Ir para o conteúdo

Jornada de trabalho 4 dias por semana: sua empresa está preparada? [+ Ferramentas gratuitas]

·
7 minutos de leitura
jornada de 4 dias de trabalho por semana

A jornada de trabalho 4 dias por semana vem sendo bastante debatido na área de RH. O modelo está prestes a se tornar realidade no Brasil, assim como já é realem países como Reino Unido, Estados Unidos e Espanha.

Sim, a jornada de trabalho de 4 dias por semana será testada em empresas brasileiras a partir de novembro de 2023. O teste terá duração de seis meses, sendo finalizado, portanto, em abril de 2024.

Mas do que exatamente se trata essa iniciativa e como funciona a semana de quatro dias de trabalho no Brasil? 

Para tirar todas as suas dúvidas, confira o texto completo a seguir. Veja também como o sistema de gestão de RH da Factorial pode ajudar você a implementar esta novidade na sua empresa com mais eficiência.

📥 Encontre, ainda, um pack de ferramentas gratuitas para testar a jornada de 4 dias na sua empresa

Boa leitura!

Conheça o software de RH e DP ideal para o controle da jornada de trabalho e gestão de talentos na sua empresa

ferias ausencias rh

Semana de trabalho de 4 dias: como funciona?

Se você quiser saber tudo sobre como funciona a jornada de trabalho 4 dias por semana, nós já preparamos um artigo completo sobre o assunto, que você pode conferir.

Porém, de forma bastante resumida, trata-se de uma redução real do período trabalhadoAssim, o colaborador se compromete em manter 100% da produtividade, trabalhando 80% do tempo e recebendo 100% do salário.

Na prática, aplica-se a ideia de uma jornada de trabalho 4 dias por semana, enquanto a remuneração segue sendo a mesma aplicada em uma semana de 5 dias.

O objetivo é que, ao reduzir a carga horária, o trabalhador alcance um maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Além de ter mais bem-estar e, consequentemente, sentir-se mais motivado. Mantendo, assim, sua produtividade em alta. Ou em alguns casos, tornando-se mais produtivo do que antes.

⏱️ Dicas para gestão do tempo e produtividade: ferramentas e soluções

Jornada de trabalho de 4 dias por semana no Brasil: como vai funcionar

semana de trabalho 4 dias como funciona

Como explicamos, primeiramente a jornada de trabalho de 4 dias por semana neste primeiro momento será um teste no Brasil. Assim como já foi testada em outros países, inclusive no Reino Unido.

Por aqui, essa preparação já está em andamento, e os responsáveis pela iniciativa já estão conversando com algumas empresas a fim de detalhar um projeto piloto. 

A iniciativa é chamada de 4-Day Week Global (ou quatro dias por semana, em português), sendo realizada em parceria com a Reconnect Happiness at Work. O objetivo é testar a redução da jornada e também buscar um maior bem-estar para os colaboradores das empresas.

Para trazer mais conhecimento para os gestores, entre junho e julho ocorrem no Brasil as chamadas “sessões de informações”. O objetivo é receber as empresas interessadas no projeto piloto para tirar dúvidas e explicar como o modelo irá funcionar.

O cadastro para os potenciais participantes terá início em agosto de 2023, com mais de 300 empresas já tendo demonstrado interesse no projeto, conforme apontado por matéria da CNN.

Em seguida, a partir de setembro de 2023, serão iniciadas as pesquisas quantitativas, avaliando as métricas das empresas em teste, recolhendo dados e fazendo as análises necessárias.

Por fim, o piloto deve ser colocado em prática a partir de novembro de 2023, e então iniciados os seis meses de teste. Aí sim os pesquisadores terão dados suficientes para determinarem se a experiência trouxe, de fato, resultados positivos.

Brasil já conta com empresas com 4 dias de trabalho

Como mencionamos, a jornada de trabalho 4 dias por semana já é uma realidade em outros países. Além dos citados anteriormente, alguns exemplos são Islândia, Japão, Emirados Árabes Unidos e alguns países da Europa. 

No Brasil, inclusive, a proposta dessa escala de trabalho 4×3 já é levada a sério por algumas empresas brasileiras. O motivo, na maioria das vezes, são os resultados positivos vislumbrados com experiências do modelo nestes outros países.

A empresa de produtos pet Zee.Dog, por exemplo, foi a primeira do Brasil e da América Latina a adotar a jornada de trabalho 4 dias por semana, ainda em 2020. Já a agência de comunicação Shoot adotou a prática em janeiro de 2022. Como resultado, já apontou um crescimento de mais de 300% no interesse das vagas na empresa.

Isso demonstra que a iniciativa também tem impacto na retenção e atração de talentos, na experiência do candidato e no Employer Branding da organização.

👉 Leia mais: eNPS: o que é e como calcular [+ Modelo em Excel]

Jornada de 4 dias: o que diz a lei no Brasil?

É muito importante deixar claro que a jornada de trabalho de 4 dias por semana não prejudica o direito dos trabalhadores. Ou seja: o salário permanece o mesmo, assim como direitos como férias, 13º, INSS, entre outras questões.

Segundo a lei atual, a jornada deve ser de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Sendo previsto também o descanso semanal remunerado, que ocorre uma vez por semana. 

Contudo, não há nenhuma lei que impeça que a carga horária seja menor nas empresas. O que é proibido é que existam jornadas de trabalho maiores do que o limite de 44 horas semanais. Portanto, a jornada de trabalho 4 dias por semana se aplica, sim, à lei brasileira.

Em resumo: na prática, o salário que o colaborador recebe por hora passaria a ser maior com a redução das 44 horas semanais. Essa é a diferença fundamental.

E esse controle de ponto é uma das principais atividades que o setor de RH deverá realizar para que a jornada de trabalho esteja sempre dentro do esperado.

🕐 A boa notícia é que você pode fazer o controle de ponto de forma mais eficiente com a Factorial RH 👇

botao demo

A semana de 4 dias pode impactar negativamente a empresa?

Uma dúvida bastante comum, e totalmente justificada, é se a redução de um dia de trabalho não traria resultados negativos para a empresa. Afinal, na teoria, os colaboradores trabalhariam menos. E, portanto, também produziriam menos.

Mas não é isso que acontece. Ao menos, não necessariamente. Afinal, a produtividade não está sempre relacionada às horas de trabalho

É o que mostra uma pesquisa realizada pela empresa britânica VoucherCloud, por exemplo. De acordo com ela, um colaborador é de fato produtivo por cerca de 2 horas e 53 minutos do seu dia. No restante do tempo, o pico de energia e produtividade é muito menor. 

Outra pesquisa, realizada em 2022 pelo instituto de pesquisas Autonomy, na Inglaterra, buscou aplicar a jornada de trabalho de 4 dias por semana em algumas empresas. Ao fim do estudo, realizado em 61 organizações de diferentes setores, 92% das empresas participantes concluíram que a redução não afetou a produtividade do negócio. E decidiram manter a jornada de trabalho reduzida.

A produtividade é medida por tempo de trabalho?

semana de 4 dias de trabalho

Apesar de a mudança parecer radical para algumas pessoas, variadas pesquisas mostram que colaboradores não são produtivos durante 8 horas por dia

Isso não significa que deve haver uma redução drástica na jornada de trabalho. Tampouco que quanto menos um funcionário trabalhar, mais produtivo será. Na verdade, trata-se de uma busca por equilíbrio.

Ou seja, de testar se uma jornada 20% menor pode ter efeitos extremamente positivos na sua organização. 

Este tipo de iniciativa não apenas demonstra ao colaborador o interesse da empresa no seu bem-estar, mas proporciona a ele um estilo de vida mais equilibrado e mais saúde mental. Mantendo seus níveis de produtividade lá em cima.

Obviamente a redução ou aumento da jornada de trabalho não é garantia de aumento ou queda da produtividade. Existe também todo um trabalho envolvido de inovação e gestão de pessoas. Trabalho este realizado pelo RH.

💡 [Entrevista] Saúde mental no trabalho, com Whiny Fernandes

⚠️ Ansiedade no trabalho: tipos, causas, sintomas e como o RH deve lidar

Por que testar a jornada de 4 dias na sua empresa?

  • Porque sua empresa pode estar atrasada em relação ao mercado!
  • Como vimos, a jornada de 4 dias será testada oficialmente no Brasil ainda este ano pela Reconnect Happiness e 4 Day Week Global. O projeto piloto será colocado em prática em novembro e a preparação para a experiência já começou!
  • O modelo já foi testado no Reino Unido, EUA, Espanha, Austrália e outros países, e os testes apresentam resultados positivos: aumentou a qualidade de vida e a produtividade dos colaboradores.
  • Tudo indica que a semana de 4 dias de trabalho é o futuro.
  • Você estará um passo à frente e teste a jornada de 4 dias na sua empresa!

Como se adaptar à jornada de 4 dias por semana

semana de quatro dias de trabalho no Brasil

Agora fica a pergunta: como o RH pode atuar e quais são suas responsabilidades em relação à jornada de 4 dias de trabalho por semana?

Obviamente, o setor de Recursos Humanos será extremamente presente e importante durante o processo de implementação e teste deste novo modelo. É responsabilidade do profissional de RH, por exemplo, orientar tanto colaboradores quanto gestores a respeito da nova jornada. Além de fazer o controle e a gestão das horas trabalhadas e dos turnos.

Em resumo: é um momento extremamente complexo, que exige informação, organização e uma comunicação interna muito clara e objetiva.

A verdade é que é muito fácil confundir-se em meio a mudanças tão relevantes. Quantas horas são trabalhadas? Como funcionam os turnos? E as escalas? Essa mudança atinge as férias do colaborador? Todas essas informações devem ser buscadas pelo profissional de RH e transmitidas para os líderes, gestores e colaboradores.

👨🏽‍💻 Que tal uma forma de aplicar este novo modelo com eficiência? Baixe agora um Pack gratuito com ferramentas para implementar a jornada de 4 dias por semana na sua empresa 👇

📥 [Download] Pack de ferramentas para testar a Jornada de 4 dias na sua empresa

jornada 4 dias

✅ Por que usar um software de RH nesse processo

A boa notícia é que existe um software de gestão de RH que pode ajudar sua empresa neste processo. Trata-se da plataforma Factorial RH, que possui funções específicas para a gestão de times e de talentos, como:

O software de RH da Factorial foi pensado para ajudar você a melhorar a sua gestão de RH. E, assim, a lidar melhor com todas as mudanças para a jornada de trabalho de 4 dias por semana

Com isso, o seu time de RH ganha tempo ao automatizar tarefas burocráticas e pode focar no que de fato importa. Ou seja, na gestão de pessoas e a adequação da jornada de trabalho de 4 dias por semana na legislação brasileira e na cultura organizacional da empresa.

👩🏼‍💻 Ficou interessado e quer saber mais sobre como funciona o software da Factorial? Confira no vídeo em menos de 1 minuto!

Solicite uma demonstração gratuita, teste o software por 14 dias e transforme a gestão de RH da sua empresa! ⬇️

botao demo

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados