Ir para o conteúdo

Quais são as funções de um profissional de recursos humanos?

·
11 minutos de leitura
profissional de recursos humanos

O profissional de Recursos Humanos tem um papel estratégico e fundamental dentro das empresas. Neste artigo, vamos destacar quais as funções dos profissionais de RH, como é o dia a dia destas pessoas e quais as principais habilidades para uma gestão de pessoas de sucesso.

Independentemente do setor, os ativos mais importantes de uma empresa são as pessoas que lá trabalham. Afinal, sem uma equipe motivada e selecionada de acordo com o fit organizacional, será bastante complicado — senão impossível — conseguir êxito nos objetivos traçados. É por isso que o profissional de recursos humanos é uma figura tão importante.

Como o próprio título do cargo sugere, este profissional é o responsável pela gestão de pessoas. Tarefas como recrutamento e seleção, contratações, gestão das férias e das ausências e pagamento da folha de salários fazem parte da rotina desses profissionais.

Se você ainda tem dúvida sobre o que é a gestão de recursos humanos, este artigo irá explicar. Vamos abordar os seguintes tópicos:

Continue a leitura do nosso guia para entender todos os pontos fundamentais sobre o assunto!

workshops-rh

Gestão de recursos humanos: o que é? 

A gestão de recursos humanos é a atividade cuida do desenvolvimento dos profissionais da empresa. O profissional de Recursos Humanos conta com uma série de metodologias, ferramentas, habilidades e práticas para conseguirem extrair o melhor de cada profissional. Assim como, também garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

Em décadas passadas, o departamento responsável por fazer a gestão de pessoas no âmbito das empresas tinha uma atuação limitada, com atribuições bastante operacionais, como a gestão das folhas de pagamento e do ponto. Mas a atuação deste setor mudou muito nos últimos anos.

Com a evolução do mercado de trabalho e a mudança do perfil dos profissionais ativos, as organizações viram a necessidade de repensar o que eram os seus departamentos de Recursos Humanos.

Atualmente, as atribuições do profissional de Recursos Humanos vão muito além da operação e do Departamento Pessoal. Constituem-se numa série de práticas e atividades, todas tendo como principal foco o desenvolvimento dos profissionais que compõem a empresa. O resultado de uma boa gestão de RH é uma equipe mais motivada e uma maior produtividade geral da companhia.

Entre as principais atribuições deste departamento, estão:

  • Atração de talentos
  • Onboarding dos novos colaboradores
  • Gestão de benefícios
  • Planejamento estratégico das políticas de recursos humanos
  • Orientação e desenvolvimento da liderança
  • Gestão documental
  • Motivação constante dos profissionais da empresa
  • Retenção de talentos

recrutamento checklist download

Porquê este departamento é importante para a empresa? 

Atualmente, os departamentos de RH podem ser encontrados com outros nomes nas diferentes empresas. Entre os mais comuns, estão departamento de gestão de pessoas ou desenvolvimento humano. Mas a essência é sempre a mesma: potencializar os talentos, de forma a aumentar a produtividade na empresa.

O setor de gestão de pessoas é uma área estratégica de todas as empresa. Dizemos isto, já que diferentes aspectos dos profissionais, desde as suas qualificações técnicas até às ditas soft skills, são fatores importantes para determinar o sucesso de uma organização.

A seguir, estão alguns dos principais motivos porque o RH é tão importante.

1) Contratações mais certeiras

Desde o anúncio das vagas nos locais com maiores chances de atrair bons candidatos até à realização de entrevistas mais produtivas, os processos de contratação feitos pelo RH são mais eficientes.

Ao escolher um profissional para preencher uma vaga de trabalho, atentar-se somente às habilidades técnicas não é suficiente. As chamadas soft skills, ou habilidades comportamentais, são igualmente importantes.

As contratações feitas por um profissional de recursos humanos seguem uma série de metodologias. Estas garantem que o candidato escolhido seja a melhor opção, não só em termos técnicos, mas relativamente à adequação à cultura organizacional.

✅ Crie um plano de Recursos Humanos com o Guia de como preparar um plano de RH eficiente e funcional

2) Melhor clima organizacional

O clima organizacional é um dos principais fatores de influência na motivação e na produtividade dos colaboradores. Definimos o “clima” da organização como a percepção que os trabalhadores têm do ambiente de trabalho. Altos níveis de stress, cobranças desmedidas e desigualdade são alguns exemplos de aspetos que influenciam negativamente no clima organizacional.

Uma das preocupações do profissional de recursos humanos no dia a dia da empresa é garantir um bom clima. Isto é conseguido através de formações constantes e contínuas para os líderes, ações de sensibilização e programas de bem-estar e qualidade de vida dentro do trabalho.

Percebendo-se num ambiente colaborativo e construtivo, os profissionais sentem-se mais motivados. Esta motivação impacta diretamente nos níveis de produtividade gerais da empresa.

👉 Team building online: 3 estratégias para motivas os colaboradores [+exemplos]

3) Alinhamento de todos aos objetivos organizacionais

Em muitas empresas, o departamento de comunicação interna está diretamente vinculado aos Recursos Humanos. Esta escolha faz sentido, uma vez que para uma comunicação interna eficiente, as informações têm de estar alinhadas às políticas de gestão de pessoas.

O investimento da empresa em ações para melhorar a comunicação entre os seus colaboradores em todos os níveis tem consequências positivas no envolvimento das pessoas e na produtividade.

Quando todos sabem o que é esperado de si, quais são as metas e os objetivos gerais da organização, é mais fácil de caminharem na mesma direção. Dessa forma, as energias empregadas nas ações e os recursos inumanos têm um maior aproveitamento.

4) Retenção de talentos

Até aproximadamente a década de 1990, o sonho dos profissionais recém formados era ser contratado numa empresa sólida e lá construir a sua carreira. Esta aspiração profissional mudou muito nas últimas décadas. Os Millennials e a Geração Z já não têm a expectativa de aposentarem na mesma empresa onde começaram a trabalhar.

Estes jovens profissionais trocam de trabalho, à procura de maiores desafios e reconhecimento. Em outras palavras, querem encontrar um trabalho com propósito e outras razões que estão mais ligadas à subjetividade. Neste contexto, a retenção de talentos tornou-se num desafio e numa função vital dos departamentos de RH.

Os processos de recrutamento e seleção saem caros para a empresa. Além dos custos com os anúncios, existe um investimento no próprio candidato contratado, que precisará de formação e terá um período de curva de aprendizagem. Se este profissional sai da empresa pouco tempo depois da contratação, o investimento realizado no onboarding não dará retorno.

Portanto, é fundamental, nos dias de hoje, conseguir manter os talentos na empresa. Isto é alcançado através de bons planos de benefícios, incentivo às atualizações – com o oferecimento de cursos online de Recursos Humanos, um plano de carreira atraente e investimentos no desenvolvimento do profissional.

👉Quer melhorar o processo de avaliação de desempenho da sua empresa? Veja aqui o modelo ideal para realizar uma Avaliação 360 graus

profissional de recursos humanos funcoes

[Download] Modelos prontos para a Gestão de Recursos humanos

Organizar e monitorar todos os processos de RH é um dos grandes desafios do profissional de recursos humanos. Para cada tarefa, é preciso ter um plano claro e eficiente. Além disso, contar com modelos, templates e documentos prontos pode ajudar muito neste momento.

Por isso, disponibilizamos alguns modelos para download que podem ser usados em diferentes etapas da jornada do colaborador. Veja a seguir:

👉 Questionário para Avaliação de Desempenho

🚀 Modelo de Metodologia OKR para RH

🚀 Modelo de Plano de Carreira

👉[Ebook] Estratégias e ferramentas de People Analytics

No entanto, se você deseja apresentar uma nova solução à sua empresa e testar diversos recursos na prática, teste por 14 dias o software de RH da Factorial e veja tudo o que ele é capaz de fazer por por você.

Como é o dia a dia de recursos humanos, as funções e atribuições?

O dia a dia de um profissional de recursos humanos atualmente varia muito, consoante o perfil da própria empresa. Nas organizações mais tradicionais, que ainda fazem a gestão de pessoas de forma não automatizada, uma parte do tempo do analista de RH será dedicada às tarefas operacionais.

Entre as principais, estão:

  • processamento das folhas de pagamento;
  • gestão de férias e ausências;
  • gestão das horas extras;
  • controle de presenças;
  • controle das folhas de ponto, entre outras.

Se este for o caso da sua empresa, você pode organizar melhor a rotina de trabalho com a ajuda das nossas planilhas e modelos! Baixe aqui gratuitamente:

Por outro lado, em organizações que contam com um serviço de automação e gestão de RH, o profissional de recursos humanos acaba tendo tempo para funções mais estratégicas. Entre tais tarefas, estarão o recrutamento e seleção de candidatos, melhorias no programa de benefícios, planejamento de formações, realização de pesquisas de clima organizacional, entre outras.

Como deve ser um departamento de recursos humanos?

É importante pensar no departamento de recursos humanos da empresa como um setor altamente estratégico. Os dias em que os profissionais de RH eram os responsáveis somente por tarefas burocráticas ficaram para trás, e não voltarão.

Nos dias de hoje, o RH é um setor de referência dentro da organização, e auxilia numa série de processos. Desde a mediação e gestão de possíveis conflitos até às avaliações de desempenho e a mentoria de desenvolvimento de carreira são responsabilidades do departamento de RH na empresa.

O foco principal desta equipe é melhorar o desempenho geral da organização através da melhoria constante dos profissionais que lá trabalham. Dessa forma, é essencial que este setor tenha uma boa comunicação com todos os demais.

O RH precisa garantir que as informações circulem corretamente de forma transversal dentro da empresa. As informações principais têm de chegar a todos os níveis hierárquicos e a todos os departamentos, independentemente de onde estejam no organograma da empresa.

Os desafios atuais do departamento de recursos humanos são grandes. Justamente por isso, muitas empresas têm recorrido à automatização dos processos. Esta mudança permite uma melhor utilização do tempo dos analistas e gestores de RH.

Em vez de dedicarem o seu tempo às tarefas operacionais, estes profissionais podem pôr todo o seu foco nas questões estratégicas. O resultado desta escolha é uma maior produtividade do departamento, que reflete-se num melhor desempenho geral da empresa.

👉Gestão do conhecimento: O que é e como implementar na sua empresa

recursos humanos dicas

Indicadores de RH

Assim como todos os outros departamentos das empresas modernas, o profissional de recursos humanos deve aprender a lidar com os dados. Devido à abundância de armazenamento que tornou-se possível com o avanço tecnológico, o processo decisório atual é totalmente determinado pelos dados.

Para analisar os referidos dados, é necessário estabelecer parâmetros de análise. Tais parâmetros são chamados KPI, ou indicadores. Os mais essenciais para os departamentos de Recursos Humanos são:

  • Absenteísmo: faltas e atrasos, que podem indicar o grau de motivação dos colaboradores;
  • Turnover: a taxa de rotatividade dos profissionais da empresa dá indicações de quais podem ser os problemas por detrás destas saídas;
  • Número de colaboradores: a proporção entre o número de profissionais contratados na empresa e a produtividade indica se há problemas que podem estar a tornar a empresa ineficiente;
  • Clima organizacional: existem testes de clima organizacional capazes de indicar onde estão os principais pontos passíveis de melhorias relativamente ao ambiente da empresa.

Aplicados e forma estratégica, os KPIs de Recursos Humanos podem gerar insights bastante valiosos para aumentar a eficiência dos processos de uma forma geral.

👉People Analytics: Guia completo [+ebook]

Quais as habilidades necessárias para fazer gestão de recursos humanos?

Um bom profissional de recursos humanos precisa reunir uma série de competências, fundamentais na gestão de pessoas. Muitos analistas e gestores de RH são licenciados em psicologia, mas isto não é suposto. Também há aqueles que têm uma formação de base nos cursos de gestão. Afinal, existem diferentes cargos e perfis no departamento de RH. No entanto, precisam de ter algumas caraterísticas em comum.

Organização

Saber distribuir bem as tarefas ao longo do tempo, organizar informações e documentos é uma das principais habilidades do profissional de RH. A rotina nestes departamentos envolve muitas tarefas diferentes. Por isso, é essencial conseguir organizar-se no tempo e no espaço, no ambiente real ou digital.

A organização tem um papel importante também no momento de saber como priorizar as atividades. Quando, por exemplo, um gestor de outro departamento pede auxílio com as avaliações de desempenho, não pode esperar até que o RH termine de fazer todas as suas inúmeras tarefas. Esta necessidade possivelmente antecederá outras tarefas.

profissional-recursos-humanos

Multitasking

Muitos cargos, atualmente, requerem que o profissional de recursos humanos seja capaz de saltar rapidamente de uma tarefa para a outra — o chamado multitasking, ou multitarefas. Os recursos humanos são uma destas.

Ainda se pegarmos no exemplo anterior, do gestor que pede ajuda, certamente que este pedido chegará enquanto o analista de RH está a desempenhar alguma outra tarefa. Quando isto acontecer, o profissional poderá ter de parar o que está a fazer para atender ao pedido do colega.

Esta transição tem de ser feita com o grau máximo de atenção, para que os resultados não sejam prejudicados.

Capacidade de comunicação

O profissional de Recursos Humanos estabelece as pontes entre os diferentes setores da empresa. Um exemplo é quando um determinado projeto requer a colaboração entre gestores que não se conhecem. Neste caso, pode ser o RH a fazer a apresentação entre os dois.

Para além disto, fazer a gestão de pessoas significa ter de gerenciar informações, processar histórias, encontrar soluções para conflitos. Tudo isto só é possível através de uma comunicação transparente, que pode ser mediada ou conduzida pelo analista de RH.

👉Metodologia Ágil: O que é e como aplicar no RH?

Gestão de conflitos

As divergências e os conflitos são normais no ambiente organizacional. Muitas vezes, estes desacordos são até mesmo benéficos. Já que podem levar a um ponto de vista não contemplado sobre algo. Mas estas fricções são positivas somente enquanto os envolvidos conseguem discutir de uma forma saudável e encontrar uma via intermediária.

Quando isto não ocorre, é hora de o profissional de recursos humanos intervir. Este profissional deve ter a habilidade de conciliar os interesses, resolvendo o conflito a nível individual ou do grupo de uma maneira eficiente.

Foco em resolução de problemas

A gestão de conflitos anda de mãos dadas com a orientação para a resolução de problemas. Em situações de litígio, não vale a pena lamentar-se ou tentar encontrar os culpados. Esta postura irá somente aumentar os níveis de stress, sem ajudar na conclusão da situação.

Portanto, o profissional de recursos humanos precisa ter o seu foco na resolução dos problemas. Independentemente dos culpados, o RH vai ajudar a melhorar as relações. O objetivo é que o trabalho tenha um fluxo satisfatório e que seja feito da forma mais eficiente possível.

profissional de recursos humanos tarefas

É fácil encontrar emprego em recursos humanos?

A área de recursos humanos exige profissionais altamente capacitados e com caraterísticas específicas, como analisamos anteriormente. Isto faz com que os profissionais com formação mais sólida tenham uma mais-valia no momento da procura por uma recolocação profissional.

Por outro lado, desde as empresas pequenas até às multinacionais contam com um departamento de RH. Desta forma, o mercado para estes profissionais é bastante amplo, com vagas que se abrem diariamente.

Se você pensa num redirecionamento de carreira, ou se formou há pouco tempo e interessa-se pela área de RH, invista na sua qualificação. Com um bom currículo, certamente, não levará muito tempo até conseguir um contrato numa boa empresa.

Como funciona uma empresa de recursos humanos? 

Algumas empresas maiores preferem ter um departamento de RH enxuto e contar com terceirizados para tarefas específicas de recursos humanos. Alguns exemplos são os processos de head hunting, formação, outsourcing e consultorias para a implementação de novas soluções.

As empresas de recursos humanos funcionam como uma consultora externa, prestando o serviço de forma pontual ou contínua, de acordo com a necessidade do cliente.

Estas empresas têm todas as responsabilidades que um departamento de RH tem no âmbito de uma companhia. No entanto, pode não oferecê-las sempre a todos os clientes. A oferta de serviços é personalizada, de acordo com a necessidade.

Se você já é um profissional de recursos humanos e este universo não é novo para si, sabe bem da importância de uma plataforma de gestão de processos de RH. A Factorial é uma das plataformas preferidas pelos analistas e gestores de pessoas de todo o mundo.

Com uma interface simplificada e intuitiva, a nossa plataforma permite a execução de tarefas de forma muito simplificada. Faça o controle do ponto, a gestão das ausências e processe as folhas de pagamentos com muito mais eficiência.

Veja a seguir tudo o que pode ser feito e teste grátis por 14 dias:

Faça um teste gratuito e tenha acesso a uma nova moderna de fazer a gestão de pessoas na sua empresa!

Texto escrito por Raquel Sodré, revisado por Mariana Ramalho e adaptado para o português (BR) por Maria Esther Castedo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário