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Como fazer uma Pesquisa de Clima organizacional [+ questionário em Word]

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8 minutos de leitura
pesquisa de clima organizacional

Nesse artigo, explicamos o que é uma pesquisa de clima organizacional, quais perguntas podem ser feitas e como conduzir esse processo na sua empresa. Também mostramos exemplos práticos e disponibilizamos um modelo pronto de pesquisa de clima organizacional para ser usado hoje mesmo!

Um dos principais fatores diferenciais de uma empresa é sua cultura organizacional, formada graças aos vínculos e dinâmicas de grupo que vivem ali, diariamente. Nesse ecossistema, o papel da área de Recursos Humanos é criar um espaço e as condições vitais para que se desenvolva o bem-estar e a produtividade coletiva.

Além de temas como remuneração, tipo de contratação e possibilidades de crescimento, o ambiente de trabalho é um fator determinante para a retenção de talentos. Em ambientes frios e hostis, não apenas a produtividade diminui, mas a taxa de turnover aumenta.

Por isso, medir o nível de satisfação com a cultura e o clima da organização é de suma importância. E é nesse contexto que entra em cena a pesquisa de clima organizacional. Nesse artigo, vamos apresentar um panorama completo sobre este tema, sugerir perguntas e mostrar exemplos de como manter o nível de engajamento com o uso de pesquisas. Leia a seguir!

performance

Primeiro, o que é clima organizacional?

Existem diversos estudos e definições para o que é clima organizacional. De forma resumida, podemos dizer que:

O clima organizacional é a percepção de colaboradores sobre diversos aspectos da sua experiência como parte dessa organização.

Esses aspectos são o que determinam o engajamento desses profissionais e, por isso, estão diretamente ligados à sua motivação. A percepção dos colaboradores envolve uma série de processos, políticas e práticas da empresa, que podem estar relacionados a:

  • Remuneração e benefícios
  • Oportunidades de crescimento profissional
  • Justiça em relação a méritos e promoções
  • Recursos e ferramentas de trabalho
  • Relações interpessoais
  • Liderança direta
  • Liderança executiva
  • Entre outros

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Mas afinal, o que é um bom clima organizacional?

Uma organização com um bom clima organizacional é aquela onde os colaboradores e colaboradoras se sentem não apenas cômodos e felizes, mas também têm uma percepção positiva das práticas da empresa, do seu cotidiano e do espaço que ocupam dentro da organização.

É um conceito bastante subjetivo, que está relacionado a fatores como comunicação interna, trabalho em equipes, liderança, salário emocional, entre outros aspectos.

Agora que já entendemos um pouco mais sobre clima organizacional, vamos à definição da pesquisa utilizada para medi-lo.

O que é pesquisa de clima organizacional?

Antes de baixar o modelo de pesquisa organizacional, é importante entender o que é e para que serve este documento. A Pesquisa de Clima Organizacional é uma pesquisa com afirmativas para avaliação individual que é enviada pela empresa para uma amostra ou para a totalidade da força de trabalho.

O resultado da coleta e processamento de dados dessa pesquisa é o Diagnóstico do Clima Organizacional da empresa, ou seja, o que os colaboradores pensam e sentem sobre as práticas e políticas da empresa.

Normalmente, as perguntas da pesquisa de clima organizacional são divididas em dimensões — ou, para simplificar, diferentes temas. Para cada um desses temas há uma série de afirmativas que geralmente são avaliadas na Escala Likert de 5 pontos, aquela que vai de “Discordo totalmente” a “Concordo totalmente”.

Exemplo de afirmativas

  • Os gestores envolvem os colaboradores em decisões que afetam suas atividades profissionais.
  • Este é um lugar psicológico e emocionalmente saudável para trabalhar.
  • Sinto que as pessoas se importam umas com as outras.
  • Sinto que tenho liberdade para manifestar minhas ideias e dizer o que eu penso.

Além disso, o modelo de pesquisa organizacional pode conter perguntas diretas, para que o funcionário responda com “sim”, “não” ou “não sei responder”. No entanto, esse modelo é mais limitante, visto que a escala consiste em apenas 3 opções ao invés de 5.

Exemplo de perguntas

Aqui estão alguns exemplos de perguntas para a pesquisa de clima organizacional:

  • Você está satisfeito com o ambiente de trabalho?
  • Acha que seu departamento precisa de melhorias?
  • Tem vontade de mudar de área ou função?
  • Gostaria de ter mais atividades de integração com a equipe?

Seja qual for o tipo de pesquisa de clima organizacional, o objetivo é ser o mais direto e conciso que puder, para que os resultados realmente apontem o que está funcionando e o que precisa melhorar na empresa.

pesquisa de clima organizacional perguntas

Para que serve a pesquisa de clima organizacional?

Bom, a pesquisa de clima organizacional por si só serve para o diagnóstico da situação da empresa. Para que esses mapeamento se traduza em mudanças e melhorias, é necessário alinhar a pesquisa aos objetivos estratégicos do RH.

O passo seguinte à pesquisa é estudar os resultados, planejar intervenções nas práticas e processos da empresa e monitorar a efetividade dessas intervenções. É necessário colocar um plano em prática para ver se, após o diagnóstico inicial, as ações desenvolvidas pelo RH:

A. Geraram de fato mudanças no Clima Organizacional

B. Promoveram resultados de negócio, quando o diagnóstico é positivo

Por isso, um questionário de pesquisa de clima organizacional é ainda mais efetivo e apresenta maior retorno quando usado da maneira correta e feito de forma contínua e iterativa.

Porém, não existe periodicidade certa ou errada para aplicar a pesquisa. O importante é ter tempo para avaliar os resultados, traçar e implementar um plano de melhoria e verificar, na pesquisa seguinte, se a percepção dos profissionais melhorou após as ações desenvolvidas.

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Dimensões da pesquisa de clima organizacional

Conforme explicamos, existem várias dimensões a serem consideradas ao medir a percepção do clima organizacional.

No questionário de pesquisa de clima organizacional que disponibilizamos para download, consideramos 5 dimensões fundamentais:

  • Competência e valores da liderança. entender a percepção que os profissionais têm dos seus gestores e da executiva da empresa é essencial para capacitar a liderança e conquistar a confiança dos colaboradores. De acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup, líderes representam até 70% do engajamento e da produtividade dos profissionais.
  • Reconhecimento e valorização profissional. valorizar os profissionais é uma das estratégia mais importante (e mais econômicas!) para gerar engajamento. De acordo com um levantamento da consultoria Towers Waltson, líderes que reconhecem seus liderados contribuem para um aumento de 60% no engajamento dos times.
  • Ambiente e condições de trabalho. a condição básica para que os profissionais possam desempenhar suas atividades com excelência é ter um ambiente e condições de trabalho apropriadas. Hoje, isso vai muito além do espaço físico. É necessário garantir também as condições mentais e emocionais para um bom desempenho.
  • Relações de trabalho. os relacionamentos interpessoais — tanto com os colegas quanto com as lideranças — é um fator decisivo para a permanência dos colaboradores. Segundo uma pesquisa do Linkedin, 46% dos profissionais entrevistados acreditam que amizades entre colegas torna o trabalho mais feliz e produtivo.
  • Comunicação na empresa. garantir uma comunicação interna eficaz e transparente é uma medida que viabiliza a execução de uma série de práticas e políticas da empresa.

O formato dos questionários utilizados nas pesquisas de clima organizacional também podem mudar, de maneira a corresponder aos objetivos e metas da pesquisa aplicada. Veja a seguir mais detalhes e consulte nosso modelo pronto para download.

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional: 5 etapas

Depois de entender as vantagens da pesquisa de clima organizacional, é preciso definir um plano de ação para conduzir esse processo na empresa.

Listamos no passo a passo a seguir os principais pontos a levar em consideração ao elaborar um modelo de pesquisa de clima organizacional: 

1) Planejar

O pontapé para a execução da pesquisa é entender quais são os objetivos, os tópicos a serem investigados, a forma como será aplicada, o período da coleta de dados e os indicadores da avaliação.

Um dos primeiros pontos que é preciso definir é o formato e o teor das perguntas — se serão abertas, fechadas, de múltipla escolha, dissertativas etc. Também é preciso estruturar uma metodologia para a pesquisa. Isso inclui a pontuação utilizada para medir o peso de cada resposta, a quantidade de participantes e os critérios dessa amostra.

👉Liderança transformacional: Tudo o que você precisa saber

modelo word rh

2) Comunicar a iniciativa

A pesquisa de clima organizacional da Great Place to Work, uma das principais referências globais no assunto, incentiva a participação do maior número de colaboradores possível. De fato, esse é um dos critérios para garantir maior pontuação no renomado índice.

Para garantir o sucesso nesse quesito, é necessário traçar um plano de comunicação da pesquisa. É recomendado utilizar diferentes canais da empresa para contatar os participantes. Assim, o RH poderá tranquilizá-los sobre o sigilo dos dados e sensibilizá-los quanto à importância de respostas sinceras.

Idealmente, é possível monitorar o número de respostas enquanto a pesquisa é aplicada, de modo a reforçar a comunicação se necessário.

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3) Aplicar a pesquisa

A aplicação da pesquisa é uma das principais etapas e a forma como ela é realizada pode interferir diretamente nos resultados. Por isso, encontrar a ferramenta ou material ideal é essencial. Neste caso, os gestores podem utilizar:

  • Formulários impressos para serem preenchidos a mão
  • Questionário de pesquisa de clima organizacional em PDF ou Word
  • Sistemas digitalizados

Quanto mais otimizada a sua opção for, mais qualificada será a coleta e análise dos dados. Para garantir maior eficiência, a empresa pode utilizar softwares especializados para acompanhar em tempo real o andamento da pesquisa. Softwares que facilitam o processo têm, inclusive, um sistema de notificações incorporado para garantir o maior número de respondentes.

👉 Software de Recursos Humanos: O que é e como escolher a melhor opção

4) Analisar os resultados

Chegou a hora de tabular e cruzar as informações. Para isso, baseie-se na metodologia definida durante a etapa de planejamento. Softwares e plataformas de engajamento de colaboradores têm mais uma vantagem aqui: o próprio sistema processa os dados coletados e apresenta os insights extraídos, muitas vezes com a possibilidade de exportar esses relatórios de RH.

A partir dos indicadores dos resultados, o RH pode identificar as principais causas de um clima ruim ou bom. Depois, basta discutir com a lideranças as falhas identificadas.

Faça um levantamento de proposta e crie um plano de ação. Em situações críticas, se recomenda montar uma equipe de força-tarefa, isto é, um time multidisciplinar e destacado especificamente para tocar esse projeto.

5) Divulgar os resultados

Para encerrar o ciclo, é preciso comunicar o diagnóstico aos colaboradores da empresa, enfatizando o esforço coletivo e a importância do projeto para o ambiente laboral. Nesse momento, também é possível compartilhar as medidas que serão implementadas para melhorar o clima organizacional da empresa.

Questionário de Pesquisa de Clima Organizacional [download]

Elaborar as perguntas e afirmativas deste tipo de documento é um desafio. Por isso, muitos profissionais buscam um modelo pronto de pesquisa de clima organizacional para dar o primeiro passo. A seguir, disponibilizamos um questionário personalizável em Word para você adaptar e utilizar de acordo com as necessidades da sua empresa. Se desejar, pode salvá-lo em PDF antes de distribuir.

Faça download do nosso modelo de pesquisa de clima organizacional e tome melhores decisões baseadas em dados detalhados da percepção dos seus colaboradores.

pesquisa de clima

Ferramenta para digitalização de Pesquisas e avaliações

Aplicar pesquisas de clima e avaliações de desempenho é uma das tarefas mais importantes para manter um bom clima organizacional. No entanto, existem alguns desafios neste processo:

  1. Centralizar dados
  2. Criar relatórios com os resultados
  3. Enviar a pesquisa individualmente ou em grupo automaticamente
  4. Criar modelos personalizáveis de avaliação de desempenho

Por isso, mais do que nunca, é importante agilizar e digitalizar estas atividades. Como? Com a ajuda da tecnolgia! Uma das ferramentas disponíveis no mercado é o software de RH da Factorial, que ajuda a digitalizar e automatizar as pesquisas de clima organizacional e avaliações dentro das empresas.

A funcionalidade de Avaliação de Desempenho oferece total flexibilidade para criar e implementar o seu próprio modelo de pesquisa ou escolher um dos nossos modelos prontos.

Alguns dos recursos disponíveis, que podem ser testados por 14 dias na prática:

  • Criação de pesquisas e avaliações padrão
  • Opção de diferentes formatos de resposta
  • Os colaboradores preenchem o questionário diretamente na plataforma
  • Envio de notificações automáticas durante o processo
  • Relatórios com os resultados
  • E muito mais!

O que você está esperando para implementar uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa?

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Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

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