Ir para o conteúdo

Inteligência Artificial para RH: quais os benefícios e como aplicar [+ eBook grátis]

·
6 minutos de leitura
inteligência artificial rh

A Inteligência Artificial para RH pode ser muito vantajosa. Basta conhecer seus possíveis usos e como aplicar essas ferramentas dentro da sua empresa. Confira mais sobre o assunto e veja como a tecnologia pode beneficiar o Recursos Humanos.

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem ocupado cada vez mais espaço dentro das empresas, e no setor de RH isso não é diferente. Muitas vezes, esse tipo de tecnologia acaba assumindo um papel determinante para o sucesso de uma organização, uma vez que permite não apenas a automatização, mas também a otimização de processos operacionais importantes.

No caso do uso da Inteligência Artificial para RH, isso contribuiu principalmente para que o setor eliminasse processos burocráticos, gerasse um fluxo de trabalho mais eficiente e pudesse se tornar um Recursos Humanos mais estratégico.

Entre outros recursos, a IA é capaz de auxiliar na captação e leitura de dados, na economia de tempo e recursos, e na automatização de tarefas repetitivas. Isso tudo oferece ao profissional de RH mais tempo e oportunidade de voltar-se ao que realmente importa: a gestão de pessoas.

Neste texto, você confere quais são os benefícios de utilizar ferramentas de Inteligência Artificial para RH e como aplicá-las no dia a dia da sua empresa. Boa leitura!

✅ Conheça uma tecnologia em RH e DP que utiliza Inteligência Artificial e otimize os processos na sua empresa!

software-rh-dp-360

O que é Inteligência Artificial para RH

Basicamente, a Inteligência Artificial (IA) refere-se ao desenvolvimento de sistemas a fim de executar tarefas que normalmente seriam executadas por um ser humano. Para isso, a IA necessita do desenvolvimento de sistemas e algoritmos inteligentes, além de modelos de Machine Learning ou Deep Learning, por exemplo, que permitem que a IA possa aprender com dados e tornar-se cada vez mais “inteligente”.

Em outras palavras: a Inteligência Artificial é programada para “imitar” o comportamento humano. Isso é possível a partir do uso de uma extensa base de dados e históricos de uso/comportamento. Com isso, o objetivo é obter soluções para determinados problemas.

De maneira geral, os resultados costumam ser bastante positivos, e portanto podem ser utilizados para melhorar o desempenho estratégico de praticamente qualquer negócio.

Um exemplo famoso de Inteligência Artificial que tem chamado a atenção de muitas pessoas atualmente é o chamado Chat GPT. Fundado pela fintech OpenAI, a solução funciona por meio da técnica de Machine Learning.

Essa ferramenta pode ser utilizada de diversas formas (inclusive pelo RH). Mas, em termos gerais, seu objetivo é gerar textos de forma autônoma, respondendo a perguntas ou buscando soluções para diferentes problemas e questionamentos de usuários.

Contudo, além do Chat GPT, existem diversas ferramentas desenvolvidas a partir de Inteligência Artificial que podem ser extremamente úteis para a rotina de um profissional de RH. Veremos um pouco mais sobre elas a seguir.

🤖 [Download grátis] eBook sobre Inteligência Artifical em Recursos Humanos

ebook IA

Benefícios da Inteligência Artificial para RH

Como explicamos, as potencialidades do uso da Inteligência Artificial para RH são incontáveis. Desde formar um processo de Recrutamento e Seleção mais ágil, até melhorar ações de diversidade e engajamento dentro da empresa, e claro, auxiliar na gestão de dados e automatização de tarefas burocráticas.

Nesse sentido, ao adotar o uso da Inteligência Artificial em RH, é possível sentir uma série de impactos no setor e também na empresa como um todo. Entre eles:

  • automatização de processos operacionais repetitivos; 
  • redução de burocracia e mais tempo para focar em questões estratégicas;
  • maior capacidade para a tomada de decisão na gestão de pessoas;
  • agilizar processos de recrutamento e seleção;
  • fazer uso de chatbots e ferramentas similares para automatizar atendimentos;
  • e muito mais.

A seguir, confira alguns usos da Inteligência Artificial para RH e como aplicar essas ferramentas no dia a dia do setor, a fim de dar maior suporte aos profissionais de Recursos Humanos, e não substituí-los.

Usos e aplicações da IA na rotina do RH

Ao utilizar a Inteligência Artificial para RH da maneira correta e entendendo as limitações dessa ferramenta, é possível que os profissionais de Recursos Humanos e DP possam tomar decisões mais adequadas e agilizar tarefas que já não precisam ser realizadas de forma manual.

Algumas das ferramentas e usos de IA que vêm sendo aplicados em diversas empresas atualmente estão listados abaixo. Confira cada um deles e veja se eles fazem sentido para a realidade da sua empresa.

Recrutamento e Seleção

A Inteligência Artificial para RH pode ser uma ótima ajuda durante o processo de recrutamento e seleção de pessoas. A partir do uso da IA, é possível, por exemplo, automatizar o processo de recrutamento ao utilizar algoritmos de Machine Learning para identificar os melhores candidatos para a vaga.

Outra possibilidade é fazer uso da IA para selecionar currículos de forma automatizada, analisar perfis e, em alguns casos, até ajudar o profissional de RH a conduzir entrevistas.

💻 Leia mais sobre Recrutamento interno: o que é e como aplicá-lo na sua empresa?

Engajamento e retenção de talentos

A IA pode ajudar o setor de RH a monitorar o engajamento e a satisfação dos funcionários da empresa. Isso pode ser feito analisando dados como feedback, por exemplo, ou informações sobre desempenho e comportamento no local de trabalho.

A seguir, o profissional pode fazer uso desses dados para identificar possíveis problemas, ou mesmo melhorar suas taxas de retenção de talentos.

Análise preditiva

Outro uso comum da Inteligência Artificial para RH é na realização de análises preditivas. Elas são úteis para identificar tendências de comportamento que podem ser um problema. Como altas taxas de rotatividade ou absenteísmo. E então fazer uso dessa informação para criar estratégias a fim de resolver esses problemas.

Treinamento e desenvolvimento de pessoas

A Inteligência Artificial pode ser útil para ajudar a construir e personalizar programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Seja de forma individual ou em equipe. Isso não apenas melhora a eficácia desses programas de treinamento, como também pode auxiliar os colaboradores a desenvolver novas habilidades.

📥 Faça o download grátis do nosso Modelo de Objetivos de Metodologia OKR

Redução de custos

Ao automatizar algumas tarefas de RH com o uso de IA, sua empresa pode reduzir custos operacionais diversos. Alguns deles associados ao recrutamento de pessoas, treinamentos ou mesmo de tarefas administrativas. 

👉 Que tal baixar um modelo de planilha de despesas administrativas?

Uso de Chatbots

Você deve conhecer os chatbots: os chats criados por empresas para responder perguntas simples de forma automática. No caso do RH, esses chatbots podem ser alimentados por IA para fornecer diferentes tipos de respostas instantâneas para perguntas e preocupações dos funcionários.

Alguns exemplos são: consulta no valor de benefícios; questões relacionadas a folha de pagamento; informações sobre licença-maternidade; entre outros.

Melhor tomada de decisão

Uma análise baseada em IA pode fornecer aos profissionais de RH informações em tempo real sobre dados da organização, como desempenho, engajamento e retenção de talentos, por exemplo. Com isso, é possível tomar decisões melhores, orientadas a dados e muito mais assertivas. Potencialmente também melhorando o desempenho do setor e da empresa como um todo.

📚 Saiba mais: Aprenda a criar e gerar relatórios de RH com eficiência

Basicamente, a Inteligência Artificial para RH ajuda o setor a se tornar mais eficiente, eficaz e orientado a dados. Isso permite que os profissionais da área foque no aspecto mais humano do trabalho, deixando os trabalhos rotineiros, manuais e burocráticos a cargo das ferramentas de IA.

✨ Factorial AI: o dobro do poder

Existem ferramentas de RH que já integraram a Inteligência Artificial às suas funcionalidades. É o caso do software da Factorial. Entenda mais aqui e veja o vídeo para saber como revolucionar o seu negócio 👇

botao demo

Conte com o melhor software para gestão de RH

O uso da Inteligência Artificial para RH é extremamente importante, e pode facilitar muito o dia a dia dos profissionais da empresa. Assim como o uso de um software de gestão de RH, como o software de RH da Factorial, uma plataforma de Gestão de Recursos Humanos que conta com mais de 30 funcionalidades, incluindo:

E o melhor: ao realizar o seu cadastro, você terá direito a 14 dias gratuitos, sem a necessidade de incluir dados de cartão de crédito.

✅ Peça uma demonstração grátis e sem compromisso para entender melhor como o software pode facilitar sua vida

🎥 Quer saber mais? Confira em menos de 1 minuto como funciona o Software de Factorial RH

botao demo

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário