Ir para o conteúdo

Como diminuir a síndrome de impostora em mulheres líderes ♀️

·
4 minutos de leitura
síndrome de impostora

Será que sou boa o suficiente para este cargo?”

“Quando vão se dar conta de que escolheram a pessoa errada?”

“Será que me deram os parabéns por educação?

Esses questionamentos são sussurrados pela voz da síndrome de impostora. Eles chegam aos ouvidos e permanecem na cabeça de muitas mulheres. Conforme vão assumindo cargos de liderança, com mais responsabilidades, esse tipo de pensamento se torna mais alto e mais frequente. E sim, falamos de síndrome de impostora, no feminino.

Um estudo realizado pela KPMG, intitulado Women’s Leadership Summit Report, apontou que 81% das mulheres executivas pesquisadas acreditam colocar mais pressão sobre si mesmas do que os homens, buscando evitar fracassos a qualquer custo. Outro estudo realizado pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, mostrou que 70% das entrevistadas, todas executivas influentes, se sentem “uma fraude”.

Conforme aumenta a responsabilidade, aumenta também a insegurança. Mulheres em cargos de liderança é algo, infelizmente, muito recente. Por isso, ainda não existem muitos exemplos e referências próximas. Isso aumenta o sentimento de insegurança e faz surgir uma necessidade nas mulheres líderes de provar constantemente que merecem estar onde estão.

É a união desses fatores que desencadeia fenômenos psicológicos como a síndrome de impostora. O que fazer quando surge esse sentimento? O mais importante não é tentar lutar contra ele, mas aceitá-lo e entender que é fruto de uma percepção que não corresponde à realidade.

Por isso, neste 8 de março, Dia da Mulher, a Factorial decidiu fazer uma homenagem às nossas gestoras, gerentes, coordenadoras e líderes femininas, para lembrá-las do papel essencial que exercem todos os dias.

Felizmente, cada vez mais mulheres vêm ocupando cargos de liderança no mundo corporativo. Contudo, elas ainda enfrentam muitas barreiras sociais que limitam seu progresso. Portanto, por mais que este sentimento impostor seja algo individual, é responsabilidade das empresas criar um ambiente justo e saudável para minimizá-lo.

Como? Um bom começo está em acabar com ideias e pensamentos ultrapassados, e oferecer oportunidades e direitos trabalhistas iguais a todos — sim, é óbvio, mas, infelizmente, o óbvio ainda precisa ser dito.

💡 Você sabe como seus colaboradores enxergam a sua empresa? Baixe grátis nossa Pesquisa de Clima Organizacional e descubra

Neste artigo, trazemos 6 ações para ajudar as empresas a criar um ambiente mais justo e saudável, para que cada vez mais empreendimentos sejam lugares de inclusão, de igualdade e de respeito.

6 ações para ajudar a diminuir a síndrome de impostora na sua empresa

Fomentar a liderança feminina

Mulheres inspiram outras mulheres. Logo, mulheres em cargos de liderança inspiram novas líderes. Se, na sua empresa, a maioria dos cargos de gerência é preenchida por homens, reveja e repense o porquê disso. É realmente por falta de habilidade e ausência do perfil adequado em mulheres, ou é por machismo e preconceito?

Oferecer cursos e capacitações profissionais

Sim, as mulheres podem e sabem “se virar sozinhas”. Isso não quer dizer que elas não precisam ser valorizadas por meio de ações concretas, como a oferta de cursos e capacitações profissionais. Isso mostra que a empresa acredita no potencial das suas colaboradoras e, por isso, está investindo nelas.

👩‍🦰 Veja mais dicas de ações — não clichês — para o Dia da Mulher nas empresas

Garantir igualdade salarial e de crescimento

Essa ação é a mais óbvia de todas e dá até vergonha ter que citá-la. Porém, infelizmente, sabemos que muitas empresas ainda não oferecem direitos e oportunidades iguais a homens e mulheres. Por isso, além de garantir isso na sua empresa, ofereça uma comunicação interna transparente, com um plano de carreira desenhado que demonstre a equidade salarial entre gêneros.

webinar igualdade de gênero

Oferecer benefícios e garantir os direitos trabalhistas

Além de garantir os direitos trabalhistas básicos, como férias, FGTS, 13º salário e licença-maternidade, também é bem-vindo oferecer outros benefícios corporativos. É fundamental que as mulheres da sua empresa sintam e saibam que não precisam abandonar suas vidas profissionais para investir nas suas vidas pessoais, e vice-versa.

Criar um espaço de trabalho seguro

Os problemas enfrentados pelas mulheres nos ambientes de trabalho vão muito além da desigualdade salarial. Certas coisas que elas são obrigadas a passar não aparecem em nenhuma folha de pagamento ou relatório.

É essencial possuir um canal de denúncias à disposição da sua equipe de trabalho. Ademais, é preciso garantir e mostrar que o processo de denúncia é seguro, anônimo e com os dados do denunciante totalmente protegidos e cifrados.

Como colocar as ações em prática na sua empresa

Antes de colocar as ações em prática, é preciso fazer uma análise do cenário atual da sua empresa.

O software da Factorial oferece ferramentas para que você possa avaliar a distribuição de gênero no seu empreendimento. Ele gera automaticamente relatórios que mostram a porcentagem de homens e mulheres por equipe, ou os valores salariais por gênero, entre muitas outras opções de filtro.

distribuição de gênero factorial

Tudo isso para que você possa compreender como está a estrutura da sua empresa em diversidade de gênero e igualdade salarial. Assim, pode tomar as devidas providências.

Ademais, o software também possui um canal de comunicação interna efetivo e transparente. Ferramentas para avaliar e desenvolver seus colaboradores da melhor maneira também estão disponíveis.

💡 Conheça todas as funcionalidades do software da Factorial

Uma boa mudança começa com uma boa análise. Conte com a Factorial para te ajudar a promover a igualdade na sua empresa.

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados