Ir para o conteúdo

Engajamento de equipe: qual a importância e o papel do RH

·
6 minutos de leitura
engajamento de equipes

Vários fatores influenciam no engajamento de equipe, mas não podemos negar: o RH tem um papel fundamental neste processo. Embora não esteja “sozinho” neste desafio, é deste setor que partem as principais ações para manter o time engajado, mais produtivo e feliz com o trabalho.

Acontece que, tão desafiador quanto o engajamento dos colaboradores, é inovar neste aspecto. Afinal, cada empresa possui as suas especificidades e perfis de funcionários diferentes

A boa notícia é que, com apoio do software de Recursos Humanos da Factorial, é possível criar ações efetivas e criativas para manter o engajamento da equipe.

Neste conteúdo, conheça algumas funcionalidades desta tecnologia e entenda melhor o papel do RH neste processo.

Desejamos uma excelente leitura!

Conheça uma tecnologia que pode ajudar no engajamento da sua equipe

performance

Qual é a importância do engajamento de equipe?

Uma equipe engajada é importante para que uma empresa alcance os melhores resultados. Afinal, colaboradores motivados têm o máximo de comprometimento com as suas atividades e realizam entregas de qualidade, mas com leveza e felicidade. 

Isso acontece porque o time compartilha dos mesmos valores daquela organização. O senso de pertencimento também é elevado e todos estão conectados com o propósito do negócio. Afinal, uma equipe engajada sente orgulho da empresa e do seu trabalho.

👩🏼‍💻 Chief Happiness Officer: saiba tudo sobre o cargo que cuida da felicidade e satisfação dos colaboradores

Quais são os resultados obtidos pela empresa com o engajamento de funcionários?

Além da alta produtividade que citamos, existem outros benefícios do engajamento dos colaboradores. Confira os principais:

  • Divulgação da imagem positiva da empresa no mercado, o que ajuda a atrair talentos;
  • Excelente clima organizacional;
  • Maior compreensão diante de possíveis de desafios da empresa;
  • Alto senso colaborativo, com colaboradores engajados que ajudam uns aos outros de forma proativa; 
  • Independência e mais autonomia para realização das tarefas;
  • Ausência do comportamento quiet quitting (demissão silenciosa); 
  • Cumprimento da política da empresa. A equipe engajada também identifica e sabe o que fazer quando outro colaborador não tem a mesma postura; 
  • Índices menores de absenteísmo e turnover; 
  • Menos custos com demissões e contratações;
  • Boa comunicação entre o time;
  • Facilidade da equipe para receber, absorver e oferecer feedbacks.

💡 Faça uso do software da Factorial para engajar os colaboradores e otimizar sua comunicação interna

Entenda quais são os principais fatores que impactam o engajamento de uma equipe

dinâmica de engajamento de equipe

Como também mencionamos, manter um time motivado é um grande desafio. Para superá-lo, é indispensável conhecer os principais fatores que influenciam no engajamento. Veja quais são: 

  • Perfil do colaborador. Se uma empresa com uma cultura colaborativa contrata um funcionário com foco em resultados, mas extremamente competitivo, por exemplo, a interação com a equipe certamente não será positiva e o engajamento será prejudicado; 
  • Vida fora do trabalho; 
  • Benefícios oferecidos além do salário, como participação nos lucros, jornada flexível, day off, etc; 
  • Organização dos processos e do fluxo de trabalho na empresa; 
  • Investimentos da empresa para otimizar as atividades, como adquirir novas ferramentas;  
  • Lideranças maduras e preparadas;
  • Transparência e clareza na comunicação da empresa com o time; 
  • Estímulos à interação saudável entre os colaboradores, como dinâmicas de grupo;
  • Condições para crescimento e desenvolvimento na carreira

📋 Faça o download gratuito do modelo de eNPS e identifique o nível de satisfação dos seus colaboradores 📥

calculo enps

O importante papel do RH no engajamento de equipe

Podemos dizer que o RH é o ponto focal do engajamento de equipe. É deste setor que partem as principais ações para retenção de talentos e manutenção de um time motivado.  

Para isso, esses profissionais precisam trabalhar lado a lado das lideranças e dos colaboradores. O objetivo é identificar o que pode ser ajustado para manter e até mesmo desenvolver o engajamento na empresa.

Destacamos algumas dicas que podem ajudar o RH neste processo: 

    • Construir um processo sólido e humanizado de recrutamento e seleção, com atenção especial à fase de análise do fit cultural. Afinal, este é o momento para captar talentos alinhados com a missão, visão e com os valores da empresa; 
    • Desenvolver etapas de onboarding assertivas para que o colaborador já se sinta parte da organização; 
    • Criar e acompanhar os resultados de ações para reforçar a cultura organizacional da empresa; 
    • Estimular a proximidade entre o RH e as lideranças; 
    • Desenhar planos assertivos de crescimento ao time.

👇 Baixe nosso teste de fit cultural para sua empresa

teste fit cultural

5 ações de melhoria: como aumentar o engajamento de equipe

Agora que já relembramos o que impacta no engajamento e sobre o papel do RH nesse aspecto, vamos à prática: selecionamos algumas ações interessantes para deixar o time mais engajado. 

Você também vai conferir como o software de Recursos Humanos da Factorial ajuda os gestores e demais profissionais de RH neste desafio. Confira!

1. Crie uma comunidade aberta a diálogos e debates

Para ter um time engajado, os colaboradores precisam se sentir seguros o suficiente para expressar seus sentimentos, motivações, opiniões e receios. Nada melhor do que apostar em um ambiente online para estimular essas interações. 

Com o software de Recursos Humanos da Factorial, isso é possível! Afinal, essa tecnologia permite a criação de comunidades e funciona basicamente como uma rede social corporativa. Enviar mensagens para grupos específicos e divulgar fotos são algumas das funcionalidades dessa ferramenta.

Dessa forma, além de servir como um excelente meio para reforçar a comunicação interna, times diferentes podem interagir a partir de afinidades. Bem interessante, concorda?

💡 Tenha um Software de RH que centralize os processos e ajude seu time no gerenciamento mais simplificado

2. Promova eventos para integração da equipe

engajamento de equipes

Os eventos deixam o clima organizacional da empresa mais leve, motivam os colaboradores e promovem um ambiente de troca que vai além das relações de trabalho. Hoje, com a popularização do home office, é possível criar comemorações até mesmo online. 

No software da Factorial, o time de RH pode criar e divulgar eventos e comunicados para toda a empresa ou para comunidades específicas. Outra característica é enviar notificações por e-mail e inserir comentários, semelhante às redes sociais. 

📍 Endomarketing: 8 exemplos para o RH aplicar na empresa [+ Modelo de Plano de Comunicação Interna] 

🎥 Veja um exemplo que existe dentro do software de RH da Factorial:

botao demo

3. Valorização de atitudes individuais

O engajamento caminha junto à valorização. Isso porque, colaboradores que não se sentem reconhecidos são dificilmente engajados na empresa. Nesse contexto, as atitudes individuais precisam ser destacadas e valorizadas

Para colocar essa ação em prática, o RH pode pensar em ações como funcionário destaque do mês, e bônus e prêmios criativos para metas alcançadas.

Vale reforçar que, independente do que for definido, é essencial que os direcionais sejam repassados de maneira clara. Abrir espaço para sugestões também é muito importante. 

4. Incentive o desenvolvimento individual

É normal que alguns colaboradores tenham um maior interesse em desenvolver do que outros. Contudo, se uma empresa deseja manter uma equipe engajada, é indispensável que o Recursos Humanos desenvolva, em parceria com as lideranças, boas práticas que incentivem o desenvolvimento individual. 

Pagar ou oferecer descontos para compra de cursos, workshops, palestras e até livros são alguns exemplos. É interessante, inclusive, montar planos de desenvolvimento personalizados.

O software de recursos humanos da Factorial possui uma funcionalidade que permite a gestão dos treinamentos. Com ela, é possível acompanhar a evolução das competências dos colaboradores. Outra vantagem é registrar todas as informações das reuniões one-to-one

Com isso, de um lado, o colaborador ficará mais motivado, o que influencia diretamente no engajamento; do outro, a empresa contará com um time altamente capacitado e atualizado.

⬇️ Baixe grátis: [eBook] Treinamento e Desenvolvimento Empresarial

5. Utilize uma ferramenta para medir o engajamento de funcionários

dinâmica para engajamento de equipe

Oferecer condições para o desenvolvimento do time é importante, mas também é essencial monitorar os resultados, como mencionamos. Ao fazer isso, o próprio colaborador terá a clareza sobre o que precisa melhorar, seus pontos fortes e por onde começar. 

Sem contar que, ao saber que seu crescimento será acompanhado, o compromisso com as atividades propostas será bem maior. 

Aqui vale reforçar o papel do RH junto aos líderes no sentido de analisar se o que foi desenhado faz realmente sentido, se os prazos estão alinhados e se o plano é viável. Do contrário, ao invés de motivar o colaborador, o efeito pode ser reverso e ele pode não reconhecer a importância de tais ações. 

Até aqui, você já conferiu algumas vantagens do software de Recursos Humanos da Factorial. Além de ajudar no engajamento de equipe e funcionários na comunicação interna, nossa tecnologia otimiza várias tarefas relacionadas à gestão de pessoas, como avaliação de desempenho, recrutamento e seleção, onboarding e offboarding.

Isso tudo sem contar com as funcionalidades de departamento pessoal, jurídico e financeiro, como controle das férias, folha de pagamento, assinatura digital e muito mais.  

Com tudo automatizado, várias atividades manuais são eliminadas e os processos ficam produtivos. Dessa forma, o time de RH e o Departamento Pessoal podem focar em tarefas mais estratégicas e menos operacionais, que agregam valor à empresa e aos colaboradores. 

👩🏼‍💻 Gostou? Peça agora uma demonstração gratuita e veja na prática como funciona o software de Recursos Humanos da Factorial! 

Durante 14 dias, você terá acesso grátis a mais de 30 funcionalidades e descobrirá uma nova forma de gerenciar seu RH. Peça a sua demonstração agora!

botao demo

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados