Ir para o conteúdo

Gestão de carreiras: o que é, vantagens e estratégias de implementação [+Modelo grátis]

A gestão de carreiras é um processo que traz vantagens tanto para os colaboradores quanto para as empresas. Veja a seguir tudo sobre este conceito, confira dicas de como fazer a gestão de carreiras e baixe um guia completo de implementação.

Todos os trabalhadores desejam evoluir profissionalmente. Este é um desejo que motiva cada profissional a ter um bom desempenho no trabalho, ou então na procura por um novo emprego. Apesar da progressão de carreira de cada um ser um desejo pessoal, as empresas também devem contribuir para isso.

Como? Através da gestão de carreiras nas organizações. Neste artigo iremos explorar a definição de gestão de carreiras e quais as suas principais vantagens. Por fim, indicamos algumas  ferramentas e um guia prático para ajudar na implementação deste processo na sua empresa.

Índice

O que é a gestão de carreiras: definição

Saber o que é gestão de carreiras é o primeiro passo para garantir o crescimento profissional de um colaborador em uma empresa. Além disso, essa prática também pode ser utilizada para profissionais autônomos ou que buscam novas oportunidades no mercado de trabalho.

O conceito de gestão de carreiras está relacionado a um conjunto de práticas que tem como objetivo estruturar o percurso profissional de um indivíduo. Esse é um processo que deve ser pensado a longo prazo.

Ou seja, é preciso ter foco em futuras promoções e não apenas na posição ocupada inicialmente. Dessa forma, processo de gestão de carreira é vantajoso para cada profissional que procura crescimento no mercado de trabalho.

Além de abrir portas para possíveis oportunidades de desenvolvimento, também aumenta o valor do profissional no mercado de trabalho. No entanto, as empresas também se beneficiam deste processo. Vamos descobrir como.

Como fazer uma gestão de carreiras: Guia prático em PDF

Seja para interesses individuais ou para implementação nas empresas, o processo de gestão de carreiras pode ser desafiador. Afinal, são muitas variáveis que devem ser consideradas. Por isso, buscar exemplos e cases reais pode ser um ótimo começo.

Para ajudar neste desafio, elaboramos um Guia de gestão de carreiras em PDF, com tudo o que você precisa saber sobre este processo. Neste material, você irá encontrar:

  • Conceitos teóricos sobre o assunto
  • Passo a passo de como fazer a gestão de carreiras
  • Vantagens deste processo para empresa e colaborador
  • Dicas práticas e exemplos
  • Recursos e ferramenstas extras

⬇️ Baixar Guia de gestão de carreiras em PDF ⬇️

gestao de carreiras pdf

Utilize estas dicas para potencializar sua estratégia e confira a seguir todas as vantagens deste investimento.

Vantagens da gestão de carreiras nas empresas

Não são apenas os colaboradores os beneficiados pela gestão de carreiras. Quando este processo é implementado de forma estruturada e eficaz nas organizações, os resultados podem ser muito benéficos.

Confira a seguir as principais vantagens da gestão de carreiras para as empresas.

1. Aperfeiçoamento de competências

Todas as empresas querem ter os melhores profissionais trabalhando para o negócio. Isso inclui tanto as competências técnicas quanto as soft skills. Um profissional que esteja satisfeito com a sua evolução profissional vai estar sempre mais motivado. Além disso, vai cometer menos erros e adotar sempre as melhores práticas nos processos diários do trabalho.

Por isso, além das hard skills, o aperfeiçoamento das soft skills também é importante. Isso promove o envolvimento de cada profissional com a equipe, e prepara cada um para cargos de liderança.

Tudo isto vai contribuir para um ambiente de trabalho mais produtivo e motivador. Afinal, incentivar e investir no desenvolvimento dos colaboradores é uma forma de valorizá-los e garantir que estejam com o seu desenvolvimento profissional. Todos saem a ganhar!

📚 [e-Book] Treinamento e Desenvolvimento empresarial: Guia completo

2. Melhoria dos produtos e serviços prestados

Um colaborador motivado irá realizar o seu trabalho de forma mais profissional e competente. Com a motivação vem também a vontade de entregar o melhor trabalho possível.

Assim, ao garantir a gestão de carreira dos seus colaboradores, a empresa também estará investindo no sucesso de seus serviços e produtos. Isto trará mais vantagens à sua empresa, em termos de negócio e reputação de mercado.

📋 [Template grátis] Teste de Motivação no trabalho: Modelo personalizável

3. Mais competitividade no mercado

Colaboradores satisfeitos e engajados ajudam a construir uma reputação positiva da empresa no mercado de trabalho. Em outras palavras, ela passa a ser reconhecida não só pelos produtos e serviços de qualidade, mas também pela forma como valoriza e incentiva cada colaborador.

Ao apostar na gestão de carreiras, as empresas conseguem diminuir a taxa de turnover. Além disso, consegue garantir a atração dos melhores talentos para os cargos em aberto.

Cada vez mais profissionais procuram empresas que valorizem as suas competências. Procuram também empresas que possibilitem o seu crescimento profissional. E ao implementar processos de gestão de carreiras nos recursos humanos da sua empresa, você estará transmitindo essa mensagem de comprometimento e valorização profissional. 

4. Maior taxa de retenção de talentos

Esta vantagem está diretamente relacionada com o ponto referido anteriormente. Colaboradores que se sentem valorizados, tendem a ficar nos seus cargos durante mais tempo. Não sentem a necessidade de procurar outra empresa porque veem as suas competências apreciadas onde se encontram.

Assim, se quer aumentar a sua taxa de retenção de talentos já sabe o que fazer. Aposte em uma estratégia de gestão de carreiras.

📚 [Artigo] Retenção de Talentos: 12 estratégias para aplicar nas empresas

o que e gestao de carreiras

Dicas para implementar a gestão de carreiras na sua empresa

Agora que você já sabe o que é gestão de carreiras, é importante entender melhor como implementá-la. Confira a seguir algumas dicas para aplicar este processo na sua empresa e garantir o desenvolvimento dos colaboradores e do negócio.

1. Garanta um bom processo de recrutamento e seleção

Uma boa gestão de carreira depende não só da empresa, mas também dos colaboradores. Por isso, é essencial filtrar o perfil comportamental dos candidatos no processo de recrutamento e seleção.

Comece buscando profissionais que se encaixem na cultura da empresa. Tenha em atenção também à personalidade dos candidatos. Um candidato que tenha traços de personalidade que vão ao encontro do resto da equipe irá se integrar de forma muito mais simples. Para isso, utilize testes de fit cultural e modelos avaliaçao de competências.

Uma nota adicional: para que estas dicas acima funcionem, é imprescindível ter uma cultura organizacional bem definida. Além disso, garantir um ambiente que propicie o crescimento profissional é essencial. Assim, um novo colaborador terá mais facilidade em se adaptar à empresa e seguir um plano de gestão de carreira.

📋 Teste de fit cultural: Modelo pronto para download

2. Mantenha a comunicação transparente

Para que a gestão de carreiras seja eficaz, é essencial que haja transparência na comunicação. Isto faz com que os colaboradores estejam sempre alinhados com as expectativas dos seus gestores. Evita também que os colaboradores tenham as suas próprias expectativas defraudadas.

Uma linha de comunicação interna sempre aberta, garante que todos estejam na mesma página, e isso inclui o feedback. Alguns dos métodos de feedback que você pode utilizar são:

  • Feedback unilateral: O colaborador faz a sua avaliação da liderança e do seu próprio trabalho. Pode também existir espaço para a sugestão de alterações e melhorias nos processos.
  • Feedback bilateral: O colaborador faz a sua avaliação da liderança, e recebe também uma avaliação feita por ela. Aqui também poderá existir espaço para a sugestão de alterações e melhorias nos processos;
  • Feedback 360º: Um dos métodos mais abrangentes. Aqui, o colaboradorfaz uma autoavaliação, é avaliado, e avalia seus gestores e colegas.

Seja qual for o método escolhido, aqui o importante será sempre manter a comunicação transparente. Uma prática benéfica para os colaboradores, para a liderança, e para os departamentos de recursos humanos. E não se esqueça, a comunicação interna nas empresas é fundamental!

3. Acompanhe o desempenho dos colaboradores

Acompanhar e avaliar o desempenho dos funcionários é essencial para a gestão de carreiras. Para isso, você deverá ter os indicadores de desempenho bem definidos para conseguir avaliar cada profissional.

É importante que gestores e colaboradores tenham acesso a estas métricas. Desta forma, todos conseguirão avaliar o processo ou a necessidade de melhorias. Não se esqueça também de fazer um Plano de Desenvolvimento Individual para cada colaborador.

📈 Plano de Desenvolvimento Individual: Modelo personalizável

4. Estabeleça planos de carreira padronizados para a gestão de carreiras

Seguir um plano de carreira padronizados pode ser uma forma eficiente de fazer a gestão de carreiras nas organizações. É também uma forma mostrar a cada colaborador onde poderão chegar dentro da organização. Se você decidir seguir um plano de carreira padronizado, poderá optar por uma carreira em Y ou em W.

  • Carreira em Y

Neste tipo de carreira, o colaborador começa em cargos mais baixos. Ao cumprir as etapas de crescimento, ele poderá optar por duas vertentes. Uma delas é a carreira de especialista técnico, que não inclui a responsabilidade de um gestor. A outra será a de gestor, que já implica tarefas de coordenação de equipe.

  • Carreira em W

Esta opção de progressão de carreira é cada vez mais popular. Neste modelo, além da opção de especialista e gestor, temos uma terceira alternativa: a de gestor de projetos. Esta é uma opção interessante para quem pretende alcançar uma posição de liderança, mantendo algumas tarefas de especialista mais específicas.

💡 Confira neste workshop dicas práticas para desenvolver uma liderança de alta performance!

masterclass lideranca alta performance

5. Incentive a aprendizagem e a qualidade de vida

Incentivar os colaboradores a desenvolverem competências é também importante. Para isso, é essencial analisar o desempenho das equipes. Depois dessa avaliação, basta identificar quais as competências dos colaboradores que precisam de ser desenvolvidas. A partir daí, a empresa poderá oferecer cursos, treinamentos ou workshops para promover o desenvolvimento das equipes.

É igualmente importante incentivar a qualidade da vida pessoal dos colaboradores. Apesar de a gestão de carreiras e a remuneração serem duas faces da mesma moeda, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional também é importante.

Gestão de carreiras: Software e recursos

Fazer a gestão de carreiras não exige apenas conhecimentos teóricos. Para um processo compelto e organizado, é preciso contar com as ferrametas e recursos corretos. Hoje, milhares de empresas contam com a tecnologia para implementar a gestão de carreiras e orientar os colaboradores.

Um exemplo é o Software de RH da Factorial, que possui mais de 30 recursos de gestão de pessoas e auxilia diversas etapas do processo de gestão de carreiras. Além disso, para uma avaliação minuciosa, a ferramenta pode ser testada na prática sem custos.

Confira a seguir alguns dos recursos disponíveis!

Avaliação de desempenho

Uma ferramenta de avaliação de desempenho irá simplificar o processo de dar e receber feedback. Utilize um dos modelos da Factorial ou crie o seu do zero. Avalie a satisfação dos colaboradores e garanta que a sua motivação e evolução continuam a aumentar.

👉Descubra mais aqui: Funcionalidade Avaliação de Desempenho

Sistema de Recrutamento e Seleção (ATS)

Para recrutar os melhores talentos, que se alinhem com a cultura da sua empresa, a melhor solução é usar um software de recrutamento. Crie um portal de empregos personalizado e faça a gestão do ciclo completo de recrutamento no próprio software. Este sistema é personalizável e pode ser adaptado às necessidades da sua empresa.

👉Descubra mais aqui: Sistema de Recrutamento e Seleção (ATS)

Gestão de Férias e Ausências

Com a ferramenta de gestão de férias e ausências da Factorial, os gestores e o RH conseguem fazer uma gestão integrada de todas as ausências e pedidos de férias. Saiba quando os colaboradores estarão ausentes e coordene a equipe nesse sentido. Garanta também que os colaboradores estão cumprindo seus dias de férias, uma parte essencial da gestão de carreiras.

👉Descubra mais aqui: Recurso de Férias e Ausências

Dê o primeiro passo para a gestão de carreiras na sua empresa e garanta o bem estar e a realização profissional dos seus colaboradores. Confira em 1 minuto como funciona e solicite seu teste gratuito:

Experimente o software da Factorial totalmente grátis durante 14 dias. Na nossa plataforma você encontra tudo o que precisa para gerir os seus processos de RH!

Este artigo também está disponível em: Portugal

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Postagens relacionadas

Tem alguma dúvida ou sugestão? Compartilhe com HR Community!

Deixe a timidez de lado e pergunte na comunidade feita por e para todos os profissionais de RH!

Novidades semanais para profissionais de RH

Inscreva-se na nossa newsletter semanal e receba as últimas tendências, recursos e notícias do mundo do RH.

Ao se inscrever, você concorda com o processamento de seus dados para receber as informações solicitadas. Política de Privacidade