Ir para o conteúdo

10 testes para Recrutamento e Seleção de Pessoal – Baixar Infográfico

testes recrutamento seleção

Um dos maiores desafios do RH é encontrar modelos e materiais que ajudem na hora de agilizar processos. Neste artigo, indicamos em um infográfico completo alguns testes para recrutamento e seleção para que os recrutadores consigam escolher aquele que melhor se adapta a cada processo seletivo. Confira a seguir e faça download do infográfico!

Sem tempo para ler o artigo? Nós lemos para você. Clique no play para ouvir!

Como outros processos de Recursos Humanos, sempre é interessante buscar novos modelos que melhor se adaptam às necessidades das empresas. O mesmo acontece com os testes para Recrutamento e Seleção de Pessoal para download.

Dentre todos os tipos de teste, eles podem ser classificados com base na psicologia, em testes lógicos, de atenção e entre outros. No entanto, é sempre importante se atualizar e buscar novas maneiras de atrair e selecionar os melhores profissionais do mercado.

Por isso, reunimos um infográfico com 10 testes para Recrutamento e Seleção de Pessoal. Abordamos o foco principal de cada um deles, quais são os objetivos contemplados e o que o recrutador poderá avaliar com eles. No índice abaixo, você pode ir direto para a página de download.

Índice

O que são os testes para recrutamento e seleção?

Os profissionais de recursos humanos tem como uma das principais atividades recrutar e selecionar os melhores talentos para as empresas. Para isso, precisam organizar o processo da melhor forma possível, e é aí que os testes de recrutamento e seleção entram!

Assim como as avaliações em geral, os testes de recrutamento e seleção podem incluir diversos tipos de respostas. Podem indicar ao avaliador aspectos mais profundos sobre um candidato por meio de questionamentos psicológicos ou práticos. Da mesma maneira, podem ranquear os candidatos de acordo com um critério específico.

Algumas das funções dos testes de recrutamento e seleção:

  • Analisar o perfil comportamental dos candidatos
  • Medir e testar competências
  • Avaliar soft skills e hard skills
  • Descartar candidatos que não se encaixam no perfil da vaga
  • Agilizar o processo de seleção
  • Otimizar a análise curricular

Há muito tempo o departamento de gestão de pessoas vêm se apoiando nos testes para recrutamento e seleção como forma de ter um processo mais acurado e preciso. Assim, conseguem selecionar os melhores candidatos do mercado. Entretanto, precisamos lembrar que os testes não podem ser a única ferramenta para seleção de profissionais.

Eles são uma das muitas ferramentas utilizadas para conhecer melhor o profissional. A seguir, falamos sobre essa estratégia de seleção de pessoas, indicamos os 10 tipos de teste mais utilizados no mercado e damos dicas práticas para você ir além e ter mais segurança ao realizar esse tipo de processo.

recrutamento onboarding factorial

Como os testes ajudam o processo de recrutamento?

Imagine o seguinte: você tem contato com uma pessoa que nunca viu na vida e tem apenas seu currículo em mãos. Ela pode lhe parecer um tanto insegura ao responder suas perguntas, mas pelas experiências do CV, tem o perfil mais adequado para a vaga.

Como outros candidatos também estão no processo, fica difícil de escolher qual é o profissional mais indicado para a empresa. Sendo assim, você introduz um teste.

Dessa forma, você pode escolher por um teste técnico sobre a vaga, propor exercícios e desafios. Alguns candidatos se sentem mais seguros e confortáveis em responder questionários em que não precisam interagir tanto com outra pessoa, ou seja, com o responsável de RH. O que nos pode indicar que esse candidato é tímido, talvez.

Mas, com o teste, esse profissional tem a oportunidade de demonstrar suas habilidades, experiência e se destacar dos outros candidatos. Sendo assim, o avaliador tem certeza que candidato X tem o conhecimento técnico mais apurado e de alto nível para a vaga. Um dos pontos que deve ser levado em conta ao realizar o processo seletivo.

Em seguida, sabemos que outros fatores interferem. Pretensões de salário, plano de carreira, personalidade, valores, trajetória profissional e outros elementos também contam. Portanto, é o recrutador quem deve selecionar o melhor tipo de teste de recrutamento e seleção para ser aplicado ao processo e assim decidir quais fatores pesam mais na hora da contratação.

10 testes para Recrutamento e Seleção [download]

Agora que você já sabe algumas das funções dos testes para recrutamento e seleção, é preciso analisar as possibilidades e implementar o melhor tipo de teste em cada processo seletivo. Para ajudar neste desafio, elaboramos um infográfico para que você conheça os 10 testes de Recrutamento e Seleção mais utilizados pelas empresas!

Nosso infográfico é uma maneira visual de você ter nosso material e saber qual teste se adapta melhor a vaga e empresa.

⬇️Faça o download a seguir e selecione o modelo que mais gostar⬇️

testes para recrutamento e selecao

Por que implementar testes no processo seletivo?

Se você ainda está na dúvida de se vale a pena desenvolver e aplicar estes testes, listamos a seguir alguns motivos para ir adiante.

Vantagens dos testes de recrutamento e seleção para download:

  • Torna o processo mais dinâmico
  • Economia de tempo e recursos
  • Aumenta as chances de selecionar o candidato ideal
  • Permite arquivar informações sobre os candidatos
  • Ajuda a agilizar processos seletivos com muitos candidatos

Em resumo, com as informações obtidas o RH ganha mais confiança. Afinal, estará executando um processo mais eficiente e terá como se basear em dados reais, aumentando as chances de contratação dos profissionais mais qualificados e adequados para as vagas.

Sabemos como um processo de recrutamento feito de maneira errada pode trazer inúmeros problemas para a empresa. Não só gastando dinheiro, mas também trazendo instabilidade para as equipes. Isso afeta o employer branding, as finanças e impede que gestores possam montar equipes sólidas.

testes recrutamento e selecao download

O que avaliar em cada teste?

Nos 10 testes que apresentamos no nosso infográfico para download, abordamos com detalhes as respostas que cada teste pode trazer ao recrutador. Entre as possibilidades temos testes que permitem ao recrutador conhecer melhor a personalidade do candidato.

Assim como a maneira como o candidato responde frente aos obstáculos e problemas. Outros tipos de respostas que os testes podem disponibilizar são indicadores sobre o estado mental do candidato. Nesse sentido, temos diversas variáveis. Por exemplo, podemos identificar se um candidato possui um alto nível de ansiedade ou quais são suas maiores apreensões.

Além disso, os testes podem ser uma ótima alternativa para ter mais detalhes sobre as necessidades do candidato. Assim, verificar se elas estão de acordo com o que a empresa pode oferecer e procura. O que também torna a empresa transparente com os candidatos.

IMPORTANTE: Não se esqueça de dar um feedback para os candidatos que não forem selecionados no decorrer do processo. É muito importante estabelecer deadlines de resposta para os candidatos e que eles sejam informados desse prazo. Assim, a empresa demonstra que respeita os candidatos e os mesmos se sentem valorizados. Afinal, ambos doaram tempo e energia para participar/realizar o processo.

Sistema ATS: Como automatizar os processo de Recrutamento e Seleção?

Existe uma série de procedimentos ao executar um processo de seleção de candidatos. Entre as tarefas principais estão:

  1. Publicar as vagas de emprego
  2. Organizar candidatos
  3. Montar um banco de talentos
  4. Receber candidaturas
  5. Responder candidatos e marcar entrevistas

Com tanto para ser feito, é normal que o RH e os gestores tenham dificuldades em tornar os processos seletivos mais simples e efetivos. Mas então, qual a solução? 

Mais do que nunca é importante contar com a tecnologia e com os inúmeros recursos disponíveis no mercado. Além de ajudarem a tornar cada etapa mais simples, estas ferramentas diminuem a possibilidade de erro ou esquecimento de algo importante.

Uma destas ferramentas é o software de RH Factorial, que permite ao usuário testar ferramentas de Recrutamento e seleção por 14 dias sem custos, além de experimentar outros recursos, como avaliações de desempenho, comunicação interna e gestão de ausências. Com este sistema, é possível:

  • Criar uma página de carreiras personalizada
  • Centralizar informações de todos os candidatos
  • Extrair relatórios por vaga
  • Enviar respostas automáticas aos candidatos não selecionados
  • Digitalizar, automatizar e melhorar seu processo de Recrutamento e Seleção.

Esse tipo de tecnologia também é conhecida como ATS, e têm modernizado os departamentos de gestão de pessoas! Assim, o RH tem mais tempo para analisar os candidatos, implementar testes e fazer a melhor escolha.

Quer fazer um teste gratuito da Factorial e ver como cada recurso funciona na prática? Registre-se grátis e comece agora o seu teste de 14 dias!

Este artigo também está disponível em: Portugal, Mexican

Escritora e jornalista, autora no blog da Factorial. Escreve sobre recursos humanos, leis, desenvolvimento e treinamento de equipes de alta performance.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário