Ir para o conteúdo

(PDI) Plano de desenvolvimento individual: como fazer? [+ Modelo grátis em Excel]

·
11 minutos de leitura
pdi

Neste artigo, explicamos o que é o Plano de Desenvolvimento Individual e a sua importância na gestão dos Recursos Humanos de uma empresa. Veja o passo a passo de como desenvolver um PDI e baixe um modelo personalizável pronto para uso.

Independente do tamanho ou setor da empresa, os desafios diários atrelados à falta de ferramentas adequadas, pode tornar frequente a perda de profissionais altamente qualificados para o mercado, que antes necessitavam apenas de alguns ajustes para maximizar a sua produtividade, o seu desempenho e engajamento.

É possível que você esteja enfrentando esse desafio ou até mesmo outros, que podem ir além da questão de desempenho. Se esse é o caso, já sabemos que há uma falha na estrutura de gestão de desempenho. Afinal, esse processo existe para alinhar os objetivos de crescimento organizacional, com o desenvolvimento profissional de cada colaborador dentro da empresa.

A última etapa do ciclo de gestão de desempenho é a criação e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Individual, ou PDI, etapa essencial no processo de viabilização do crescimento dos colaboradores.

Veja a seguir o que significa PDI, confira exemplos práticos e faça o download gratuito de um modelo preenchido de Plano de Desenvolvimento Individual.

Boa leitura!

Índice

O que é o PDI?

O Plano de Desenvolvimento Individual, popularmente conhecido como PDI, é um poderoso componente da estratégia de identificação e monitoramento do crescimento profissional e pessoal dos seus colaboradores. É fundamental para o desenvolvimento contínuo das competências particulares de cada indivíduo.

O PDI é um norte para o progresso do colaborador, ao estabelecer qual deve ser o seu foco no próximo ciclo. Trata-se de um plano de ação dividido por áreas de desenvolvimento, com ações práticas a serem cumpridas pelo funcionário.

Tradicionalmente, o PDI é composto pelas áreas que foram destaques positivos e negativos na última avaliação de desempenho. Os PDIs não têm um período de duração específico, mas tendem a acompanhar os ciclos da gestão de desempenho — normalmente duram entre 3 meses e 1 ano.

Para que serve o PDI?

Não basta saber o que é PDI, é preciso entender exatamente para que serve e em que fase da jornada do colaborador ele deve ser implementado. Além disso, conhecer exemplos de PDI também ajuda neste processo. Em resumo, podemos dizer que:

O PDI serve para alinhar os objetivos do colaborador, suas metas pessoais e a posição que este deseja alcançar dentro da organização aos interesses da empresa para alcançar melhores resultados.

Portanto, o PDI é uma ferramenta utilizada para impulsionar o potencial de um indivíduo de uma forma estruturada e estratégica. Dentro de um contexto de plano da carreira, o PDI pode ajudar o profissional a desenvolver novas competências, melhorar a sua performance e alcançar novos desafios.

Do ponto de vista da empresa, a liderança está maximizando a capacidade de realização das suas equipes e a promover uma cultura de alta performance.

👉 Plano de Carreira: Modelo para download

Quais as vantagens de implementar o PDI?

Agora que já sabe o que é o PDI e qual o seu papel dentro da gestão de recursos humanos, vamos avaliar algumas das principais vantagens de adotá-lo na sua empresa.

Aproximação entre liderança e liderados

Ao elaborar um PDI, líderes e liderados criam conjuntamente estratégias para desenvolvimento pessoal. Ou seja, é uma oportunidade para criar vínculos e gerar maior aproximação entre ambos. O que impacta diretamente num ambiente de trabalho positivo e colaborativo.

Para potencializar esse relacionamento e tornar mais efetivo o plano de desenvolvimento individual, recomenda-se realizar reuniões one-on-one. Essas reuniões nada mais são que encontros periódicos entre o gestor e o profissional liderado para discutir desafios, projetos em curso e demais tópicos de interesse do colaborador.

Uma vez definido o PDI do colaborador, uma das pautas dessa reunião pode ser a evolução das estratégias definidas no PDI.

Desenvolvimento de liderança

A implementação de planos de desenvolvimento de funcionário contribui para que a empresa adote um estilo de liderança transformacional, ou seja, aquele que influencia positivamente o progresso e o desenvolvimento das pessoas que trabalham na equipe.

Afinal, os gestores acompanham o desenvolvimento dos funcionários, identificando seus pontos fortes e de melhorias, guiam as estratégias individuais para alcançarem seus objetivos e oferecem feedbacks relevantes para aperfeiçoamento em ações futuras.

Criar e acompanhar PDIs é uma oportunidade de crescimento para os colaboradores e também para os seus gestores, uma vez que potencializa habilidades de liderança como comunicação, capacidade de motivar e visão estratégica.

[Entrevista 📰] Planejamento de Carreira para líderes, com Jessica Sandin do Nubank

Estímulo para a aprendizagem contínua

Sabemos que em mundo em constante mudança, a verdadeira vantagem competitiva das empresas se dá pela capacidade de inovar. Para tornar isso possível, o colaborador deve ter a oportunidade de ser o mais versátil possível. Assim, ele é capaz de ampliar seus conhecimentos e expandir seu potencial.

Estabelecer uma cultura organizacional que incorpora a aprendizagem contínua no local de trabalho demonstra a importância do colaborador para a empresa, o que ajuda a manter o comprometimento e motivação dos colaboradores.

Além disso, permite que os colaboradores se mantenham atualizados com as últimas tendências do mercado, detalhe importante e benéfico para a empresa também.

plano de desenvolvimento individual

Equipes mais produtivas

Colaboradores mais qualificados e com maior nível de engajamento é sinônimo de profissionais mais produtivos. A clareza nos objetivos e no caminho a ser trilhado permite que esses colaboradores priorizem melhor suas tarefas e melhores seus indicadores de desempenho e rendimento.

A liderança transformacional e participativa também traz uma série de benefícios diretos além da qualificação profissional, como a melhora do espírito de equipe e o sentimento de pertencimento dos funcionários.

Melhor cumprimento de metas

Quando as metas são criadas conjuntamente entre gestores e colaboradores, há um maior estímulo para alcançar esses resultados — afinal, o profissional não está apenas seguindo ordens, mas também aprimorando áreas de seu interesse. Esse processo garante que os objetivos individuais do colaborador estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.

O PDI é como a tangibilização de um compromisso entre as duas partes. Objetivos relevantes e previamente acordados têm mais chances de serem priorizados no dia a dia. Além disso, ajudam a justificar eventuais sacrifícios necessários para o cumprimento das metas.

Como fazer um PDI?

Não existe um exemplo de plano de desenvolvimento individual que seja completo e tampouco regras que devem ser seguidas. Isso porque as metas e expectativas de cada pessoa variam consideravelmente. No entanto, algumas dicas básicas podem ser consideradas. A seguir, apresentamos uma série de recomendações para criar um PDI efetivo.

Se preferir, a seguir também disponibilizamos um modelo de PDI para download e um plano de desenvolvimento individual preenchido como exemplo e referência.

1. Análise de pontos fracos e fortes (Matriz SWOT)

Iniciar o desenvolvimento do PDI com a elaboração da Matriz SWOT é um excelente ponto de partida para identificar as áreas onde as forças (strengths) se alinham com as oportunidades (opportunities) de desenvolvimento, explorar os pontos fortes para alcançar o sucesso, além de determinar as áreas que exigem atenção, para minimizar o impacto das fraquezas (weaknesses) e superar as ameaças (threats), que proporcionam uma base sólida para esse processo.

Com ela, o colaborador se beneficia de:

  • Autoconhecimento: permite um diagnóstico preciso de suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, proporcionando uma visão holística do perfil profissional;
  • Priorização de ações: auxilia na identificação dos pontos que precisam ser aprimorados e das oportunidades mais promissoras para o seu desenvolvimento. A pessoa não preencherá apenas com o achismo;
  • Tomada de decisões estratégicas: baseia a construção do seu PDI em dados concretos, aumentando as chances de sucesso na conquista dos seus objetivos.

2. Como conectar a SWOT com o PDI: analisando o cenário atual

Após levantar os pontos fortes e fracos, é preciso analisar o cenário como um todo, no qual o colaborador se encontra, identificando o seu nível de desempenho e o que ele busca para a sua carreira.

Além da SWOT, os sistemas de gestão de RH com ferramentas de avaliação de desempenho são complementares e facilitam esse processo ao evidenciar as lacunas técnicas e comportamentais do colaborador. A análise dos resultados atingidos (ou não) pode ser o ponto de partida para identificar áreas de desenvolvimento promissoras.

Igualmente importante é comparar essas brechas à matriz de competências do cargo em questão, para avaliar as oportunidades de crescimento na carreira. Dessa forma, será possível identificar as competências bem desenvolvidas e aquelas que precisam ser trabalhadas para o colaborador apresentar melhores resultados.

👉 Modelo de Matriz de Competências para download

3. Defina uma área de desenvolvimento

Com o mapeamento das informações, é possível entender as áreas de desenvolvimento a serem trabalhadas. Nem sempre é fácil estabelecer uma única área a ser desenvolvida. Muitas vezes é comum encontrar múltiplos aspectos para melhoria e não ter clareza de qual deles priorizar. Nesses casos, a Matriz SWOT traz clareza, e caso seja necessário, é possível usa-la para pedir feedbacks de colegas de trabalho e outros membros da equipe, o que pode fazer toda a diferença.

Também é responsabilidade dos gestores comunicar e relacionar as oportunidades da empresa ao potencial de desenvolvimento do funcionário.

Exemplo prático: Suponhamos que uma empresa está passando por um processo de expansão para mercados internacionais. Ao inaugurar novas unidades em outros países, serão abertas vagas para posições liderança, que têm inglês fluente como requisito. O colaborador, nesse caso, poderia escolher aperfeiçoar o idioma no seu próximo ciclo de desempenho. Se houvesse a antecipação da Matriz SWOT, esse ponto já deverá ter aparecido como ponto fraco e isso só reforça a necessidade de aprimoramento.

Apresentar a conjuntura da empresa e abrir o leque de possibilidades pode ajudar o colaborador a visualizar novos caminhos profissionais, além de encorajar o seu crescimento dentro da organização.

4. Elabore um plano de ação com estratégia 

Um ponto fundamental ao fazer um PDI é a importância de traçar ações estratégicas e específicas. Como já explicamos, o PDI é um plano dividido por áreas de desenvolvimento, com ações práticas a serem cumpridas pelo colaborador.

Assim como se recomenda escolher uma área de desenvolvimento, também se faz necessário adotar ações estratégicas concretas, específicas e realistas, considerando tempo e recursos disponíveis.

E, para tudo isso se tornar ação do PDI, é preciso definir as metas SMART, afinal, sem elas um PDI não é possível de ser construído. Como podemos defini-las:

  • Específicas: defina metas claras, concisas e objetivas, evitando ambiguidades;
  • Mensuráveis: estabeleça indicadores que permitam acompanhar o progresso e avaliar o alcance das metas;
  • Atingíveis: determine metas realistas e desafiadoras, que estejam dentro do seu alcance e considerem seus recursos;
  • Relevantes: as metas devem estar alinhadas com seus objetivos de carreira e com as prioridades identificadas na matriz SWOT;
  • Temporais: defina prazos específicos para cada meta, incentivando a ação e o foco.

A chave para um plano de desenvolvimento individual bem escrito é ser o mais específico possível, ao definir as atividades e comportamentos necessários para alcançar os objetivos.

5. Crie uma rotina de acompanhamento e aprimoramento 

Não basta criar o plano de desenvolvimento individual se ele não for monitorado. O PDI precisa ser acompanhado de perto, para que os colaboradores e seus gestores analisem quais são as ações do plano executadas até então e quais são os pontos de melhoria.

Por isso, o profissional precisa documentar todas as ações propostas. Seja em um documento no computador ou em uma ferramenta específica para esse tipo de estratégia. O ideal é ter um cronograma bem definido. Além das ações propostas, defina para uma data para cumpri-las. E assim como as metas estabelecidas devem ser alcançáveis e os prazos também.

Adapte o PDI à medida que o colaborador evolua profissionalmente e as circunstâncias mudam. Faça ajustes e adaptações, com base nos resultados das avaliações e nas mudanças do mercado. Utilize ferramentas e recursos online para te auxiliar na organização, armazenamento e gestão, como a Factorial.

👉 Saiba como a Factorial pode te ajudar nesse processo

6. Aplique os aprendizados

Não importa quantos livros foram lidos, quantos cursos foram feitos ou quantos certificados foram obtidos se o aprendizado não puder ser aplicado.

Em diferentes teorias sobre a aprendizagem, defende-se que o input (ou seja, a absorção de conhecimento) deve estar relacionado ao output (a produção a partir do conhecimento). Por isso, tente sempre garantir que está colocando em prática aquilo que foi aprendido.

É interessante criar alguns marcos ao longo do plano de ação, com pequenos entregáveis, para testar o que se está aprendendo.

Uma outra forma de analisar se realmente pode absorver o conhecimento necessário no seu PDI é marcar uma conversa com a sua equipe e compartilhar quais foram os seus aprendizados no processo. Dessa forma, além de testar se realmente fixou os temas estudados, também ajudará as pessoas ao seu redor a crescer também.

