Ir para o conteúdo

Software na nuvem SaaS: 7 vantagens para RH e DP

·
8 minutos de leitura
software na nuvem saas

Os avanços da tecnologia têm impacto direto nas nossas vidas pessoais e também no local de trabalho. O SaaS — software na nuvem — digitaliza, acelera e otimiza as tarefas e operações mais burocráticas. Não é à toa que se tornou a opção favorita e tendência entre os profissionais de Recursos Humanos.

Neste artigo, descubra o que significa ter um software na nuvem e como funciona o SaaS. Veja quais são suas características e quais as principais diferenças e vantagens em relação aos software de RH tradicionais.

✅ Informe-se sobre o que um software na nuvem pode oferecer. O software de RH da Factorial é uma opção completa, centralizada e interativa

software-rh-dp-360

O que significa “software na nuvem”?

Segundo a Microsoft, a nuvem, do inglês cloud computing, é a entrega de serviços incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, redes, software, análise e inteligência, por meio da Internet.

A nuvem ajuda a descentralizar os processos tradicionais. Ela oferece aos usuários a possibilidade de utilizar remotamente um grande número de produtos e serviços. Um exemplo claro disso é o teletrabalho ou trabalho híbrido.

Há quem acredite que a informação está em algum espaço remoto. No entanto, “a nuvem” não é uma nuvem propriamente dita, mas um conjunto de servidores externos. São fornecidos por empresas, que vendem determinados serviços. Assim, o usuário final não precisa de hardwares ou da instalação de programas.

Por norma, o preço dos serviços de nuvem é calculado tendo em conta o número de pessoas que o usam, ajudando na redução de custos operacionais. Assim, as empresas podem ter uma infraestrutura mais eficiente e escalar conforme as necessidades do negócios.

👉 Leia mais sobre Sistema de RH: Por que ele deve ser prático de usar pelos funcionários

armazenamento na nuvem

SaaS: o que é?

SaaS é a silga para Software as a Service. Ou seja, SaaS significa um software como serviço, um dos tipos de software na nuvem, onde as informações da empresa ficam hospedadas num espaço virtual.

As empresas que prestam este serviço aos usuários permitem armazenar arquivos e aplicações em servidores remotos. Os gestores podem, depois, acessar todos os dados pela Internet. Isto significa que o usuário não precisa estar em determinado local, ou de um hardware, ou de um programa instalado específico para acessar suas informações.

Na era da Internet 2.0, há cerca de 10 anos, e ainda mais nos seus primórdios, na década de 80, para realizar qualquer tipo de processo informático (como trabalhar com textos ou modelos Excel), era necessário ter um hardware que atendesse a requisitos especiais para poder suportar o programa específico para cada tarefa.

Um software na nuvem elimina todo esse trabalho pesado envolvido no processamento e uso de dados no dispositivo. Ao mesmo tempo, economiza custos e melhora a experiência do usuário.

Por exemplo, com o uso de um SaaS, o colaborador não precisa ir fisicamente ao escritório apresentar uma documentação. O RH pode solicitá-la por meio de um portal do colaborador, assim como a sua assinatura digital por meio de um software de RH.

💡 Descubra como um software na nuvem pode centralizar e facilitar a gestão de todos os documentos da empresa

Devo automatizar o RH da minha empresa?

Saber se deve (ou não) automatizar os processos e operações é uma dúvida muito comum entre os profissionais de RH, gestores e administradores.

🎥 Veja no vídeo abaixo por que o RH do futuro se resume à tecnologia ⬇️

3 tipos de software na nuvem

Atualmente, existem diferentes formas de definir softwares. Pode ser de acordo com a forma como executam tarefas e como são utilizados pelos seus usuários, ou conforme o tipo de serviço que prestam e a sua forma de pagamento. Estes são os 3 principais tipos de software na nuvem:

1) Software como serviço ou software as a service (SaaS)

Essa forma é a principal e a mais vantajosa. Envolve a concessão de licenças para a aplicação do software para os clientes. São fornecidas por meio de um modelo de pagamento por uso ou sob demanda.

✅ Este tipo de sistema pode ser encontrado em plataformas como a Factorial. Para entender melhor, você pode experimentar grátis o serviço por 14 dias, sem custo, sem dados de cartão e sem compromisso.

2) Infraestrutura como serviço ou infrastructure as a service (IaaS)

Este método é baseado na entrega de tudo. De sistemas operacionais a servidores e armazenamento por meio de conectividade baseada em IP, bem como por parte de um serviço sob demanda.

Os clientes podem evitar a necessidade de adquirir softwares ou servidores e, em vez disso, adquirir estes recursos em um serviço terceirizado sob demanda. IBM Cloud e Microsoft Azure 2.3, são exemplos disso.

3) Plataforma como serviço ou platform as a service (PaaS)

É considerada a mais complexa das três camadas da computação baseada na nuvem. Possui algumas semelhanças com SaaS. A diferença é que, em vez de entregar um software online, é na verdade uma plataforma para construir um software que é entregue pela Internet. Plataformas como Salesforce.com são uma bom exemplo de PaaS.

💡 Software de RH da Factorial na nuvem

Se quer otimizar processos de RH, enquanto opta por um software administrativo para gerir a sua empresa, uma boa alternativa é testar na prática o software da Factorial, de forma gratuita e sem compromisso. Se quiser entender primeiro tudo o que o produto oferece primeiro, pode solicitar uma demonstração rápida da ferramenta.

A Factorial é o SaaS mais completo do mercado, um sistema de RH online, conhecido como software de RH tudo em um. Dentre as inúmeras funções oferecidas estão o controle de ponto, a gestão de férias e ausências, a gestão da folha de pagamento, recrutamento e seleção, e muito mais.

Trabalhar com um software na nuvem SaaS é uma necessidade vital para digitalizar os Recursos Humanos de qualquer empresa. Além de economizar recursos essenciais para atingir os objetivos de negócio, RH e DP têm tempo para focar no que realmente importa: as pessoas que compõem a organização.

📚 Leia mais sobre RH Humanizado: O que é e como implementar [Guia prático]

7 vantagens do software na nuvem SaaS

O software na nuvem oferece às empresas um grande número de vantagens, sendo a principal delas a possibilidade de poder utilizá-lo a partir de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora e em qualquer dispositivo.

No entanto, trabalhar com um SaaS na nuvem é muito mais do que isso. Trabalhar através de computação em nuvem facilita tarefas diárias como a organização de documentos, assinaturas e controle de horário. Ao mesmo tempo, graças à inteligência artificial, é possível gerar todo o tipo de relatórios para tomar mais e melhores decisões.

Veja quais são as 7 vantagens do software na nuvem SaaS em relação ao software tradicional.

1) Redução de custos

Um software na nuvem elimina a necessidade de despesas na compra de hardwares ou programas, além de economizar tempo na sua configuração.

Os custos com racks de servidores, energia elétrica 24 horas, e os salários dos técnicos de TI para gerir estas infraestruturas são repassados ​​ao prestador de serviço. Sendo, assim, um grande estímulo para a gestão de gastos nas empresas.

2) Rápido crescimento

Toda empresa tem o objetivo de crescer de forma constante para o sucesso. Um software na nuvem consegue ser flexível o suficiente para se adaptar ao crescimento de uma empresa.

Ou seja, as suas funcionalidades são adaptáveis ​​ao porte da empresa contratante, bem como à sua cultura organizacional e necessidades em geral.

3) Otimização de tempo

A gestão do tempo e produtividade é uma das tarefas mais importantes de todos os responsáveis ​​pelos Recursos Humanos. De fato, o controle de tempo e a forma como realizamos as nossas tarefas estão intimamente relacionados aos principais indicadores que nos ajudam a medir a produtividade.

Dito isto, devemos mencionar que a grande maioria dos serviços de computação em nuvem é fornecida por autoatendimento e sob demanda. Ou seja, mesmo grandes quantidades de recursos de computação podem ser providenciados em minutos.

Da mesma forma, os processos que podem ser realizados dentro de um SaaS normalmente envolvem apenas alguns cliques, dando às empresas muita flexibilidade e reduzindo a pressão no planejamento geral. Portanto, o tempo não é economizado apenas na implementação, mas também no processamento de tarefas e fluxos de trabalho.

4) Armazenamento e segurança

Quando trabalhamos com software na nuvem, os dados são salvos automaticamente na nuvem. Podemos acessá-los sem risco de perder informações.

Ao mesmo tempo, a computação em nuvem torna o backup de dados, a recuperação de desastres e a continuidade dos negócios mais fácil. Isto porque os dados podem ser duplicados em vários locais na rede do SaaS.

Muitos fornecedores oferecem um conjunto abrangente de políticas, tecnologias e controles que fortalecem a sua postura geral de segurança. Isso ajuda a proteger os dados, aplicações e infraestruturas contra possíveis ameaças.

5) Decisões baseadas em dados

Ainda que todas as informações sejam armazenadas com segurança, elas são de fácil acesso, posteriormente, para possíveis revisões. Poder visualizar a informação dos colaboradores da empresa sobre, por exemplo, faltas justificadas ou licença-médica, permite aos gestores detectar tendências e, assim, tomar mais e melhores decisões de negócio.

6) Aumento da produtividade

Servidores ou grandes centros de informática nas próprias instalações da empresa geralmente requerem uma grande quantidade de armazenamento. Isso significa perder muitas horas de configuração de hardware, software e outras tarefas de administração de TI.

O software na nuvem SaaS elimina a necessidade de muitas dessas tarefas, pois as responsabilidades recaem sobre o provedor. Assim, a sua equipe de TI pode trabalhar em outros tipos de tarefas voltadas para o cumprimento dos objetivos de negócios.

7) Desempenho personalizado

Os maiores serviços de computação em nuvem são executados numa rede global de centros de dados seguros. Estes centros são atualizados regularmente para a última geração de hardware de computação rápido e eficiente.

Isso oferece vários benefícios num único data center corporativo, incluindo maiores economias de escala. Além disso, a grande maioria dos softwares na nuvem tem contato direto com seus consumidores e possuem capacidade técnica e humana para inovar e otimizar suas funcionalidades, de acordo com as necessidades do setor e da empresa.

Software na nuvem vs. software tradicional ERP

São muitas as grandes empresas e PMEs que ainda deixam os seus processos nas mãos de programas tradicionais. O Enterprise Resource Planning (ERP), por exemplo, é um conjunto de processos que as empresas usam para gerir e integrar diferentes funções do seu negócio.

Muitos softwares ERP são importantes para as empresas, porque ajudam na implementação do planejamento de recursos, integrando todos os processos necessários para administrar um negócio num único sistema. Naturalmente, isso soa muito semelhante ao que acontece com o software na nuvem.

No entanto, as diferenças entre o software na nuvem e os softwares tradicionais ou ERP são significativas:

1) Software na nuvem user-friendly

Os softwares na nuvem, e principalmente SaaS, possuem uma implementação muito mais simples e uma forma de utilização altamente intuitiva.

Já um ERP implica um elevado investimento de tempo e dinheiro para a sua instalação e utilização, o que leva a um aumento dos custos de gestão.

2) Maior estabilidade

Da configuração às atualizações, incluindo acesso a dados e atribuições de permissão. Os SaaS eliminam todo este tipo de problemas. Como? Este tipo de softwares são operacionais e funcionam em bases especiais. Nestas bases, existe um grande número de servidores, energia e pessoal técnico, que garantem a boa funcionalidade do sistema.

3) Acessibilidade

Com um ERP tradicional, se não estivermos em frente a um computador ou com acesso à rede LAN ou WAN, que se conecta ao servidor principal, não podemos avançar com a gestão de trabalho.

Já com o software na nuvem, podemos esquecer completamente as limitações geográficas e espaciais. Trabalhar em casa, num café ou mesmo fora do país é possível. Ademais, não é necessário um dispositivo específico, mas apenas as credenciais de usuário.

🎥 Veja em 1 minuto como funciona o SaaS da Factorial ⬇️

botao demo

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados