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Metodologia OKR: o que é, como executar e exemplos [+ Modelo grátis]

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9 minutos de leitura
metodologia okr

A metodologia OKR é baseada em dois fatores: Objetivos e Key Results (Resultados-Chaves). Ela é utilizada por empresas como Google, Twitter e LinkedIn. Você sabe exatamente o que são OKRs, quais os benefícios e como colocar esse método em prática? Descubra neste artigo!

Empresas iniciantes, ágeis e de rápido crescimento: Objetivo e Resultados-Chave (OKRs) são ideais para esse tipo de negócio. A empresa Google foi de 40 funcionários em 1999 para mais de 60 mil atualmente utilizando OKRs como metodologia. Com os OKRs, os gerentes definem o foco certo e ficam de olho naquilo que é essencial.

Neste artigo, você vai descobrir o que é OKR, benefícios, exemplos, práticas recomendadas e como aplicá-las nas suas métricas de RH. Além disso, descubra qual a diferença entre OKR e KPI e baixe gratuitamente um modelo de Metodologia OKR para utilizar na sua empresa. Acompanhe a seguir!

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Metodologia OKR: o que é?

Para entender tudo sobre o que é metodologia OKR e como aplicá-la, o primeiro passo é refletir sobre os objetivos da sua empresa. Entre as principais tarefas da gestão de pessoas — e talvez uma das mais desafiadoras — está o monitoramento de objetivos a serem alcançados.

Aplicar a metodologia OKR — em inglês,  Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave) — tem muitos benefícios. Entre eles está o de evitar que a busca por objetivos e metas seja algo inalcançável. Ou, ainda pior, que isso se torne um pesadelo tanto para as suas equipes quanto para o colaborador.

De maneira geral, a metodologia OKR pode estar entrelaçada com outras estratégias. Por exemplo, Employer Branding, People Analytics ou Treinamento Corporativo. Isso porque as metas e objetivos estão presentes em diversas métricas de RH. Um negócio sem objetivos bem definidos, e sem uma equipe que entenda como atingí-los, não tem chances de crescimento.

Origem

O termo de origem inglesa significa Objetivos e Resultados-Chave, mas o que o é isso na prática? De maneira geral OKRs estão diretamente relacionados com a metodologia OKR criada por Andy Grove, ex-CEO da Intel. Posteriormente, a metodologia OKR foi citada no livro What Matters – How Google, Bono, and the Gates Foundation Rock the Word with OKRs, de John Doerr.

A metodologia OKR consiste em um conjunto de técnicas de planejamento e organização. Tais técnicas estão fundadas em métricas de RH e moldadas conforme a necessidade de cada perfil de negócio. Dessa forma, trazendo economia de tempo e gastos em diversas etapas do processo de se chegar aos objetivos, sejam eles individuais ou coletivos.

Parece algo muito óbvio, mas na prática muitas empresas ainda não sabem como aplicar ou desconhecem as vantagens dessa metodologia. Com pequenas mudanças é possível observar a diferença a médio prazo. Basta a pessoa responsável pela gestão, supervisão ou coordenação da equipe investir um pouco de esforço e tempo no início.

Uma vez implementada, a metodologia OKR  dará bons resultados a médio e longo prazo. Isso porque, ao longo da implementação de estratégia, pequenas modificações serão feitas. Ou seja, não há necessidade de começar do zero, mas sim adaptar os novos objetivos e equipes.

o que e okr

Benefícios da metodologia OKR

Agora que você já sabe o que é OKR, vamos conferir os benefícios e vantagens dessa metodologia. Seja semanal, mensal ou trimestralmente, sabemos que muitas equipes podem se beneficiar da metodologia OKR.

Os times de vendas ou de marketing, por exemplo, geralmente trabalham com prazos mais curtos e em clima constante de competição. Uma das vantagens de aplicar a metodologia OKR aqui é estimular a colaboração e a não competitividade entre pares.

Outro ponto positivo é o fato de usar a hierarquia do organograma da empresa de modo a estimular o trabalho em conjunto. Unir perfis que poderiam colaborar entre si e motivar a inovação em diferentes departamentos e funções.  Ou ainda criar estratégias de diminuição de tempo de contratação ou entre os pedidos e aprovações de férias e folgas.

Outras vantagens do método são:

  • Um objetivo é determinado para os próximos meses e revisado a cada três meses;
  • A gestão torna transparente o cumprimento das metas e os colaboradores são envolvidos nas decisões;
  • Os indicadores tornam mais fácil medir o sucesso;
  • A comunicação entre a gestão e os funcionários, bem como dentro das equipes, é melhorada.

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Com um modelo de Objetivos de Metodologia OKR, fica mais fácil adaptar as metas de colaboradores ou equipes, tomar decisões precisas e monitorar a gestão de objetivos do seu negócio. Também fica muito melhor de enteder exemplos de OKR.

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Qual a diferença entre OKR e KPI?

Compreender a diferença entre OKR e KPI é importante pois são métricas de RH complementares. Isso significa que, se ela se confundirem ou fodem percebidas como uma mesma coisa, o gestor de RH perde uma das ferramentas.  Apesar de ambas as estratégias estarem interligadas com People Analytics, existe uma diferença essencial.

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Os OKRs representam os objetivos concretos, mensuráveis, realizáveis e relevantes de uma tarefa ou processo. Definir e esclarecer esses objetivos é crucial para manter os colaboradores motivados e com alto índice de performance. Os KPIs, ou Indicadores-chave de Desempenho, são as medidas usadas em performance.

Os KPIs são importantes para identificar e mapear o desempenho dos colaboradores, equipes e de toda a empresa. Seja durante uma atividade específica ou um processo mais complexo.

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A seguir, veja algumas formas de utilizar KPI como ferramenta de gestão:

  1. Número de novos clientes em um determinado  período de tempo;
  2. Média de tempo gasto pela equipe de vendas para fechar um negócio;
  3. Número de projetos realizados dentro do prazo pelo novo supervisor;
  4. Quantidade de clientes satisfeitos com o atendimento do colaborador X;
  5. Tempo de contratação e entrevista;
  6. Frequência de pedidos de licença ou ausência;
  7. Quantidade de Turnover na empresa em um período de tempo.

Portanto, podemos resumir as principais diferenças entre OKR e KPI em:

  • Enquanto os KPIs são mais focados e medem os resultados de um processo, os OKRs medem o progresso de um processo;
  • Os KPIs são determinados e medidos por um longo período de tempo, os OKRs são configurados e verificados a cada três meses;
  • Os KPIs são determinados pela gerência, enquanto os OKRs são decididos 60% pelos funcionários e apenas 40% pela gerência;
  • Com os KPIs, a gestão de desempenho está em primeiro plano, com os OKRs mais transparência e concentração em um foco;
  • OKRs são mais orientados para o futuro, KPIs mais históricos.

4 pontos-chave da metodologia OKR

A metodologia OKR possui 4 pontos-chave que guiam as métricas de RH. Dessa forma, fica muito mais simples entender as necessidades da sua empresa. Além de auxiliar na tomada de decisão para definir os tipos de objetivos e os prazos para alcançá-los. Os pontos-chave são as seguintes métricas:

  1. Quantitativas
  2. Qualitativas
  3. Transparentes
  4. Ambiciosas

Projetos que envolvam salário emocional, feedback de performance, número de candidatos a uma vaga de trabalho, etc. podem conter OKRs. A seguir, conheça com mais detalhes cada ponto-chave da metodologia OKR.

1. Quantitativas

  • Todo OKR deve ser mensurável e quantificável
  • Os OKR devem ser possíveis de contar de maneira objetiva
  • Foco em como obter os números desejados
  • As métricas devem estar claras para todos os envolvidos
  • Valores fixos ou variáveis de contagem como datas, horas, salário, custo etc

2.  Qualitativas

  • Servem de suporte para as métricas quantitativas
  • Colaboram na análise de status de processos ou resultados
  • Vale criar um sistema de qualificação personalizado e adaptado para suas equipes. Por exemplo: de 0-5, onde 0 significa que o objetivo não foi alcançado a tempo e 5 foi concluído com muito sucesso

3. Transparentes

  • OKR transparentes para todos os envolvidos nos projetos
  • Manter a transparência evita mal entendidos e frustrações
  • Estimula senso de cooperação e employer branding
  • Desenvolvimento da comunicação interna
  • Estimula a motivação e melhora a produtividade

4. Ambiciosas

  • Estimular uma certa competitividade saudável entre funcionários e equipes
  • Não deixar dúvidas sobre o que a empresa oferece, as competências requisitadas ou responsabilidades de cada cargo
  • Posicionar OKRs um pouco além do que se espera é uma atitude saudável
  • Os objetivos devem ser definidos de acordo com a realidade de cada um na empresa
  • Proporcionar todas as ferramentas necessárias para se alcançar os OKR

exemplos de OKR

Metodologia OKR na prática: como executar

Um bom exemplo de OKR para entender a metodologia na prática é durante a gestão de home office. Com o distanciamento do escritório, a comunicação interna deve estar ainda mais aprimorada para que os objetivos sejam compreendidos por todos. Assim, definir esses objetivos com clareza e precisão é parte das tarefas de gestão de pessoas — além de mostrar uma liderança de sucesso.

Pense sempre na sigla OKR, que está dividida em O, de objetivos, e em KR, de key results, os resultados-chave.

Objetivo: o que eu quero alcançar?
Resultados-chave (Key Results): como eu vou mensurar?

Existem diversas maneiras de colocar em prática a metodologia OKR. Uma delas é combinar os questionários de avaliação de desempenho com os OKRs definidos. Entre os benefícios em aplicar uma avaliação de desempenho 360º aos seus colaboradores e equipes estão:

  • Monitorar o processo de alcance de objetivos
  • Identificar quais barreiras ou limitações impedem o alcance dos objetivos
  • Observar quais foram os acertos ou melhores práticas de um determinado objetivo para ser reproduzidas em outras equipes
  • Analisar engajamento, motivação, satisfação, etc. para alcançar os objetivos

Agora, para executar o método OKR corretamente, você pode seguir estas etapas:

  1. Pense na base sobre a qual os objetivos devem ser estabelecidos, ou seja, qual meta deve ser alcançada;
  2. Formule o objetivo da forma mais clara possível;
  3. Crie os principais resultados associados, ou seja, identifique quais indicadores podem ser adequados para medir os objetivos.

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o que é OKR workshop

Metodologia OKR: exemplos

Agora que você já sabe o que é OKR, seus benefícios e como executar a metodologia, vamos ver alguns exemplos de OKR. Para cada objetivo, há uma média de três seus resultados-chave a serem alcançados para que aquele objetivo seja concretizado.

  • Exemplo 1
    • Objetivo: melhorar o índice de satisfação e o engajamento dos colaboradores
    • Resultados-chave:
      • garantir que todos os gerentes da empresa estejam realizando reconhecimento profissional e um ciclo feedback bidirecional contínuo;
      • fazer uma pesquisa de índice de satisfação dos colaboradores semanalmente;
      • garantir a clareza das metas e apresentar sua importância para aumentar o engajamento com o trabalho.
  • Exemplo 2
    • Objetivo: oferecer um suporte de excelente qualidade aos cliente
    • Resultados-chave:
      • diminuir em 45% o número de pedidos de suporte usando autoatendimento;
      • manter a média do eNPS acima de 60;
      • reduzir pela metade o tempo de resposta aos clientes.
  • Exemplo Bônus: Aprenda como aplicar a metodologia OKR em prol da saúde mental de seus colaboradores 💡

Exemplos de OKR aplicado em grandes empresas

  • Google

O Google segue a seguinte abordagem com os OKRs: as metas são descritas como metas estendidas. A realização da meta não precisa ser necessariamente de 100%. Uma realização de 80% da meta já é comemorada. 5 metas e 4 resultados-chave associados são formulados a cada trimestre, e 60% das metas são formuladas de baixo para cima.

  • BMW

A empresa introduziu OKRs, porque tinha problemas para ter comunicação rápida e eficiente. Nas reuniões trimestrais, as metas são definidas e as prioridades são acordadas. Todos os funcionários devem ser levados ao mesmo nível.

  • Nubank

Entre as empresas brasileiras que utilizam a metodologia OKR está a Nubank. O principal objetivo dos OKRs é manter o alinhamento estratégico de toda a empresa. É uma forma de garantir que todas as pessoas estejam olhando para a direção certa e priorizando as ações que vão ajudar a empresa a crescer.

Software de RH: a melhor forma de aplicar a metodologia OKR

Para desenvolver e implementar a sua estratégia OKR  é preciso definir, coletar e organizar métricas de RH através de pessoas e processos distintos. Fazer tudo isso manualmente pode ser algo trabalhoso e não garante a segurança e precisão dos dados.

O modelo de Objetivos e Resultados-Chave (OKR) em Excel pode te ajudar a se familiarizar e começar a implementar esse processo no seu negócio. Contudo, somente um software de RH de qualidade poder fazer toda coleta e análise de OKRs de forma segura, precisa e de forma muito mais rápida e melhor.

A Factorial é um software de Recursos Humanos que auxilia na Gestão de Metodologia OKR. Numa mesma plataforma, reunimos os principais processos de Recursos Humanos e de Departamento Pessoal. Dessa forma, digitalizando e automatizando as suas tarefas do dia a dia.  Com a ferramenta de Gestão de Objetivos e Resultados-Chave, você terá:

  • Maior transparência;
  • Economia de tempo;
  • Acompanhamento em tempo real;
  • Digitalização na nuvem;
  • Segurança de dados;
  • Relatórios Personalizados;
  • Melhor visualização dos objetivos.

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Mariana P. é parte do time de Content Marketing da Factorial. Acredita que copywriting é mais do que contar histórias. É também diversificar conhecimento para que todos tenham acesso. Depois de viver em diferentes países e trabalhar com B2C e B2B, percebeu que o setor de Recursos Humanos é parte fundamental para a transformação e o crescimento das pessoas dentro de uma organização.

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