Ir para o conteúdo

Capacitação profissional: o que é e como aplicar na sua empresa

·
6 minutos de leitura
capacitação profissional

Sua organização oferece capacitação profissional para os colaboradores? Se a resposta for não, saiba que investir no crescimento das pessoas é essencial para melhorar a produtividade e o clima organizacional de qualquer empresa. 

Com tantas evoluções e novos conceitos surgindo todos os dias, deixar os trabalhadores estagnados não é uma opção. Para que sua empresa permaneça ativa no cenário competitivo, é preciso cuidar dos principais responsáveis pela produção: as pessoas.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com a importância da capacitação profissional na atualidade e formas de aplicá-la. Ao longo do artigo, mostraremos quais os benefícios desta prática, exemplos de capacitação e muito mais.

Então, acompanhe!

Descubra uma tecnologia que pode te ajudar na capacitação profissional de seus colaboradores

performance

O que é capacitação profissional?

A capacitação profissional é um processo oferecido pelas empresas para os colaboradores desenvolverem habilidades e competências específicas. O objetivo é melhorar o desempenho de suas atividades, tornando-as mais eficientes e independentes.

Desse modo, o colaborador aprimora sua performance, colocando-se em um lugar estratégico na empresa e no mercado de trabalho. Ou seja: quando a empresa disponibiliza a capacitação, ela está reconhecendo os esforços aplicados e incentivando o crescimento profissional da sua equipe.

Entre as principais frentes de capacitação profissional, podemos destacar a aquisição de conhecimentos técnicos, habilidades práticas e valores considerados relevantes para sua profissão. 

Afinal, a capacitação também considera o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como liderança, comunicação, trabalho em equipe e inteligência emocional.

Para isso, os profissionais de RH podem propor diferentes formas de ensino, como:

📖 [Workshop] Educação Corporativa: Como redesenhar a aprendizagem nas empresas?

Como aplicar a capacitação profissional na sua empresa

A capacitação profissional é uma responsabilidade dos profissionais de RH, desde a elaboração, até a execução e o acompanhamento. No entanto, para que este seja um processo eficiente, a área precisa contar com a tecnologia como aliada.

Um software de RH permite que o setor automatize diversas tarefas operacionais, otimizando o tempo da equipe. Desse modo, o RH se torna mais estratégico e focado no desenvolvimento dos colaboradores.

👩🏼‍💻 A Factorial dispõe de um software para gestão de pessoas completo no mercado e que facilita o treinamento dos profissionais. 

Em nossa plataforma, você pode criar treinamentos para seus colaboradores e ainda pode monitorar o progresso de cada profissional. Além disso, é possível customizar as tarefas e alinhar tudo isso com os planos de cada colaborador ou equipe.

Veja como é a interface no software da Factorial e, na sequência, confira as funcionalidades da Gestão de Treinamentos:

a importância da capacitação profissional na atualidade

  • Você consegue acompanhar seus projetos de formação empresarial e ainda ter controle sobre os custos;
  • Tanto gestor quanto RH podem criar um sistema de gestão de aprendizagem próprio, se adaptando às necessidades da empresa e do colaborador;
  • Acompanhe os status das reuniões One on One, revise anotações, planeje as conversas e armazene informações.

Com a Factorial, você pode gerenciar ainda todo o setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal com uma única plataforma!

🎥 Assista ao vídeo e descubra como nosso software para Recursos Humanos é completo:

✅ Quer oferecer uma capacitação profissional completa para seus colaboradores e ainda transformar a gestão de RH da empresa? Solicite uma demonstração gratuita do software e alcance o sucesso!

botao demo

Qual a importância de capacitar seus colaboradores?

Capacitar os colaboradores é uma estratégia muito benéfica para o desenvolvimento da própria empresa. Isso porque, ao investir no seu capital humano, você qualifica e aumenta a chance de reter esses talentos

Ainda, é necessário que a área de RH inove na gestão de pessoas para se adaptar às mudanças que surgem. Desse modo, além de estar reconhecendo a importância dos seus colaboradores, você estará criando um ambiente de trabalho engajado e produtivo.

capacitação profissional exemplos

Para te provar que muitos líderes já estão investindo na capacitação profissional das equipes, trouxemos números do Talent Trends 2023. Confira, abaixo, alguns dados que a Randstad colheu nesta pesquisa:

  • 76% dos gestores consideram a experiência proporcionada aos colaboradores como um dos tópicos mais importantes dos últimos 12 meses;
  • 71% dos líderes entrevistados também reforçaram que estão criando planos de ações específicos para incentivar o futuro desses profissionais;
  • 74% das empresas apontaram que já estão investindo em tecnologias para análise de dados, criando uma gestão baseada em People Analytics.

Quando questionados sobre como estavam promovendo essas mudanças e capacitações, os resultados foram os seguintes:

Agora que você já compreende a importância da capacitação profissional na atualidade, o que acha de se aprofundar na questão dos treinamentos?

📖 Baixe agora um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para aplicar na sua empresa 👇

pdi

Principais benefícios da capacitação profissional

Até aqui, explicamos o que é capacitação profissional, como funciona e qual sua importância. Agora, apresentamos os benefícios desse processo. 

Cada organização pode experimentar vantagens específicas, dependendo de suas necessidades e objetivos. O investimento é uma estratégia inteligente, que traz retornos positivos para o desenvolvimento da equipe e o crescimento do negócio.

Afinal, a felicidade corporativa é alcançada quando se promove qualidade de vida, saúde e bem-estar para todos. 

A seguir, confira as vantagens de investir na capacitação profissional de seus colaboradores.

Retenção de talentos

Ao investir em capacitação para seus colaboradores você estará desenvolvendo ações para reter esses talentos. Os profissionais valorizam as oportunidades de aprendizado oferecidas pela organização, aumentando a satisfação pelo trabalho e a fidelidade com sua empresa.

Por consequência, a qualidade do serviço prestado também melhora, assim como a confiança dos colaboradores com seus gestores.

Ademais, a capacitação profissional estimula a criatividade e a inovação para resolver os desafios do dia a dia.

📝 Teste de Motivação no trabalho [Excel] ⬇️

teste de motivacao no trabalho

Motivação e engajamento dos colaboradores

O reconhecimento profissional por meio do incentivo ao desenvolvimento deixa os colaboradores mais motivados para o trabalho. Isso ocorre porque eles se sentem valorizados, o que pode aumentar o engajamento dos times e também a produtividade.

Além disso, a motivação e o engajamento são fatores essenciais para o fortalecimento do clima organizacional de uma empresa. A criação de um ambiente positivo, que promove a colaboração e troca de conhecimentos entre os membros da equipe, é essencial para o bom relacionamento do time. 

🎥 Assista ao vídeo abaixo para saber como promover o engajamento dos seus colaboradores utilizando o software da Factorial ⬇️

botao demo

Redução de custos

Quanto mais capacitados seus colaboradores, menor é a probabilidade de existirem falhas e problemas no processo de trabalho. Assim, há economia de tempo e recursos em retrabalho, aumentando a eficiência das atividades.

Esses esforços, quando aliados com as novas tecnologias, por exemplo, um software para gestão de RH, reduzem ainda mais os custos com o retrabalho.

💡 Teste grátis o software de RH da Factorial por 14 dias

o que é capacitação profissional

Diferencial competitivo para a empresa

O investimento em capacitação profissional reflete diretamente na imagem que sua empresa passa ao mercado. 

Uma boa reputação contribui para atrair cada vez mais trabalhadores qualificados e clientes em potencial. Portanto, esse programa deve estar incluído no seu Employer Branding como um diferencial competitivo.

Melhora na comunicação interna

Treinamentos focados na comunicação interna e meios de torná-la eficaz são excelentes opções de se incluir aos planos de desenvolvimento. Esse aprimoramento garante uma transparência maior entre os setores, colaboradores e gestores.

Por fim, o fluxo de informações fica mais claro, aumentando a colaboração entre os profissionais.

📩 Baixar modelo de Plano de comunicação interna grátis 👇

comunicacao interna

Fortalecimento da liderança

A capacitação profissional não fica limitada apenas aos colaboradores, ela também pode incluir programas para o desenvolvimento das lideranças

Como resultado, os líderes se tornam mais ágeis ao enfrentar desafios e conseguem tomar decisões eficazes. Eles também podem inspirar seus colaboradores, mostrando que todos estão em um aprendizado contínuo.

Promoção da diversidade e inclusão

A capacitação pode incluir programas de sensibilização e conscientização sobre diversidade e inclusão no local de trabalho.

Desse modo, você estará contribuindo para a construção de um ambiente inclusivo, independente de origem, gênero, etnia ou características pessoais.

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados