Ir para o conteúdo

Como o RH pode promover o bem-estar no trabalho? Veja 7 exemplos

·
6 minutos de leitura
bem-estar no trabalho

Qual o nível de bem-estar no trabalho que sua empresa oferece aos colaboradores? Os profissionais de RH e DP, além dos CEOs das empresas precisam acompanhar de perto a saúde e o bem-estar dos seus funcionários. Saiba mais abaixo!

Você sabia que, de acordo com uma pesquisa da Isma-BR, 72% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem alguma sequela ocasionada pelo estresse. Isso significa que existe a possibilidade de ter trabalhadores sofrendo de estresse na sua instituição.

Sendo assim, é necessário buscar recursos para promover o bem-estar no trabalho. Portanto, os profissionais de Recursos Humanos e Departamento Pessoal precisam conhecer as causas que afetam o desempenho, o ambiente de trabalho, as condições de trabalho, entre outros fatores relacionados.

Os CEOs das empresas também precisam estar cientes da importância do bem-estar dos colaboradores, já que esse indicador de RH tem um grande impacto nas finanças e na eficiência da organização. Confira a seguir!

software-rh-dp-360

O que é bem-estar?

Antes de falarmos sobre bem-estar no ambiente de trabalho, precisamos explicar o que é bem-estar. Esse termo se refere ao conjunto de práticas que influenciam positivamente a saúde mental, física, financeira e social.

Para alcançar o estado de bem-estar geral é preciso cuidar da mente com terapia, por exemplo, assim como ter uma boa alimentação e praticar esportes para cuidar do corpo.

Além disso, o bem-estar completo também inclui ter a vida financeira em dia e se relacionar positivamente com as pessoas na vida pessoal e profissional.

Ao encontrar o equilíbrio entre esses campos da vida, o ser humano ganha qualidade de vida, se conectado com outras pessoas e ter um sentido de propósito e significado.

O que é bem-estar no trabalho?

Afinal, o que é bem-estar no trabalho? Mais do que ser uma das tendências de RH, podemos dizer que esse tipo de bem-estar está em alta no mercado de trabalho desde a pandemia causada pela Covid-19.

Desde então, os empregadores sentiram a importância dos impactos da saúde mental dos profissionais, tanto para a qualidade de vida quanto para o desempenho no trabalho, a produtividade e o sucesso da empresa.

Sendo assim, o bem-estar no trabalho é o sentimento geral de satisfação em relação às atividades profissionais e a empresa. No entanto, por ser questão subjetiva, ele depende da relação que cada trabalhador tem com seu emprego e sua percepção do ambiente de trabalho.

Além disso, um ambiente de trabalho saudável é aquele em que trabalhadores e empregadores colaboram em um processo de melhoria contínua para promover e proteger a saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores.

A importância do bem-estar no trabalho

É necessário que as empresas entendam a importância da saúde e bem-estar no trabalho. Além disso, é preciso considerar a colaboração entre a empresa e o profissional para garantir o bem-estar organizacional, principalmente da liderança.

Quando os colaboradores alcançam o bem-estar na empresa, eles se sentem pertencentes a uma organização com os mesmos valores, melhoram as relações interpessoais, se sentem valorizados pela organização e conquistam um equilíbrio adequado entre vida profissional e pessoal.

Para isso, as empresas precisam promover o bem-estar dos trabalhadores seguindo estratégias corretas e aplicando ações, na prática.

👉 Leia sobre a ansiedade no trabalho: tipos, causas, sintomas e como o RH deve lidar

saúde e bem-estar no trabalho

Tipos de bem-estar

Como citado, existem alguns tipos de bem-estar que podem estar relacionados com o trabalho. São eles: bem-estar físico, bem-estar mental, bem-estar social e bem-estar financeiro. Entenda melhor sobre eles:

Bem-estar físico

O bem-estar físico é aquele que indica uma boa condição do corpo, funcionamento do organismo saudável, sem problemas de saúde no trabalho e com vigor físico.

Alcançar esse tipo de bem-estar pode trazer melhorias dos resultados da empresa como maior disposição física e mais energia no dia a dia.

Além dos colaboradores, terem alimentação saudável, hábitos saudáveis, exercícios regulares e descanso adequado, é importante que os profissionais de gestão de pessoas invistam em cadeiras e mesas ergonômicas, luzes adequadas, espaço limpo e organizado, entre outros.

💡 Teletrabalho: saiba as vantagens e dicas de como adaptar a sua empresa

Bem-estar mental

Bem-estar mental é o equilíbrio emocional entre o interno e as vivências externas, ou seja, ele está ligado com a forma que lidamos com as circunstâncias ao nosso redor.

Colaboradores com estresse ou depressão no trabalho podem estar com o bem-estar mental prejudicado. Por isso, para os funcionários alcançarem o bem-estar mental é preciso ter hábitos saudáveis, como ter uma boa alimentação, fazer exercícios regularmente, ter um bom descanso e se conectar com outras pessoas. Além disso, o RH deve realizar ações para criar um ambiente de trabalho saudável, mais leve e acolhedor.

Bem-estar social

O ser humano precisa se relacionar com outras pessoas para ser feliz e melhorar seu bem-estar social. Sendo assim, os trabalhadores precisam se socializar com outros profissionais para manterem relacionamentos interpessoais saudáveis, que promovam o crescimento e o desenvolvimento pessoal.

Portanto, o RH precisa estimular a interação social, o compartilhamento de ideias e a troca de experiências saudáveis na empresa.

Bem-estar financeiro

O bem-estar financeiro é um estado que possibilita ter controle sobre as finanças, liberdade financeira para aproveitar a vida, manter o compromisso com os objetivos financeiros e segurança financeira contra os imprevistos.

Pessoas que buscam esse tipo de bem-estar precisam aprender as habilidades financeiras como ter um planejamento e seguir o orçamento.

Outra forma de alcançar o bem-estar financeiro é com a oferta de um bom salário e benefícios corporativos financeiros para ter mais controle sobre o dinheiro.

webinar saúde no trabalho

Exemplos de bem-estar no trabalho

O bem-estar no trabalho é algo que todos profissionais de RH e DP, além de CEOs de empresas, desejam. Por isso, as instituições precisam realizar ações para cuidar da saúde física, mental, financeira e social. Veja algumas dicas de bem-estar no trabalho:

1. Implementar programas de saúde

É possível criar programas de bem-estar no trabalho para promover hábitos saudáveis nos colaboradores, como programas educacionais sobre saúde e programas de prevenção às doenças ocupacionais.

Além disso, é importante oferecer benefícios corporativos para os funcionários, como planos de saúde, convênios com academia, entre outros.

2. Oferecer assistência psicológica

De acordo com a pesquisa da Future Forum, a síndrome de Burnout cresceu ainda mais após a pandemia. Isso mostra a importância de cuidar da saúde mental dos trabalhadores.

Nesse sentido, um dos exemplos de bem-estar no trabalho é a o oferta de assistência psicológica. Ela pode ser feita por meio de benefícios corporativos. Dessa forma, os funcionários podem recorrer a essa opção sem precisar gastar o dinheiro do salário.

3. Reconhecer o colaborador

A motivação dos funcionários diminui quando eles sentem que falta o reconhecimento pelo trabalho realizado, pelo desempenho ou atingimento de metas, por exemplo.

Sendo assim, busque implementar uma cultura do reconhecimento para motivar os profissionais para aumentar a autoestima dos colaboradores.

📥 Download grátis: Modelo de Avaliação de Desempenho 

4. Fornecer incentivos que ajudem a economizar

Um dos exemplos de bem-estar financeiro para seguir é a oferta de incentivos financeiros. Disponibilizar benefícios flexíveis financeiros e criar programas de Educação Financeira são algumas ideais. Essas ações ajudam na hora do trabalhador economizar o salário, evitar dívidas e não comprometer seu bem-estar financeiro.

💡 Saiba como fazer um plano de cargos e salários

5. Promova a interação social

A interação social entre os colaboradores é essencial para manter o bem-estar no trabalho, principalmente daqueles que trabalham em home office.

Portanto, busque maneiras para os colaboradores se conhecerem e conversarem, como happy hour, almoço em equipe, café da manhã na empresa, festa de aniversário do mês, Carnaval na empresa, festa de Natal, entre outros.

6. Invista na comunicação interna

Muitos problemas que causam estresses nos colaboradores podem ser fruto de uma má comunicação interna. Sendo assim, procure realizar uma comunicação eficiente para promover o bem-estar no trabalho. Outro ótimo exemplo é a ouvidoria interna, uma plataforma para ouvir o que os colaboradores têm a dizer.

📥  Baixe grátis: Modelo de Plano de Comunicação Interna

7. Oferecer jornadas de trabalho flexíveis

Os setores de RH e DP também podem otimizar os horários dos colaboradores oferecendo novos modelos de trabalho, como home office, workation, officeless, 4 dias de trabalho, entre outros.

Geralmente, o funcionamento da jornada flexível determina um intervalo de horas em que o trabalhador pode decidir quando trabalhar. Para implementar uma boa gestão de horários, é importante contar com um software de Recursos Humanos como a Factorial para controlar as horas trabalhadas. Com esse software é possível:

  • seguir a lei trabalhista prevista na portaria 671;
  • criar um registro de ponto personalizado;
  • ter relatórios completos sobre as horas trabalhadas;
  • verificar o cumprimento da jornada conforme o contrato de trabalho;
  • realizar uma melhor gestão do tempo dos funcionários para aumentar a produtividade;
  • reduzir faltas e atrasos;
  • gerenciar o banco de horas da equipe;
  • entre outros recursos.

🎥 Veja em menos de 1 minuto como o software da Factorial pode ajudar o dia a dia da sua empresa ⬇️

Peça uma demonstração grátis e entenda melhor como funciona ✅

Benefícios do bem-estar no trabalho

Quais são os benefícios de promover o bem-estar no trabalho? Podemos citar alguns, logo abaixo. Confira:

 

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados