Ir para o conteúdo

Qual o melhor aplicativo para assinatura digital?

·
5 minutos de leitura
aplicativo assinatura digital

O uso de uma assinatura digital pode otimizar processos importantes para o setor de RH e DP de uma empresa, e até desburocratizar o dia a dia desses profissionais. Mas como encontrar o melhor aplicativo para assinatura digital do mercado? É o que veremos a seguir.

Assinar documentos de forma totalmente digital, em documentos de Word ou PDF, sem a necessidade de uma ida até o cartório para reconhecimento de firma, já é uma realidade. Isso é possível por meio da chamada assinatura digital.

A assinatura digital funciona como a sua identidade no mundo virtual, sendo possível a partir dela assinar documentos e contratos digitais, com uma tecnologia que oferece segurança e validade jurídica. Para isso, é feito o uso de recursos de criptografia, a fim de garantir mais segurança e integridade na emissão e assinatura de documentos. 

Dessa forma, empresas e instituições não possuem mais a necessidade de finalizar acordos e contratos de forma presencial, e até digitalizam a questão de assinatura da folha ponto, por exemplo. Isso otimiza o fluxo de trabalho dos profissionais de RH, e é um ótima ferramenta para facilitar a contratação de profissionais no modelo de trabalho remoto.

Porém, como encontrar o melhor aplicativo para assinatura digital do mercado? É o que você descobrirá ao longo deste artigo. Boa leitura!

Índice

trabalho remoto

O que buscar em um aplicativo para assinatura digital

Como explicamos, é por meio da assinatura digital que uma empresa pode enviar e receber documentos assinados não apenas com toda a segurança possível, mas também com legitimidade perante a lei.

Porém, na hora de encontrar um aplicativo para assinatura digital, quais são os principais fatores a serem considerados? Ou melhor: que não podem faltar nesta aplicação? Abaixo, você confere o que buscar em um bom software de RH ou aplicativo para assinatura digital.

Praticidade

O uso da assinatura digital faz toda a diferença no dia a dia de profissionais de Recursos Humanos, uma vez que esse tipo de tecnologia permite que uma pessoa assine um contrato a qualquer hora do dia, de qualquer lugar do país e do mundo.

E justamente por conta disso o aplicativo de assinatura digital também deve trazer praticidade para a rotina do profissional de RH, possuindo uma interface intuitiva e simples de ser utilizada, para facilitar, e não complicar, o processo de gestão de documentos.

👉 Leia mais sobre Sistema de RH: por que ele deve ser prático de usar pelos funcionários

ferramenta assinatura digital

Segurança

Apesar da popularidade da assinatura digital, muitas empresas e profissionais ainda não sabem como funciona essa tecnologia. Afinal, a assinatura digital é mesmo confiável? Como buscar por um aplicativo que garanta essa segurança?

Quanto à questão da segurança e da validade jurídica, os profissionais de RH podem ficar tranquilos: a assinatura digital é sim confiável, uma vez que faz uso de operações matemáticas com base em algoritmos de criptografia. O que, na prática, garante a autenticidade do documento.

Mas como saber se o aplicativo de assinatura digital escolhido também oferece essa segurança? No caso do software de RH da Factorial, por exemplo, isso é possível através de uma parceria com a Signaturit, uma empresa credenciada como Qualified Trust Service Provider – QTSP (Fornecedor de Serviços Qualificado de Confiança).

E para tornar o processo não apenas seguro, mas também personalizável, nossa solução oferece três tipos de assinaturas eletrônicas, cada uma delas com um nível de proteção diferente:

  • Assinatura eletrônica simples: a forma mais simples de assinatura eletrônica; pode ser um simples código PIN (OTP) ou uma “caixa de seleção”;
  • Assinatura eletrônica avançada: requer requisitos mais altos do que a assinatura simples e, portanto, oferece um grau de proteção mais elevado. 
  • Assinatura eletrônica qualificada: possui os mais altos requisitos de segurança; foi criada empregando um dispositivo de criação de assinatura eletrônica qualificada e um certificado de assinatura eletrônica qualificada.

Portanto, antes de contratar um aplicativo de assinatura digital, certifique-se que a empresa em questão ofereça soluções seguras. E, claro, entenda o processo de como essa segurança é garantida.

👩🏼‍💻 Assinatura digital: legitimidade, vantagens e por que usar na sua empresa

Conformidade com a lei

Além da questão da segurança, é essencial que o seu aplicativo de assinatura digital garanta que o documento tenha validade jurídica. E, mais do que isso, esteja em conformidade com a lei. 

No caso da Factorial RH, nossa ferramenta de assinatura digital não apenas garante a verificação da identidade e integridade dos dados assinados, mas também serve como prova legal em um julgamento de auditoria, por exemplo.

Atenção: é importante entender que a validade legal da assinatura eletrônica varia não apenas por conta do tipo do documento, mas também de acordo com a legislação de cada país. Assim, nossa recomendação é que você consulte os casos específicos de uso da sua empresa, a fim de adequar o uso da assinatura digital às normas que se aplicam para o seu caso.

📑 Mudanças nas Leis Trabalhistas: o que sua empresa deve saber [+ PDF CLT atualizada]

ebook leis

Garantia de integridade

Você já ouviu falar em registro de auditoria? Em resumo, a fim de garantir a integridade do processo, esse registro gera um documento de “prova”. Ou seja, no qual todos os dados das assinaturas digitais geradas estejam armazenados. Isso garante a integridade da informação em todos os documentos. Além de evitar qualquer tipo de manipulação no presente ou no futuro.

Com o software de RH da Factorial isso é possível. Através de um algoritmo de criptografia e carimbo oficial de tempo, que garante a integridade do documento e a validade legal da assinatura. Isso prova que quem assinou o documento, e quando e onde essa assinatura foi realizada.

Esse registro de auditoria oferecido pelo nosso software de assinatura digital contém informações como nome e e-mail do signatário, endereço IP e geolocalização, histórico de autenticação, identificador exclusivo da transação, carimbo oficial de hora, entre outras. 

Centralização e gestão de documentos

Por fim, um aplicativo de assinatura digital pode oferecer também a possibilidade de centralização e gestão de documentos. Tudo em um só lugar. 

Isso porque a rotina de profissionais do setor de Departamento Pessoal envolve diversas responsabilidades e obrigações, o que exige cada vez mais tempo para resolver burocracias como enviar ou receber documentos. Nesse sentido, encontrar um aplicativo de assinatura digital que facilite esses processos, e ainda permita o uso de outros diferentes recursos, fará toda a diferença.

💡 Leia mais: 12 principais tendências de RH [+ PDF de Recursos]

Conheça o software e aplicativo da Factorial

Com o software completo da Factorial, sua empresa poderá otimizar a gestão e a administração dos documentos, fazendo uso de mais de 30 recursos para serem testados na prática, com 14 dias de teste grátis

Com a função de assinatura digital disponível no software da Factorial RH, é possível:

  • solicitar assinaturas digitais através de arquivos;
  • enviar notificações de assinaturas ao colaborador, que recebe um aviso por e-mail sobre a assinatura pendente;
  • conferir o status das assinaturas por meio de um visualizar de documentos;
  • receber notificações em caso de assinatura recusado, com o motivo da recusa;
  • entre muitos outros recursos.

E além do serviço de assinatura digital, com o uso do software da Factorial RH sua empresa contará com:

O software de RH da Factorial ainda oferece diversos recursos não apenas para otimizar o Departamento Pessoal da sua organização, mas também a gestão de pessoas como um todo.

✅ Está pronto para automatizar os processos no setor de RH e DP com a Factorial? Peça uma demonstração grátis do Software da Factorial sem compromisso

👇 Ainda com dúvidas? Saiba mais sobre o software da Factorial!

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados