Ir para o conteúdo

Como incentivar e medir a motivação no trabalho dos seus colaboradores [+ Teste grátis]

·
8 minutos de leitura
motivacao no trabalho

A motivação no trabalho é um fator chave para a produtividade e desempenho dos funcionários e, consequentemente, para o crescimento das empresas. Veja neste artigo como engajar os colaboradores no dia a dia e encontre um teste de motivação no trabalho em PDF pronto para aplicar nas avaliações com a sua equipe. 

Saber como está o clima organizacional e como se sentem nossos colaboradores é fundamental para podermos trabalhar em políticas que vão desde a comunicação interna até a flexibilização da remuneração. Este é um ponto frequentemente negligenciado nas organizações e que afeta diretamente a saúde e o bem-estar dos funcionários. Por isso, os responsáveis pela gestão de pessoas devem estar atentos.

Para avaliar qual o nível de motivação das equipes no trabalho é possível medir alguns aspectos que nos ajudam a entender quais mudanças precisam ser implementadas e o que poderia ser feito para estimular ainda mais a produtividade dos colaboradores. A seguir, veja algumas dicas e ferramentas que podem ajudar e baixe um teste de motivação laboral pronto para ser aplicado!

recrutamento onboarding factorial

O que é motivação no trabalho?

Por definição, a motivação no trabalho é simplesmente a sensação de bem-estar ou realização que é obtida após ter concluído uma tarefa ou alcançado um objetivo. Poderíamos dizer que é algo como uma “recompensa emocional” que se obtém ao atingir um objetivo, neste caso, relacionado ao trabalho.

Do lado empresarial, o papel na motivação no trabalho é justamente ser capaz de gerar um ambiente em que esse sentimento esteja presente nos colaboradores. Isso faz com que eles consigam se conectar com a empresa e desenvolvam a sua carreira profissional com tranquilidade.

A motivação no trabalho (assim como a desmotivação) tem como principal característica ser contagiosa. Um colaborador desmotivado trabalhará em um ritmo mais lento, com relutância, e trará menos resultados. Por outro lado, um colaborador motivado pode incentivar seus colegas e influenciar de forma positiva os resultados da sua equipe.

Muitas vezes, os gestores e até os profissionais de recursos humanos acabam focando em outras atividades e não dão a atenção devida à satisfação de quem trabalha na empresa. No entanto, isso tem sido cada vez mais importante, sobretudo em um momento em que o home office ganha força.

Veja a seguir algumas vantagens que as empresas podem obter ao investirem em ações e políticas que aumentam a motivação no trabalho.

motivação no ambiente de trabalho

Benefícios do investimento na motivação dos colaboradores

Manter e sabre como melhorar a motivação dos funcionários costuma ser um desafio real e até mesmo um problema (um grande problema) para as empresas. Na verdade, quanto maior o número de colaboradores e responsabilidades, mais difícil é manter os níveis ideais de motivação.

Isso pode ser porque, como há mais funções, há também mais áreas, que podem usar perfis profissionais cujos interesses podem não ser os mesmos. Dessa forma, as empresas devem trabalhar para encontrar maneiras de manter em alta o nível de motivação no ambiente de trabalho.

Alguns dos benefícios de saber como aumentar a motivação no trabalho são:

  • Taxas de produtividade mais elevadas.
  • Níveis mais baixos de absenteísmo.
  • Diminuição na de rotatividade de pessoal.
  • Ótima reputação e contratações mais fortes.
  • Melhor employer branding e employee experience.

Esses últimos, inclusive, estão diretamente ligados à percepção que os funcionários têm da empresa. Uma boa empresa para se trabalhar, automaticamente atrai bons talentos. Para isso, melhorar a experiência dos colaboradores é fundamental.

Veja a seguir 3 webinars práticos que vão te dar insights e ideias incríveis para motivar os colaboradores:

[Webinar🎧] Employee Experience: Ideias inovadoras para aplicar na sua empresa

[Webinar🎧] Employer Branding na prática: Como desenvolver uma estratégia efetiva?

[Webinar 🎧] Team Building: Como motivar os colaboradores em tempos de crise

Como funciona a motivação no trabalho?

Em linhas gerais, a motivação (e isso não exclui o ambiente de trabalho) pode ser entendida como um “circuito de satisfação”. Segundo a autora Beatríz Valderrama em seu livro “Motivação Inteligente“, existe uma necessidade inata nas pessoas de atingir os objetivos, que é retroalimentada a partir da percepção de confiança para poder alcançá-los.

A repetição de ações voltadas para o alcance de metas se reflete na criação de hábitos e aprendizados que reforçam esse estímulo. Consequentemente, estes hábitos levam a uma maior satisfação no que se conhece como “círculo virtuoso”.

Em sentido contrário, quando não existe recompensa pelo esforço despendido na obtenção de uma realização (subjetiva ou objetiva), o que se gera em vez de satisfação é a frustração. E esse também é um sentimento altamente contagioso que prejudica o desempenho laboral dos trabalhadores e das equipes.

👉Avaliação de Desempenho 360°: Modelo em Excel 

Motivação intrínseca e extrínseca

Tanto na vida pessoal quanto profissional, quando nos referimos à motivação, devemos ter claro que esta é “uma rua que tem dois sentidos”. Por um lado, há motivação intrínseca e, por outro, motivação extrínseca.

O primeiro conceito está relacionado ao aspecto interno, ou seja, a jurisdição interna de cada pessoa, seus interesses, objetivos, medos e suas próprias ambições. Em sentido oposto, o segundo conceito está naturalmente associado a estímulos vindos de fora, como pressão social, trato com colegas e superiores, contexto geral, etc.

Do ponto de vista das empresas, naturalmente só podemos funcionar como impulsionadores da motivação extrínseca, oferecendo recompensas e estímulos que ajudem, a curto e médio prazo, a “alimentar” a motivação interior.

Como medir a motivação no trabalho?

Saber dicas para motivar os colaboradores é importante. No entanto, é fundamental estabelecer formas de medir e acompanhar os resultados destas estratégias.

A melhor forma de medir a motivação no ambiente de trabalho ou qualquer outro aspecto que tenhamos interesse em avaliar na nossa empresa é sempre utilizando KPI’s de recursos humanos. Isso nos permitirá ter uma visão clara e objetiva do que acontece dentro de cada área e com cada colaborador.

[Modelo para download] Teste de motivação no trabalho em Word

Para ajudar neste desafio, desenvolvemos um teste de motivação no trabalho exclusivo que consiste em 10 questões que podem ser respondidas de forma anônima pelos trabalhadores da sua empresa.

Com indicadores de satisfação claros e precisos, é possível distribuir este template na rede de comunicação interna da sua empresa ou pessoalmente, avaliar as respostas e depois implementar políticas para melhorar ou manter a motivação no ambiente de trabalho.

👇 Baixe o teste de motivação no trabalho [Word] 👇

teste de motivacao no trabalho

Como melhorar a motivação no trabalho?

A melhor forma de melhorar a motivação no trabalho é saber qual é o “estado da arte” da sua empresa. Ou seja, testar o ânimo das equipes ou de todo o quadro de funcionários. Levando em consideração que a gestão motivacional nada mais é do que tentar entender a vontade dos colaboradores. Assim,  a área de recursos humanos deve ter clareza sobre quais aspectos podem ser resolvidos e quais são mais complexos ou passam despercebidos.

Voltando às noções de motivação intrínseca e extrínseca, podemos dizer que os fatores internos, sobre os quais a empresa tem controle, são:

  • Dinheiro, salário e bônus.
  • Reconhecimento de desempenho.
  • Tempo livre.
  • Tratamento de qualidade e preferência por tarefas.
  • Plano de carreira
  • Autonomia dentro da empresa.
  • Treinamento e desenvolvimento.
  • Ações de Team Building durante ou após o trabalho.
  • Modelos organizacionais

Veja a seguir 15 dicas para motivar os colaboradores na prática.

15 dicas para melhorar a motivação no trabalho

Ao implementar políticas de recursos humanos em qualquer empresa, não existem receitas mágicas nem técnicas infalíveis. Como acontece nas famílias, “cada empresa é um mundo”. Ninguém além do gestor de RH conhece melhor seus funcionários e a cultura organizacional de sua empresa.

No entanto, existem algumas ideias que podem começar a ser implementadas agora mesmo:

  1. Manter comunicação regular para melhorar as relações de trabalho.
  2. Solicitar a opinião e informações dos colaboradores sobre decisões de alto nível.
  3. Atribuir projetos que podem significar melhorias favoráveis ​​para membros da equipe ou funcionários com melhor desempenho.
  4. Conceder um prêmio, certificado ou menção por esse bom desempenho.
  5. Comemorar os aniversários dos funcionários.
  6. Avisar um subordinado quando ele não atender às expectativas.
  7. Dar aumentos salariais a pessoas que demonstrem estar motivadas.
  8. Conceder bônus aos funcionários com base em seu desempenho.
  9. Criar um ambiente de trabalho confortável, funcional e saudável.
  10. Permitir e incentivar as equipas a atingirem objetivos por meio de seus próprios métodos. Dê a eles liberdade.
  11. Promover sessões de coaching e mentoring para os talentos da empresa.
  12. Reconhecer publicamente as pessoas por seus talentos e contribuições.
  13. Implementar programas de saúde ocupacional e bem-estar.
  14. Implementar atividades de team building para incentivar a colaboração e a comunicação entre os funcionários.
  15. Promover eventos corporativos para comemorar objetivos e metas atingidos.

 

o que é motivação no trabalho

3 Técnicas de motivação para o trabalho no Home Office

Seja fora do escritório ou dentro de casa, novos desafios surgem em termos de gestão de equipes. Especificamente, a grande desvantagem do home office é a falta de contato humano com os demais colaboradores. Esse é um ponto essencial para estreitar laços e conseguir o sentimento de pertencimento em qualquer organização.

Esse fator emocional e social é fundamental e não deve ser esquecido. Veja a seguir 3 dicas para motivar os funcionários à distância:

  • Atividades recreativas online.
    Incentive seus funcionários a se conectarem fora do horário de trabalho em jogos online, webinars, workshops ou simplesmente em conversas que substituem a ida a bares. Isso contribui para criar uma comunidade e fortalecer os laços entre as equipas. Você pode, ainda, enviar kits ou materiais interativos diretamente para os colaboradores.
  • Desafios semanais virtuais.
    Eles podem ser laborais, como se conectar com um certo número de clientes por e-mail ou por telefone. Uma forma de fazer isso é enviar um e-mail no início de cada semana e propor um desafio para que, quando concluído, a pessoa ou as equipes recebam uma recompensa.
  • Horários flexíveis.
    Trabalhar em casa pode ser exaustivo e pode prejudicar a produtividade. Ofereça aos seus funcionários intervalos ativos. Outra opção é flexibilidade no horário de trabalho. Esta é uma tendência que ganha cada vez mais força e que pode mostrar ao funcionário que a empresa confia neçe. Isso, claro, desde que respeitem o volume de horas correspondente.

👉Checklist de Trabalho híbrido: Medidas e ferramentas que não podem faltar

Software de RH: Para funcionários e liderança

Manter a motivação no trabalho é uma das grandes responsabilidades da área de recursos humanos. Mas, como sempre, trará grandes benefícios que podem transformar para melhor a vida dos colaboradores. Além de implementar ações pontuais para motivar os colaboradores, é muito importante garantir a qualidade e funcionamento dos processos diários com os quais eles precisam lidar.

Por isso, contar com a tecnologia pode ser a melhor opção! Hoje, já existem diversos softwares de RH e DP, capazes de centralizar e automatizar tarefas do dia a dia. Um destes sistemas é o software da Factorial, que possui recursos tanto para o RH e os gestores, quanto para os funcionários.

Concentre todas as atividades e processos de gestão da sua área em um software baseado em nuvem. Realize tarefas como:

  • Controle de ponto
  • Gestão de férias e ausências
  • Relatórios personalizados
  • Variáveis da folha de pagamento
  • Recrutamento e Seleção online
  • Avaliações de desempenho: 90,180 e 360 graus

Tudo isso em uma mesma plataforma, sem a necessidade de baixar programas.  Além disso, é possível testar o software na prática por 14 dias sem custos.

Foque no que realmente importa: As pessoas!

recrutamento onboarding factorial

✅ Teste o software da Factorial gratuitamente por 14 dias e melhore a gestão de recursos humanos!

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário