Ir para o conteúdo

Como o RH pode criar um ambiente de trabalho saudável [+ Pesquisa de Clima Organizacional grátis]

·
7 minutos de leitura
ambiente de trabalho saudável

Não é de hoje que o mercado discute a importância do clima organizacional e sua relação com produtividade, qualidade de vida e construção de um ambiente de trabalho saudável. 

Inclusive, grandes empresas já entenderam que é necessário investir em ações para otimizar o clima, tanto para atingir metas quanto para reduzir o turnover, algo que prejudica os resultados. O papel dos profissionais de RH é muito importante nessa discussão. Afinal, o setor tem liberdade e expertise para aplicar ações que promovam um ambiente saudável de trabalho.

Contudo, essas iniciativas precisam ser bem construídas para gerar efeitos positivos. A falta de estratégia pode ser um tiro no pé e transmitir a ideia de um ambiente mais tóxico do que positivo.

Com certeza você não deseja passar por isso, não é mesmo? Portanto, neste artigo, vamos debater alguns pontos importantes sobre esse tema. Não importa qual é o porte da organização, essas dicas vão ajudar a refletir sobre a atuação do setor de Recursos Humanos e as formas ideias para otimizar o clima interno. Continue com a gente e descubra mais!

software-rh-dp-360

O que é um ambiente saudável de trabalho?

Um ambiente saudável de trabalho promove o bem-estar dos colaboradores, sendo capaz de oferecer condições dignas para o exercício das funções e políticas internas que respeitam as pessoas e visam a satisfação delas. A construção é resultado de uma série de iniciativas, que envolvem fatores como:

  • Políticas internas criadas pelas lideranças em conjunto com o setor de Recursos Humanos;
  • Alinhamento à visão, missão e valores da organização;
  • Fornecimento de ferramentas para comunicação transparente e respeitosa.

Junto com tudo isso, há também a valorização do profissional.

Além do respeito ao ser humano que ocupa cada função, um ambiente de trabalho saudável oferece oportunidades de crescimento, o famoso plano de carreira. Esse último ponto pode parecer um pouco descolado do restante, mas não podemos nos esquecer que nenhum colaborador sente-se satisfeito sem ter perspectivas de crescimento!

👉 Software para plano de carreira: por que sua empresa precisa de um?

📩 Baixe grátis: modelo de Plano de Carreira

Qual a importância de oferecer um ambiente de trabalho saudável?

Um ambiente saudável de trabalho traz diversos benefícios para a empresa. O primeiro deles é relativo ao engajamento, que é diretamente ligado aos resultados.

Uma pesquisa da Hubspot apontou que 69% dos entrevistados trabalhariam mais se fossem reconhecidos pelo esforço. Percebe a conexão entre dinheiro entrando e clima organizacional?

Um colaborador motivado tende a ser bem humorado, prestativo e, principalmente, produtivo, e tudo isso impacta nos resultados de seu setor. Quando líderes não valorizam o empenho de seus times, é natural que a produtividade caia junto com o engajamento, o que vai gerar problemas para o RH e impactos negativos para o setor financeiro.

Mas a falta de engajamento e a queda na produtividade não são os únicos desafios. Empresas que não constroem ambientes saudáveis também sofrem com o famoso turnover. Segundo um estudo feito pela empresa norte-americana Zenefits, 81% dos donos de negócios vêem o turnover como um dos fatores que mais prejudicam uma empresa.

🧮 Baixe grátis: Cálculo de Turnover [Excel]

A alta rotatividade gera problemas no fluxo das operações, no custo dos projetos, na moral do time e até mesmo na captação de talentos. Quando o local é agradável, com pessoas que se importam e estão sempre dispostas a auxiliar, a empresa é vista como uma excelente oportunidade, tanto por novos talentos quanto por profissionais mais experientes.

Outro ponto fundamental: um bom ambiente é fator de atração no mercado de trabalho. Uma empresa reconhecida por respeitar seus funcionários e promover ações de valorização gera atratividade, potencializa o employer branding e tem mais chances de recrutar bons profissionais.

Como identificar um ambiente saudável de trabalho?

Para começar a identificar de forma simples, basta analisar se o seu ambiente de trabalho sofre com os pontos listados acima. Ou seja, se o engajamento e a produtividade são baixos, há uma alta taxa de rotatividade e um employer branding considerado insatisfatório, é bem provável que haja problemas de clima organizacional acontecendo.

Também fique de olho em outros indicativos importantes, como a falta de diálogo e a ausência de feedback entre líderes e liderados. De acordo com a Forbes, 65% dos colaboradores entrevistados em um estudo gostariam de receber mais feedback e acreditam que a falta deles impacta no seu engajamento.

Contudo, existem técnicas mais precisas para entender como está o ambiente de trabalho. A principal delas é a pesquisa de clima. Os profissionais do RH são os responsáveis por essa demanda e não devem subestimar essa ferramenta. Inclusive, nós podemos te ajudar agora mesmo.

📩 Que tal baixar nosso modelo de questionário que ajuda a entender se o ambiente da sua empresa é saudável?

pesquisa de clima organizacional

Qual o papel do RH para manter o ambiente de trabalho saudável?

O RH pode atuar de forma propositiva e receptiva. No papel de receptor, o setor deve estar pronto para ouvir os colaboradores para entender como construir um bom relacionamento entre a empresa e as pessoas.

Já no seu papel de propositor, o departamento de Recursos Humanos pode atuar promovendo melhorias nas políticas internas, criando oportunidades de capacitação profissional e gerando abertura para feedbacks vindos da operação. Vamos listar a seguir 8 ações que podem ser desenvolvidas:

1. Cuide da motivação da equipe

O ambiente de trabalho saudável é capaz de melhorar o humor dos colaboradores na realização de suas tarefas. Em locais tóxicos e sem infraestrutura, os funcionários podem se sentir sobrecarregados e chateados, afetando diretamente o rendimento.

Para evitar este cenário, o RH pode realizar ações de integração, eventos motivacionais com palestrantes e cursos focados no bem-estar ou até mesmo na melhoria da produtividade.

2. Crie canais de ouvidoria

Ofereça meios para que os funcionários possam registrar queixas, tanto de forma anônima quanto pessoal. É importante que a empresa seja transparente na comunicação corporativa e crie meios para que as críticas cheguem até os tomadores de decisão. Porém, vale destacar que é preciso respeitar essas críticas e, acima de tudo, agir para solucioná-las.

3. Ofereça benefícios

Para não se tornar uma empresa “trampolim”, ofereça promoções, benefícios exclusivos — como bonificação de resultados — e tente entender quando surgir uma falta ou atraso. Além do salário, os benefícios são capazes de gerar atração de talentos, retenção de pessoas e melhorias na satisfação dos funcionários.

4. Faça pesquisas periodicamente

Já falamos sobre a importância da pesquisa de clima, porém, ela deve ser feita em intervalos regulares. Dessa forma, o RH pode monitorar os índices de felicidade, comparar resultados e tomar decisões. Assim, por fim, otimiza o ambiente de trabalho.

5. Se importe com o crescimento profissional

A desmotivação e queda na qualidade do clima interno pode estar relacionada à falta de perspectiva dos colaboradores. Para evitar esse problema, é essencial criar um plano de carreira e salário. Mas não basta apenas criar o PCCS, ele precisa ser transparente, acessível e realista para que tenha impactos positivos.

[✅ Download] Modelo de Plano de Cargos e Salários pronto e grátis

6. Tenha um espaço acolhedor

Acredite, o ambiente faz a diferença. O local de trabalho bem iluminado, decorado e com boa circulação de ar é impacta na felicidade da equipe. Afinal de contas, quem gosta de trabalhar em um lugar que é apenas um amontoado de mesas sem graça?

Aqui entra outro ponto. Muitas vezes o colaborador precisa dar um respiro em meio à rotina. Um local de descanso bem estruturado é importante para acolher as pessoas na hora daquele pause estratégico. O RH pode ajudar neste ponto trazendo aos diretores uma avaliação do ambiente físico junto com propostas de melhoria.

7. Garanta que os fluxos de trabalho são claros

Sabe quando você ingressa em um projeto sem entender nada do que precisa ser feito? A sensação é desanimadora, concorda? O mesmo vai acontecer com o restante da equipe caso eles tenham dificuldades para entender suas funções e tarefas diárias.

O departamento de Recursos Humanos pode ajudar os setores a dar clareza aos fluxos de trabalho e também auxiliar na comunicação junto às equipes.

8. Tenha atenção com as normas de segurança

Ambiente saudável de trabalho também é um ambiente seguro. É importante prevenir acidentes e oferecer um local adequado para os colaboradores.

Pense bem: você se sentiria motivado se trabalhasse em um galpão cheio de produtos onde as prateleiras estão tão abarrotadas que parecem que vão desmoronar cada vez que alguém mexe nelas? Segurança impacta na felicidade.

Portanto, siga sempre as normas técnicas propostas pela legislação trabalhista. Se possível, promova eventos que falem sobre saúde no trabalho, tais como palestras com agentes de saúde ou programas internos de cuidado com o trabalhador.

o que é um ambiente de trabalho saudável

Como o RH deve atuar para construir um ambiente de trabalho saudável no formato home office?

Mesmo longe dos escritórios, é possível manter um ambiente de trabalho saudável? A resposta é sim! Nos últimos tempos, o trabalho remoto se tornou a realidade para muitos profissionais. Junto com este novo modelo, surgiu a necessidade do RH repensar diversas ações e os formatos de execução.

A primeira coisa que o RH deve pensar é que já existem ferramentas de integração e comunicação interna. Com elas, é possível dar continuidade a ações que promovem o bem-estar e a interação entre as pessoas. Portanto, se o objetivo do setor é seguir com dinâmicas, encontros de confraternização e rodadas de feedback, basta usar aplicativos para se relacionar, colher opiniões e fazer pesquisas.

Outra forma de zelar pela construção de um ambiente saudável é fornecendo infraestrutura. Esse investimento parece ser caro à primeira vista, mas dar as ferramentas ideias para execução das tarefas é uma forma de garantir produtividade, reduzir erros e o absenteísmo.

Até a ergonomia entra aqui. Pode parecer algo pouco relevante, mas ela impacta a saúde e felicidade de cada um durante o expediente.

O uso de um software de RH também faz toda a diferença. Por meio dele, o setor pode controlar as iniciativas, monitorar pesquisas realizadas com as equipes, registrar planos de melhoria de processos e transmitir informações de forma clara aos tomadores de decisão.

✅ Conheça o melhor software de RH do mercado

✅ Peça grátis uma demonstração sem compromisso

Cuidar da saúde do colaborador é uma tendência necessária

Um ambiente tóxico de trabalho pode afetar diretamente a saúde emocional do indivíduo. Segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), um a cada cinco brasileiros sofre com a Síndrome de Burnout.

A síndrome é provocada pelo esgotamento profissional. Ela apresenta sintomas parecidos com o da ansiedade e da depressão, como: distanciamento de amigos e familiares, esgotamento de energia, tensão emocional e falta de ânimo.

Burnout é uma doença. Foi reconhecida como tal pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que a adicionou à Classificação Internacional de Doenças (CID 11).

Existem diversos fatores ligados ao esgotamento, dentre eles estão a ausência de um ambiente de trabalho saudável. Portanto, cuidar do clima é cuidar das pessoas.

A empresa que se atenta aos indicativos de Burnout e tenta sanar suas fontes é capaz de ter uma base operacional mais produtiva. Além disso, tem menores taxas de absenteísmo e resultados mais expressivos. Tanto em termos de meta quanto em relação à retenção de pessoas.

💡 Fica a dica: pense sempre de forma holística ao analisar a qualidade do ambiente. Existem vários aspectos atrelados de forma direta ou indireta com este tema.

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados