceitos e formatos e são fundamentais para qualquer empresa que deseja crescer, e que muitas vezes, não são vistos com a importância que tem.

Quando a gente trata sobre a jornada do colaborador dentro da empresa, e das funções estratégicas de treinamento e desenvolvimento RH, é preciso passar por etapas como recrutamento, capacitação e retenção, e é na etapa do meio que vamos mostrar a realidade e dia a dia do trabalho, garantir que esta pessoa esteja integrada aos sistemas e processos da empresa, para que assim, permaneça crescendo e contribuindo no desenvolvimento desta empresa.

O que é Treinamento e Desenvolvimento corporativo?

Quando falamos de treinamento, estamos falando do presente, pois o foco deste processo é capacitar o colaborador de forma que ele possa executar as tarefas que lhe foram atribuídas dentro da sua rotina diária, algo que normalmente precisa ser executado de forma rápida e efetiva. Porém, quando falamos de desenvolvimento, trocamos isso para o futuro, já que nessa etapa a empresa está pensando a longo prazo, onde ambas as partes vão pensar qual será o caminho deste colaborador dentro daquela empresa ou setor.

E mesmo que existam diferenças, esses dois conceitos também tem suas semelhanças, que é criar processos de treinamento e desenvolvimento RH dos colaboradores para que todos estejam sempre melhorando de forma conjunta. Isso cria um aumento da produtividade, uma vez mais os colaboradores vão estar mais cientes de processos, atividades e softwares que eles precisam utilizar, e claro, isso traz motivação e engajamento dentro das equipes e uma maior participação de todos.

O treinamento e desenvolvimento nas empresas é algo que deve ser olhado com atenção e cuidado, e mais, devem ser revistos e renovados o tempo todo, já que ele recebe as pessoas novas, atualiza a cultura da empresa, e ainda, desenvolve quem já faz parte da equipe. Por isso, é essencial que o Recursos Humanos planeje isso, já que tendemos a achar que o colaborador precisa começar fazendo suas tarefas e será incorporado em pouco tempo de instruções.

Treinamento e desenvolvimento de pessoas é um processo muito importante, e precisa que seja planejado para colaboradores que estão entrando na empresa para que existe uma ambientação do local, da cultura e de suas funções. Mas a partir do momento em que a rotina já está sendo feita de fato, o próximo passo é que sejam incluídos novos treinamentos no processo dessas pessoas, desenvolvendo habilidades e criando novos objetivos para aquele colaborador.

avaliaçao desempenho entrevista

Como desenvolver um treinamento, como dividir ou integrar entre os diversos setores da empresa, como analisar a efetividade deles, tudo isso são conhecimentos e ferramentas que o Recursos Humanos precisa oferecer de maneira estratégica e efetiva, sempre de acordo com as necessidades de sua empresa, e para que isso aconteça, é preciso conhecer as diferentes teorias e técnicas, além de softwares que podem ajudar a deixar tudo isso mais moderno, dinâmico e eficaz no conceito de treinamento e desenvolvimento nas empresas.

Pensando nisso, fizemos um e-book especial de treinamento e desenvolvimento empresarial, em que vamos explicar conceitos destes processos. Também vamos compartilhar exemplos de execução destes conceitos que podem ser aplicadas. Mais do que isso, te contamos tudo que a Factorial oferece de recursos para que sua empresa tenha eficácia na hora de criar o processo de vocês. Leia isso e muito mais no e-book que disponibilizamos abaixo.

Treinamento e desenvolvimento: qual a importância?

Muitas vezes um colaborador é integrado à empresa e recebido por seu chefe direto, ou seja, a pessoa que vai executar tarefas específicas com esta pessoa, porém, é comum ficar a cargo deste profissional explicar o funcionamento da empresa, do local de trabalho, as ferramentas de comunicação, o software usado, e além disso, toda a rotina de trabalho. E se somente de ler estas ações já ficamos cansados, é fácil compreender que este processo não deve ser feito de uma maneira informal, e muito menos, sem uma preparação prévia. Treinamento e desenvolvimento de pessoas é algo que deve ser muito bem organizado.

Como, quando, e por quem serão transferidas as informações aos funcionários faz parte do que chamamos treinamento e desenvolvimento RH, e ela deve ser pensada e analisada de forma que o colaborador entenda e aplique estes conhecimentos de forma efetiva. Tendo onde consultar, a quem perguntar, e mais que tudo isso, ter tempo de assimilar tudo o que a empresa deseja que seja implementado na jornada de trabalho. Isso gera uma padronização e organização.

Para um colaborador que está sendo incorporado à empresa, é muito animador que ele seja recebido vendo que existe uma preparação para isso, já que informações transmitidas de maneira simples e claras faz com que esse processo seja mais fácil e gratificante. Isso mostra organização e respeito por parte da empresa, causando uma boa impressão e um comprometimento que, no mínimo, gera um pedido de retorno ao colaborador. Partes essenciais do processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas.

E tão importante quanto treinar seus colaboradores, é desenvolver eles. Isso porque a ideia principal de um empreendimento é sempre crescer, e para isso, é preciso que as pessoas que o fazem precisam evoluir junto. Desta maneira,  treinamento e desenvolvimento nas empresas tem importância de criar processos que desenvolvam os colaboradores, algo essencial para o crescimento e aperfeiçoamento da empresa, já que ele mexe tanto com a evolução dos profissionais, e logo, com a motivação deles, como também do crescimento da empresa como um todo. Isso gera um crescimento exponencial do capital humano e do negócio em si.

Treinamento e desenvolvimento de pessoas é a chave para uma equipe eficaz e feliz, e pensar em como gerenciar e utilizar os colaboradores tem sido cada vez mais importante no momento de diversificar e dinamizar procedimentos, técnicas que vêm sendo incorporadas no mundo do empreendedorismo cada vez mais. Os novos processos de aprendizagem e forma de trabalho vem se modificando e pedindo a multidisciplinaridade, além de realização de multitarefas, que só podem ser identificadas e planificadas a partir da criação de métodos que desenvolvam o colaborador dentro das necessidades da empresa.

Os benefícios do treinamento e desenvolvimento nas empresas são diversos, mas vale ressaltar que uma empresa que se preocupa em capacitar e desenvolver seu capital humano de forma organizada e pensada, já cria em sua base uma diversidade enorme de facilidades que serão refletidas tanto no dia a dia da empresa, como em seu futuro.

Treinamento: principais técnicas

O treinamento, como falado anteriormente, capacita o colaborador para suas tarefas diárias e é feito de maneira que modifique o presente da empresa, já que ensina conhecimentos que serão aplicados imediatamente. Esta etapa pode envolver diversos conteúdos que capacitam de diferentes formas, como os mencionados abaixo.

Transmissão de informações

É quando repartimos informações com o colaborador, normalmente informações genéricas sobre o trabalho, como informações sobre a empresa, seus produtos e serviços, além de sua organização, cultura. Neste momento são ditas as políticas e regulamentos que todos devem conhecer e seguir, unificando a identidade e forma de trabalho que a empresa emprega como um todo. Um conhecimento que pode ser feito com colaboradores de todos os departamentos e gerenciado pelo próprio Recursos Humanos em um material único e de fácil compreensão.

Aperfeiçoamento de habilidades

Aqui aplicamos conhecimentos que vão ser executados pelo colaborador em seu cargo atual. Esse treinamento é direcionado para o ensinamento de tarefas e operações a serem executadas. Conhecimentos que normalmente são ensinados pelos profissionais que também detém este conhecimento, normalmente chefes de departamento ou o chefe direto do colaborador. Um conhecimento que pode ser feito com colaboradores que já têm o conhecimento técnico necessário para o cargo em questão, com materiais mais específicos e técnicos.

Reconhecimento e modificação de atitudes

A convivência e tratamento entre companheiros de trabalho é algo que deve ser sempre conversado e revisto, evitando atitudes negativas ou comportamentos que comprometem o ambiente de trabalho. Para isso, é importante que sempre aconteçam cursos, conversas e feedbacks de comportamentos com a finalidade de desenvolver uma maior habilidade emocional de todas as pessoas que precisam conviver de maneira saudável e eficiente.

Temas como inclusão, diferentes tipos de personalidade e modo de se relacionar dentro da empresa podem ser abordados neste tipo de treinamento, e ele pode ser feito de acordo com temas específicos, ou com comportamentos esperados dentro do ambiente de trabalho. Importante que ele seja feito em conjunto com toda a empresa e transmitido de maneira igual para todos.

Conceitos e ideologias

Este tipo de treinamento tem uma função um pouco mais abstrata, ainda que seja para treinar processos administrativos, o foco dele é mais em ideias e como aplicar conceitos nas práticas administrativas, o que eleva o nível de compreensão do colaborador e leva ele a pensar de forma mais ampla sobre a empresa e seus processos, e mais do que seu ambiente de trabalho, entende todo o funcionamento da empresa e como sua função pode ajudar aos demais.

Uma tendência muito grande neste setor são as plataformas de ensino a distância (EAD) para treinamento corporativo. Isso porque muitos negócios começaram a investir nesse tipo de solução para realizar treinamento corporativo para automatizar o processo de transmissão de informações, por exemplo. A consequência deste tipo de implementação é uma maior produtividade e uso de menos recursos para o treinamento, dinamizando e automatizando o processo.

Treinamento e desenvolvimento RH cria essa ampliação de conhecimento e aprofundamento dinamiza processos e traz uma maior sinergia entre funcionários e departamentos. Isto pode ser aplicado de maneira interdisciplinar, através de reunião e também com trocas de departamentos. Deve ser um processo organizado pelos Recursos Humanos em resposta às necessidades apontadas por diferentes gerentes.

Esse treinamento e desenvolvimento deve ser pensado em conjunto pelo Recursos Humanos e gerentes da empresa, sendo preparados e formalizados, em que todos estarão alinhados com o que e como será dito, e melhor ainda se forem criados materiais como apresentações que todos podem acessar quando quiserem.

Outra vantagem dentro do universo do treinamento e desenvolvimento nas empresas é o ensino à distância, o que ajuda muito o home office, tendências que cada vez mais multinacionais anunciam como forma permanente de trabalho. Um processo imprescindível para empresas que pretendem contratar aplicar Treinamento e desenvolvimento RH nos funcionários para trabalhar remotamente em áreas onde a empresa não possui escritório, por exemplo, porque o treinamento pode ser dado totalmente à distância, em qualquer fuso-horário, e mais, adaptado a diversos idiomas.

Desenvolvimento: Definição e modelos aplicáveis

O desenvolvimento é a parte do treinamento dos colaboradores com visão para o futuro e tem previsão de médio a longo prazo. Todo e qualquer processo que envolve uma capacitação que aumente as tarefas atuais do colaborador, ou até mesmo, pensar em novas atividades, são parte desta etapa. Mais do que isso, planejar uma carreira dentro da empresa, ou até mesmo o treinamento para um cargo de liderança são parte que envolvem este planejamento, isso pode ser feito individualmente com os colaboradores ou um plano de ação para perfis ou departamentos. Nesta etapa, os processos podem ser:

Rotação de cargos

Pessoas têm desejos de novos desafios dentro da empresa, ou até mesmo de ter novas funções, e por isso, é importante que existam processos que ajudem esses colaboradores a se capacitar e comunicar seus interesses para que possam desenvolver novas habilidades e contribuir com novos processos. O colaborador ganha por suas novas ocupações e se sente motivado, e a empresa ganha por ter profissionais multifuncionais e com maior poder de remanejar equipes de acordo com necessidades.

Enriquecimento de cargos

Quando o colaborador não tem pretensão de mudar de departamento, é normal que ele queira crescer dentro da função que já exerce, e é por isso que desenvolver para que esse colaborador vire cada vez mais especialista em sua função é uma maneira de que as tarefas sejam aprimoradas, o rendimento melhorado, e a satisfação e rendimento sejam sempre melhores.

Instruções e novidades

Mesmo que o colaborador seja experiente, é sempre necessário fazer mudanças dentro de qualquer departamento e tipo de trabalho, e para isso, todos devem ser treinados com novas técnicas, software ou qualquer outro processo que seja adicionado. Dentro deste tipo de desenvolvimento, também cabem reciclagens, que relembram processos muitas vezes automatizados e que precisam ser relembrados para aumentar a atenção e percepção da equipe, que muitas vezes automatiza procedimentos.

Orientação da chefia

O famoso feedback é essencial para o desenvolvimento de colaboradores, e a orientação, junto com estipular metas é algo que trabalha com um dos principais pontos que uma empresa precisa manter, a motivação. Desta forma, uma empresa que entende a importância da conversa e troca de intenções e necessidades, faz com que seu colaborador seja cada vez mais dedicado às tarefas do seu cargo, e que a chefia seja mais consciente de como estão e o que querem seus colaboradores, podem exercer seu papel de liderança de forma mais efetiva.

Tudo o que falamos anteriormente vem ganhando força no mercado com o termo mentoring, que fala sobre a motivação no trabalho. Conhecer a importância desta estratégia de motivação no trabalho é fundamental para manter os talentos nas empresas. Além de retenção, também faz com que os colaboradores cresçam e se desenvolvam para melhorar a produtividade de seus colaboradores. E assim, alcançar os objetivos de maneira eficaz e dentro dos prazos definidos.

Outro recurso muito utilizado como treinamento e desenvolvimento de pessoas a longo prazo são os trainees, onde todo o processo é pensado para que esses colaboradores sejam desenvolvidos para o futuro de maneira que serão integrados na empresa depois de passar por uma série de treinamentos e mentorias. Os programa de trainees são quase um resumo do que falamos até agora, pois conseguem recopilar quase todos os processos que a empresa deve desenvolver com todos os seus colaboradores, de uma maneira condensada na formação de novos profissionais.

software rh factorial

Software para aplicar treinamento e desenvolvimento nas empresas

Com o software da Factorial, que inclui diversos recursos de gestão em um mesmo local, as empresas que querem criar seu sistema de treinamento e desenvolvimento de pessoas podem ter nesta plataforma todos os dados e recursos necessários para pensar nos conteúdos desses treinamentos e feedbacks.

Com informações de relatórios personalizados, organogramas, painel de documentos entre outras funções, é possível treinar os colaboradores para sobre cultura da empresa, como mencionado acima nos treinamentos. E mais, com todo o controle monitorado pelo sistema, o feedback explicado no desenvolvimento fica ainda mais completo e personalizado. Treinamento e desenvolvimento RH de forma eficiente.

O treinamento e desenvolvimento nas empresas deve ser constantemente programado, organizado, implantado e avaliado, pois estes dois recursos são a base e o crescimento dos colaboradores, e logo, da empresa como um todo. E se os profissionais dos Recursos Humanos são os responsáveis por grande parte destas etapas, é necessário que eles contem com ferramentas que os auxiliem na criação destes processos e avaliação de cada um dos procedimentos.

Alinhar técnicas, planejar processos e ter ferramentas que te ajudem a avaliar temas complexos são cruciais para uma criação de métodos de ensino de Treinamento e desenvolvimento de pessoas dentro de uma empresa e fazer com que o crescimento seja exponencial.

treinamento e desenvolvimento

 

Texto escrito por: Marcela G. Morgado

This post is also available in: Italiano Mexican

Postagens relacionadas

1 Comment

  • ola, gostei dos poste aqui encontrado por isso solicito mais informação no que tange RH e sobre avaliação de desempenho.

Deixe um comentário