Ir para o conteúdo

Software de RH: o que é, tipos, benefícios e os melhores do mercado

·
24 minutos de leitura
software de rh

Um software de RH é uma solução tecnológica que possui a capacidade de aprimorar as tarefas rotineiras realizadas por RH e DP. Longe de substituir os profissionais, essa tecnologia existe para que eles tenham tempo de investir cada vez mais nas pessoas e, consequentemente, no sucesso das empresas.

As funções de RH e DP vêm adquirindo uma relevância cada vez maior dentro das organizações. Diante disso, os integrantes desses setores e os CEOs das empresas precisam buscar um software de RH para digitalizar e otimizar o departamento.

Sem dúvidas, um software de gestão de Recursos Humanos e Departamento Pessoal pode fortalecer as estratégias voltadas à gestão de pessoas e processos. Afinal, esse tipo de tecnologia automatizada oferece a otimização de tarefas e processos que anteriormente eram repetitivos, manuais e demorados.

Ao utilizar um software para essa área tão importante para a instituição e para os colaboradores, os integrantes conseguem melhorar os indicadores do departamento e colaborar pelo sucesso da empresa.

Para explicar melhor sobre o software de Recursos Humanos, elaboramos um conteúdo completo sobre a importância do sistema software de DP e RH. Além disso, te ajudamos a escolher o melhor do mercado para sua empresa. Confira a seguir!

✅ Conheça um software de RH e DP que é all-in-one – permite gerenciar tudo em um só lugar

software-rh-dp-360

O que é software de RH?

Um software de RH é uma solução tecnológica que possui a capacidade de aprimorar as tarefas rotineiras realizadas pela equipe de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Brevemente, sua utilização inclui atividades como:

Quando uma empresa adota um software de gestão de RH, seu objetivo é reduzir a burocracia diária do departamento. Além de alcançar um desempenho mais estratégico.

Além disso, com esse tipo de ferramenta, a área tem o potencial de aprimorar o desempenho dos departamentos de RH e DP e impulsionar o desenvolvimento dos colaboradores por meio da tecnologia.

software de RH o que é

Como funciona um software de RH?

Um software de RH funciona como uma plataforma digital que automatiza e organiza todas as tarefas relacionadas à gestão de pessoas. Esse tipo de ferramenta digital opera por meio do uso de tecnologia, facilitando o acesso e a análise das informações, reduzindo erros e burocracias, e integrando dados com outros sistemas.

No mercado atual, essa tecnologia apresenta uma abordagem moderna e inovadora para atender todas as necessidades desse setor. Ao utilizar uma ferramenta como essa, os profissionais podem direcionar esforços para outras ações que visam melhorar o bem-estar e a produtividade da empresa.

Por que automatizar processos do RH?

Há um tempo, o departamento de Recursos Humanos lidava principalmente com tarefas burocráticas nas empresas, mas essa realidade ficou para trás. A gestão de pessoas se tornou uma área estratégica dentro das organizações, uma vez que o sucesso dos negócios depende de uma equipe comprometida e alinhada com os objetivos da empresa.

No dia a dia de trabalho, as atividades operacionais consomem um tempo valioso dos profissionais de RH, tempo que poderia ser direcionado para funções de maior valor agregado. Nesse contexto, os softwares de gestão de RH desempenham um papel fundamental.

Essas soluções automatizam os processos. Logo, isso libera os profissionais para a tomada de decisões e para encontrar soluções criativas para os desafios diários.

Outra vantagem significativa proporcionada pelos diversos tipos de software de Recursos Humanos é a segurança. Essas ferramentas permitem atribuir diferentes níveis de acesso a cada colaborador, garantindo a privacidade e a segurança das informações.

Além disso, os dados são armazenados em servidores na nuvem. Mesmo em caso de problemas com a internet ou na rede da empresa, as informações armazenadas no software não serão afetadas.

💡 Leia mais sobre Software na nuvem SaaS: 7 vantagens em relação aos softwares de RH tradicionais

10 sinais de que você precisa de um software de gestão de RH

Você já notou que algumas atividades desenvolvidas pelo RH e Departamento Pessoal estão mais lentas ou apresentam pouca eficiência? Esses podem ser os primeiros sinais de você precisa de um software de RH.

Algumas tarefas como gestão de documentos, processos de recrutamento e seleção, e questões burocráticas podem ser alinhadas com mais facilidade com a tecnologia.

Para ajudar, abaixo, listamos 10 sinais de que você precisa de um software de gestão de RH.

1. Processos de recrutamento e seleção muito lentos

O processo de recrutamento e seleção pode ser uma tarefa difícil e sem bons resultados se não for administrada com eficácia. Imagine o planejamento para a abertura de vagas e depois os inúmeros currículos que precisam ser analisados, parece cansativo, certo?

Porém, não é apenas o trabalho desempenhado pela atividade que devemos considerar, e sim o tempo e os recursos gastos. Dependendo da empresa e da quantidade de candidatos, é possível levar meses até obter um resultado satisfatório sem um software de gestão de RH.

Com um sistema de recrutamento, é possível encontrar candidatos qualificados sem ler todos os currículos. A tecnologia conta com ferramentas que enriquecem o processo, como Inteligência Artificial, Machine Learning e People Analytics.

2. Alta taxa de turnover

A alta rotatividade de profissionais em uma empresa pode ser considerada uma consequência do processo de recrutamento e seleção ineficiente. Ou ainda, de que há algum problema dentro da organização, desde a baixa remuneração até a inflexibilidade dos gestores.

De acordo com o G1, o Brasil é um dos países com maior índice de turnover no mundo, atingindo 56%. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Ainda, os principais motivos do número elevado de turnover são:

  • Baixa qualidade do clima organizacional;
  • Falta de alinhamento com as expectativas;
  • Falta de reconhecimento por parte da organização;
  • Ausência de um plano de carreira sólido e consistente.

Um turnover alto significa altos custos para uma empresa. Afinal, desligar um funcionário e contratar um novo custa tempo e dinheiro.

Tanto Recursos Humanos quanto Departamento Pessoal precisam criar estratégias para a retenção de talentos e diminuição do turnover. Um software de gestão de RH auxilia em processos mais eficazes e em contratações mais assertivas.

📥 Baixe grátis nossa Calculadora de Turnover e descubra o quanto você gasta com rotatividade de funcionários

3. Excesso de burocracias

O setor de RH possui uma alta demanda de documentos, como informações trabalhistas, armazenagem de currículos e registros de colaboradores. Somente aí já são pilhas de papéis e arquivos que precisam ser organizados e controlados.

Por conta disso, muitos conhecem a área como burocrática e sem capacidade estratégica, mas estão equivocados. A implementação de um sistema que centraliza informações e agiliza os processos pode diminuir os esforços manuais, digitalizando arquivos.

Com as tarefas operacionais automatizadas, os profissionais de RH e DP passam a desenvolver com eficiência as atividades que importam. São exemplos da aplicação de esforços mais assertiva, que podem ser feitas facilmente com um software de gestão de RH:

  • Processos seletivos baseados em dados e informações que favorecem o encontro de profissionais qualificados e alinhados com a empresa;
  • Treinamentos e workshops focados na capacitação profissional;
  • Elaboração de indicadores de desempenho para o crescimento dos colaboradores e da organização.

4. Gestão de documentos ineficiente

O grande volume de informações é gerado diariamente para quem trabalha no setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Contudo, devido à desorganização do trabalho manual ou o uso de sistemas obsoletos, esse processo não é administrado corretamente.

Para que a gestão de documentos ocorra com eficiência é necessário ter foco na armazenagem, segurança e organização. Além disso, um software de RH garante foco e viabiliza:

  • Acessar rápida e assertivamente as informações;
  • Evitar perda e roubo de dados;
  • Aumentar a produtividade do setor;
  • Melhorar a qualidade dos processos executados pelos profissionais de RH;
  • Centralizar questões judiciais como controle de despesas.

📽️ Veja, por exemplo, como é feita a gestão de documentos com a Factorial, o software de RH mais completo do mercado 👇

botao demo

5. Falha na comunicação interna

Uma comunicação clara e efetiva pode trazer muitos benefícios para toda a empresa, o contrário também pode ser desastroso. A ausência de incentivo para a troca de informações e interação entre os colaboradores têm o potencial de afetar a produtividade.

A adoção de um sistema facilita a comunicação e torna rentável, uma vez que facilita a troca de informações. Desse modo, a comunicação interna está ligada de forma direta com o desempenho da organização. 

Além disso, a transparência da informação, torna os colaboradores conscientes do que acontece em toda a empresa. Fato que colabora para o aumento do engajamento e melhora no desempenho profissional.

Mesmo que esse tipo de projeto esteja vinculado ao setor de Marketing e Comunicação, o RH deve incentivar o uso. Além da troca de experiências e informações, é um modo de garantir que todos serão ouvidos e poderão se posicionar.

📥 Download grátis: Modelo de Plano de Comunicação Interna

6. Desperdício de recursos

Quando os processos não são executados com eficiência, há desperdício de recursos que ocasionam falhas e retrabalhos. O tempo gasto em demandas operacionais também gera impactos na produtividade interna.

Por exemplo, o armazenamento de documentos e a ausência de uma boa base de dados. Nesse cenário, sempre que o profissional de RH precisar de alguma informação, vai perder tempo procurando, seja em arquivos ou planilhas.

A tecnologia se torna uma aliada valiosa para a resolução de diversas questões, como essa do exemplo. Isso porque os softwares de gestão garantem a economia de tempo, gerando menor desgaste em tarefas simples.

7. Falta de treinamento para as equipes

Para que os produtos ou serviços oferecidos pela empresa atinjam a excelência, os colaboradores precisam desenvolver as atividades com precisão. Diante disso, cabe ao RH desenvolver programas de treinamento para capacitar os profissionais, melhorando a qualidade do trabalho.

Existem muitas maneiras de criar treinos e aplicá-los em uma organização, cursos presenciais e online são algumas opções. Cabe ao gestor de RH, em conjunto com o líder, analisar alternativas para investir na área.

Contudo, não basta apenas distribuir cursos e workshops, é preciso conhecer as necessidades de cada indivíduo. Para ter esse conhecimento, o RH deve estabelecer indicadores e aplicar avaliações de desempenho. Somente assim, a liderança conseguirá direcionar os colaboradores para o caminho mais eficaz.

💡 Com o software da Factorial, é muito fácil gerenciar treinamentos. Saiba mais

ferramenta para RH e DP

8. Ausência de Planos de Desenvolvimento Individual

Todos os profissionais que buscam por um emprego desejam, além da estabilidade financeira, ter uma carreira de sucesso. Contudo, chegar em uma empresa e perceber que não há incentivo para esse crescimento pode ser frustrante.

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) ajuda os gestores a entenderem qual caminho o colaborador quer seguir. Assim, com essas informações eles poderão direcionar treinamentos e atividades que testem o potencial das pessoas.

Investir no crescimento profissional dos colaboradores contribui para o aumento da retenção de talentos e traz outros benefícios. Entre os mais importantes estão a produtividade e a qualidade do serviço que garantem um bom posicionamento de mercado.

📥 Baixe grátis nosso Modelo de PDI – Plano de Desenvolvimento Individual

9. Não consegue acompanhar as mudanças da Legislação Trabalhista

Estar alinhado com as leis trabalhistas é fundamental para quem atua no RH e DP, por prevenir multas e estresse judicial. Todos os anos há algo novo para se aplicar em aspectos legais da vida dos colaboradores, seja no aumento de salário ou na obrigação de oferecer benefícios.

Sem contar:

É ideal que a empresa ofereça treinamentos e consultorias especializadas periodicamente para o time de RH. Assim, eles poderão exercer as atividades sem se preocupar com possíveis erros e estarão atualizados sobre as mudanças.

Contudo, as empresas que contam com um software para gestão do Recursos Humanos estão em vantagem. Isso porque o sistema se mantém atualizado e cumpre com a CLT brasileira.

10. Processo de assinaturas lento

Durante muito tempo, RH e DP precisaram lidar com documentos no formato físico. Sempre que uma assinatura era requerida, o processo demorava e gerava obstáculos para uma gestão eficiente.

Com tantos recursos tecnológicos e a crescente inovação, já é possível coletar uma assinatura eletrônica de forma segura e com validade jurídica.

O processo eletrônico conta com algoritmos de criptografia para garantir a autenticidade dos documentos emitidos digitalmente. A assinatura digital veio para facilitar a vida dos profissionais e aumentar a agilidade nas atividades administrativas.

👉 Leia mais sobre Assinatura digital: legitimidade, vantagens e por que usar na sua empresa

tipos de software de RH

Categorias de softwares de RH

Antes de saber os principais tipos de softwares de RH e DP, precisamos lembrar que existem duas categorias principais para essa tecnologia. São elas:

  • Softwares instalados em dispositivos: requerem um processo de download e instalação, já que são programas físicos que precisam ser instalados em um computador ou outro dispositivo.
  • Softwares hospedados na nuvem: operam de forma totalmente online, eliminando a necessidade de download ou instalação. Eles são acessados através da internet e não dependem de suporte físico. Além disso, oferecem maior segurança e são mais econômicos e acessíveis em comparação com os softwares instalados.

Tipos de software de RH e DP

Existem vários tipos de software de Departamento Pessoal e RH disponíveis para os profissionais lidarem com as demandas e processos específicos do setor. Entenda melhor os principais tipos, abaixo:

1. Software para controle da jornada de trabalho

Um software para controle da jornada de trabalho consegue, normalmente, automatizar o controle de ponto, a gestão de férias e o controle de escalas e turnos de trabalho.

O software de relógio para bater ponto e controle de frequência é essencial para o de RH. Afinal, o registro preciso do horário de entrada e saída dos funcionários é fundamental para garantir seus direitos e cumprir as obrigações trabalhistas.

Com o aumento do trabalho remoto, o desafio de controlar a frequência se tornou ainda maior. No entanto, com a ajuda desse tipo de software, especialmente aqueles armazenados na nuvem, como da Factorial, esse desafio pode ser facilmente superado.

Isso porque os colaboradores podem utilizar seus smartphones ou escanear um QR Code ao chegar ao local de trabalho, registrando seu horário de forma prática e precisa.

Esses softwares permitem que os colaboradores registrem o ponto onde quer que estejam, o que significa um controle de frequência mais preciso e simplifica o processamento da folha de ponto.

2. Software para controle de despesas e gestão da folha de pagamento

A tarefa de registrar e calcular a folha de pagamento e os recibos de vencimento é uma responsabilidade crucial para o departamento de RH. Quando realizada manualmente, essa atividade demanda muitas horas de dedicação por parte dos profissionais de Recursos Humanos.

No entanto, ao utilizar um software de processamento de variáveis salariais, essa tarefa demanda menos tempo e esforço dos profissionais.

O software realiza automaticamente o cálculo das variações salariais e o processamento dos benefícios e reembolsos de despesas, além de gerenciar as folhas de pagamento de forma atualizada.

Essa tecnologia simplifica a emissão dos documentos, reduzindo erros e otimizando o tempo.

📥 Download grátis: Folha de pagamento digitalizada

3. Software para gestão de talentos

O recrutamento e seleção de talentos geram desafios para o RH. Afinal, só encontrar candidatos com as habilidades adequadas não é suficiente; é essencial identificar aqueles que também se encaixam na cultura organizacional.

Por isso, a automação dos processos de recrutamento e seleção traz maior eficiência e produtividade. Os softwares dedicados a essas áreas permitem a gestão dos anúncios de vagas e o desenvolvimento da marca empregadora. Isso resulta na atração de candidatos altamente qualificados para as vagas disponíveis.

Essas plataformas permitem centralizar todos os documentos dos candidatos e também a publicação automática das vagas nos principais portais de emprego voltados para Recursos Humanos.

👉 Leia mais sobre Portal de empregos: como ter um e atrair os talentos certos

Além disso, esse tipo de software de RH também permite realizar a avaliação de desempenho dos colaboradores. Esse tipo de avaliação estima o grau da atuação de cada colaborador dentro da organização.

Dessa forma, os gestores de cada área possuem acesso aos resultados das avaliações e podem entender os fatores que estão contribuindo, de maneira positiva ou negativa, para a performance dos funcionários.

Nesse contexto, um bom software de RH pode não apenas dar mais agilidade para a gestão de pessoas , como também ajudar a melhorar e alinhar o trabalho dos colaboradores conforme as estratégias do negócio.

👉 Leia mais sobre Avaliação de Desempenho

4. Software de gestão de RH all-in-one

Um software de gestão de RH que reúne diversas funcionalidades em uma única plataforma é conhecido como software all-in-one. A principal finalidade desse sistema é permitir a integração de várias atividades sem a necessidade de acessar múltiplas ferramentas.

Um exemplo de software all-in-one é o oferecido pela Factorial, que conta com diversas aplicações para Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Ele engloba:

  • Controle da jornada de trabalho
  • Controle de despesas corporativas
  • Gestão de Talentos
  • e muito mais

Ao centralizar todas essas demandas de RH e DP, a rotina se torna mais eficiente e precisa. (falaremos mais sobre todas as funcionalidades do software da Factorial ainda neste artigo).

Ao não precisar utilizar diversos aplicativos para resolver as questões do dia a dia, o departamento economiza tempo e pode se concentrar no que realmente importa: cuidar do capital humano da empresa.

Peça uma demonstração do software de RH e DP da Factorial

Como escolher o software de RH ideal para a sua empresa?

Como encontrar um software RH para sua instituição? Abaixo, um guia com passo a passo para te ajudar a escolher um software de gestão de pessoas e processos para atender às necessidades da sua empresa.

Passo 1: Avalie as necessidades da empresa

Primeiramente, liste os desafios e carências específicas em relação à gestão de pessoas e processos do RH e DP. Para isso, identifique as atividades onde sua equipe gasta mais energia e tempo, como folha de pagamento, recrutamento, treinamento, entre outros.

Passo 2: Pesquise as opções disponíveis

Em segundo lugar, é necessário realizar uma pesquisa de mercado para encontrar os principais softwares de Recursos Humanos. Além disso, estude as funcionalidades e recursos oferecidos por cada um deles.

Passo 3: Verifique a integração com outras ferramentas

Nessa etapa, considere quais outras ferramentas ou sistemas sua empresa já utiliza, como o Slack, LinkedIn, entre outros. Verifique se os softwares de RH encontrados são compatíveis e podem se integrar facilmente a essas ferramentas.

Passo 4: Avalie a escalabilidade e flexibilidade

No passo 4, considere o crescimento futuro da empresa e se o software pode acompanhar essa evolução. Sendo assim, verifique se o software oferece opções de personalização para atender às necessidades específicas da intuição.

Passo 5: Avalie o suporte e serviço ao cliente

Verifique se o fornecedor do software oferece suporte técnico confiável e atendimento ao cliente. Considere a disponibilidade de recursos de treinamento e documentação para auxiliar na implantação e uso do software para a sua equipe.

Passo 6: Analise o custo-benefício

É fundamental comparar os preços e planos oferecidos pelos diferentes fornecedores de software. Por isso, não considere apenas o preço, mas também os recursos e benefícios oferecidos em relação ao investimento.

Passo 7: Leia avaliações e feedback de outros usuários

Pesquise por avaliações e opiniões de outros clientes que já utilizaram o software em consideração. Considere a experiência de outros usuários para auxiliar na sua decisão.

Passo 8: Faça um teste ou solicite uma demonstração

Antes de decidir contratar o software, solicite um período de teste ou uma demonstração do software. Isso permitirá que você experimente as funcionalidades e avalie se atende às necessidades do RH e DP.

Peça uma demonstração do software de RH da Factorial

Passo 9: Analise a usabilidade e interface do usuário

Ainda durante o teste de demonstração, teste as interfaces dos softwares para verificar sua facilidade de uso e navegabilidade. Procure por uma interface intuitiva que facilite a utilização dos integrantes da área.

Passo 10: Tome a decisão e implemente o software

Com base na sua pesquisa, análise e testes, selecione o software de RH que melhor se adequa às necessidades da sua empresa. Feito isso, planeje a implementação do software, garantindo uma transição simples e um treinamento adequado para sua equipe.

Por que a Factorial é o melhor software de RH e DP?

Está em dúvida de como encontrar o software ideal para seu setor? Então saiba porque o software de RH e DP da Factorial é a melhor opção.

Essa ferramenta possui uma série de fatores que o tornam a solução ideal para otimizar a rotina das áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Confira a seguir:

1. Somos o software de Recursos Humanos mais humano

Vamos muito além de ferramentas para gerenciar talentos, pontos, despesas, horários e desempenho: entregamos o que você precisa para enfrentar com maestria os desafios diários da empresa.

Isso é o que faz da Factorial o software mais humano. Ele se encarrega daquilo que é mecânico e sistemático para que você se debruce sobre atividades de maior impacto junto às pessoas da organização.

2. Assessoria personalizada e focada na sua empresa

Nós acreditamos ser necessária a transmissão de conhecimento e atenção durante as primeiras etapas de uso de um software de RH.

Portanto, oferecemos o suporte de uma assessoria personalizada, que acompanha os usuários no início da sua jornada de uso e atua para acabar com as dúvidas e facilitar a adaptação aos processos do sistema. Na Factorial, há um gerente dedicado a cada conta.

👉 Leia mais sobre Software personalizado de RH 

3. Integrações com diversas ferramentas

A Factorial é uma ferramenta capaz de realizar integrações com outros sistemas que sua empresa utiliza para gerenciar tarefas diárias. Essa conexão entre os sistemas é indispensável para evitar duplicidade de informações, erros de processo e prejuízos. Confira algumas soluções que podem ser integradas à Factorial:

  • Google Drive;
  • Power BI;
  • Microsoft Teams;
  • Workable;
  • Recruitee;
  • Job Target.

software de gestão de rh

4. Tudo em um só lugar

Facilitar e otimizar o dia a dia do RH é a nossa missão. Sendo assim, nada mais eficaz do que centralizar todas as operações em uma só interface. Essa funcionalidade garante aos usuários equilíbrio entre facilidade de acesso às informações-chave para o desenvolvimento do trabalho e economia de tempo na hora de manejar dados e administrar tarefas.

As integrações de sistema e as automatizações de tarefas potencializam ainda mais esse benefício de uso do nosso software de Recursos Humanos, fazendo com que a Factorial seja um recurso completo.

👉 Leia mais sobre Software all-in-one

5. Não gerenciamos equipes: cuidamos de pessoas!

As relações humanas são muito importantes para crescermos, principalmente dentro de uma empresa. Afinal, tudo parte do ser humano, concorda?

Ao escolher a Factorial, você escolhe proporcionar esse cuidado para a sua equipe por meio de um controle completo de todas as necessidades que eles têm. Essas necessidades podem ser desde as mais básicas — como agendar suas férias ou conhecer o plano de cargos e carreiras — até as mais complexas — como construir feedbacks e conhecer seus principais OKRs.

As funcionalidades do software de RH da Factorial

Um software de RH possui a missão de contribuir com o desenvolvimento individual de cada organização com o uso de uma ferramenta simples, que auxilia nos desafios e reduz as dores de cabeça da rotina administrativa.

Sendo assim, existem diversas funcionalidades disponíveis no software de RH da Factorial, que você pode utilizar para gerenciar talentos, despesas e horários da sua empresa. Conheça todas as funções, a seguir:

Controle de Férias e Ausências

software de RH para controle de férias

Com a utilização do sistema de gestão de solicitações, os funcionários podem enviar seus pedidos de férias e folgas de forma automatizada. Isso permite que os gestores os aprovem facilmente, sem comprometer suas prioridades diárias.

  • Maior eficiência: uma solicitação de férias, licença ou ausência é processada em apenas 1 minuto, graças à nossa plataforma ágil e intuitiva.
  • Economia de tempo: ao substituir planilhas por nosso sistema de controle de férias, você economiza aproximadamente 30 horas por mês.
  • Mais tempo livre: Com nosso software de gestão de férias e ausências, você pode economizar até 15 dias por ano, aproveitando melhor seu tempo de descanso.

Controle de Ponto

software de Rh para controle de ponto

O RH pode utilizar a função do registro de frequência e controle de ponto, garantindo conformidade com as leis, inclusive a portaria 671, oferecida pela Factorial.

Com essa funcionalidade, os trabalhadores têm a opção de registrar o ponto de forma online, por meio do aplicativo ou QR Code. Com isso é possível realizar:

  • Em 1 minuto é possível realizar a geração da folha de presença mensal.
  • A empresa economiza cerca de 27 horas por mês ao substituir as planilhas pelo sistema de controle de ponto da Factorial.
  • Ao longo de um ano, essa economia pode chegar a mais de 15 dias.

Controle de Escalas e Turnos

software de rh para controle de turnos e escalas

A gestão de turnos de trabalho com o software da Factorial permite um controle eficiente das escalas das equipes. Isso porque é possível organizar e planejar as escalas e turnos de forma fácil e ágil.

Através da organização dos horários por turnos, os setores podem alcançar um equilíbrio nas escalas de revezamento.Além disso, o sistema envia notificações para modificações necessárias nos turnos, simplificando o processo de ajustes.

📥 Baixe grátis: Modelo de Escalas de Trabalho

Recrutamento e Seleção

software de rh para recrutamento e seleção

Os processos de recrutamento e seleção de pessoal são simplificados por meio do programa ATS e um portal de emprego personalizado gerado automaticamente.

Além disso, com essa função do software da Factorial é possível utilizar a inteligência artificial para recrutar talentos de forma mais eficiente. Isso porque com o suporte da IA, o banco de talentos foi aprimorado para agilizar o preenchimento das vagas. Incrível, não é mesmo?

Integração de novos funcionários e Desligamento

software de rh para integração e onboarding

A integração de novos funcionários na empresa pode ser planejada de forma personalizada, ágil e descomplicada. Com o software da Factorial é possível realizar uma integração de novos funcionários (onboarding) de qualidade, aumentando a satisfação dos colaboradores.

Aliás, também é possível administrar os desligamentos (offboarding) de maneira personalizada e obter depoimentos dos ex-funcionários, promovendo uma saída positiva.

Avaliação de Desempenho e OKRs

software de rh para avalição de desempenho

A gestão de desempenho é uma parte essencial da estratégia de Recursos Humanos. Por isso, com o software de RH da Factorial, os gerentes podem realizar avaliações de desempenho dos colaboradores e analisar os dados coletados para tomar decisões mais assertivas.

A metodologia OKR é uma forma eficaz de alinhar os objetivos da empresa com os de seus colaboradores. Com a ajuda do software de Recursos Humanos da Factorial, é possível adaptar a gestão dos objetivos de acordo com as necessidades da empresa e dos funcionários.

Com essa funcionalidade, os gestores e líderes podem personalizar a criação, acompanhar e medir as metas, atribuindo nome, descrição, data de início e término. Além disso, é possível adaptar os objetivos às diferentes funções dos colaboradores e estabeleça metas para diferentes períodos.

A ferramenta oferece relatórios personalizados com informações sobre o desempenho individual ou da equipe. Além disso, é possível administrar as avaliações de desempenho de maneira automática, ou seja, os usuários podem personalizar as configurações conforme suas preferências e deixar que o sistema cuide do resto.

Gestão de Treinamentos e Capacitação Profissional

software de rh para treinamentos

A gestão de treinamentos pode ser simplificada com o nosso software funcional e intuitivo. Para isso, os gestores das equipes podem gerir e acompanhar os projetos de treinamentos, planejando e controlando os treinamentos de forma personalizada.

A funcionalidade de Capacitação Profissional da Factorial é uma ferramenta que permite criar seu próprio sistema de gestão de treinamento, adicionando os dados necessários e gerenciando toda a documentação de forma integrada.

Gestão de Folha de Pagamento

software de RH folha de pagamento

Realizar a folha de pagamento não precisa ser uma tarefa complicada no dia a dia. Com a ajuda dessa função desse software de RH é fácil simplificar os pagamentos suplementares, licenças e atualizações de contratos, conectando-os diretamente ao sistema automatizado de folha de pagamento.

Os setores de RH, DP e Financeiro podem obter insights valiosos sobre a folha de pagamento por meio de relatórios personalizados, compreendendo melhor a situação financeira da empresa.

Além disso, é possível gerenciar o controle gastos com pessoal, os benefícios, reembolsos e descubrir onde, quando e como é melhor investir tempo e dinheiro.

Gestão de Despesas

software de RH para controle de despesas corporativas

Com a função Factorial Expenses, a gestão de despesas da Factorial, os funcionários têm a facilidade de inserir suas despesas diretamente no sistema, aguardando a aprovação de seus supervisores. Assim, com a digitalização de recibos e faturas, evita-se a perda acidental ou o registro indevido de informações.

Ainda é possível ter um registro abrangente de todas as despesas, facilitando o cálculo dos custos de diferentes projetos em um único local. Com categorias personalizadas de classificação, fica mais fácil visualizar como o dinheiro está sendo utilizado. Isso possibilita o planejamento de novos gastos e estratégias organizacionais.

📥 Download grátis: Planilha de despesas 

Assinatura Digital

software de RH para assinatura digital

Otimizar a gestão de documentos e eliminar o uso de papéis é fácil com o uso do sistema de assinatura digital da Factorial. Para isso, basta solicitar a assinatura eletrônica de um ou mais funcionários para cada documento. Isso garante a agilidade e segurança no processo.

Além disso, uma vez assinados, os documentos são automaticamente armazenados, proporcionando organização e facilidade de acesso. A assinatura digital da Factorial é 100% segura e de acordo com a lei.

Gestão de Documentos

software de RH para gestão de documentos

No software de gestão de RH da Factorial, os documentos são mantidos de forma segura e centralizada para evitar perdas. Pastas podem ser criadas para organizar diferentes tipos de documentos, como folhas de pagamento, contratos e materiais de treinamento.

Além disso, a gestão de documentos abrange tanto os documentos da empresa, mantendo-os seguros e compartilháveis, quanto os documentos dos colaboradores, como licenças e identidade. O sistema permite carregar documentos em massa e notificar os colaboradores sobre novos uploads.

Portal do Colaborador

software de RH portal do colaborador

Por meio da função oferecida pela Factorial, no Portal do Colaborador, cada funcionário tem seu próprio perfil pessoal, onde podem acessar facilmente todas as suas informações, documentos e outras funcionalidades.

No portal, os colaboradores podem visualizar seus horários de trabalho, folha de pagamento e solicitações de férias em um único local. Isso facilita o acompanhamento e economiza tempo e recursos. Essa solução promove a transparência e contribui para o aumento da satisfação dos funcionários.

Comunicação Interna e Eventos

software de RH comunicação interna

Com o software da Factorial, a comunicação interna e organização de eventos são facilitadas por meio de recursos intuitivos, como a criação de eventos e comunicados. Dessa forma, as equipes podem se manter informadas sobre as últimas notícias e acontecimentos importantes.

Além disso, os funcionários têm a oportunidade de interagir nos grupos de conversas, deixando comentários e emojis. O RH também pode aproveitar os grupos predefinidos ou criar novos. Isso incentiva os colaboradores a criar seus próprios grupos com base em interesses compartilhados.

Relatórios e Indicadores de RH

software de RH relatórios e indicadores

Através da funcionalidade Relatórios e Indicadores de RH, os gestores podem tomar decisões mais assertivas com base em dados concretos sobre seus colaboradores e a empresa.

Isso porque com o software da Factorial, é possível criar relatórios personalizados utilizando qualquer dado disponível na conta. Além disso, os relatórios podem ser compartilhados e baixados em formato Excel.

Organograma da Empresa

software de RH organograma da empresa

Com a função de Organograma da Empresa, os usuários conseguem compilar dados e gerar automaticamente o organograma personalizado da instituição. Assim, não é mais necessário perder tempo construindo e atualizando o organograma manualmente.

Basta importar todos os colaboradores, atribuir um gestor para cada um e o organograma será gerado automaticamente. É possível adicionar novos colaboradores conforme necessário, e o organograma será atualizado instantaneamente.

Workflows Automáticos

software de RH workflow automático

Através dos Workflows Automáticos, o departamento de Recursos Humanos pode melhorar sua eficiência e otimizar processos. Esses workflows personalizados permitem automatizar tarefas manuais de forma rápida e fácil.

Os eventos podem ser usados para iniciar ações, como adição de novo documento ou novo funcionário. Além disso, filtros podem ser aplicados para garantir que as ações sejam executadas apenas quando os requisitos forem atendidos.

Assim, diferentes ações podem ser adicionadas para cada caso. Como, por exemplo, envio de e-mails para funcionários específicos, uma equipe inteira ou para toda a empresa.

10 benefícios ao usar software de RH

Ao digitalizar o departamento de RH com um software, os integrantes desse setor podem contar com diversas vantagens. Saiba quais são eles, a seguir:

1. Mudança na rotina da empresa e economia de tempo

A implementação de um software de RH pode trazer muitas melhorias para a rotina de uma empresa. Especialmente na área de Recursos Humanos. Além disso, a adoção desse tipo de software pode resultar em uma redução significativa no tempo gasto em certas tarefas específicas.

2. Aumento da satisfação dos funcionários

A implementação de um software de Recursos Humanos aumenta a autonomia e a comodidade dos colaboradores. Isso proporciona um aumento da satisfação em relação às atividades relacionadas à gestão de RH.

3. Otimizar o processo de recrutamento e seleção

A implementação de um software de gestão de pessoas traz melhorias significativas para o processo de recrutamento e retenção de talentos. Desde a publicação da vaga até o acompanhamento dos candidatos, a integração (onboarding) e o treinamento, todas as etapas são centralizadas e otimizadas em uma única plataforma.

4. Menos erros

Ao utilizar um software de gestão de RH, é possível reduzir significativamente os erros humanos. Isso porque é possível armazenar e acessar facilmente todas as informações do setor, dos colaboradores e da empresa.

5. Mais segurança das informações

Usar um software de RH com sistema de segurança é essencial para proteger as informações confidenciais. Tanto dos funcionários quanto da instituição. Por isso, a adoção de um sistema baseado na nuvem, com dados criptografados, permite atribuir permissões exclusivas a cada colaborador.

6. Transparência e melhor experiência dos profissionais

A utilização de um software RH proporciona transparência e uma melhor experiência para os trabalhadores. Com controle total das informações do departamento, é possível rastrear o histórico de criação e localização de cada dado.

Além disso, uma ferramenta digital intuitiva melhora a experiência dos colaboradores, permitindo fácil acesso a todas as informações.

7. Automatização das despesas e custos

Ao adotar um software de RH é possível digitalizar e automatizar as despesas da empresa. Isso garante a precisão e eficiência na gestão dos gastos. Com isso, os processos são realizados de forma correta, sem erros de cálculo ou falhas humanas.

8. Conformidade com as leis trabalhistas

Assegurar a conformidade com as leis trabalhistas e regulamentações é um grande desafio para o RH. No entanto, o software de RH pode ser configurado para garantir que os processos de RH estejam em conformidade. Isso reduz o risco de não cumprimento.

📚 eBook gratuito: Guia da atual legislação trabalhista para RH

9. Centralização e organização de documentos

Um software RH permite a centralização e organização de documentos, unificando informações de diferentes áreas, como Recursos Humanos e Departamento Pessoal e Financeiro. Isso proporciona maior eficiência e produtividade aos serviços, facilitando o acesso e a gestão dos documentos de forma otimizada.

10. Informações sempre atualizadas

Um software integrado de Recursos Humanos permite realizar alterações nas informações de forma rápida e eficiente. Isso reduz o tempo necessário para manter os dados atualizados. Em alguns casos, as alterações podem ser automáticas, eliminando o tempo de atualização.

👉 RH, aproveite a eficiência e praticidade do software de gestão de Recursos Humanos para otimizar suas tarefas!

Solicite uma demonstração do software de RH da Factorial

botao demo

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados