Ir para o conteúdo

Software de ATS: o que é e como saber se sua empresa precisa de um

·
6 minutos de leitura
ATS

Profissionais de Recursos Humanos sabem que gerenciar processos seletivos pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, essa atividade lida com um grande volume de candidatos. Mas é aí que entra o software ATS. Saiba mais sobre essa ferramenta a seguir!

O software de ATS pode ser uma ferramenta valiosa para os profissionais de RH. Isso porque, com o uso dessa ferramenta, é possível simplificar e otimizar o processo de recrutamento, gerando acertos nas contratações e aumentando a produtividade.

Neste texto, explicaremos o que é um ATS, como ele funciona e quais são os benefícios que ele pode trazer para as empresas. Ademais, descubra se sua empresa realmente precisa desse software. Boa leitura!

recrutamento onboarding factorial

O que é ATS?

Você sabe o que é ATS? O que significa ATS? Significa Application Tracking System ou, em português, “Sistema de Rastreamento de Candidatos”. Não pense que esse sistema é apenas mais um software de recrutamento comum. Na verdade, ele vai mais além: auxilia os processos de recrutamento em geral e possui diversas funcionalidades.

As suas aplicações passam por todas as etapas de um processo seletivo, desde a atração de talentos até a admissão do novo funcionário. No entanto, essa tecnologia possui filtros estratégicos pensados para automatizar todo o processo, enquanto reconhece os candidatos mais adequados ao perfil da empresa.

Essa ferramenta ainda permite criar formulários, testes e perguntas, buscar um candidato específico, formando uma pré-seleção e estruturando uma classificação de currículos.

📥 Download grátis

Como funciona o ATS?

O software ATS funciona de uma maneira muito simples e atrativa. Isso porque esse sistema possui facilidades como a utilização de palavras-chave para procurar talentos. O sistema de classificação dos candidatos que mais se aproximam da vaga também ajudam bastante nos processos seletivos.

Portanto, o software de ATS funciona tanto para escolher os talentos de forma assertiva quanto para operar uma seleção eficiente dos currículos com relação aos domínios de cada vaga. Sendo assim, utilizar esse sistema ATS ajuda a poupar o tempo dos profissionais de RH, que não precisarão mais realizar atividades manuais e repetitivas.

A importância do ATS

Agora que você já sabe o que é ATS, vale ressaltar a importância desse sistema durante os processos seletivos das empresas. O primeiro contato efetivo dos candidatos com as instituições acontece durante o processo de recrutamento e seleção, por isso, a experiência do colaborador precisa começar a partir daí.

Com o avanço das tecnologias e a chegada das novas gerações de profissionais no mercado de trabalho, fica clara a importância das empresas serem digitais. Sendo assim, as etapas do recrutamento não poderiam ser diferentes.

Além disso, nos últimos anos, o comportamento dos profissionais mudou e isso pode levar a um aumento do turnover. Portanto, a contratação assertiva com o software ATS se mostra ainda mais importante e relevante para o setor de RH.

Funcionalidades do Applicant Tracking System

Quais as principais funcionalidades do ATS? Para compreender melhor como esse software opera, considere as diferentes funcionalidades à disposição do RH. Confira as principais, a seguir:

Publicação de vagas de emprego

Esse Sistema de Rastreamento de Candidatos permite criar e publicar vagas em sites de emprego, na página oficial sobre carreira no site da empresa, em redes sociais (principalmente LinkedIn) e outros locais. A publicação de vagas é feita em poucos cliques em vários classificados de emprego, permitindo que os integrantes de RH se conectem aos candidatos a qualquer momento.

📥 Baixe grátis: Modelo de Questionário para entrevistas de emprego

Banco de currículos

O sistema software de ATS suporta todos os currículos enviados pelos candidatos, mesmo aqueles que já passaram por algum processo da empresa. Assim, esse banco armazena informações importantes dos talentos, como dados dos candidatos, respostas de testes, pretensão salarial, habilidades, hard skills, entre outras.

Ranking de resultados

O ranking de resultados é um dos diferenciais do software de ATS, já que ele mostra a classificação dos candidatos que têm mais alinhamento com a vaga de emprego. Dessa forma, essa avaliação de todas as respostas para formar o ranqueamento de acordo com a vaga, ajuda o profissional de RH contratar os candidatos mais qualificados.

Testes específicos e de comportamento

Esse Sistema de Rastreamento de Candidatos, o software ATS, também realiza avaliações comportamentais e outros testes dos candidatos interessados. Assim, o recrutador pode analisar os resultados dos testes, que costumam ter: interpretação de texto, resoluções de problemas, desempenho em idiomas, habilidade em cálculos, entre outros.

👉 Conheça 10 testes para Recrutamento e Seleção

Triagem mais alinhada

A triagem mostra quem seguirá na seleção e quem será dispensado. Nesse último caso, o sistema envia e-mails automáticos de agradecimento aos candidatos excluídos do processo seletivo. Portanto, é encaminhado ao RH somente os cadastros dos candidatos aptos à vaga, tornando o processo mais ágil e mais alinhado possível.

Relatórios

O Application Tracking System oferece relatórios com todos os dados e informações sobre os candidatos e processos seletivos realizados. Esse sistema entrega arquivos com gráficos, textos e imagens de fácil leitura, possibilitando a compreensão dos integrantes do departamento de RH sobre os pontos a melhorar e os resultados positivos alcançados.

Comunicação eficiente

O sistema ATS evita os ruídos na comunicação entre os candidatos e aos recrutadores. Assim, o processo de seleção se torna mais simples e eficaz a cada etapa. É muito importante oferecer um bom direcionamento a cada etapa do recrutamento, mostrando ao candidato em qual fase ele se encontra e quais são os próximos passos.

📚 Download grátis eBook: Guia de Recrutamento e Seleção

application tracking system

Vantagens do ATS

Se você chegou até aqui, então já sabe da importância de um sistema ATS no RH da sua empresa. Mas, se ainda possui dúvidas sobre os retornos positivos dessa tecnologia, então veja os benefícios desse sistema. Abaixo:

Economia de tempo

O software ATS otimiza e economiza tempo para os profissionais que trabalham com recrutamento e seleção. Isso porque a automação digital poupa o trabalho manual e repetitivo para realizar análises e filtragens dos candidatos. Como consequência, o setor de RH ganha mais tempo livre para se dedicar a outras tarefas estratégicas e aquelas que precisam de contato humano.

Melhoria na comunicação com os candidatos

Um sistema ATS ajuda as empresas a manterem uma comunicação mais otimizada, organizada e consistente com todos os candidatos. Inclusive aqueles dispensados em alguma fase do processo. Dessa forma, ao longo do processo de seleção, a organização aumenta a satisfação do candidato e colabora pelo Employer branding (marca empregadora).

Experiência do candidato positiva

Com o software de ATS, os candidatos recebem atualizações automáticas sobre suas candidaturas, proporcionando uma experiência mais positiva. Isso porque essa tecnologia oferece digitalização, interação, feedback e a atualização sobre o processo aos candidatos, evitando falhas na comunicação.

Custos reduzidos

O software ATS ajuda as empresas a economizarem com custos de recrutamento, como publicação de vagas e recrutamento de candidatos. Isso porque esse sistema inteligente diminui o tempo gasto com essa tarefa e requer menos recursos para realizar o processo.

📥 Baixe grátis: Modelo de Descrição de Cargos 

Padronização dos processos

Padronizar o processo de recrutamento e seleção ajuda a identificar o que é importante para os recrutadores, evitando erros repetitivos. Afinal, ao padronizar os processos de recrutamento e seleção é possível garantir que todas as informações relevantes sejam coletadas e avaliadas da mesma maneira.

Diminuição do turnover

Um dos motivos da rotatividade é o desligamento de colaboradores logo após a contratação. Normalmente porque não possuem o perfil da vaga e da empresa. Para evitar que os recrutadores realizem novas seleções a cada desligamento por esse motivo, a aplicação do ATS ajuda na seleção e contratação do perfil ideal de candidato para cada vaga da instituição.

Como saber se devo aplicar o ATS na empresa?

Se você ainda não sabe se deve aplicar um sistema ATS na sua empresa, então veja quais são os sinais de que você precisa dessa ferramenta. A seguir:

  1. O seu setor precisa trabalhar com inúmeras fontes de recrutamento ao mesmo tempo e de forma automática;
  2. Sua empresa não possui uma ferramenta digital capaz de analisar os currículos dos candidatos e verificar quais se enquadram e quais não se enquadram na empresa;
  3. Sua área não possui um software de geração de uma base de dados própria. Afinal, bons candidatos podem ser descartados por alguma razão, mas a empresa pode precisar deles no futuro;
  4. O ROI (Retorno Sobre Investimento) em recrutamento e seleção não possui bons resultados porque os custos de contratação estão caros.

Se esses sinais estiverem presentes no departamento de Recursos Humanos da sua empresa, então busque um sistema ATS!

Qual sistema ATS escolher?

É nítido que um sistema ATS ajuda a poupar recursos financeiros e a garantir qualidade nos processos seletivos. Além disso, ajuda a melhorar a experiência dos candidatos e dos recrutadores. Mas qual ferramenta digital escolher?

Existem várias opções de software de ATS de recrutamento e seleção no mercado, mas os softwares de Recursos Humanos que possuem essa funcionalidade e ainda entregam outros recursos para o setor são uma ótima opção.

Com o software de RH da Factorial é possível utilizar as funcionalidades de recrutamento e seleção para digitalizar e gerenciar todas as etapas do processo seletivo. Veja quais são os diferenciais:

  • centralizar currículos e documentos dos candidatos;
  • criar portal de emprego atrativo e completamente personalizável;
  • armazenar as informações no software;
  • extrair relatórios sobre recrutamento e seleção;
  • criar ofertas de emprego, formulários personalizados, testes para entrevistas e etapas dos processos;
  • enviar e-mails automatizados aos candidatos;
  • dar feedbacks de forma automatizada para os candidatos;
  • e muito mais!

🎥 Saiba como funciona o Recrutamento e Seleção ATS da Factorial ⬇️

✅ Peça uma demonstração grátis do Software da Factorial e transforme os processos de recrutamento e seleção da sua empresa!

 

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados

Deixe um comentário