📩 Modelo de PDI [Download em Excel]

Saber o que é PDI e entender como funciona sua aplicação é fundamental. No entanto, isso não garante que um profissional de RH ou gestor saiba exatamente como elaborar este documento. Para ajudar neste desafio, criamos um modelo de Plano de Desenvolvimento Individual personalizável, pronto para download.

Além disso, você encontrará na segunda aba um exemplo de PDI que servirá como guia no preenchimento.

📩 Baixe o modelo de PDI abaixo:

plano de desenvolvimento individual

Este modelo pode ser usado para todos os colaboradores. Basta adaptá-lo com as informações e metas de cada um.

Métodos para criar um plano de ação eficiente

Existem várias formas de definir ações efetivas para incorporar ao plano de desenvolvimento individual dos colaboradores nas organizações. A seguir apresentamos duas abordagens frequentemente utilizadas na implementação de PDIs.

A) 5W2H

Esse método consiste essencialmente em listar perguntas e respostas sobre determinado processo, com foco em uma meta específica.

Traduzido a partir do inglês, 5W2H pode ser sintetizado desta forma:

  • 5W

What → O quê

Why → Por quê

Where → Onde

When → Quando

Who → Quem

  • 2H

How → Como

How much → Quanto custa

Dessa forma, o PDI baseado no método 5W2H deixa claro o que precisa ser feito, por qual motivo, em que local, com que prazo e por quem. Além disso, ao elaborar as estratégias, são determinadas as ações e o que elas demandam de recursos.

B) Modelo de aprendizagem 70/20/10

Outro framework interessante para as ações de desenvolvimento de funcionário é o modelo 70/20/10. Ele determina que o desenvolvimento profissional se dá através de três principais grupos de atividades:

  • 70% a partir de experiências próprias e vivência profissional do cotidiano;
  • 20% a partir da troca e interações com mentores e colegas;
  • 10% pelo aprendizado formal

Para definir o plano de ação dentro desse modelo de aprendizagem, recomenda-se estruturar as etapas da seguinte maneira:

  • Dedicar 10% do processo de aprendizado para a sistematização e coerência do conhecimento. Para tanto, é possível fazer cursos, palestras, leitura, workshops, videoaulas, certificações, entre outros.
  • Destinar 20% do tempo para compartilhar experiências com outros colaboradores da empresa. Nesse contexto, o RH pode propor: coaching, mentoring, discussões em grupo, orientação de carreira, entre outros.
  • Fundamentar 70% do conhecimento na prática, através da experimentação, reflexão e resolução de problemas do dia a dia. Isso pode acontecer por meio de tarefas, novas práticas, projetos para aplicação dos novos conhecimentos, entre outros.

Uma vez planejadas e construídas as ações do PDI, é válido buscar uma plataforma de RH que ofereça ferramentas de Avaliações de Desempenho para facilitar a elaboração e o acompanhamento do processo de cada colaborador.

✅ Como um software de RH pode ajudar no desenvolvimento profissional da sua equipe

Além de automatizar processos e atividades burocráticas como admissões, gestão de horários, controle de frequência e envio de folhas de pagamento, um software de RH pode contribuir para o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores.

A Factorial, por exemplo, é um software que oferece um sistema com uma série de benefícios para o controle do ciclo de gestão de desempenho, com recursos que podem ser testados na prática antes da adesão:

  • Distintos tipos de avaliação de desempenho. Avaliações de 90°, 180°, 360°, feedbacks dos gestores e auto-avaliações.
  • Modelos customizáveis. Caso queira, pode usar os nossos modelos prontos ou criar o seu, do zero, conforme sua necessidade.
  • Notificações automáticas. Tanto os avaliados quanto os avaliadores recebem notificações para preencher e responder às avaliações de desempenho, diretamente na plataforma.
  • Centralização das informações. É possível monitorar todas avaliações no mesmo sítio e preenchê-las dentro do seu software de recursos humanos.
  • Relatórios personalizados. Depois que as avaliações forem concluídas, é possível gerar relatórios personalizados com os dados gerados.

📽️ Veja como você pode otimizar a gestão de pessoa na sua empresa 👇

botao demo  

Especialista e pioneira no tema Recrutamento e Liderança Humanizada, com uma sólida carreira de mais de 14 anos no mundo corporativo global. Reconhecida como umas das 10 pessoas mais influentes de RH do Brasil, pela iBest, Ana também carrega os títulos de Top Voice & Creator Mundial Linkedin e Top 50 RH Summit. Além disso, é CEO da i9Hunter, Palestrante, Treinadora Corporativa e Conteudista.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário