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Tudo sobre Metodologia OKR: o que é, benefícios e modelo para aplicar

Para entender tudo sobre a Metodologia OKR e como aplicá-la, o primeiro passo é refletir sobre os objetivos da sua empresa. Entre as principais tarefas da gestão de pessoas – e talvez uma das mais desafiadoras – está o monitoramento de objetivos a serem alcançados.

Aplicar a metodologia OKR, ou em inglês  Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave) tem muitos benefícios. Entre eles está o de evitar que a busca por objetivos e metas não se torne algo inalcançável. Ou ainda pior, que isso se torne um pesadelo tanto para as suas equipes quanto para o colaborador.

De maneira geral, a metodologia OKR pode estar entrelaçada com outras estratégias. Por exemplo, Employer Branding,  People Analytics ou Treinamento Corporativo. Isso porque as metas e objetivos estão presentes em diversas métricas de RH. Um negócio sem objetivos bem definidos, e sem uma equipe que entenda como atingi-los, não tem chances de crescimento.

Por isso, nesse artigo vamos falar sobre o que é Metodologia OKR, a diferença entre OKR e KPI. Além de explicar para que serve e mostrar exemplos de como aplicá-la nas suas métricas de RH.

O que é OKR e qual a sua metodologia

Afinal, o que é OKR? O termo de origem inglesa significa Objetivos e Resultados-Chave, mas o que o é isso na prática? De maneira geral o OKR está diretamente relacionado com a Metodologia OKR criada por Andy Grove, ex-CEO da Intel. E posteriormente citada no livro What Matters – How Google, Bono, and the Gates Foundation Rock the Word with OKRs, de John Doerr.

A metodologia OKR consiste em um conjunto de técnicas de planejamento e organização. Tais técnicas estão fundadas em métricas de RH e moldadas conforme a necessidade de cada perfil de negócio. Dessa forma, trazendo economia de tempo e gastos em diversas etapas do processo de se chegar aos objetivos. Sejam individuais ou coletivos.

Parece algo muito óbvio, mas na prática muitas empresas ainda não sabem como aplicar ou desconhecem as vantagens dessa metodologia. Com pequenas mudanças é possível observar a diferença a médio prazo.  Até mesmo o Google notou uma melhora na organização e produtividade de seus colaboradores.

Basta a pessoa responsável pela gestão, supervisão ou coordenação da equipe investir um pouco de esforço e tempo no início. E uma vez implementada, a metodologia OKR  dará bons resultados a médio e longo prazo. Isso porque ao longo da implementação de estratégia, pequenas modificações serão feitas. Ou seja, não há necessidade de começar do zero, mas sim adaptar aos novos objetivos e equipes.

o que e okr

Benefícios da Metodologia OKR

Seja semanal, mensal ou trimestralmente, sabemos que muitas equipes podem se beneficiar da Metodologia OKR. Por exemplo, os times de vendas ou marketing que geralmente trabalham com prazos mais curtos e em clima constante de competição.  Uma das vantagens de aplicar OKR é estimular a colaboração e não a competitividade entre pares.

 

Outro ponto positivo é o fato de usar a hierarquia do organograma da empresa de modo a estimular o trabalho em conjunto. Unir perfis que poderiam colaborar entre si e motivar a inovação em diferentes departamentos e funções.  Ou ainda criar estratégias de diminuição de tempo de contratação ou entre os pedidos e aprovações de férias e folgas.

Metodologia OKR: 4 pontos chave

A metodologia OKR possui 4 pontos chave que guiam as métricas de RH. Dessa forma, fica muito mais simples entender as necessidades da sua empresa. Além de auxiliar na tomada de decisão para definir os tipos de objetivos e os prazos para alcançá-los. Os pontos chave são as seguintes métricas:

  1. Quantitativas
  2. Qualitativas
  3. Transparentes
  4. Ambiciosas

Projetos que envolvam salário emocional, feedback de performance, número de candidatos a uma vaga de trabalho, etc. podem conter OKRs

A seguir, conheça com mais detalhes cada ponto chave da Metodologia OKR

1. Quantitativas

  • Todo OKR deve ser mensurável e quantificável.
  • Os OKR devem ser possíveis de contar de maneira objetiva.
  • Foco em como obter os números desejados.
  • As métricas devem estar claras para todos os envolvidos.
  • Valores fixos ou variáveis de contagem como datas, horas, salário, custo etc.

2.  Qualitativas

  • Servem de suporte para as métricas quantitativas.
  • Colaboram na análise de status de processos ou resultados.
  • Vale criar um sistema de qualificação personalizado e adaptado para suas equipes. Por exemplo: de 0-5. Onde 0 significa que o objetivo não foi alcançado a tempo e 5 foi concluído com muito sucesso.

3. Transparentes

  • OKR transparentes para todos os envolvidos nos projetos
  • Manter a transparência evita mal entendidos e frustrações
  • Estimula senso de cooperação e employer branding
  • Desenvolvimento da comunicação interna
  • Estimula a motivação e melhora a produtividade

4. Ambiciosas

  • Estimular uma certa competitividade saudável entre funcionários e equipes.
  • Não deixar dúvidas sobre o que a empresa oferece, as competências requisitadas ou responsabilidades de cada cargo.
  • Posicionar OKRs um pouco além do que se espera é uma atitude saudável.
  • Os objetivos devem ser definidos de acordo com a realidade de cada um na empresa.
  • Proporcionar todas as ferramentas necessárias para se alcançar os OKR.

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A diferença entre OKR e KPI

Compreender a diferença entre OKR e KPI é importante pois são métricas de RH complementares. Isso significa que se confundem ou podem ser percebidas como “a mesma coisa”, o gestor de RH perde uma das ferramentas.  Apesar de ambas as estratégias estarem interligadas com People Analytics, existe uma diferença essencial. Saiba mais a seguir.

Como comentamos anteriormente, os OKRs representam os objetivos concretos, mensuráveis, realizáveis e relevantes de uma tarefa ou processo. Definir e esclarecer esses objetivos é crucial para manter os colaboradores motivados e com alto índice de performance. Enquanto os KPIs ou Indicadores-chave de Desempenho, são as medidas usadas em performance.

Os KPIs são importantes para identificar e mapear o desempenho dos colaboradores, equipes e de toda a empresa. Seja durante uma atividade específica ou um processo mais complexo.

Entre as formas de utilizar KPI como ferramenta de gestão podem ser:

  1. Número de novos clientes em um determinado  período de tempo
  2. Média de tempo gasto pela equipe de vendas para fechar um negócio
  3. Número de projetos realizados dentro do prazo pelo novo supervisor
  4. Quantidade de clientes satisfeitos com o atendimento do colaborador X
  5. Tempo de contratação e entrevista
  6. Frequência de pedidos de licença ou ausência
  7. Quantidade de Turnover na empresa em um período de tempo

Metodologia OKR na prática

Um bom exemplo para entender a metodologia OKR na prática é durante a gestão de home office. Com o distanciamento do escritório, a comunicação interna deve estar ainda mais aprimorada para que os objetivos sejam compreendidos por todos. Assim, definir esses objetivos com clareza e precisão é parte das tarefas de gestão de pessoas. Além de mostrar uma liderança de sucesso.

Existem diversas maneiras de colocar em prática a metodologia OKR. Uma delas é combinar os questionários de avaliação de desempenho com os OKRs definidos. Entre os benefícios em aplicar uma avaliação de desempenho 360º aos seus colaboradores e equipes estão:

  • Monitorar o processo de alcance de objetivos
  • Identificar quais barreiras ou limitações impedem o alcance dos objetivos
  • Observar quais foram os acertos ou melhores práticas de um determinado objetivo para ser reproduzidas em outras equipes
  • Analisar engajamento, motivação, satisfação, etc. para alcançar os objetivos


Software de Gestão de Metodologia OKR

Para desenvolver e implementar a sua estratégia OKR  é preciso definir, coletar e organizar métricas de RH através de pessoas e processos distintos. Fazer tudo isso manualmente pode ser algo trabalhoso e não garante a segurança e precisão dos dados.

O modelo de Objetivos e Resultados-Chave (OKR) em Excel pode te ajudar a se familiarizar e começar a implementar esse processo no seu negócio. Contudo, se você precisa de uma ferramenta que te ajude na coleta e análise de OKRs, a Factorial pode te ajudar.

A Factorial é um software de Recursos Humanos que auxilia na Gestão de Metodologia OKR. Numa mesma plataforma, reunimos os principais processos de Recursos Humanos e de Departamento Pessoal. Dessa forma, digitalizando e automatizando as suas tarefas do dia a dia.  Com a ferramenta de Gestão de Objetivos e Resultados-Chave, você terá:

  • Maior transparência
  • Economia de tempo
  • Acompanhamento em tempo real
  • Digitalização na nuvem
  • Segurança de dados
  • Relatórios Personalizados
  • Melhor visualização dos objetivos

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