Ir para o conteúdo

O que é comunicação integrada e como aplicar na sua empresa

·
7 minutos de leitura
comunicação integrada

A comunicação é um dos bens mais valiosos para uma empresa, assim como seu capital humano. É por meio dela que todos os processos funcionam e se conectam tanto interna quanto externamente.

Ter uma comunicação integrada favorece sua organização de diversas maneiras, por exemplo, com o engajamento das equipes.

O fortalecimento da cultura organizacional também se deve à forma eficiente e transparente com a qual as informações são compartilhadas. E nesse cenário, os profissionais que atuam no seu setor de RH possuem um papel fundamental.

Quer entender mais sobre a comunicação integrada e sua importância para o sucesso empresarial? Continue lendo este artigo e descubra, apresentaremos as principais vantagens e os passos para sua aplicação.

performance

O que é comunicação integrada?

A comunicação integrada é um conjunto de estratégias desenvolvidas para que todos os colaboradores tenham acesso a informações da empresa. São formas de melhorar a comunicação interna e otimizar todos os canais utilizados para alcançar uma padronização.

📩 Baixe grátis: Modelo de Plano de Comunicação Interna

A proposta é proporcionar uma boa experiência no ambiente de trabalho para seus colaboradores. Além, é claro, de alcançar ótimos resultados em produtividade e vendas. Dessa forma, a comunicação integrada pode ser vista como uma estratégia de endomarketing que segue os seguintes objetivos:

  • Consistência: sua empresa precisa de um tom de voz que seja direcionado para as pessoas que trabalham nela.
  • Coerência: todos devem receber as mesmas informações e entender o que acontece na organização de forma clara.
  • Continuidade: você não deve criar um único planejamento para a comunicação integrada, ele deve ser atualizado com frequência e se adaptar às mudanças de mercado.
  • Complementaridade: usar muitos meios de comunicação não significa clareza e integração, é preciso entender a finalidade de cada um para não causar conflitos na troca de informações.

Por fim, para funcionar, é necessário que se considere uma forma ética e honesta de desenvolver esse planejamento. Não existe ao ouvir outros setores, afinal, o conceito de comunicação integrada também é alinhar ideias de diferentes áreas.

Qual a importância da comunicação integrada?

A importância da comunicação integrada para a empresa está na possibilidade de se comunicar com seu público de forma eficaz. Lembrando que essas ações podem ser tanto destinadas ao âmbito interno quanto ao externo, já que o mercado precisa ver o impacto da sua estratégia.

Ainda, integrar o compartilhamento de informações faz com que a instituição crie uma imagem forte e coesa. Essa reputação desencadeada da valorização da marca traz alguns benefícios como aumento de vendas e a retenção de talentos.

Para entender melhor, separamos, abaixo, as principais vantagens de integrar a comunicação da sua empresa.

Fortalecimento da cultura da empresa

O papel da comunicação integrada para o fortalecimento da cultura empresarial está na forma de comunicar e reforçar os valores, crenças e comportamentos com consistência e eficácia. Quando essa ação é bem-sucedida, a organização consegue transmitir sua identidade e seu propósito para seu público claramente. 

Essa exposição permite que seu negócio atraia e retenha profissionais que se identificam com sua cultura organizacional. Além de promover o engajamento entre seus colaboradores, os tornando alinhados com os objetivos estratégicos e operacionais. Isso acontece porque eles se sentem acolhidos e incluídos nos processos da organização.

Reputação da marca

O fortalecimento da cultura da empresa contribui para aumentar a reputação da marca. Porque a imagem que o público vê é o reflexo das ações desenvolvidas para melhorar os processos internos.

Isso é o chamado employer branding: o conjunto de valores que as pessoas que trabalham para a empresa entendem que define a sua marca.

Se considerarmos as gerações mais jovens, eles priorizam muito a reputação de uma marca onde vão adquirir produtos e serviços. O relatório 2022 Edelman Trust Barometer aponta que 57% dos consumidores esperam enxergar uma posição da marca em questões importantes.

Nesse caso, a promoção de um ambiente conectado e com colaboradores motivados influencia o processo de escolha externo. Aprenda a fortalecer a marca da sua empresa 👇

guia employer branding

Integração das equipes

Falamos muito sobre o RH desenvolver estratégias para a comunicação integrada, mas este não atua sozinho. Se o propósito é criar uma rede comunicativa, ela deve ser construída por mais de um setor. Assim, entram nessa equação as áreas de Marketing, Publicidade, Relações Públicas, Comunicação e Atendimento ao Cliente.

Todos trabalham em conjunto para monitorar as informações e garantir que a mensagem seja transmitida de forma eficiente. Além disso, algumas campanhas e projetos desenvolvidos para os colaboradores podem ser mostrados nas redes sociais da empresa. Isso, com certeza, ajudará no processo de reconhecimento e valorização da marca.

💡 Leia também sobre Portal do colaborador: o que é e com implementar nas empresas?

Eficiência da comunicação interna e externa

Quando há a integração dos canais de comunicação e os setores atuam em conjunto para melhorar o processo, essa eficiência afeta o público interno e externo. Internamente essa estratégia auxilia no engajamento dos colaboradores e no compartilhamento de informações entre todos.

Uma comunicação interna consistente e efetiva ajuda no cumprimento de todos os objetivos e metas da empresa. Por conta disso, as pessoas reconhecem suas responsabilidades e ficam mais motivadas, aumentando, assim, a produtividade.

Já o viés externo foi mencionado em outros benefícios, que é a transmissão da imagem de uma marca séria e comprometida. E os resultados você pode identificar no tópico abaixo, que são os aumentos nas vendas.

Aumento de vendas

Com a criação de uma imagem clara e consistente sobre valores e crenças a empresa consegue atrair seu público-alvo. Dessa maneira, você consegue mostrar seus produtos e serviços, mas ir além, fortalecendo a marca.

Quando falamos de comunicação externa, duas equipes têm grande influência, Marketing Digital e Vendas. Isso porque as campanhas publicadas nas redes sociais contribuem para a geração de leads e prospects. E aumentam a chance de se tornarem clientes, trazendo um ótimo retorno financeiro para a organização.

O papel do RH no plano de comunicação da empresa

Como dissemos no início, a comunicação é um dos bens mais valiosos para as empresas junto ao capital humano. Logo, nada mais justo que seja o setor de Recursos Humanos aquele que fará a gestão da comunicação integrada.

Afinal, ele deverá manter a cultura, o posicionamento e o employer branding do seu negócio, alinhados com os demais setores. Para isso, as funções que precisa desempenhar são:

  • Definir os objetivos e metas do plano de comunicação interna;
  • Identificar os canais de comunicação adequados;
  • Desenvolver o conteúdo;
  • Gerenciar a execução do plano;
  • Avaliar o impacto da comunicação interna.

Para ter mais detalhes sobre essas funções, basta continuar lendo. O próximo tópico falará sobre os passos que devem ser seguidos para a criação do plano de comunicação integrada.

Passos para criar um plano de comunicação integrada

Até aqui, nós explicamos o que é a comunicação integrada, sua importância e as principais vantagens. Também mostramos o papel do RH e que ele deve criar o plano de comunicação da sua empresa. 

Agora, vamos apresentar um passo a passo desse processo e relacionar com as soluções da Factorial. Confira como a comunicação aliada com a tecnologia pode transformar o seu negócio e atrair mais clientes e talentos. Acompanhe!

Faça um diagnóstico 360º da comunicação corporativa

O primeiro passo é identificar o cenário atual da organização, como está a comunicação corporativa? Essa pesquisa permitirá que você e sua equipe de RH identifiquem possíveis gargalos no compartilhamento de informações.

Para isso, considere a elaboração de pesquisas de engajamento, de clima organizacional, de satisfação e de motivação. Ouça seus colaboradores e encontre o melhor caminho para transformar a comunicação de todos.

Defina objetivos e metas da comunicação integrada

Tendo o diagnóstico de como está a comunicação da sua empresa, você já pode seguir para a próxima etapa: definir metas e objetivos. Utilize os resultados das pesquisas feitas como base nesse processo também.

Você pode encontrar dores como as descritas abaixo que precisam ser solucionadas, confira:

  • Melhorar a comunicação entre os colaboradores e as lideranças, desenvolvendo a cultura de feedback;
  • Alinhar o tom de voz interno com o externo para mostrar os processos da empresa para o público.

O software da Factorial permite que você crie objetivos no recurso de desempenho. Desse modo, é só definir as metas e criar um caminho para acompanhar o progresso futuramente.

objetivos metas RH

Crie um manifesto da marca

Após seguir as duas primeiras etapas do planejamento chegamos a criação de um manifesto da marca. Mas o que seria isso? Esse documento visa apresentar ao público toda a essência, os valores e a missão da sua marca.

Ele é uma declaração pública que expressa a visão da empresa e a maneira que ela deseja se relacionar com seus colaboradores e clientes. Trata-se de uma ferramenta muito importante para melhorar o clima organizacional e motivar os profissionais.

Você pode usar o Portal do Colaborador para compartilhar o manifesto e também as redes sociais da instituição. Assim, o público externo também conhecerá as intenções da marca, contribuindo para a atração de novos clientes.

portal do colaborador

Identifique e segmente os públicos-alvo da empresa

Uma empresa é composta por diferentes profissionais e áreas, além de contar com os gestores e com a liderança. Logo, é necessário ter claro essas informações e segmentar de acordo com os direcionamentos. Por exemplo, nível hierárquico, funções, setores, tempo de casa etc.

Um colaborador que acabou de ser admitido terá acesso a todas as informações necessárias no onboarding. Além disso, o RH pode desenvolver ações direcionadas para as primeiras semanas, como conhecer toda a empresa e se engajar com os demais.

O organograma poderá te dar a visibilidade que precisa para entender a composição da empresa. Essa solução está disponível no software de RH da Factorial e é bem simples de usar.

ezgif.com-gif-maker - 2022-03-23T154117.422

Escolha e integre os canais de comunicação

As redes sociais funcionam como um caminho para dialogar com o público (leads, clientes, etc.). Contudo, os canais de comunicação também precisam compreender a parte interna, ou seja, os colaboradores.

Existem muitas opções hoje no mercado de tecnologias focadas apenas na comunicação empresarial. Assim, as principais utilizadas são:

  • E-mail;
  • Mural de recados;
  • Rede social corporativa (como o Portal do Colaborador);
  • Aplicativos de mensagens instantâneas (como o Slack);

Nosso software, inclusive, permite que diversos canais de comunicação possam ser integrados. Basta você definir aqueles que mais estão próximos da sua cultura e que oferecem bons benefícios.

factorial integrações

Crie um plano de ação e acompanhe e avalie o seu desempenho 

Após conseguir todos os dados de que precisa, chegou o momento de criar um plano de ação. Você deve propor para todas as equipes o desenvolvimento de ações que melhorem a comunicação.

  • Alinhe os objetivos com todos;
  • Distribua tarefas de acordo com cada setor;
  • Garanta que os canais escolhidos sejam utilizados com o propósito correto;
  • Faça avaliações contínuas para entender como está sendo a mudança.

A Factorial, como um software de RH completo, te ajuda no monitoramento das metas com as metodologias OKR e KPIs.

✅ Experimente o Software de RH da Factorial e desenvolva uma comunicação integrada que vai mudar a cultura da sua empresa.

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados