Ir para o conteúdo

Aplicativo para bater ponto: 5 benefícios do relógio de ponto digital

·
6 minutos de leitura
bater ponto

Uma das principais funções do setor de Recursos Humanos é a gestão de horários dos seus colaboradores. Para evitar prejuízos, o profissional de DP precisa garantir que o funcionário realize a prática de bater o ponto de forma correta.

Com o trabalho remoto sendo cada dia mais comum e necessário, o relógio de ponto digital se torna fundamental. Isso porque é a partir desse controle que a empresa garante os direitos trabalhistas dos colaboradores e ainda cria uma dinâmica benéfica de maneira rápida e organizada.

Com tantas mudanças e inovações na gestão de pessoas, o relógio digital tem sido vantajoso para as empresas. Se você é gestor ou atua no RH e DP, continue a leitura e conheça os benefícios de ter um aplicativo para bater ponto.

✅ Descubra uma tecnologia que pode ajudar a controlar o ponto da sua empresa

ferias ausencias rh

Conheça os 5 benefícios de bater ponto com o relógio digital

Desde a pandemia aconteceram inúmeras mudanças na forma como as empresas gerenciam o horário de trabalho dos colaboradores. A popular máquina de bater ponto, lentamente, está sendo deixada de lado, dando lugar ao controle de ponto digital.

Ponto digital é um dos novos sistemas e ferramentas digitais especializadas no mercado de trabalho, que surgem todos os dias. O maior objetivo desses recursos é dinamizar a rotina das empresas e colaboradores para ser mais eficiente e ultrapassar a barreira do trabalho presencial.

Se você ainda não entende a importância de um aplicativo para bater ponto, mostraremos cinco vantagens, além de resultados que essa ferramenta pode trazer para o seu trabalho.

Desse modo, esperamos que você escolha o tipo de controle de ponto que esteja mais alinhado com sua cultura organizacional. Confira!

1. Automatização de processos

A tecnologia aplicada no dia a dia das empresas assume um papel importante no processo de automação das tarefas. O profissional de RH não precisa mais gastar horas analisando, preenchendo ou atualizando informações sobre os horários de seus colaboradores.

Os esforços são direcionados para estratégias efetivas para gerenciar melhor as suas equipes. Isso porque ao automatizar processos você cria uma série de dados para o setor de Recursos Humanos e DP.

Uma das possibilidades para alcançar o controle de frequência eficiente é utilizar diferentes ferramentas para bater ponto digital que podem ser acessadas em diferentes plataformas como celular, computador ou tablet.

Entre os benefícios de digitalizar essa prática diária podemos destacar:

  • Bater ponto se torna algo fácil e rápido;
  • Evita que os colaboradores esqueçam de fazer o registro de frequência;
  • Melhora o processo de fiscalização tornando-o ágil;
  • Diminui a chance de erros, falhas e fraudes que geram retrabalho;
  • Ultrapassa as barreiras do trabalho presencial, podendo ser usado por times remotos.

Mas como escolher o melhor controle de ponto? Para responder essa pergunta é necessário considerar a rotina da sua empresa. Um dos recursos mais simples e muito utilizado é a planilha de folha de ponto para aqueles que ainda não consideram investir em ferramentas avançadas como um software.

Para te ajudar a transformar o controle de horas trabalhadas dos seus colaboradores, disponibilizamos o download da nossa planilha de folha de ponto.

📋 É um template totalmente personalizável e a solução ideal para começar 👇

folha ponto

2. Integração com outras ferramentas de gestão

O uso das tecnologias em RH vem se tornando uma tendência a partir do surgimento de diversas ferramentas. A ideia é proporcionar uma melhor experiência de trabalho, tanto para seus colaboradores quanto para a empresa.

Com isso são reduzidos o tempo e os gastos considerados desnecessários para sua gestão. Um exemplo é a substituição do preenchimento manual do famoso livro ponto. Hoje existem aplicações que permitem a leitura de um QR Code para marcar a frequência, por exemplo.

A aquisição de uma ferramenta para bater o ponto no formato digital auxilia, principalmente, no aumento da eficiência do trabalho. Desse modo, gestores e profissionais de RH não precisam se preocupar tanto com problemas que prejudicam o andamento da empresa e sua relação com os colaboradores.

Uma das questões que pode surgir é em relação à quantidade de ferramentas utilizadas no dia a dia para otimizar os processos. O anseio por reduzir tarefas burocráticas acaba fazendo com que 80% dos RHs adotem de três a quatro plataformas para gestão.

Nesse cenário, a possibilidade de integrar o ponto digital aos demais softwares que estão em uso contribui para melhorar a efetividade da tarefa. Com isso, o profissional de RH terá acesso a dados importantes para tomadas de decisões mais assertivas.

Ainda, se não quiser lidar com diversas plataformas, o mercado já oferece opções de softwares para gestão all-in-one. Ou seja, todas as funcionalidades de RH e DP em uma única plataforma, como a Factorial oferece.

📚 Você pode ler nosso artigo que explica os motivos do software Factorial ser o melhor para RH 📚

🎥 Caso queria conhecer o Relógio Ponto, assista ao vídeo abaixo e descubra todas as funções desse recurso 👇

3. Facilidade para equipes remotas

Após os eventos relacionados com a pandemia, o trabalho home office ganhou mais espaço entre as ofertas de emprego. Diante disso, algumas questões surgiram em relação à adaptação dos trabalhos, por exemplo, como seria feito o controle de ponto.

É aqui que ganham destaque os softwares de gestão para RH e os aplicativos para bater ponto online. Seu uso está regulamentado pela Portaria 671/2021 como REP-P (Registrador Eletrônico de Ponto via Programa).

O aplicativo para bater ponto traz muita facilidade para a rotina das empresas que lidam com colaboradores de diferentes regiões. Isso porque o relógio de ponto possui uma ferramenta muito útil: a geolocalização.

Com esse sistema, todos conseguem computar sua gestão de jornada de trabalho respeitando as normas mesmo estando em ambientes externos, como viagens ou em outras cidades/estados.

Não importa onde ou em que fuso-horário o colaborador esteja, ele e a empresa estarão de comum acordo quanto aos locais e horários trabalhados. Tudo é feito automaticamente pelo aplicativo para bater ponto, que pode funcionar tanto do computador como do celular.

4. Maior precisão de horário e local de entrada

Um dos benefícios da sua empresa implementar o uso de um aplicativo para controle de frequência está relacionado com a precisão das informações. A digitalização do processo não favorece apenas as equipes remotas, mas quem está no escritório também.

Isso porque possibilita a leitura de um QR Code para registrar a entrada e o horário, enviando direto para o sistema. O software da Factorial, como você pode observar na imagem abaixo, é um exemplo de ferramenta que disponibiliza esse recurso.

bater ponto digital

Essa opção faz com que o registro de entrada e saída seja feito apenas no ambiente de trabalho. Os dados coletados se mantêm seguros no sistema da Factorial e não podem ser alterados sem autorização dos gestores.

Desse modo, a informação é compartilhada entre o colaborador e o gestor de forma clara e justa. Ou seja, fica disponível para consulta sempre que for necessário, como para conferir o cálculo das horas extras.

horas extras e trabalhadas

5. Transparência na jornada de trabalho

A partir da automação dos processos, da precisão das informações e da facilidade em integrar com outros sistemas, o aplicativo para bater ponto oferece um gestão de jornada transparente.

Assim, tanto a empresa quanto o colaborador têm acesso em tempo real aos horários registrados. Por meio de relatórios, os profissionais de Recursos Humanos e DP conseguem entender mais facilmente o fluxo de trabalho. Logo, se for necessário reformular algo ou melhorar a rotina dos trabalhadores, as decisões serão assertivas e baseadas em dados.

É uma maneira democrática de fazer com que todos cumpram com os horários previstos em contrato, evitando:

  • Horas extras sem remuneração;
  • Cargas horárias abaixo do previsto.

Seja qual for o seu tipo de empresa e suas necessidades, são muitas as vantagens do relógio de ponto digital. Ele pode  ser um grande aliado na automatização e inteligência do seu negócio, garantindo os direitos e deveres de todos.

Todas as tendências que vem surgindo possuem como objetivo: adaptar as empresas para as novas formas de trabalho que estão sendo criadas.

✅ Aplicativo para bater ponto da Factorial

O aplicativo da Factorial está disponível para as empresas terem controle de jornada dos colaboradores. Assim, eles registram entrada, saída, folga, intervalos e horas extras, tudo em um único lugar e você, gestor, consegue consultar em tempo real.

Ele também pode ser integrado com as ferramentas de comunicação interna. Além disso, o Relógio de Ponto Factorial faz parte do nosso software assim como outras ferramentas indispensáveis para o RH.

✅ Simplifique o registro de ponto e o transforme em um processo seguro e inovador. Experimente grátis por 14 dias o software para controle de ponto online e tenha acesso ao nosso aplicativo da Factorial para bater ponto!

botao demo  

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário