Ir para o conteúdo

Portal de empregos: como ter um e atrair os talentos certos

·
5 minutos de leitura
Portal de empregos

Sua empresa possui um portal de empregos para encontrar os melhores profissionais do mercado? Caso não tenha, esse é o momento ideal para entender melhor a ferramenta e a importância de tê-la ativa.

Ter um espaço destinado para processos seletivos próprios da instituição permite a construção de um sistema eficaz para as ofertas de empregos. Isso porque você e sua equipe de RH e DP conseguem concentrar as demandas de vagas em um único lugar.

Com o propósito de ajudar a compreender mais sobre o que é um portal de vagas, preparamos esse artigo. Ao longo da leitura, você encontrará informações sobre sua funcionalidade e benefícios.

Por fim, apresentaremos o sistema de recrutamento da Factorial e como utilizá-lo. É simples e prático para o dia a dia dos profissionais de RH.

✅ Conheça uma tecnologia que te ajuda a criar um portal de empregos na sua empresa

performance

O que é um portal de empregos?

O portal de emprego é uma plataforma no qual os gestores e profissionais de RH centralizam a oferta de vagas. A empresa consegue criar um espaço personalizado para anunciar a disponibilidade de trabalho e atrair novos talentos.

Nessas páginas o candidato tem acesso a todas as informações relevantes para o processo de recrutamento e seleção. Por exemplo, os dados da empresa, assim ele consegue conhecer melhor a missão, visão e valores instituídos, assim como testes técnicos e de perfil.

Além disso, o profissional consegue visualizar todos os requisitos para preencher a vaga, prazos de aplicação e benefícios ofertados. Para a organização, também ficam concentradas todas as etapas do processo, desde a seleção até a contratação.

Vale ressaltar que portal de empregos não é o mesmo que site de empregos. Esse último é mais abrangente e centraliza vagas de diversas empresas. Os sites também oferecem ferramentas adicionais como criação de currículos, dicas para entrevistas e orientação de carreira.

Qual a importância de ter um portal de empregos?

O portal de empregos é uma ferramenta valiosa para as empresas por oferecer vantagens no cenário competitivo do mercado. Desde o acesso a um grande número de candidatos até a redução de custos e gerenciamento eficiente do processo.

Isso porque otimiza todas as etapas do recrutamento e seleção até a contratação. Acompanhe, na sequência, os principais benefícios de seu negócio disponibilizar um sistema de RH destinado ao anúncio de vagas.

Candidatos qualificados

Ao disponibilizar um espaço personalizado e de fácil acesso, sua empresa tem maiores chances de atrair candidatos qualificados. Desse modo, já haverá um direcionamento de público-alvo desde a inscrição.

Com isso, a possibilidade de encontrar o profissional ideal aumenta consideravelmente e economiza tempo de análise em currículos.

O portal de empregos também é uma ótima opção para você criar um banco de talentos a partir dos processos seletivos. Assim, quando surgirem novas oportunidades, os profissionais de RH terão uma base de candidatos pronta.

Para chegar em candidatos qualificados é necessário que seu processo seja eficiente, incluir alguns testes é uma boa alternativa para otimizar o recrutamento e seleção.

📥 A Factorial criou uma lista com 10 testes para seu processo seletivo ser ainda mais profissional. Baixe agora mesmo e encontre os talentos ideais para sua empresa 👇

testes recrutamento

Gerenciamento eficiente do processo de contratação

Com o propósito de transformar o processo de contratação em uma tarefa eficiente e organizada, o portal de trabalho e emprego oferece um bom gerenciamento. Por meio dele você conseguirá analisar os currículos e adicionar candidatos manualmente.

Por exemplo, se estiver com uma vaga aberta para RH e DP, se preferir recrutar internamente, é só adicionar o colaborador no processo.

👉 Veja como o Portal da Factorial torna essa ação simples e como é possível visualizar as informações básicas, feedbacks e mensagens relacionadas a determinado candidato:

portal de empregos para candidatos

Economia de tempo e recursos

Por permitir a centralização das vagas em um único lugar, o uso do portal de empregos pode trazer economia de tempo e recursos. Isso porque o processo se torna mais ágil e otimizado e você consegue encontrar rapidamente o candidato ideal.

Em relação aos custos, o investimento em um software de RH que disponibiliza o portal de empregos não se compara aos outros métodos de recrutamento. Pois o sistema oferece muitos recursos para todas as áreas da gestão de pessoas.

Melhor experiência dos candidatos

Antes as empresas tinham maior poder de decisão em relação aos candidatos para suas vagas, contudo, houve uma mudança. O mercado de trabalho evolui com os anos e os profissionais passaram a escolher as empresas em que desejam estar.

Diante desse cenário, a experiência do candidato durante o processo de seleção se tornou essencial entre as estratégias do recrutamento. Assim, aumentam as chances de você conseguir atrair e reter pessoas mais qualificadas para as funções necessárias.

É possível mostrar os valores da sua empresa no portal de empregos, personalizando com vídeos institucionais e imagens do ambiente de trabalho.

Permita que os profissionais se interessem pela cultura do seu negócio e conheçam sua equipe e como ela é reconhecida. As pessoas estão em busca de lugares que ofereçam qualidade de vida e bem-estar, não apenas pelo salário.

Em nosso artigo sobre a importância da experiência do candidato, falamos sobre cinco passos para adotá-la com sucesso. Veja quais são eles e, se quiser, pode ler o conteúdo completo em nosso blog:

  1. Estar presente e ativo;
  2. Mostrar os seus valores;
  3. Garantir a segurança de dados;
  4. Reduzir custos e tempo;
  5. Dar feedback a todos.

Quer ter certeza que o processo está seguindo todos os passos? Preparamos um checklist com as principais etapas para desenvolver o recrutamento e seleção na sua empresa.

📥 Baixe grátis nosso checklist de Recrutamento & Seleção para download👇

Portal de empregos Factorial: gerencie suas vagas em uma única plataforma

Como visto, o portal de empregos é um recurso que beneficia a empresa de diversas formas. Ele é ideal para ter sucesso no recrutamento de talentos qualificados e garantir a permanência deles em sua empresa.

O software de gestão para RH da Factorial te oferece a possibilidade de ter um Portal de Empregos exclusivo. Assim, te ajudamos a encontrar os melhores candidatos.

Abaixo, destacamos algumas curiosidades sobre nossa plataforma:

  • A eficácia do marketing de recrutamento garante que as vagas competitivas sejam preenchidas e ainda fortalece seu Employer Branding;
  • O portal permite que você personalize a página com sua marca, desde fontes e cores até a inserção de logotipos, deixando a cara da sua empresa;
  • Mostre como seu escritório é no dia a dia com vídeos e imagens, faça com que os profissionais queiram fazer parte do time;
  • Crie seu banco de talentos e agrupe candidatos para vagas futuras.

portal de trabalho e emprego

Além disso, nosso software oferece outros recursos, incluindo integração de novos funcionários, treinamentos e plano de carreira, fundamentais para que o seu colaborador se sinta pertencente ao time, reduzindo a taxa de turnover.

🎥 Veja no vídeo como funciona o Recrutamento & Seleção dentro da Factorial 👇

✅ Quer entender como o nosso software seria aplicado na sua empresa? Um de nossos consultores pode te mostrar gratuitamente! É só solicitar 👇

botao demo

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados