Ir para o conteúdo

Avaliação 180 graus: tudo que o RH precisa saber [+ Modelo grátis para download]

·
6 minutos de leitura
avaliação por competências

A melhor forma de acompanhar a evolução dos seus colaboradores é a partir da avaliação de desempenho. Neste texto, confira mais sobre o Método de Avaliação 180º e suas principais características!

A avaliação 180 graus é um dos métodos mais utilizados para analisar o desempenho dos colaboradores em uma empresa. Trata-se de uma ferramenta simples e eficaz para identificar o que está bom e o que precisa ser aperfeiçoado pelo profissional.

Oferecer oportunidade de melhorias e crescimento para os trabalhadores pode trazer benefícios também à organização. Afinal, um ambiente de trabalho com pessoas qualificadas e em constante desenvolvimento se torna mais produtivo e harmonioso.

Quer saber mais sobre o que é a avaliação de desempenho 180 graus? Então, continue lendo este artigo e conheça as vantagens de aplicá-la em sua empresa. Confira também dicas para lidar com os resultados da melhor forma possível.

Boa leitura!

Conheça uma tecnologia que pode ajudar a fazer avaliação de 180 graus na sua empresa

performance

O que é avaliação 180 graus?

avaliação 90 180 e 360 graus

A avaliação 180 graus envolve a participação do gestor e do colaborador. Ao contrário do método tradicional, em que apenas a liderança avalia os profissionais, essa permite uma abordagem mais abrangente.

Em resumo, os colaboradores também passam por uma autoavaliação sobre seu desempenho em um período determinado. Desse modo, a perspectiva da análise é ampliada, garantindo que os pontos fortes e fracos sejam identificados com maior precisão.

O conceito da avaliação 180 graus está relacionado com uma análise de igual para igual. Ou seja, há uma avaliação de desempenho individual realizada pelo gestor e pelo próprio colaborador. 

Esse processo contribui para melhorar a comunicação entre líderes e liderados. Além disso, a cultura organizacional também é afetada de forma positiva. Afinal, a empresa se torna focada no desenvolvimento contínuo de suas equipes.

📽️ Quer entender como é feita uma avaliação de desempenho com ajuda da tecnologia? Veja no vídeo 👇

botao demo

Qual a diferença entre a avaliação 90, 180 e 360 graus?

Agora que você já entendeu o que é a avaliação 180 graus, apresentaremos as diferenças em relação às avaliações de 90 e 360 graus. Veja abaixo os pontos de destaque de cada modelo, de forma resumida:

  • Avaliação 90 graus: envio de feedbacks pelo gestor. É uma forma de mostrar ao trabalhador como seu desempenho está sendo visto pelos superiores;
  • Avaliação 180 graus: feita entre o gestor e seu colaborador, permite que o profissional faça uma autoavaliação e também seja avaliado pelo gestor;
  • Avaliação 360 graus: a análise de desempenho aqui envolve a opinião de pessoas em diferentes níveis hierárquicos, possibilitando uma visão completa para identificar com clareza as melhorias necessárias.

o que é avaliação de desempenho 180 graus

💡 Já ouviu falar em Matriz Nine Box? Faça o download desta ferramenta útil e fácil de aplicar! 📥

Avaliação de desempenho 180 graus: vantagens e desvantagens

Como todo processo que ocorre no ambiente corporativo, a avaliação 180 graus possui vantagens e desvantagens. No entanto, a maioria dos pontos negativos podem ser resolvidos ao integrar outros recursos na avaliação de desempenho.

Veja, a seguir, os principais benefícios de utilizar o método 180 graus:

Como dito, assim como pode ser benéfica, a avaliação 180 graus também apresenta desvantagens, como:

  • Ausência de uma visão maior sobre o relacionamento do colaborador com seus colegas;
  • O risco de avaliações parciais, caso o gestor tenha problemas pessoais com o avaliado;
  • A necessidade de uma participação de todos os níveis hierárquicos para obter resultados efetivos.

Como desenvolver a avaliação 180 graus?

Colocar em prática uma avaliação de desempenho requer planejamento e clareza para que todos compreendam as etapas. Os colaboradores, principalmente, devem compreender que o propósito é seu crescimento profissional, e não criar um ambiente de críticas destrutivas.

Confira a seguir como desenvolver a avaliação 180 graus com eficiência para alcançar os resultados desejados!

Defina os objetivos

Antes de iniciar o processo, é necessário deixar claro quais objetivos você deseja alcançar com a avaliação.

Primeiro, identifique quais competências e habilidades serão analisadas e quais insights são esperados. Em seguida, não esqueça de comunicar tudo isso com clareza e objetividade aos colaboradores. Assim eles entenderão a importância do processo.

👉 Confira: 12 técnicas para melhorar a Retenção de Talentos nas empresas

Revise o organograma da empresa

Na sequência, é interessante revisitar o organograma da empresa. Isso permitirá uma visão mais clara das relações de trabalho existentes entre gestores e colaboradores.

Garanta a confidencialidade do processo

A segurança dos dados fornecidos é indispensável em processos que envolvem coleta de informações, opiniões, críticas, etc. Com essa garantia de confidencialidade, os colaboradores se sentirão mais seguros para serem honestos sobre suas percepções.

Crie um formulário com as perguntas certas

Um dos passos essenciais para o desenvolvimento da avaliação 180 é a criação do questionário que norteará o processo. As perguntas escolhidas devem considerar as habilidades e competências mais importantes, assim como a possibilidade de um feedback construtivo.

🎥 Descubra seis perguntas que não podem faltar em uma avaliação de desempenho 👇

Estabeleça um período adequado para a avaliação

Outro ponto que requer atenção durante o planejamento é o cronograma da avaliação de desempenho 180 graus. A equipe de RH responsável pela atividade deve determinar um período adequado para que todos possam responder com tranquilidade.

Analise e forneça as devolutivas de forma construtiva

Após a conclusão do período de avaliação, os gestores e profissionais de RH precisam fornecer as devolutivas aos colaboradores.

Lembrando que esse processo deve ser orientado para um feedback construtivo e que agregue valor ao trabalhador.

✅ Principais ferramentas que podem ser usadas na avaliação 180

o que é avaliação 180 graus

Conforme o Workmonitor 2023 da Randstad, 70% dos colaboradores afirmam já estar recebendo treinamentos adequados para seu desenvolvimento. Além disso, a busca por requalificação e aperfeiçoamento se tornou um tema recorrente em pesquisas nos últimos 20 anos.

Diante dessas informações, seu próximo passo é identificar as melhores ferramentas para aplicar a avaliação 180, não é mesmo? Afinal, oferecer oportunidade de crescimento aos profissionais se tornou diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Por isso, nós da Factorial disponibilizamos dois recursos que podem ser muito úteis, confira:

1. Software para avaliação de desempenho

Uma opção que traz muitas vantagens para todo o processo envolve o uso de um software para gestão de RH. Com o auxílio da tecnologia, é possível otimizar o tempo empregado para a avaliação.

O software all-in-one da Factorial permite que RH e DP tenham controle total sobre o setor utilizando uma única plataforma. Ao avaliar o desempenho dos colaboradores com nossa ferramenta você poderá:

  • Elaborar e personalizar os questionários da forma que fizer mais sentido para o processo;
  • Administrar de maneira automática de todas as etapas da avaliação;
  • Criar relatórios de desempenho baseados em dados preciso para tomadas de decisões assertivas.

🎥 Veja como é simples montar uma avaliação de desempenho com o sistema da Factorial 👇

✅ Você também pode solicitar uma demonstração gratuita do software de RH da Factorial e testar grátis por 14 dias

botao demo

2. Planilha de avaliação 180 graus

Já a planilha de avaliação 180 graus vai te ajudar a identificar pontos fortes e fracos dos colaboradores com o propósito de promover melhorias em seu desempenho. 

O arquivo possui duas abas, “Autoavaliação” e “Avaliação”, em que poderão ser definidas as questões para análise. Veja, na imagem abaixo, como é a parte para o colaborador responder:

avaliação 180 e 360

📋 Que tal experimentar? Baixe nosso modelo de avaliação 180 graus gratuitamente e comece a planejar o desenvolvimento dos seus colaboradores.

avaliacao 180

Resultado da avaliação 180 graus: 4 dicas do que fazer após o processo

Após obter os resultados da avaliação de desempenho 180 graus, existem algumas ações que podem ser tomadas. Confira quatro sugestões:

  1. Identifique os pontos fortes e as áreas de melhoria: revise cuidadosamente os resultados obtidos com a avaliação para entender quais habilidades precisam ser desenvolvidas e quais podem ser aprimoradas;
  2. Estabeleça metas de desenvolvimento: após conversar com o colaborador, é importante construir um plano de ação em conjunto. Desse modo, as metas serão definidas com foco exclusivo nas áreas que necessitam de melhoria; 
  3. Ofereça suporte e recursos: a empresa, além de avaliar o profissional, deve oferecer oportunidade de capacitação, como programas de treinamento, workshops, mentoria ou coaching;
  4. Promova ações de acompanhamento: monitorar a progressão do colaborador faz parte do processo de avaliação de desempenho. Para isso,  marque reuniões one-on-one regulares para garantir que o profissional está progredindo.

Você também pode utilizar o software da Factorial para fazer uma gestão de treinamentos eficiente. Com nosso sistema, é possível monitorar a evolução das competências, criar planos de ações e emitir relatórios baseados em dados.

Solicite agora mesmo um teste grátis da nossa plataforma e comece a cuidar da gestão de pessoas de outra forma 👈

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados