Ir para o conteúdo

Calibragem na avaliação de desempenho: entenda como funciona [+ Modelos grátis]

·
6 minutos de leitura
calibragem na avaliacao de desempenho

Sua empresa possui o processo de calibragem na avaliação de desempenho dos colaboradores? Caso não, saiba que essa é uma etapa muito importante da avaliação de desempenho individual.

Esse fato se deve a existência de padrões e visões distintas entre os gestores que avaliam os profissionais. Afinal, cada um tem sua própria forma de enxergar o cenário e alguns podem ser mais severos e outros mais leves.

A calibração atua como fator essencial para eliminar injustiças e estimular o colaborador a melhorar sua performance. Desse modo, para garantir um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo é preciso seguir todas as etapas, incluindo a calibragem.

Quer entender mais sobre este assunto? Continue a leitura e descubra todas as informações necessárias para adquirir bons resultados nas avaliações de desempenho da sua empresa.

✅ Conheça uma tecnologia que pode ajudar no processo de calibragem da avaliação de desempenho

performance

O que é calibragem na avaliação de desempenho?

A calibragem é uma etapa fundamental da avaliação de desempenho, ela está entre a atribuição de notas e o feedback. Seu propósito é garantir que haja padronização no processo de análise dos resultados para que ninguém se prejudique.

Isso acontece porque cada gestor tem uma forma de medir os resultados e, em alguns casos, pode pesar a mão e em outros não. Para não haver essa disparidade, as empresas costumam criar comitês de calibração.

Assim, os profissionais encarregados da calibragem revisam as notas e/ou conceitos para encontrar resultados mais justos e igualitários. Por fim, é possível que as decisões sejam tomadas com mais legitimidade em relação a:

Portanto, a calibragem da avaliação de desempenho contribui para os gestores aplicarem padrões similares para todos os colaboradores.

✅ A maneira mais fácil de garantir que esse processo funciona é usando a automação. Confira a seguir o video que preparamos para você, usando o software da Factorial como exemplo 👇

botao demo

Como a calibragem na avaliação de desempenho funciona?

Como dito, a calibragem na avaliação de desempenho funciona como um ajuste nos critérios de análise. Para isso, as pessoas envolvidas no comitê precisam ter inteligência emocional ao lidar com a mensuração dos resultados.

Diante disso, a responsabilidade por dar início ao processo da calibração é da área de Recursos Humanos. Esses profissionais determinarão quem irá compor o comitê, sendo normalmente:

  • Consultor de RH;
  • Dono do comitê (líder dos gestores);
  • Gestores dos colaboradores que terão suas notas calibradas.

Assim, um ponto interessante é a possibilidade de reunir pessoas de diferentes níveis hierárquicos da empresa. Isso promove uma visão ampla e transparente de todo o processo relacionado à calibração, tornando o resultado para a avaliação de desempenho mais criteriosa.

Consideremos um exemplo prático para entender como ocorrem essas reuniões e as decisões tomadas:

  • A gestora Sabrina é conhecida por ser mais exigente no seu setor e avaliou a liderada Laís com “atende as expectativas”;
  • Já a gestora Sophia avaliou sua liderada Ana Clara com “acima das expectativas”;
  • Contudo, Sabrina sabe que Laís tem um desempenho superior ao de Ana Clara;
  • Portanto, ela deve apresentar resultados e comportamentos para embasar a discussão e encontrar uma solução equilibrada para a situação.

Qual a importância de fazer a calibragem na avaliação de desempenho?

Trazer resultados justos no feedback da avaliação de desempenho garante que a empresa conseguirá reter seus talentos. No entanto, a ausência de calibragem, quando se faz necessária, pode desencadear situações desagradáveis, por exemplo, absenteísmo e turnover.

Em alguns casos, o resultado da avaliação acaba não satisfazendo o colaborador e gerando conflitos internos. A indignação em relação a uma nota ou conceito é comum, apesar de não ser nada positivo.

Afinal, a existência de favorecimento ou ruídos acaba criando problemas que levam até mesmo ao desligamento do colaborador. É nesse ponto que a calibragem ganha mais destaque, ao reduzir o poder dos gestores imediatos.

Lembrando que o papel do RH não deve ser negligenciado e os profissionais do comitê precisam redobrar a atenção ao pesar as notas da avaliação. 

Você já definiu como fazer a avaliação de desempenho da sua empresa? Nós, da Factorial, te oferecemos um modelo de questionário e um modelo de Matriz Nine Box para ajudar nesse processo.

📋 Faça o download gratuito e encontre as ferramentas para uma análise completa dos seus colaboradores 📥

avaliacao desempenho questionario matriz 9 box

Que benefícios a calibragem na avaliação de desempenho traz?

Você, como gestor, já consegue entender a importância de calibrar o resultado das avaliações de desempenho? Caso ainda existam dúvidas, listaremos os principais benefícios que esse processo oferece para o sucesso da sua empresa. 

Confira, na sequência:

  • Justiça: com a calibração você consegue garantir que o resultado está sendo justo e imparcial, evitando discriminações e outros conflitos;
  • Consistência: os avaliadores conseguem definir critérios precisos para mensuração do resultado e estes são aplicados igualmente para todos;
  • Transparência: com a definição dos critérios e a estruturação do comitê, a empresa torna esse processo mais transparente e compreensível para os colaboradores;
  • Identificação de oportunidade de desenvolvimento: os resultados da calibração garantem que os gestores percebam mais oportunidades para o desenvolvimento dos profissionais, possibilitando a criação de um PDI, por exemplo.

Como realizar uma reunião de calibragem: passo a passo

Para realizar uma reunião de calibração eficiente é importante definir alguns critérios e seguir alguns passos. Isso garante que haja consistência e objetividade na solução para conflitos de notas e conceitos.

A seguir, apresentaremos algumas dicas para te ajudar a realizar essa reunião do comitê de calibragem.

1. Defina o objetivo da reunião

O primeiro passo para a calibragem é definir os critérios utilizados para validar as notas e conceitos. Portanto, o RH precisa definir o que será considerado na avaliação de desempenho.

2. Convoque os avaliadores

Marque a reunião com antecedência para que todos os avaliadores possam participar da calibragem. Não deixe de encaminhar um cronograma com as datas e critérios. Se necessário, peça ao RH para promover um treinamento aos profissionais envolvidos.

3. Explique a importância da calibração

Garanta que todos estão cientes da importância de fazer a calibração da avaliação de desempenho. Deixe claro que o resultado trará contribuições significativas para toda a empresa e deve ser efetuado com precisão.

Ranqueie os colaboradores de mesmo cargo

Para facilitar a comparação durante a calibragem, certifique-se de que, mesmo em equipes diferentes, aqueles com mesmo cargo estarão agrupados. Desse modo, é possível entender com mais facilidade quais profissionais estão na média, ou acima, ou abaixo.

4. Exemplifique com casos práticos

Trazer exemplos e dados sólidos pode contribuir significativamente no processo de calibragem. Lembra do exemplo que disponibilizamos anteriormente? A gestora precisou comprovar sua oposição ao resultado com informações confiáveis.

5. Promova um debate

Após a apresentação dos dados é indicado que haja um debate para alinhar os critérios de cada colaborador. O objetivo é encontrar um consenso para o resultado ser justo para todos os avaliados.

6. Estabeleça planos de ação

Ao final da reunião, com todos os resultados concluídos, estabeleçam um plano de ação para a aplicação de todos os critérios. Assim, você, como gestor, poderá tomar decisões mais assertivas em relação ao crescimento dos seus colaboradores.

Quais desafios podem ser encontrados no processo de calibragem da avaliação de desempenho?

O principal desafio é conseguir promover uma avaliação com resultados igualitários e a redução de conflitos. Isso porque, quem deu a nota provavelmente defenderá sua escolha e criará argumentos coerentes.

Por conta disso, mais uma vez reforçamos o papel do profissional de RH como intermediador no diálogo de calibração. Desse modo, podemos apontar alguns vieses que desafiam a atividade de calibração na avaliação de desempenho:

  • Confirmação: trazer evidências que comprovem as opiniões já formadas;
  • Efeito halo: faz uma avaliação completa baseada em apenas uma característica;
  • Recência: se baseia apenas em eventos que aconteceram recentemente;
  • Atribuição: utiliza a ausência de competências como responsável por resultados ruins;
  • Autoridade: por cargo, qualificação ou título como prova da competência;
  • Afeição: confere avaliação positiva por ter mais afinidade com determinado colaborador.

O melhor caminho é adotar uma postura investigadora e analisar o processo de avaliação. Assim, poderá identificar os conflitos e irregularidades para tornar a calibragem efetiva.

Por último, um dos maiores desafios é conseguir lidar com tantas informações necessárias, reunir pessoas e enviar comunicados. Nesse momento, a tecnologia se faz a aliada perfeita com softwares e ferramentas que centralizam e documentam dados.

O software para RH da Factorial automatiza todas essas tarefas para você e possibilita uma avaliação de desempenho transparente. Faça a gestão dos talentos com nossa plataforma e tome as melhores decisões em relação ao futuro de cada profissional.

✅ Transforme o setor de Recursos Humanos com a Factorial, solicite uma demonstração do nosso sistema agora mesmo!

botao demo

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados