Ir para o conteúdo

Software de recrutamento e seleção: por que sua empresa precisa de um

·
6 minutos de leitura
software de recrutamento e seleção

O processo de contratação de novos colaboradores é extremamente importante para o setor de RH, e para a empresa como um todo. Contar com um software de recrutamento e seleção e ATS que facilite e otimize esse processo pode fazer toda a diferença. Saiba por que a sua empresa precisa dessa solução.

O processo de Recrutamento e Seleção de Pessoas pode até parecer simples para quem não entende muito do assunto, mas isso está longe de ser verdade. Além de precisar estar sempre à frente da concorrência, a fim de conseguir os melhores talentos, os setores de RH e Departamento Pessoal devem encontrar as melhores ferramentas e práticas para o recrutamento dos profissionais de uma forma eficaz e simplificada.

Nesse sentido, ter acesso a um bom software de Recrutamento e Seleção é essencial, a fim de administrar com facilidade os candidatos durante todo o processo seletivo, extraindo relatórios dos dados mais importantes, criando formulários personalizados, adaptando os passos do processo seletivo às necessidades do Departamento Pessoal, e muito mais.

No artigo a seguir, confira por que um software de gestão de RH é ideal para otimizar o processo de Recrutamento e Seleção dentro da sua empresa, e quais são os benefícios de aplicar essa ferramenta no dia a dia dos profissionais de RH e Departamento Pessoal. Boa leitura!

Conheça uma tecnologia que automatiza e acelera todo o processo de Recrutamento & Seleção

performance

O que é o processo de Recrutamento e Seleção

Contar com um software ATS para a gestão de Recrutamento e Seleção é fundamental para otimizar processos dentro da empresa. Além, é claro, de ajudar a reduzir custos e aumentar a produtividade do setor de Recursos Humanos. 

O departamento de Recursos Humanos pode utilizar um software de gestão de RH e Recrutamento e Seleção para inúmeras funções.

Desde administrar informações dos candidatos durante o processo seletivo e criar formulários especializados, até automatizar respostas, oferecer feedbacks para os candidatos e melhorar a experiência do processo de Onboarding de novos talentos.

📽️ Veja no vídeo como funciona uma plataforma de recrutamento e seleção, como a da Factorial

Engana-se quem pensa que somente o setor de Departamento Pessoal se beneficia desse tipo de tecnologia. A verdade é que possuir um bom software de gestão de recrutamento pode melhorar significativamente os resultados, inclusive financeiros, da empresa como um todo. Entenda mais a seguir.

Solicite uma demonstração grátis do software de RH da Factorial e facilite o processo seletivo da sua empresa

Na hora de contratar: o que o RH deve saber

O processo de recrutamento, admissão e seleção de novos colaboradores é algo bastante comum para os profissionais de Departamento Pessoal e Recursos Humanos de uma empresa.

Contudo, mesmo que todas as diretrizes e boas práticas para um bom recrutamento estejam na ponta da língua desses profissionais, ainda é importante comentar sobre detalhes importantes a respeito desse processo.

Em geral, um bom processo de recrutamento leva em conta diferentes variáveis para a escolha do melhor candidato. Desde a análise das soft skills e das hard skills necessárias para a função em questão, até a construção de todas as etapas do processo seletivo, de acordo não apenas com as possibilidades da empresa, mas também com o orçamento de RH disponível.

A prática de recrutamento online se torna cada vez mais comum. O normal é que empresas realizem ao menos uma parte do seu processo de forma digital. Assim, é possível deixar o contato presencial para as etapas definidoras do processo.

Mas a verdade é que não existem regras. Portanto, cada setor de DP realiza o processo conforme faz sentido para a empresa, com diferentes ferramentas de recrutamento e seleção.

👉 Leia mais sobre Headhunter: quando contratar um para a sua empresa?

💻 Leia mais sobre Recrutamento interno: o que é e como aplicá-lo na sua empresa?

Passo a passo para o recrutamento de novos talentos

O setor de Departamento Pessoal também deve ter clareza a respeito das diferenças de cada processo. Ou seja, o que é o recrutamento e o que é seleção. O recrutamento é o momento de atrair os candidatos para a vaga aberta na empresa. Dessa forma, garantindo que esses profissionais sejam de fato qualificados para exercer o cargo em questão.

Por outro lado, a seleção é o processo de selecionar um candidato (entre todas as opções pré-selecionadas) para ocupar a função em aberto. Aqui, os profissionais de RH devem avaliar habilidades, competências e resultados obtidos pelo profissional durante todo o processo seletivo.

Como explicamos, as etapas do processo de admissão variam de empresa para empresa. Mas, em geral, são seguidas algumas diretrizes básicas, como:

testes recrutamento

A importância desse processo para a empresa

Obviamente, ter um processo estruturado para o recrutamento e seleção de pessoas traz diversos benefícios para uma empresa. Além da questão óbvia, ou seja, conseguir contratar os melhores profissionais do mercado para o cargo, possuir um processo seletivo padronizado pode reduzir o desperdício de tempo, recursos e orçamento da empresa.

👉 Perfil comportamental: O que é e como aplicar a metodologia DISC

Afinal, não tem nada pior do que passar por todo um processo de recrutamento com um possível colaborador, para ao final descobrir que, na verdade, ele não se encaixa na descrição da vaga ou não condiz com as expectativas da organização. É para evitar esse tipo de problema que existem as primeiras fases do recrutamento.

É por isso que dispor de um software de aquisição de talentos e gestão de RH durante este processo faz toda a diferença, e permite que a seleção de novos profissionais ocorra não apenas de forma mais rápida, mas também mais econômica.

📰 [Entrevista exclusiva] Recrutamento e Seleção especializado em TI, com Patrícia Duchnicky

Por que utilizar um software de recrutamento

Agora que falamos sobre o que é e a importância do processo de recrutamento e seleção, fica a dúvida: é realmente necessário utilizar um software ATS especializado durante este processo?

Nossa recomendação é que sim. Isso porque um programa de gestão de RH não apenas permite que o processamento de dados de cada candidato seja muito mais rápido e eficiente, como também auxilia o trabalho do recrutador durante todo o processo seletivo. 

Com o uso do Software de RH da Factorial, por exemplo, nossos clientes podem:

  • criar um portal de empregos personalizado
  • realizar a integração das vagas criadas no sistema com o LinkedIn
  • centralizar currículos e documentos
  • enviar carta proposta, feedbacks e todos os e-mails de forma automatizada para os candidatos
  • extrair relatórios com informações importantes
  • e muito mais!

Além disso, com o uso de um bom software de Recrutamento e Seleção de Pessoas você poderá replicar as mesmas informações e processos utilizados no passado para futuras vagas, facilitando muito a vida do profissional de RH. 

E o melhor: todas as informações estão todas cadastradas de forma integrada em uma só plataforma. Isso permite, por exemplo, incluir os gestores da empresa durante todo o processo de seleção. Tudo sem complicações e de forma totalmente transparente.

✅ Como encontrar o melhor software de recrutamento e seleção do mercado

Por fim, após entender como funciona um software de gestão de RH e como ele pode ajudar os profissionais da sua empresa durante o processo de Recrutamento e Seleção, resta a pergunta: como encontrar o melhor software de recrutamento e seleção do mercado?

Em geral, o que a empresa deve observar são as funcionalidades de cada software de ATS, certificando-se de que o serviço oferecido realmente atenda às necessidades e obrigações dos setores de RH e Departamento Pessoal. Afinal, existem muitas ferramentas de recrutamento e seleção disponíveis.

Um bom software de RH não apenas permite o cadastramento de informações de forma centralizada, mas também facilita os processos e fluxos do setor de Recursos Humanos durante o dia a dia.

Não apenas na questão do Recrutamento e Seleção, mas também na gestão financeira, na elaboração de folhas de pagamento, na gestão de prazos e automatização de pedidos de férias, e muito mais.

Conheça o Software de RH da Factorial

Com a plataforma de Recrutamento e Seleção da Factorial RH, você pode:

  • administrar os candidatos durante todo o processo de seleção;
  • criar formulários personalizados;
  • automatizar respostas enviadas nas suas ofertas de recrutamento e seleção;
  • melhorar a experiência dos candidatos e do processo de Onboarding de novos talentos;
  • oferecer feedbacks com envios automáticos;
  • criar planilhas de e-mail com múltiplas variáveis;
  • responder a seus candidatos com mais eficiência;
  • incluir gestores para realizar ações e visualizar informações de candidatos durante todo o processo de seleção;
  • enviar carta proposta de emprego, e-mails de agradecimento e retorno do processo de forma automatizada;
  • e muito, muito mais!

✅ Experimente o software de RH da Factorial de forma gratuita durante 14 dias e transforme a gestão de pessoas da sua empresa

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados