Ir para o conteúdo

O que é um software all-in-one e os benefícios para DP e RH

·
6 minutos de leitura
software all-in-one

Investir em recursos tecnológicos é um passo essencial para empresas que desejam otimizar e automatizar os processos rotineiros. Desse modo, optar por um software all-in-one para gestão de Recursos Humanos e Departamento Pessoal trará muitos benefícios para seus negócios.

O uso da tecnologia facilita o dia a dia de muitas empresas e estudos apontam que há um crescimento em relação às que não usufruem dos recursos digitais.

Você, como gestor ou profissional de RH, está ciente da importância dessa ferramenta?

Neste artigo, vamos te mostrar o que é um software tudo-em-um, quais suas características e principais benefícios. Também apresentaremos nosso sistema de RH da Factorial e todas as suas funcionalidades.

Acompanhe a leitura e transforme a área de gestão de pessoas tornando-a autônoma, eficiente e desenvolvida.

✅ Conheça uma tecnologia completa para RH e DP

software-rh-dp-360

Software all-in-one: o que é?

O software para gestão de RH que concentra diversas funcionalidades em uma única plataforma recebe o nome de all-in-one. O objetivo principal desse sistema é proporcionar a integração de uma série de atividades sem precisar acessar diversas ferramentas.

Entre os principais recursos integrados, podemos citar os processos de recrutamento e seleção, a gestão da folha de pagamento e controle de ponto. Com todas essas demandas de RH e DP centralizadas, a rotina se torna mais eficiente e assertiva.

Sem precisar recorrer a vários aplicativos para solucionar as questões do dia a dia, o setor economiza tempo para focar no que realmente importa: cuidar do capital humano da empresa.

Confira alguns dados do mercado que demonstram a importância de dar mais esse passo para inovar a rotina do RH:

  • Pesquisa Transformação Digital no Brasil, publicada pela Samba Digital, apontou que 45,7% das empresas já estão em processo de implementação de recursos tecnológicos em suas empresas;
  • Em relação ao investimento, 62,5% das organizações pretendem investir entre 10% e 30% do seu faturamento em digitalização;
  • De acordo com estudo da TNS Research, publicado pela Media Lab Estadão, o investimento em tecnologia faz com que seu negócio cresça 60% a mais do que aquelas que dispensam a transformação digital.

Vale ressaltar que a implementação de um software all-in-one tem impacto direto na digitalização da sua empresa. A Factorial, por exemplo, já oferece um software com mais de 30 funcionalidades para Recursos Humanos e Departamento Pessoal.

🎥 Conheça em menos de um minuto a rapidez, simplicidade e flexibilidade que a Factorial oferece para seu RH 👇

Quais as características de um software all-in-one?

Antes de escolher um software de RH completo para sua empresa, existem alguns pontos para considerar. O sistema all-in-one possui características que validam sua eficiência como a integração de funcionalidades, a facilidade de uso e mais.

Para entender melhor esses detalhes, acompanhe os tópicos que seguem. Explicaremos cada uma das características:

Integração de múltiplas funcionalidades

Conectar diversas atividades em um único lugar é, sem dúvidas, a característica central de um software tudo-em-um. Desse modo, é indispensável que a ferramenta ofereça soluções necessárias ao dia a dia do RH, por exemplo:

Um RH automatizado se torna mais estratégico e focado no desenvolvimento dos profissionais que atuam na empresa. Além disso, ele proporciona certa autonomia aos colaboradores e esta é uma power skill muito valorizada pelo mercado.

A Factorial oferece um software de Recursos Humanos completo para você, com aplicativo de RH. Veja algumas de nossas funcionalidades na imagem abaixo 👇

software completo

Você também consegue se conectar com outras ferramentas que já usa, basta procurá-las em nosso marketplace e integrar:

software de RH completo

Facilidade de uso

De nada adianta o software de RH oferecer todos os serviços que facilitam a rotina dos profissionais e ser extremamente complexo para uso. Logo, a usabilidade do sistema é uma característica que deve ser observada com atenção para garantir uma boa experiência do usuário.

Verifique também se há um programa de treinamento para uso da plataforma. O ideal é que no dia a dia os colaboradores consigam realizar suas tarefas sem a ajuda constante da assistência técnica.

Customização e flexibilidade

Cada empresa possui necessidades específicas que devem ser consideradas ao analisar o software all-in-one. Então é importante que ele possa ser personalizado para suprir as demandas do RH com eficiência.

Além de ser customizável, o sistema precisa ser flexível para se adaptar a possíveis mudanças ao longo do tempo. Não pode oferecer serviços engessados sem abrir caminho para adições futuras, por exemplo.

No caso da Factorial, ela oferece a possibilidade de contratar pacotes e módulos. Assim você só pagará pelo que realmente utilizará na rotina da gestão de pessoas.

Privacidade e segurança

Segurança é um fator primordial quando se trata de digitalizar os processos de uma empresa. Portanto, confira quais medidas são tomadas pelo software para garantir a proteção das informações do seu negócio, dos colaboradores e dos clientes.

Lembrando que tudo deve estar conforme as leis e regulamentações de proteção de dados, como a LGPD.

Além desta, a Factorial também considera outros parâmetros para proteção como GDPR, UK-GDPR, CCPA e LFPDPPP. Nosso sistema conta com certificações, segurança de produto, interna e termos bem definidos.

📚 Você pode ler mais sobre a LGPD em nosso artigo que explica como ela afeta o RH da sua empresa 📚

Suporte e atendimento ao cliente

Sua empresa precisa escolher um programa de Recursos Humanos que disponibilize suporte técnico adequado e atendimento ao cliente responsivo. Afinal, mesmo um software intuitivo e fácil de usar necessita de suporte em alguns momentos.

Além disso, todos que utilizarem o recurso precisam passar por um treinamento para aproveitar ao máximo as funcionalidades disponíveis. Em muitos casos, somente a existência de uma Central de Ajuda já contribui de maneira positiva para o uso do software.

Principais benefícios de um software all-in-one para gestão de RH

Entendido o que é um software all-in-one e quais as suas características, vamos conhecer os principais benefícios dele.

Economia de tempo, recursos e custos

Um dos principais benefícios de investir em um software completo é a economia de tempo e recursos fornecidos por ele. Você não precisa gastar adquirindo vários sistemas individuais para atender as tarefas de RH e DP.

Todos os recursos ficam concentrados em uma única plataforma, facilitando o acesso e as demandas diárias. Veja algumas das funcionalidades que estão integradas:

Economia de tempo e dedicação maior para atender os colaboradores:

Economia de custos e tomadas de decisões mais rentáveis:

  • Um sistema completo permitirá que você acesse dados precisos para tomar decisões assertivas em relação aos gastos da empresa. Além disso, poderá acompanhar o desempenho por meio de métricas, indicadores e relatórios financeiros.

Banco de dados mais robusto

Como explicado, uma das características do software all-in-one é a interface intuitiva e a centralização das informações. A partir disso, os dados ficam mais acessíveis e fáceis de serem analisados.

O sistema consegue emitir relatórios baseados em dados precisos e ainda possibilita a integração de diferentes equipes. Os gestores conseguem fazer o cruzamento de informações das várias ferramentas e ter insights poderosos para o desenvolvimento da empresa.

Isso ocorre por conta da transformação digital e da inserção de tecnologia no dia a dia. O software tudo-em-um cria um banco de dados robusto a partir da coleta e análise precisas.

📖 O que acha de entender mais sobre a aplicação de tecnologia no RH? Baixe nosso eBook sobre Inteligência Artificial em Recursos Humanos e acompanhe as inovações do mercado 📖

Melhora a eficiência e a produtividade

Ter todos os recursos para gestão de pessoas centralizados em uma única plataforma torna os processos mais simples e padronizados. Desse modo, os profissionais de RH não precisam mais lidar com tarefas repetitivas, demoradas e sujeitas às falhas humanas.

Como resultado, sobra tempo para se dedicar ao desenvolvimento de estratégias mais criativas que geram valor ao negócio.

Outra vantagem de contar com um software all-in-one para melhorar a eficiência é a visibilidade das demandas. Todos os envolvidos conseguem visualizar em tempo real o andamento das atividades e em que etapa estão.

Por que usar um software completo como o da Factorial?

Até aqui te mostramos o que é um software all-in-one, quais suas características e principais benefícios. Agora, queremos te contar porque a Factorial é a melhor escolha para o crescimento da sua empresa.

Com nosso sistema para gestão de pessoas completo você vai:

  • Desenvolver processos de recrutamento e seleção e ter acesso ao Portal de Empregos. Com isso, além de encontrar os melhores candidatos do mercado, você cria um banco de talentos;
  • Seu RH não vai mais perder tempo analisando e preenchendo planilhas para controle de frequência. Nosso sistema disponibiliza várias possibilidades para bater ponto, desde registro no escritório e leitura de QR Code até geolocalização para trabalho home office;
  • Aposte em treinamentos para desenvolvimento de habilidades individuais e em equipe para criar planos de carreira;
  • Acompanhe os resultados de avaliações de desempenho e se organize para entregar feedbacks construtivos para seus colaboradores;
  • Tenha os objetivos da empresa claros e acessíveis para toda a organização utilizando a metodologia OKR;
  • Todas essas possibilidades e muitas outras estão juntas no software Factorial!

✅ Quer entender como o nosso software seria aplicado na sua empresa? Um de nossos consultores pode te mostrar gratuitamente! É só solicitar 👇

botao demo

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados