Ir para o conteúdo
treinamento desenvolvimento

Guia de Treinamento e Desenvolvimento empresarial [Ebook gratuito PDF]

Treinamento e Desenvolvimento (T&D) são processos que todas as empresas devem ter. Neste artigo, montamos um Guia de T&D com dicas super especiais, explicamos a diferença entre treinamento e desenvolvimento e, por fim, disponibilizamos um E-book em PDF para que você possa consultar todas estas informações quando quiser!

Sabemos que o recurso mais importante de uma empresa são as pessoas que trabalham nela. Por isso, não há nada mais importante para a Gestão de pessoas do que saber como treinar e desenvolver as competências dos colaboradores.  Pode parecer simples, mas para que os resultados sejam realmente visíveis é preciso contar com as ferramentas corretas e planejar cada etapa de forma estratégica.

Quando falamos sobre a jornada do colaborador dentro da empresa, precisamos considerar o papel estratégico do treinamento e desenvolvimento e como o RH é importante neste desafio. Mas afinal, quais as etapas para cirar um plano de T&D?  Que ferramentas e materiais podem ser utilizados? Veja essa e outras respostas a seguir!

software rh factorial

O que é Treinamento e Desenvolvimento de pessoas?

Para que a empresa atinja seus objetivos de negócio, contar com colaboradores capacitados e motivados é o primeiro passo. É aí que entram os planos de Treinamento e Desenvolvimento, ou T&D. Estes dois processos, quando combinados, tem o poder de aumentar significativamente o desenvolvimento organizacional. 

Como isso acontece? Simples: Ao treinar e promover ações que ajudem no desenvolvimento dos colaboradores, eles são capazes de levar suas habilidades e competências a outro nível.

Em resumo, um bom programa de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas garante boa parte do sucesso de uma empresa. Por isso, estes são processos que devem ser planejados com atenção e cuidado. Estes são alguns pontos que podem ser considerados para um plano de T&D efetivo:

  • Cultura da empresa
  • Tamanho da empresa
  • Novos colaboradores (de quais treinamentos precisam?)
  • Funcionários que já estão há muito tempo na empresa (precisam de atualização?)
  • Ferramentas e softwares usados pelas equipes no dia a dia
  • Planos de Carreira
  • Resultados das pesquisas de clima e avaliações de desempenho

Estes são apenas alguns pontos que devem ser considerados. Além disso, é importante que cada um seja revisto e renovado o tempo todo. Por isso, é essencial que o Recursos Humanos planeje estes processos de forma estratégica e considere diversas etapas da jornada do colaborador.

👉Gestão do conhecimento: O que é e como implementar nas empresas?

Diferença entre Treinamento e Desenvolvimento

Uma das grandes dúvidas sobre este tema é sobre qual é a diferença entre treinamento e desenvolvimento. Isso acontece porque o comum é que as empresas criem um programa de Treinamento e Desenvolvimento como algo único, incluindo os dois termos.

Existem sim algumas semelhanças entre os objetivos dos dois processos, tais como:

  • Melhorar a produtividade
  • Promover o entendimento de processos e atividades
  • Motivar e engajar as equipes
  • Incentivar o crescimento profissional

No entanto, apesar de terem alguns objetivos em comum, é importante saber que estes são conceitos diferentes.  Enquanto o treinamento está relacionado à ações mais pontuais, o desenvolvimento inclui objetivos mais complexos e à longo prazo.

A seguir, especificamos cada um dos termos e destacamos o que cada um envolve na prática.

Treinamento: principais técnicas

O treinamento, como falado anteriormente, capacita o colaborador para suas tarefas diárias e é feito de maneira que modifique o presente da empresa. Em resumo, serve para ensinar conhecimentos que serão aplicados na execução de cada função. Esta etapa pode envolver diversos tipos de ações e objetivos para capacitar o colaborador. Veja alguns exemplos: 

1) Transmissão de informações

É quando compartilhamos informações sobre a empresa com o colaborador. Normalmente são informações genéricas sobre o trabalho, como dados sobre a empresa, seus produtos e serviços, além de sua organização e cultura. Esse é um processo feito sobretudo durante o onboarding de funcionários.

Neste momento, são ditas as políticas e regulamentos que todos devem conhecer e seguir, unificando a identidade e forma de trabalho que a empresa emprega como um todo.

treinamento e desenvolvimento de pessoas

2) Aperfeiçoamento de habilidades

Neste caso, são levados em conta os conhecimentos mais importantes para que o colaborador execute bem as suas funções. Esse treinamento é direcionado para o aprendizado de tarefas e operações a serem executadas.

Estes treinamentos podem ser organizados por terceiros ou por profissionais que também detém este conhecimento, normalmente gestores ou colegas de equipe do colaborador. Para isso, podem ser elaborados materiais de apoio e guias. 

👉Matriz de Competências: Modelo pronto para download

3) Reconhecimento e modificação de atitudes

A convivência e tratamento entre companheiros de trabalho é algo que deve ser sempre conversado e revisto. O objetivo aqui é promover a integração e o bom relacionamento entre os funcionários. Isso evita conflitos laborais e aumenta o trabalho em equipe.

Para isso, podem ser promovidas atividades de team building, reuniões periódicas e feedbacks constantes. Além disso, cursos e mentorias podem ajudar a desenvolver uma maior habilidade emocional de todas as pessoas que precisam conviver de maneira saudável e eficiente.

Temas como inclusão, diferentes tipos de personalidade e modo de se relacionar dentro da empresa podem ser abordados neste tipo de treinamento.

👉Team building online: Dicas e ideias para aplicar na sua empresa

Desenvolvimento: Definição e modelos aplicáveis

Porém, quando falamos de desenvolvimento, trocamos isso para o futuro, já que nessa etapa a empresa está pensando a longo prazo, onde ambas as partes vão pensar qual será o caminho deste colaborador dentro daquela empresa ou setor.

O desenvolvimento é a parte do treinamento dos colaboradores com visão para o futuro e tem previsão de médio a longo prazo. Todo e qualquer processo que envolve uma capacitação que aumente as tarefas atuais do colaborador, ou até mesmo, pensar em novas atividades, são parte desta etapa.

O desenvolvimento envolve a progressão de carreira e a melhoria das habilidades e competências dos colaboradores. Além disso, inclui toda a formação e crescimento da liderança. Esta parte do processo pode ser considerada individualmente ou com a criação de um plano de ação para perfis ou departamentos.

Nesta etapa, algumas ações e objetivos podem ser considerados:

1) Rotação de cargos

Muitas pessoas têm desejos de buscar novos desafios dentro da empresa, ou até mesmo de ter novas funções. Por isso, é importante que existam processos que ajudem esses colaboradores a se capacitar e comunicar seus interesses. Dessa forma, é possível organizar um Plano de carreira que faça sentido e que seja realista. O colaborador ganha por ter novas possibilidades e a empresa ganha por ter profissionais multifuncionais.

modelo plano carreira

2) Progressão interna

Quando o colaborador não tem pretensão de mudar de departamento, é normal que ele queira crescer dentro da função que já exerce. Nestes casos, o plano de carreira deve estar voltado para a melhoria das habilidades que já possui e para a inclusão de outras que ainda precisa, sempre considerando as competências fundamentais para o seu setor.

O objetivo aqui é que esse colaborador vire cada vez mais especialista em sua função, aprimore seus resultados e chegue aonde deseja.

👉Avaliação de desempenho 360°:Dicas + Modelo para download

3) Mudanças e inovação

Mesmo que o colaborador seja experiente, é sempre necessário fazer mudanças dentro de qualquer departamento e tipo de trabalho. Quando isso acontece, todos devem acompanhar essas mudanças. Se a empresa está se desenvolvendo, os colaboradores também devem se desenvolver.

Dentro deste tipo de desenvolvimento, também cabem reciclagens, que relembram processos muitas vezes automatizados e que precisam ser relembrados para aumentar a atenção e percepção da equipe.

4) Orientação da liderança

Faz parte do desenvolvimento do colaborador ser orientado por seus gestores e pelo RH. O famoso feedback é essencial para o desenvolvimento de colaboradores. Este momento serve para estipular metas, alinhar expectativas e planejar os próximos passos na empresa.

Além disso, este acompanhamento faz com que o colaborador se dedique cada vez mais às tarefas do seu cargo, e que os gestores sejam mais consciente de como estão e o que querem seus colaboradores, podem exercer seu papel de liderança de forma mais efetiva.

👉 Líder Coach: O que é e como ajuda no desenvolvimento de equipes de alta performance?

Ferramentas e guias para Treinamento e Desenvolvimento

Alinhar técnicas, planejar processos e ter ferramentas que te ajudem a avaliar temas complexos são cruciais para uma criação de métodos de ensino de Treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Para que uma estratégia de T&D seja efetiva, é importante que o RH conte com as ferramentas e modelos corretos. Ebooks, workshop, templates, softwares... São muitas as opções! Para ajudar neste desafio, separamos alguns materiais para que o seu plano de Treinamento e Desenvolvimento inclua todas as etapas e esteja atualizado com as tendências de mercado. Confira a seguir e escolha o que mais vai te ajudar neste momento:

[Ebook] Treinamento e Desenvolvimento de pessoas PDF📖

Se você gostou das nossas dicas mas quer uma fonte de informações mais rápida e acessível, esta pode ser uma ótima opção. Neste Ebook, juntamos os principais pontos sobre os processos de T&D e indicamos as ferramentas que podem ser usadas para uma estratégia empresarial de sucesso.

Baixe este Ebook de forma gratuita, guarde para consultá-lo sempre que precisar e compartilhe estas ideias com seus colegas de equipe!

treinamento e desenvolvimento

[Workshop] Educação Corporativa: Como redesenhar a aprendizagem nas empresas? 🎧

Investir no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é cada vez mais importante. No entanto, é preciso planejar, organizar e, sobretudo, inovar na hora de treinar os funcionários. É neste contexto que a educação corporativa ganha cada vez mais força no mundo empresarial.

Neste workshop, Gustavo Brito, gerente de educação corporativa do Grupo Boticário, mostra, na prática, como podemos criar e aplicar estratégias de Educação corporativa nas empresas e quais são as tendências para esta área. Para quem quer saber mais sobre T&D, serve como o curso ideal sobre treinamento e desenvolvimento, indo além.

Assista ao workshop já e saiba como:

  • Otimizar processos de aprendizagem
  •  Organizar cursos e treinamentos em uma empresa
  • Conhecer ferramentas e práticas mais utilizadas no setor
  • Identificar necessidades e oportunidades de desenvolvimento dos funcionários
  • Analisar e avaliar resultados

Basta clicar abaixo para assistir ao workshop completo:

educacao corporativa curso

T&D à distância: Plataformas de EAD 📋

Outra vantagem dentro do universo do treinamento e desenvolvimento nas empresas é o ensino à distância. Esta tendência, que ganhou força durante a pandemia, ganha cada vez mais espaço no mercado. Este é um processo imprescindível para empresas que pretendem contratar aplicar Treinamento e desenvolvimento RH nos funcionários para trabalhar remotamente.

Uma tendência muito grande neste setor são as plataformas de ensino a distância (EAD) para treinamento corporativo. Isso porque muitos negócios começaram a investir nesse tipo de solução para realizar treinamento corporativo para automatizar o processo de transmissão de informações, por exemplo.

Para te ajudar a escolher as melhores plataformas, elaboramos uma lista das 6 plataformas EAD mais usadas pelas empresas.

📋 Veja aqui a lista de plataformas de ensino a distância (EAD) 

Treinamento e desenvolvimento: qual a importância?

Muitas vezes um colaborador é integrado à empresa e recebido por seu chefe direto. No entanto, é comum ficar a cargo deste profissional explicar o funcionamento da empresa, do local de trabalho, as ferramentas de comunicação, o software usado, e além disso, toda a rotina de trabalho.

E se somente de ler estas ações já ficamos cansados, é fácil compreender que este processo não deve ser feito de uma maneira informal, e muito menos, sem uma preparação prévia. Treinamento e desenvolvimento de pessoas é algo que deve ser muito bem organizado.

Com treinamentos adequados e planejamentos voltados para o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, podemos obter diversos benefícios. Veja alguns exemplos:

  • Aumento da produtividade
  • Melhoria de competências técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills)
  • Mais motivação no trabalho
  • Sentimento de reconhecimento e pertencimento
  • Mais agilidade para atingir metas
  • Maior interação entre a equipe

O Treinamento e desenvolvimento de pessoas é a chave para uma equipe eficaz e feliz. Por isso, pensar em como gerenciar e orientar os colaboradores tem sido cada vez mais importante para as empresas.

Os benefícios do treinamento e desenvolvimento nas empresas são diversos.  mas vale ressaltar que uma empresa que se preocupa em capacitar e desenvolver seu capital humano de forma organizada e pensada, já cria em sua base uma diversidade enorme de facilidades que serão refletidas tanto no dia a dia da empresa, como em seu futuro.

Como criar um plano de treinamento e desenvolvimento?

Ainda que muitos queiram encontrar um plano de treinamento e desenvolvimento pronto, o ideal é criar um do zero considerando as especificidades da empresa. Um plano de T&D não é algo generico, e por isso não pode ser simplesmente copiado. No entanto, a seguir destacamos algumas etapas importantes para a criação de um programa de treinamento e desenvolvimento que podem ajudar neste desafio:

1) Identificar necessidades 

O primeiro passo é mapear as necessidades da empresa. Como já vimos, estas necessidades mudam de acordo com o tamanho da empresa, perfil dos colaboradores e cultura organizacional. Dessa forma, a base do plano de treinamento e desenvolvimento também muda. Vejamos alguns exemplos:

  • Desenvolver competências
  • Incentivar práticas de gestão de pessoas
  • Estimular o trabalho em equipe
  • Conhecer novas ferramentas e sistemas
  • Preparar um funcionário para uma mudança de cargo

treinamento e desenvolvimento rh

2) Analisar resultados de avaliações e feedbacks

O próximo passo é analisar a opinião dos funcionários da empresa. É importante saber como cada um se sente, o que acha que pode melhorar e como pode ir mais longe dentro da organização.  Muitas vezes, determinadas áreas ou funções estão com uma performance abaixo do esperado e demandam um maior investimento em cursos e capacitação em dado momento.

Analisar os resultados das avaliações de desempenho permite identificar erros comuns que se repetem para mais de um membro de uma equipe. 

3) Definir objetivos

Agora é hora de definir os objetivos dos treinamentos. Com os objetivos definidos, o plano de treinamento e desenvolvimento fica mais claro e a seleção das ações, cursos e mudanças corporativas mais claros. Para isso, é possível definir objetivos a curto, médio e longo prazo. Aqui estão algumas questões para ajudar nesta etapa:

  1. Qual será o tipo de treinamento (presencial, remoto ou misto)?
  2. Quem serão os responsáveis pela organização do treinamento?
  3. Como vamos monitorar o desenvolvimento dos funcionários a partir de agora?
  4. É necessário contratar uma agência externa para isso?
  5. Quais materiais didáticos serão utilizados?

Treinamento e Desenvolvimento: Qual o papel do RH?

O treinamento e desenvolvimento de pessoas é um processo muito importante, e precisa que seja planejado. Por isso, é fundamental que haja uma área responsável por este processo.

Apesar de envolver também uma responsabilidade dos gestores, esse é um dos papéis do RH.  Os profissionais de Recursos Humanos precisam oferecer estas ferramentas de conhecimento e ajudar a liderança no desenvolvimento de suas competências e das competências do resto da equipe.

Além disso, o RH deve elaborar junto aos gestores os Planos de Carreira, promover atividades de integração, buscar as melhores opções de cursos para os funcionários e, por fim, identificar as oportunidades de desenvolvimento organizacional.

Para que isso aconteça, é preciso conhecer as diferentes teorias e técnicas, além de softwares que podem ajudar a deixar o processo mais moderno, dinâmico e eficaz no conceito de treinamento e desenvolvimento nas empresas.

Software de RH: Digitalização do T&D

Outra forma de implementar um programa de treinamento e desenvolvimento nas empresas é contando com a tecnologia. Hoje, já existem diversos sistemas e softwares capazes de ajudar neste processo.

Um software de RH, por exemplo, pode ser a solução.  Este tipo de programa automatiza a gestão dos treinamentos e, além disso, conta com outros recursos que podem ajudar no desenvolvimento dos colaboradores.

O software de RH Factorial é um desses exemplos. Este sistema all-in-one proporciona aos gestores e ao RH inúmeras funções, incluindo uma ferramenta completa para organizar os treinamentos e cursos da empresa. Além disso, é possível testá-lo na prática por 14 dias.

Nesta plataforma é possível:

  • Acompanhar todos os treinamentos planejados e em andamento na empresa
  • Verificar o progresso dos seus funcionários.
  • Extrair relatórios diversos sobre a empresa e colaboradores
  • Criar pesquisas de clima e avaliações de desempenho
  • Detalhar todos os custos de cada formação.
  • Solicitar o feedback dos colaboradores que participaram.
  • E muito mais!

Faça seu registro abaixo para saber como funciona e testar todos os recursos na prática !

software rh factorial

Texto escrito por: Marcela G. Morgado

Este artigo também está disponível em: Italiano, Mexican

Mariana P. é parte do time de Content Marketing da Factorial. Acredita que copywriting é mais do que contar histórias. É também diversificar conhecimento para que todos tenham acesso. Depois de viver em diferentes países e trabalhar com B2C e B2B, percebeu que o setor de Recursos Humanos é parte fundamental para a transformação e o crescimento das pessoas dentro de uma organização.

Postagens relacionadas

1 Comment

  • ola, gostei dos poste aqui encontrado por isso solicito mais informação no que tange RH e sobre avaliação de desempenho.

Deixe um comentário