Ir para o conteúdo

Kudos: significado e importância para engajar seus colaboradores

·
5 minutos de leitura
kudos significado

Você sabe o significado de Kudos? Sua empresa possui alguma ação voltada para a satisfação e felicidade dos colaboradores no ambiente de trabalho

Atualmente, com as mudanças que estão surgindo no mercado, as empresas precisam inovar na gestão de pessoas. Essa necessidade vem de um cenário competitivo, no qual os profissionais estão em busca de mais qualidade de vida e motivação para desenvolverem suas atividades.

Os Kudos, ou Kudo Cards, fazem parte de uma técnica essencial que deve ser praticada pela sua empresa. E logo você entenderá o motivo.

Continue neste artigo e descubra o significado de Kudos, qual sua importância e como usá-lo de forma eficiente. Boa leitura!

Conheça uma tecnologia que pode ajudar a reter talentos na sua empresa

performance

Qual o significado de Kudos?

Kudos, ou Kudo Cards, é uma ferramenta associada com o reconhecimento profissional entre colaboradores, gestores e líderes.

A tradução literal de Kudos vem do inglês e quer dizer “elogio”. Logo, a proposta está associada com a criação de cartões coloridos e criativos para enaltecer os profissionais em seu ambiente de trabalho.

Contudo, o avanço tecnológico permitiu que as mensagens fossem passadas a partir de um mural online. Alguns sistemas para gestão de RH oferecem inclusive uma rede social corporativa para comunicação interna.

Assim, com a prática de Kudos, é esperado que o nível de engajamento e motivação dos colaboradores se eleve significativamente.

De acordo com dados publicados na RH Magazine, funcionários felizes se tornam em média 12% mais produtivos. Eles também concretizam 37% mais vendas e, em comparação com profissionais insatisfeitos, ficam 10 vezes menos doentes.

📽️ Quer saber como engajar seus funcionários com ajuda da tecnologia? Veja no vídeo 👇

botao demo

Que importância os Kudos têm no engajamento dos colaboradores?

O Kudos desempenha um papel extremamente importante no engajamento de colaboradores. Isso porque é uma forma que as empresas encontraram de incentivar o reconhecimento e a valorização da contribuição individual.

Para que você gestor ou profissional de RH compreenda essa importância, apresentaremos algumas vantagens de usar Kudos na empresa. Confira, na sequência, os impactos de desenvolver ações de reconhecimento.

Motivação

O reconhecimento obtido por meio do Kudos faz com que os colaboradores se sintam motivados e comprometidos com a organização. Assim, ao serem enaltecidos, eles continuam se esforçando e dando seu melhor para serem mais produtivos e assertivos.

Sentimento de pertencimento

O uso do Kudus cria um ambiente harmonioso e reforça o sentimento de pertencimento do profissional em relação à empresa. Isso fortalece os laços entre colaboradores com a organização, promovendo um engajamento maior das equipes.

📋 Quer saber qual o grau de satisfação dos seus colaboradores? Basta calcular o Employee Net Promoter Score (eNPS)! Para isso, é só baixar nosso modelo para analisar a felicidade dos profissionais 👇

calculo enps

Reforço de comportamentos desejados

Quando os gestores elogiam o desempenho dos profissionais, de certa forma também estão reforçando que aquele é o comportamento desejado pela organização.

Ou seja, oferecer Kudos contribui para estabelecer a cultura organizacional, encorajando os demais a seguirem o exemplo.

Retenção de talentos

O reconhecimento constante e o sentimento de valorização têm um impacto positivo na satisfação dos colaboradores. Desse modo, o Kudos pode ser visto como um elemento chave na estratégia de engajamento e na retenção de talentos.

Como usar o Kudos na gestão de pessoas?

o que significa kudos em ingles

Como visto até aqui, o uso do Kudos está associado com uma estratégia eficaz para gestão de pessoas. E, para te ajudar a encontrar a melhor forma de aplicar essa ferramenta, separamos alguns modos de uso, acompanhe:

Crie uma cultura de reconhecimento

O primeiro passo para inserir o Kudos na rotina da empresa é estabelecer uma cultura na qual o reconhecimento é valorizado e incentivado. Promova o hábito de dar e receber feedbacks regulares, tanto entre membros da equipe quanto entre líderes e colaboradores.

Um ponto que vale ressaltar é a necessidade de ser específico e autêntico em seus reconhecimentos. Assim, a pessoa deve deixar claro para qual ação está oferecendo Kudos.

clima organizacional

Incentive o compartilhamento de histórias de sucesso

Empresas sempre têm histórias de sucesso com alguns clientes para compartilhar. Por isso, a ideia é também reconhecer as conquistas dos colaboradores de forma pública, para que toda a empresa saiba. 

Essa ação pode ser feita a partir de uma reunião, de boletins informativos ou outras formas de comunicação interna. Quando esse reconhecimento é feito pelos líderes, há um impacto significativo na vida profissional da pessoa.

👉 Leia sobre Felicidade Corporativa: como criar um ambiente de trabalho mais feliz?

 o que é kudos

Use diferentes formatos de Kudos

A ideia inicial do Kudos era oferecer cartões coloridos e criativos utilizando papel. No entanto, atualmente existem diferentes formas de usar essa técnica. Veja alguns exemplos:

  • Feedbacks verbais dados individualmente ou em reuniões;
  • Prêmios simbólicos que destaquem a conquista;
  • Certificado de reconhecimento;
  • Eventos de celebração;
  • Oferta de benefícios, como bonificações por resultados. 

Isso ajuda a diversificar as maneiras de reconhecer os colaboradores e torna o processo ainda mais envolvente.

Estabeleça metas de reconhecimento

Uma estratégia de engajamento que está ganhando o mercado é a gamificação e ela pode ser usada com o Kudos. Assim, a equipe de Recursos Humanos pode definir metas de reconhecimento e incentivar o pessoal a disponibilizar elogias regularmente.

Ainda, é importante que esse reconhecimento seja genuíno e que haja equilíbrio, evitando favorecimento entre profissionais

💡 Software para avaliação de desempenho: teste grátis por 14 dias!

Crie um mural colaborativo com a Factorial

o que é kudo cards

Até aqui você já sabe o significado de Kudos Cards e sua importância no dia a dia de uma empresa. Agora queremos te mostrar como a Factorial te ajuda a aplicar uma cultura de reconhecimento

Nosso software para gestão de RH é completo, principalmente em relação à comunicação interna. Veja como é simples criar uma postagem na plataforma da Factorial:

o que é kudos significado

Além disso, esse canal de comunicação permite diversas atividades como:

  • Criação de grupos de colaboradores, com comunidades que não precisam ser voltadas exclusivamente para o trabalho. São exemplos de assuntos que podem aproximar os profissionais: livros, pets, futebol, estudos, happy hour, etc.;
  • Publicação dos eventos que ocorrerão na empresa e comunicados importantes;
  • Incluir, ao longo da semana, lembre teses de aniversários, lembretes sobre feriados, férias, chegada de novos colaboradores e muito mais.

Para empresas que possuem equipes atuando em home office, essa é uma ótima oportunidade de integrar esses profissionais. Assim, a empresa estará melhorando o Employee Experience desses colaboradores, diminuindo o sentimento de que estão isolados dos demais.

Além disso, com nosso espaço para comunidades fica muito mais fácil incentivar a cultura do reconhecimento e de disponibilizar Kudos.

✅ Para ter acesso ao mural de postagens disponibilizado no software da Factorial, basta solicitar uma demonstração gratuita!

Durante 14 dias, você terá acesso grátis a mais de 30 funcionalidades e descobrirá uma nova forma de gerenciar seu RH. Peça a sua demonstração agora! 👇

botao demo

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados