Ir para o conteúdo

Implantação de RH em pequenas empresas: como fazer em 5 passos [+ eBook grátis]

·
5 minutos de leitura
implantação de rh em pequenas empresas

A implantação de RH em pequenas empresas pode ser um processo simples ou complicado. Tudo depende de como a empresa lida com a situação. Confira a seguir dicas de como criar um sistema de RH em poucos passos.

O setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal é frequentemente associado a grandes empresas e corporações. Isso faz com que muitos donos de pequenas empresas acreditem – muito equivocadamente – que não precisam investir em gestão de pessoas.

Toda empresa precisa de um time motivado e produtivo para crescer e ter sucesso. A implantação de RH é essencial para atingir esse objetivo.

Porém, como uma pequena empresa pode implementar práticas eficazes e estratégicas de RH sem comprometer seu orçamento?

A verdade é que o processo de implantação de RH em um novo negócio não é um bicho de sete cabeças  Mas é preciso estar atento a alguns requisitos.

Assim, para facilitar ainda mais a organização do seu setor de Recursos Humanos, confira a seguir como implementar o RH em pequenas empresas em 5 passos. Boa leitura!

performance

Por que o RH é importante para pequenas empresas?

Como sabemos, o setor de Recursos Humanos é uma parte muito importante de qualquer organização. Não importa o seu tamanho. Porém, é comum que pequenas empresas muitas vezes acabam deixando essa necessidade de lado. E acabem sem um departamento de RH completo e bem estruturado.

A questão é que, mesmo em uma pequena empresa, com poucos funcionários, é necessário garantir que eles estejam bem treinados e desenvolvam habilidades que os ajudem a crescer dentro da organização. 

Nesse sentido, o setor de RH pode criar programas de treinamento e desenvolvimento, por exemplo, ou realizar avaliações de desempenho e identificar em quais áreas os colaboradores precisam de mais orientação ou suporte.

Além disso, o setor de RH é essencial para que a empresa esteja em conformidade com todas as leis e regulamentações trabalhistas. Isso inclui desde a criação de políticas organizacionais até questões relacionadas a benefícios corporativos, folha de pagamento, etc.

Por fim, os benefícios do setor de RH não se limitam apenas aos funcionários, mas também à empresa como um todo.

O setor de RH pode, por exemplo, fornecer relatórios e análises que ajudam a entender melhor o desempenho dos funcionários. Pode também criar uma cultura organizacional mais positiva e focada no bem-estar das pessoas. Uma forma de fazer isso seria pensar práticas de promoção de diversidade e inclusão dentro da organização, por exemplo.

🎥 Webinar 👇

webinar planejamento financeiro

Vale dizer que a implantação do setor de RH para pequenas empresas não precisa ser um processo complicado ou extremamente caro. 

É possível contar com um setor simples mas eficiente de Recursos Humanos. Principalmente se os profissionais de RH disporem de ferramentas que ajudem a automatizar tarefas do dia a dia.

💡 Por que a Factorial é o melhor software de RH? Confira 5 razões 

5 dicas para implementar um sistema de RH para pequenas empresas

Dito isso, mesmo que a criação de um sistema de RH para pequenas empresas não seja algo tão complicado, é preciso seguir algumas etapas essenciais. Especialmente se você deseja um departamento eficaz e bem estruturado

A seguir, confira 5 dicas para que a implantação de RH em pequenas empresas ocorra de maneira eficiente e sem maiores problemas.

1. Identifique as necessidades da sua empresa

Antes de iniciar a implantação de um sistema de RH em pequenas empresas, o primeiro passo é identificar as necessidades específicas da organização. Aqui, estamos falando de questões relacionadas a recrutamento, treinamentos, remuneração e benefícios, leis trabalhistas, etc. 

É importante entender as necessidades da empresa em todas essas questões a fim de desenvolver um plano que faça sentido e conseguir estruturar sua equipe de RH conforme a demanda da organização.

💻 Software de recrutamento e seleção: por que sua empresa precisa de um

2. Contrate um especialista em RH

O segundo passo é contratar um profissional de RH experiente, que possa liderar o departamento. Ele pode trabalhar sozinho ou contar com uma equipe de apoio. O ideal é que esse profissional tenha conhecimento em questões diversas de RH, como mudanças nas leis trabalhistas, recrutamento e seleção, gerenciamento de desempenho, treinamento de pessoas, retenção de talentos, etc.

Assim, contar com um especialista em RH na equipe é essencial para garantir que a empresa esteja em conformidade com as leis trabalhistas, mas que também possa desenvolver a cultura organizacional de forma eficiente.

👨🏽‍💻 Conheça 6 melhores plataformas EAD para treinamento corporativo

💬 Entrevista 👇

treinamento corporativo

3. Desenvolva políticas e procedimentos de RH

Após montar sua equipe, é hora de desenvolver políticas e procedimentos que regulam o fluxo de trabalho da empresa e o comportamento dos funcionários.

Isso pode incluir políticas de férias, horas extras, licença médica ou licença parental, entre outras. O importante é contar com políticas claras e bem definidas para ajudar a evitar conflitos no local de trabalho.

4. Ofereça treinamentos e plano de carreira

Oferecer treinamentos e um bom plano de carreira para os colaboradores pode ajudar bastante a aumentar a produtividade das equipes, e também fortalecer a relação entre RH e funcionários.

É possível oferecer desde treinamentos relacionados às habilidades técnicas até oficinas comportamentais, como programas de desenvolvimento de liderança, por exemplo. O importante é investir no desenvolvimento profissional dos funcionários a fim de aumentar a retenção de talentos da organização.

[eBook📚] Treinamento e desenvolvimento empresarial: dicas e ferramentas

[Excel 📊] Modelo de Plano de Cargos e Salários

5. Crie uma cultura organizacional positiva

Com a implantação de RH em pequenas empresas, é importante investir na criação de uma cultura organizacional positiva. Isso pode ajudar a organização a atrair e reter talentos, aumentar a produtividade e a satisfação dos funcionários, promover diversidade e inclusão, melhorar a comunicação interna, estabelecer valores e objetivos organizacionais, e muito mais.

📚 Download eBook grátis

Quer saber ainda mais sobre como estruturar um sistema de RH para pequenas empresas partindo do zero? Baixe o eBook “Primeiros passos para estruturar o RH da sua empresa” e tire todas as suas dúvidas!

primeiros passos estruturar RH

Bônus: faça uso de um sistema de gestão de RH

A boa notícia é que a tecnologia pode ser uma grande aliada na implantação de RH em pequenas empresas. A partir de um software de gestão, por exemplo, é possível automatizar processos, gerenciar dados de uma forma mais eficiente, realizar atividades relacionadas à folha de pagamento e melhorar a gestão de pessoas.

Uma dessas soluções é o software de RH da Factorial — o mais completo do mercado. Com uso de nossa plataforma, é possível automatizar rotinas de RH de forma simples e descomplicada, além de usufruir de mais de 30 funções de Gestão de Recursos Humanos para a sua empresa, incluindo

Por fim, a ferramenta da Factorial não oferece apenas soluções para seu quadro de pessoal, mas para todas as atividades do RH. Entenda como no vídeo abaixo! 👇🏽

✅ Experimente grátis o Software de RH da Factorial e comece hoje a implantação de Recursos Humanos em sua empresa

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados