Ir para o conteúdo

Resultado da avaliação de desempenho: você sabe o que fazer com ele?

·
5 minutos de leitura
software para avaliação de desempenho

A melhor forma de acompanhar a evolução dos seus colaboradores é analisando o resultado da avaliação de desempenho. Com ele em mãos você poderá entender como está a performance do profissional e ainda traçar estratégias para melhorias.

Esse trabalho requer uma ação conjunta entre o RH e a liderança, e impacta positivamente a performance da organização. O conhecimento das dores individuais e coletivas permite um diagnóstico assertivo do desempenho e levantamento de pontos de melhoria.

Se você realizou uma avaliação de desempenho, mas ainda não sabe o que deve fazer com os resultados, continue lendo. Neste artigo vamos apresentar um passo a passo para garantir a eficiência do processo e ainda oferecemos algumas dicas e recursos. Confira!

performance

O que fazer com o resultado da avaliação de desempenho?

Independente de qual avaliação de desempenho foi aplicada (individual, por competências ou 360), o caminho a seguir é sempre o mesmo. O primeiro passo é analisar o resultado e preparar feedbacks diretos para os colaboradores. 

Na sequência, é necessário ouvir o que o profissional tem para dizer sobre o ambiente de trabalho e os impactos na sua produtividade. Com as novas informações é possível traçar um plano com metas a serem cumpridas e manter o acompanhamento contínuo. 

Por fim, saber até onde seu colaborador deseja ir profissionalmente tem grande relevância durante o processo de avaliação. Nos tópicos abaixo, vamos apresentar com mais detalhes todas as etapas que precisam ser seguidas para validar os resultados.

👉 [Workshop 📖] Passo a passo: Avaliação de Desempenho transformadora

Analise a situação em três níveis

Antes de sentar para conversar sobre o resultado das avaliações, considere analisar três níveis: empresa, setor e colaborador. O RH deve entender o macro antes de direcionar feedbacks individuais, para isso siga algumas instruções básicas:

  1. Observe os resultados gerais da empresa;
  2. Conheça as características de cada área.

Por exemplo, se utilizar como critério o índice de pontualidade. Para garantir um feedback justo e assertivo, é importante seguir algumas etapas.

Em primeiro lugar, é preciso obter a média do setor em relação à pontualidade. Em seguida, é necessário coletar os dados da empresa e compará-los com a média do setor. Por fim, é importante avaliar os dados individuais do colaborador em relação à pontualidade.

Ao seguir esse processo, é possível aplicar um feedback mais preciso e identificar quais colaboradores precisam de melhorias específicas em relação à pontualidade. 

📥 Baixe grátis o nosso eBook sobre avaliação de desempenho e entenda todo o processo 📚

avaliação de desempenho download

Ofereça feedbacks diretos

A comunicação clara e sincera é o primeiro passo para bons resultados no crescimento do profissional. Dessa forma, sempre que finalizar a análise das informações de desempenho, separe um tempo para um feedback.

Os colaboradores gostam de entender como está sua progressão e onde precisam buscar melhorias. São esses dados que vão nortear as próximas etapas de sua carreira e até mesmo possibilitar uma promoção.

Sem apresentar um retorno sobre a produtividade do seu colaborador, a avaliação de desempenho se torna uma peça inútil. E você perderá a oportunidade de reter talentos valiosos enquanto aperfeiçoa suas habilidades e competências.

🎥 Veja nesse vídeo como o software da Factorial oferece recursos para sua avaliação de desempenho 👇

Peça apontamentos sobre o ambiente de trabalho

Tão importante quanto dar um retorno ao colaborador sobre seu desempenho, é ouvi-lo sobre as condições do ambiente de trabalho. Em alguns casos, os pontos de atenção observados na avaliação são provenientes de um lugar mal estruturado. 

Essas situações podem afetar a produtividade e até mesmo a saúde física e mental da pessoa. Contudo, além de prestar atenção nos apontamentos feitos pelo profissional, é necessário desenvolver estratégias e aplicar melhorias para a qualidade de vida do lugar.

A transformação organizacional vai trazer impactos positivos para toda a empresa, inclusive no crescimento dos profissionais. Se pensarmos que a produtividade de um colaborador está baixa e identificarmos que a causa é o excesso de barulho, qual solução poderia ser tomada? 

Um bom começo seria entender que barulhos são esses, conversas paralelas ou sons externos podem ser os exemplos comuns. Identificando a fonte do problema, a empresa deve considerar soluções para o trabalhador melhorar seu desempenho.

👉 Descubra como criar um ambiente de trabalho saudável 👈

Trace um plano para alcançar metas

O apoio do líder durante o desenvolvimento do colaborador é indispensável para tornar o processo mais assertivo. A partir dos resultados obtidos com a avaliação de desempenho você pode ajudar na elaboração de metas e um plano para alcançá-las.

Porém, não vale estipular dezenas de objetivos inalcançáveis e que podem deixar o trabalhador ansioso. Considere durante uma reunião de alinhamento pelo menos três pontos como meta a cada ciclo de avaliações.

Fica como dica a elaboração de um plano de ação para alinhar o que precisa ser corrigido, melhorado ou mantido. Para isso, você deve considerar o investimento em ferramentas inovadoras, como um software de RH que auxilia na tomada de decisões mais assertivas.

Um sistema para gerar Relatórios e Indicadores de Recursos Humanos vai facilitar a criação de avaliações e a obtenção de seus resultados. 

📚 Saiba mais: Aprenda a criar e gerar relatórios de RH com eficiência

Elabore um plano de carreira

A existência de um plano de carreira é essencial para garantir a retenção de talentos em uma empresa. Já que os colaboradores conseguem ter uma perspectiva clara de crescimento profissional. 

Embora a avaliação de desempenho possa ser um importante critério para a progressão de cargos e a definição de metas, ela não é o único fator determinante para o desenvolvimento da carreira de um indivíduo.

Cada carreira possui uma hierarquia de progressão e é importante que as empresas selecionem uma modalidade de plano de carreira que atenda às necessidades do mercado e esteja alinhada aos objetivos da organização. 

Além disso, é necessário oferecer aos colaboradores oportunidades de aprendizado e desenvolvimento contínuo, para que possam adquirir as habilidades necessárias para alcançar seus objetivos profissionais. 

A combinação de um plano de carreira bem estruturado e um ambiente de trabalho propício ao desenvolvimento pode contribuir significativamente para a satisfação e o engajamento dos colaboradores.

📥 Baixe grátis nosso Modelo de Plano de Carreira

Mantenha um acompanhamento contínuo

De nada adianta ter o resultado da avaliação de desempenho, conhecer o caminho que deve ser trilhado, mas não acompanhar o progresso o colaborador. A análise da evolução do profissional deve ser contínua para garantir a evolução sustentável do profissional e da empresa.

Não deixe de fazer correlações dos resultados atuais com os anteriores e com outras informações sobre o colaborador. O cruzamento de informações tornará os resultados mais eficazes e permitirá uma visão mais dinâmica do caminho planejado.

A melhor forma de pôr em prática todas as etapas do processo pós avaliação de desempenho é com a metodologia OKR. Você pode saber mais sobre ela clicando aqui e lendo o artigo sobre o que é e como executar.

📥 Você também pode fazer download grátis do nosso Modelo de Objetivos de Metodologia OKR 

O software da Factorial também permite a aplicação dessa metodologia para acompanhar os resultados da avaliação de desempenho. 

Solicite uma demonstração grátis e sem compromisso e aplique o que aprendeu sobre o resultado da avaliação de desempenho da melhor forma

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados