Ir para o conteúdo

RH 4.0: entenda o que é e por que é hora da sua empresa implementar!

·
5 minutos de leitura
rh 4.0

Até os setores mais tradicionais de uma empresa, como o RH, não ficaram imunes à influência da tecnologia no seu trabalho. É disso que vai o RH 4.0, aliar recursos humanos e transformação digital. Mas não basta que ela seja somente operacional, como você sabe, implementar esse tipo de mudança também exige mudança de cultura.

Além disso, é preciso entender quais são os efeitos e vantagens de aprimorar o RH de uma empresa para esta nova era. E entender como a organização se beneficia disso. Sem falar que o profissional de gestão de pessoas precisa se atualizar também. Além de ser porta-voz desse novo movimento dentro da área.

Que tal entender o que significa RH 4.0 e como ele funciona? Tudo sobre o assunto, você encontra aqui!

Índice

O que é RH 4.0?

Talvez você se esteja perguntando, de onde vem esse 4.0? Pois bem, temos que olhar para trás. O número indica que estamos na Quarta Revolução Industrial, ou seja, indústria 4.0. Este novo patamar coloca a tecnologia por meio de sistemas digitais como a ferramenta tecnológica que une o digital e o físico. Sendo assim, processos são conectados via digital, desenhados para tomar decisões próprias e aportar estratégia para seus usuários.

No caso do RH 4.0, o setor se vê afetado ao ver a tecnologia desempenhar processo que por muito tempo foram manuais. Por exemplo, o processo de recrutamento e seleção por anos se apoiou em divulgação boca a boca, jornais e panfletos sobre as vagas disponíveis. Em seguida, eram feitos entrevistas e testes para a escolha do melhor candidato.

No entanto, um RH 4.0 transforma totalmente esse processo. Não só no uso de softwares de RH para a digitalização dessa etapa, assim como a maneira como a empresa trabalha seu employer branding. Como você deve imaginar, a tal marca empregadora é consequência desse novo olhar para a gestão de gente, compreender que a tecnologia pode ser uma aliada na atração e retenção de candidatos.

Quais são os benefícios para a empresa e colaboradores?

Sem sombras de dúvidas: um sistema de RH acelera e desburocratiza tarefas demoradas que são de função do RH. Dessa forma, a empresa como um todo ganha. O que pode ser visível em diversas etapas de uma empresa. Do recrutamento à folha de pagamento dos colaboradores. Além disso, também é preciso refletir sobre o que isso demonstra para o mercado e competidores.

Pensando nisso, abordamos alguns dos principais benefícios do RH 4.0.

Posicionamento estratégico do RH

Hoje vemos o profissional de RH se destacar e ganhar uma nova imagem dentro das empresas. Ele deixa de ser mero coadjuvante com funcionalidades burocráticas e entediantes. É claro que o controle de frequência dos colaboradores (o famoso relógio de ponto), a avaliação de desempenho, o pagamento de salário e entre outras tarefas não deixaram de existir. Mas, se transformaram com a tecnologia.

O RH 4.0 propõe uma solução digital mais eficiente para essas obrigações diárias: a automatização de pagamentos, a marcação de horário pelo celular/QR Code/computador e por aí vai. São diversas as soluções que um software de RH pode oferecer. Com isso, sobra mais tempo para que o departamento de pessoas se dedique a atuar de forma estratégica para o negócio, crie melhores estratégias de atrair candidatos, oferece insights sobre os colaboradores e aborda os recursos humanos de uma maneira competitiva.

Afinal, se a concorrência aumenta, também é preciso que o RH acompanhe esse ritmo e se atualize com as últimas novidades no mercado de tecnologia para gestão de pessoas. Do contrário, perde agilidade, oportunidades de crescimento e de ter um papel diferenciado na empresa.

 

Alinhamento com os colaboradores

Vivemos em um tempo em que colaboradores experientes e colaboradores de primeira viagem convivem. As expectativas atuais são diferentes, pois candidatos de agora são atraídos por propósito e alinhamento de visões com as empresas. Nesse sentido, se tornou mais comum que os próprios candidatos escolham as empresas e para isso, muitos fatores são decisivos.

Sendo assim, é importante que a empresa saiba se vender da melhor maneira e para isso, esteja adaptada às necessidades dos candidatos. Assim como, esteja alinhada ao que o mercado oferece e ser capaz de se diferenciar da concorrência.

Um bom exemplo é a flexibilidade, fator que ganhou ainda mais importância nestes últimos meses devido à pandemia do novo coronavírus. Houve uma aceleração na mudança de paradigmas. Assim,  candidato e empresa buscam: horário flexível e fácil adaptação diante de novas configurações de trabalho, que muitas vezes é a adoção do home office.

Gestão autônoma

Um fenômeno interessante neste tempo de revolução digital é a maior abertura das organizações e na maneira como elas trabalham. A hierarquia deixa de ser uma constante e caminha na direção da autonomia. Dessa maneira, a tecnologia é uma das melhores ferramentas.

Os programas de RH permitem aos gestores deixar nas mãos dos colaboradores a marcação de ponto, a gestão de férias (e se necessário, a aprovação das mesmas pelo gestor), acesso fácil ao contrato, solicitação de avaliações de desempenho e tantas outras tarefas.

Essas responsabilidades que antes ocupavam tanto do RH, conseguem ser simplificadas. E ficam nas mãos de quem realmente está interessado na realização das mesmas.

Modernização do RH

Estudos e pesquisas na área de RH são unânimes em afirmar: o RH digital veio para ficar. Dessa forma, fica evidente o quanto é importante investir em tecnologia e isso significa sistemas online e móvel (adaptados ao celular) que ajudem na automatização de tarefas. Isso traz dados mais confiáveis e seguros, afinal, sistemas de gestão de pessoas impedem erros e alterações indevidas de informações.

baixar-guia-onboarding-online

RH 4.0: como se especializar?

Essa é uma pergunta bastante comum e não tenha medo, profissional de RH, de investir nesse novo caminho. Como você leu acima, a digitalização do RH se tornou uma tendência do setor e não há mais volta. Mas, quem liderará esta nova etapa é um gestor de pessoas. Quem deve estar atualizado no tema, pronto para indicar qual é a melhor solução para a empresa e como os colaboradores irão usar a ferramenta.

Cursos de especialização

Universidades brasileiras já oferecem cursos teóricos e práticos na área, explicando os tipos de softwares de RH disponíveis, assim como o que é preciso para que ele tenha sucesso. Pois, não basta ser expert no uso da ferramenta, mas entender como alinhar o mindset da empresa para o novo formato. O que exige uma mudança de cultura e que todos compreendam os motivos para uma reconfiguração de processos.

Para isso, faça um busca na internet dos cursos online ou presenciais que melhor se adaptam à sua rotina e interesses.

Se você já tem interesse em atualizar seu RH e gostaria de saber como fazer isso, a Factorial pode te ajudar! Somos especialistas em software de RH e oferecemos um teste grátis da nossa ferramenta: holerites enviados de forma automática, relógio de ponto online (computador e App), gestão de férias, ausências e licenças, e muito mais!

Faça um teste gratuito da Factorial e veja como nosso software te leva ao RH 4.0! Clique na imagem abaixo.

software rh factorial

Artigos Relacionados

Deixe um comentário