Ir para o conteúdo
tecnologia em rh

Tecnologia em RH: 6 Tendências Tecnológicas para 2021

A tecnologia em RH já é parte da realidade de muitas empresas. Geralmente, no setor de RH essas tendências tecnológicas passam despercebidas por já estarem integradas à rotina. Dessa forma, o ano de 2020 provou ser um ano de mudanças intensas para todos, tanto pessoal quanto profissionalmente. O teletrabalho, que estava se tornando cada vez mais prevalecente antes da pandemia, tornou-se a norma.  Isso trouxe uma expansão inédita na sociedade de ferramentas digitais especializadas no mercado de trabalho.

Com toda a nova normalidade tendo que ser adaptada às pressas, muitas pessoas começaram a desenvolver sintomas prejudiciais à saúde.  E obviamente, isso se reflete no desempenho de competências do trabalho.  Por isso, apoiar o bem-estar dos colaboradores, tanto físico quanto mental, é mais urgente do que nunca. Por exemplo, medidas de aplicação de salário emocional nas empresas, estão cada vez mais recorrentes.

Além disso, outras iniciativas urgentes estão ganhando ainda mais força em 2021. Uma delas é aplicar tecnologia em RH aliadas à diversidade racial, por exemplo.  Existe uma grande importância em desenvolver planos de inclusão e diversidade. Desde o processo de recrutamento e seleção até o treinamento e capacitação não só dos novos colaboradores, mas também da equipe que irá recebê-los. Estas são estratégias que estão mostrando excelentes resultados nas empresas.

Assim, para o começo do ano, vale a pena refletir sobre o que passou em 2020 e pensar no que você deve estar atento para 2021. Com isso, nesse artigo você vai conhecer as tendências tecnológicas do setor de RH que irão ajudar o seu negócio com o “novo normal”. Essas ferramentas oferecem soluções de tecnologia em RH para preencher as lacunas desses serviços. De modo a oferecer soluções eficientes para resolver problemas relacionados à rotina dos profissionais de Gestão de Recursos Humanos.

O que é tecnologia em RH?

Você já se perguntou o que é tecnologia em RH? O termo faz referência às ferramentas que os profissionais de RH ou gestão de pessoas utilizam na sua rotina. De modo a proporcionar uma melhor experiência no trabalho, tanto para seus colaboradores quanto para eles mesmos. Reduzindo tempo e gastos desnecessários para sua gestão.

A fim de digitalizar o departamento de RH, hoje existem diferentes softwares de RH que te permitem simplificar esses processos. Um software de RH completo, pode armazenar dados de forma segura ou automatizar as tarefas diárias de maneira muito eficiente. Tais programas também oferecem ferramentas analíticas que te permitem tomar decisões mais estratégicas e vantajosas para a sua empresa.

Um dos benefícios da tecnologia em RH, permite que você tenha todos os processos de RH centralizados em uma única plataforma. Ou seja, desde funções comuns como folha de pagamento, benefícios, comissões, bônus, etc. Até controle e gestão de horários e ausências, através do relógio de ponto. Além de organizar e planejar todas as etapas de seleção, contratação e onboarding.

A automação destes processos não só economiza tempo e dinheiro para sua empresa. Também reduz as oportunidades de erro humano, diminuindo as responsabilidades e evitando a ocorrência de erros que poderiam ser evitados mais facilmente. Um bom software de recursos humanos armazena todas as informações na nuvem de maneira segura.

Além de poder ser acessível de qualquer lugar. Ter um software de RH é ideal para o home office sem complicações. Isso porque todos os colaboradores podem carregar ou verificar dados em suas casas ou através de um celular.

No século XXI, a tecnologia em RH não é mais um item opcional; ela é essencial para o sucesso de um negócio. Os resultados apresentados pelas empresas que utilizam software de RH mostram mais eficiência. Portanto, é crucial que você e outros profissionais de RH comecem a se familiarizar com essas tendências tecnológicas. E assim, aproveitar da melhor forma esse tipo de ferramenta para facilitar a sua vida e a de seus colaboradores.

Se ainda sente algum receio sobre algo novo que está lendo pela primeira vez, não se preocupe. Pense que durante o ano de 2020, as tecnologias de RH evoluíram a um ritmo acelerado e mais eficaz. Tudo para atender às necessidades de mudança das empresas. Hoje, a tecnologia de RH é mais abrangente, mais segura e mais integrada do que nunca.

tecnologia de rh

Soluções de Tecnologia em RH

A tecnologia em RH está automatizando os processos diários do setor de RH. Veja como a tecnologia em RH pode beneficiar sua empresa e o que ela lhe ajudará a melhorar.

Aumentar a eficiência

Os gestores de RH têm muita responsabilidade e não há espaço para erros. A tecnologia em RH ajuda a otimizar e simplificar as tarefas organizacionais. Ela também fornece uma plataforma central para todas as funções de RH, reduzindo a confusão e limitando os erros. Isto economiza tempo não apenas para os empregadores de RH, mas também para os colaboradores. Os quais desejam solicitar suas férias, administrar suas ausências, ter controle sobre seu horário de trabalho e acessar toda sua documentação de forma rápida e fácil.

Atração de Talentos

Millennials, a primeira geração de nativos digitais, é atualmente o maior segmento da força de trabalho. Este grupo de colaboradores é muito exigente e espera que as empresas que os contratem forneçam as tecnologias mais atualizadas para seu trabalho e criar propostas mais eficazes de plano de carreira.. Entre outras coisas, eles esperam um software de RH que lhes permita gerenciar seus horários de trabalho ou documentos. Para atrair trabalhadores qualificados, as empresas devem oferecer ferramentas que permitam aos colaboradores trabalharem  onde e como eles quiserem.

Tomada de decisões precisas

Sua empresa produz dados todos os dias. A questão é: você está tirando proveito disso? Organizações pró-ativas estão usando seus registros com análise de dados que fornecem informações valiosas sobre questões do dia-a-dia. Elas também executam relatórios personalizados de RH sobre ausências de funcionários, produtividade e folha de pagamento. Desta forma, elas têm uma imagem precisa e atualizada do que realmente está acontecendo na empresa.

Foco no que realmente importa

Quando libertamos os profissionais de recursos humanos das tediosas tarefas burocráticas, lhes damos mais tempo para focarem em tomada de decisões estratégicas. O RH é uma fonte inesgotável de informações. Portanto, a aquisição das ferramentas de tecnologia em RH corretas pode trazer resultados excepcionais para a cultura empresarial.

software rh factorial

6 Tendências tecnológicas para 2021

Para entender quais serão as tendências tecnológicas de 2021, é necessário analisar a influência de 2020. Além disso, deve-se ter em mente que a transformação é um movimento contínuo.

Estas são as seis tendências tecnológicas para 2021:

1. Inteligência Artificial no processo de recrutamento e seleção

A inteligência artificial está revolucionando a tecnologia em RH e especialmente no processo de recrutamento e seleção. Algoritmos baseados em inteligência artificial estão mudando a maneira como os empregadores encontram talentos. As empresas agora têm uma visão dos candidatos através de uma variedade de fontes, incluindo sua atividade de rede social. A IBM, por exemplo, utiliza a Inteligência Artificial para analisar as ações da rede social de uma potencial contratação. Embora isto possa parecer um pouco exagerado, esta abordagem pode ser usada para reduzir a discriminação na contratação e assim contratar uma equipe mais diversificada culturalmente.

2. RH digital e salário emocional

Muitas empresas já começaram sua transformação com o RH digital. E com isso, durante este ano de 2021, a transformação deverá ser ainda maior. Segundo a Forbes, os Millennials estão mais uma vez impulsionando esta tendência, pois utilizam ferramentas de automação para diversas áreas, como contabilidade, comunicação ou gestão organizacional. Por fim, com o RH digital e a automatização total do recrutamento, sobrará mais tempo para ficar na sua gestão pessoas.

A transformação proveniente do RH digital também traz consigo ferramentas para também melhorar a cultura e a política da empresa. Outro exemplo da grande influência dos Millennials nas organizações, é o aumento de políticas de salário emocional.  Por exemplo, jornadas de trabalho flexíveis, remuneração variável, ginástica laboral, espaços de lazer e estratégias de treinamento e team building. Estas políticas podem ser decisivas na estratégia de retenção de talentos.

Como gestionar todos esses processos que demandam tempo e muito esforço? Simples. Com as tendências tecnológicas de 2021, tarefas que antes exigiam muita papelada e dias de espera podem ser realizadas em tempo real. A  tecnologia em RH de software de Recursos Humanos, integra no mesmo programa todas as ferramentas usadas na sua rotina.

3. Tendências tecnológicas e o teletrabalho

Em 2020,  a tecnologia em RH cresceu exponencialmente. Isso porque, muitos colaboradores deixaram seus escritórios e começamos a trabalhar em casa. Com isso, é de se esperar o crescimento também na variedade de tendências tecnológicas para 2021. Mas, como mencionamos anteriormente, o teletrabalho  foi uma tendência que veio para ficar. Tudo indica que o teletrabalho continuará, mesmo que a pandemia termine. Por isso, para poder realizar o teletrabalho da melhor maneira possível, surgiram muitas ferramentas que nos permitem realizar as tarefas de organização, comunicação e aquisição de uma maneira confortável e simples.

Deste modo, durante 2021 continuarão a surgir novas ferramentas de tecnologia em RH que permitirão aos colaboradores trabalhar de forma mais eficiente.  Independente de onde você ou eles estiverem trabalhando. Isto significa que também teremos a tecnologia de recursos humanos mais avançada e atualizada disponível. Estando de acordo com as exigências do momento atual.

4. Avaliação de desempenho em tempo real

Em 2021, a avaliação de desempenho será um processo em tempo real, contínuo e integrado. As avaliações de desempenho anuais estão se tornando obsoletas à medida que as organizações inovam e se atualizam. Essa migração para um sistema de revisões frequentes trimestrais, mensais ou mesmo semanais, demanda um software de RH que cumpra com esse papel.

A tecnologia em RH de hoje permite que supervisores e colaboradores se registrem regularmente. Criando um ciclo de estabelecimento de expectativas e feedback. Desta forma, os colaboradores estão mais conscientes de seu desempenho e os supervisores podem ser mais específicos no estabelecimento de metas e expectativas.

avaliação de desempenho

5. Privacidade de dados ou Cybersecurity

Com a necessidade constante de efetuar a análise de dados de RH, as leis de privacidade de dados aprovadas em todo o mundo, devem ser cumpridas à risca. Portanto, as empresas devem começar a levar a sério a segurança dos dados ou cybersecurity. Assim, as tendências tecnológicas de RH devem ser atualizadas nesse aspecto. Quando se trata de proteger informações de identificação confidenciais, a tecnologia em RH deve manter os documentos centralizados e organizados. Enquanto isso, funções como a assinatura digital podem manter os contratos e a folha de pagamento em segurança.

6. Programa de trainee e automatização

O Programa de Trainee e automatização são elementos que juntos são fundamentais para o desenvolvimento da tecnologia em RH. Surpreendentemente, durante a pandemia foram criadas diversas oportunidades sem precedentes para o treinamento e o desempenho dos colaboradores. Os programas de trainee especializados se tornaram cada vez mais populares e recorrentes entre as grandes e influentes empresas.

Entre umas das ações para adaptar os novos colaboradores ao home office, as organizações começaram a oferecer treinamento online. Consequentemente, perceberam que essas ferramentas também funcionam para as estratégias de treinamento durante os novos desafios. Em resumo, as empresas precisam de plataformas onde possam compartilhar arquivos e recursos, automatizar fluxos de trabalho e apoiar os funcionários que buscam desenvolvimento profissional.

programa de trainee

Transforme seu departamento de RH com a Factorial

Um profissional de RH atento à tecnologia em RH de 2021, tem mais chances de sucesso  na sua gestão de pessoas.  Conhecer e saber utilizar as tecnologias em RH que mais se encaixe com as necessidades da sua empresa é essencial para esse ano.

É por isso que encorajamos você a experimentar uma maneira eficaz e inovadora de organizar e administrar todos os processos de Recursos Humanos em um só lugar.  Com a Fatorial, um software de gestão de capital humano pode ajudá-lo a se manter atualizado. Por ser uma tecnologia em RH eficiente e segura, proporcionará ao seu time a melhor experiência do usuário.  Comece a aprender sobre as ferramentas de recursos humanos que melhor se adaptam às exigências do mercado de trabalho e das suas equipes.

Gaste menos tempo com tarefas que podem ser facilmente automatizadas e foque no mais importante: as pessoas que trabalham ao seu redor.

 

 

 

This post is also available in: English US Italiano

Related Posts

Deixe um comentário