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Aplicativo para bater ponto: 5 benefícios do relógio de ponto digital

Uma das principais funções do setor de Recursos Humanos é a gestão de horários dos seus colaboradores. E como consequência, bater ponto. Assim, com o trabalho remoto sendo cada dia mais comum e necessário, o relógio de ponto digital se torna fundamental para que a empresa e o colaborador possam garantir seus direitos trabalhistas, e ainda criar uma dinâmica e controle de seus horários que beneficia a todos de maneira rápida e organizada.

E se 2020 foi um ano de mudanças na forma como trabalhamos, é preciso adaptar todo o sistema de controle de horários, e principalmente, a famosa máquina de bater ponto, que vem deixando de ser utilizada e dá lugar ao controle de ponto digital. Novos sistemas estão trazendo uma expansão inédita em ferramentas digitais especializadas no mercado de trabalho, e os benefícios que um aplicativo para bater ponto podem trazer são importantes para uma maior dinamização e eficiência na rotina da empresa e seus colaboradores.

Portanto, neste artigo, vamos mostrar as vantagens de adotar o relógio de ponto digital. E também, explicaremos as diferentes opções e resultados que essas ferramentas podem trazer. Assim, você poderá escolher o tipo que mais tem a ver com a cultura organizacional da sua empresa para poder deixá-la ainda melhor. Confira!

1.Automatização de processos

Na verdade, o melhor sistema de relógio de ponto é aquele que atende a forma como a sua empresa funciona. E mesmo hoje, há quem use planilhas de folha de ponto, um recurso simples e já bem instalado nos mais diversos tipos de empresas, mas que também só é funcional uma vez que você saiba como preencher a folha de ponto. Essa pode ser uma forma simples, mas é cada vez mais vantajoso optar por formas mais avançadas e com diversos recursos que automatizam o processo.

O benefício de deixar esta prática diária de forma digitalizada faz com que isso se torne um hábito cada vez mais fácil e rápido, evitando esquecimentos, até mesmo fraudes, um problema que normalmente gera um retrabalho, o da fiscalização e treinamento. Com o tempo, todos irão perceber que saem ganhando em acordos mais claros e de fácil manuseamento e acesso.

E mais, automatizar processos é uma forma muito eficiente de criar uma série de outros dados que o departamento de Recursos Humanos pode usar para gerenciar melhor a sua equipe. Com eles, é possível fazer cruzamentos, adicionar informações e diversificar as formas de bater ponto digital. Recursos imprescindíveis às empresas que querem aumentar suas ferramentas de gestão.

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2.Aumento de ferramentas de gestão

As tendências são cada vez mais claras em torno da tecnologia em RH. O termo é uma referência para as mais variadas ferramentas que os profissionais de RH ou gestão de pessoas têm ganhado e todos os dias revolucionam o mercado. A ideia é proporcionar uma melhor experiência do trabalhador, tanto para seus colaboradores quanto para o negócio. Reduzindo tempo e gastos desnecessários para sua gestão.

Na questão de bater ponto digital, esse incremento de ferramentas ajuda, principalmente, para aumentar a eficiência do trabalho, já que os gestores de RH têm responsabilidades e em que erros podem prejudicar o andamento da empresa e sua relação com os colaboradores. Dados que mostram resultados de maneira mais fácil e organizada, sem a necessidade, com análises feitas diretamente pelo sistema.

A tecnologia em RH otimiza e simplifica informações em uma plataforma central para todas as funções do departamento, reduzindo o trabalho e aumentando dados que podem ser analisados. Isto economiza tempo para os funcionários de RH, e pode ser enviado, transformado e cruzado com diversos outros tipos de informações que geram análises mais completas.

 

3.Facilidade para equipes remotas

Outra tendência que tem ganhado cada vez mais adeptos são os trabalhadores remotos, seja por colaboradores que trabalham viajando, ou até mesmo por empresas que optam por contratar profissionais que moram em outras regiões. E não é por estar fora de um mesmo escritório ou cidade que as leis de controle de horários mudam, e por isso, é essencial que seja documentado os horários deste tipo de funções, ou até mesmo os dias de home office.

No caso de viagens ou trabalhadores remotos, uma ferramenta muito útil é a geolocalização no relógio de ponto online, que vira um grande aliado para ambas as partes, já que através de relógios de ponto online existe a funcionalidade de geolocalização, e desta maneira, o trabalho pode ser computado por todos e respeitado, mesmo em ambientes externos como rua e até mesmo outras cidade e países.

Não importa onde ou em que fuso-horário o colaborador esteja, ele e a empresa estarão de comum acordo quanto aos locais e horários trabalhados, tudo feito automaticamente pelo aplicativo para bater ponto, que pode funcionar tanto do computador como do celular.

4.Maior precisão de horário e local de entrada

Outro benefício de trocar a máquina de bater ponto pelo aplicativo, é que sempre que uma prática é digitalizada, ela normalmente se torna mais precisa, e não é diferente com o ponto digital. Com um sistema digitalizado, além de equipes remotas, também é possível escolher pela opção de QR Code no controle de frequência dos colaboradores, e é somente disponibilizar um dispositivo na entrada do local de trabalho com o QR Code da Factorial. O colaborador escaneia esse código e logo seu horário de entrada começa a contar.

Isso faz com que o registro de entrada e saída seja feito somente no espaço de trabalho indicado, creditando horário e local diretamente no sistema. E mais, os dados se mantêm seguros no software da Factorial e nenhum dado pode ser alterado sem a devida autorização. Garantindo a informação tanto para a empresa como para o colaborador de maneira justa para qualquer tipo de consulta que seja necessária no futuro.

5.Transparência na jornada de trabalho

O controle de ponto através de pontos digitais faz com que o colaborador, a empresa, os chefes diretos e o Recursos Humanos possam ter acesso em tempo real aos horários de todos os seus colaboradores. E o que a um primeiro momento pode parecer uma forma invasiva, na verdade, é uma maneira democrática de fazer com que todos cumpram com os horários previstos em contrato, evitando horas extras sem remuneração, ou cargas horárias abaixo do previsto.

Também é possível que estas marcações ajudem todos a entender as jornadas de trabalho para reformar ou melhorar, já que o ponto digital é programado de acordo com as necessidades de cada empresa e trabalhador, e como ele será auditado e entendido, também é algo que cada empresa pode decidir de maneira personalizada, dinamizando jornadas e utilizando a transparência das informações para que todos possam garantir os seus deveres e direitos.

Seja qual for o seu tipo de empresa e suas necessidades, são muitas as vantagens do relógio de ponto digital, que pode ser um grande aliado na automatização e inteligência da empresa, criando novas possibilidades de trabalho remoto, entendimento de jornada e rapidez nos processos. Todas práticas e tendências que são cada vez mais necessárias para todos se adaptarem às novas formas de trabalho que vem sendo criadas com novas tecnologias e hábitos.

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Texto escrito por: Marcela G. Morgado

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