Ir para o conteúdo

Software para folha de pagamento: entenda a importância de ter um em sua empresa

·
5 minutos de leitura
software folha de pagamento

A escolha por um software para fazer a gestão da folha de pagamento é tão importante quanto para as demais ferramentas de gestão. Por isso, a liderança precisa entender todas as funcionalidades e benefícios ofertados por cada sistema para ter decisões mais assertivas.

É importante considerar as principais necessidades da organização no momento de analisar as opções disponíveis no mercado, para escolher a mais completa. Afinal, a automatização de funções no setor de Recursos Humanos torna os processos manuais e burocráticos mais fáceis de gerenciar.

Quer entender de forma definitiva tudo que precisa sobre um software para gestão de folha de pagamento? Continue lendo este artigo e descubra a importância que a tecnologia tem para o aumento da produtividade e eficiência da sua empresa.

Conheça a tecnologia ideal para fazer a gestão da folha de pagamento na sua empresa

finance

Como funciona um software para folha de pagamento?

A primeira função do software de gestão de folha de pagamento é simplificar as demandas relacionadas com o pagamento dos funcionários. Isso ocorre por meio da integração com outros sistemas que dão acesso a informações importantes como:

Com todas as informações necessárias, a ferramenta poderá emitir relatórios completos sobre a relação financeira do colaborador com a empresa. Além disso, também garantirá que o colaborador receba pontualmente seu salário de forma adequada, independente do modo de pagamento. 

Diante da facilidade de integração com os demais sistemas da empresa, a gestão da folha garante ao setor de RH mais tempo para planejamentos estratégicos e outras funções. 

📽️ Veja como funciona, por exemplo, o software de folha de pagamento da Factorial 👇

botao demo

👉 Observação: o software para Folha de Pagamento da Factorial não calcula a sua folha, ele te ajuda e te guia em todo o processo, economizando seu tempo e evitando qualquer tipo de erro!

Principais benefícios de ter um software para folha de pagamento

Um software de Recursos Humanos que faça a gestão eficiente da folha de pagamento beneficia a empresa de diversas formas. Entre as vantagens, a redução de erros é a mais relevante, pois afeta outras questões como custos e produtividade.

Consegue imaginar o quão desgastante seria o processo de refazer os documentos e coletar um valor pago por equívoco? Com uma ferramenta para controlar a folha de pagamento essa possibilidade diminui consideravelmente.

A automatização permite que o preenchimento de dados seja feito rapidamente, apenas puxando as informações de outros sistemas. Dessa forma, a possibilidade de identificar eventuais problemas promove uma resolução mais ágil e que não afeta a remuneração do colaborador

Nos tópicos abaixo elencamos quatro dos principais benefícios e vamos discorrer sobre eles, continue a leitura e saiba mais!

📥 Você também pode baixar gratuitamente nosso modelo Excel para holerite e folha de pagamento 👇

folha de pagamento

Pontualidade e precisão

A automação pode ser uma solução eficiente para tarefas trabalhosas e propensas a erros quando realizadas manualmente. Novas contratações, rescisões, mudanças de regulamentos, atualização salarial são alguns exemplos.

O sistema de folha de pagamento livra o setor de RH de lidar com questões burocráticas, garantindo que os colaboradores estejam recebendo as quantias certas, nos prazos corretos. Dessa forma, não haverá preocupação com atrasos, valores errados e esquecimento em relação às horas extras.

Transparência

A integração do programa de folha de pagamento com outros sistemas, como de finanças e contabilidade, gera transparência nos processos. Os dados compartilhados auxiliam na manutenção de um orçamento alinhado e relatórios oportunos para novos planejamentos.

A visão sistêmica oferecida pela tecnologia faz com que os gestores consigam ter insights poderosos para melhorar o desempenho empresarial. Isso porque é possível extrair dados sobre os custos de cada departamento e a receita obtida por eles, tudo coletado em tempo real. 

📚 Leia também sobre inovação em gestão de pessoas e RH e saiba como aplicar em sua empresa 📚

Flexibilidade para adaptar e escalar

Um software para gestão de pessoas garante a escalabilidade e a adaptabilidade do processo mesmo em casos de mudanças. Por exemplo, a empresa abriu uma filial em outro estado que possui uma legislação diferente da matriz. As atualizações que ocorreram permitem que o sistema se adapte ao novo regulamento sem muito esforço para o RH.

A adaptação também está associada com uma ferramenta escalável, ou seja, que está preparada para lidar com grandes demandas. Portanto, não importa se são 20 ou 200 colaboradores, o sistema emitirá as folhas de pagamento com eficiência.

Mais tempo para tarefas de alto nível

Apesar da gestão de folha ser algo importante, ela pode demandar muito tempo do DP. A redução do tempo investido em tarefas burocráticas e preenchimento de planilhas é uma das principais vantagens de ter um software.

Com as atividades operacionais automatizadas, os profissionais poderão desempenhar tarefas com maior impacto na empresa. Como estratégias que podem melhorar o posicionamento da marca no mercado, por exemplo:

O que saber antes de escolher o melhor software

O entendimento sobre as funções e benefícios do software dão um respaldo inicial para escolher o melhor para sua empresa. No entanto, existem outros pontos que devem ser considerados ao fazer a pesquisa final e nós vamos te mostrar.

Por meio de alguns questionamentos é possível identificar qual plataforma de folha de pagamento é a ideal para processos eficientes. Desde a segurança dos dados até a configuração e instalação, todos os pontos devem ser considerados.

📚 Conheça 5 razões pelas quais vale a pena investir no software da Factorial 📚

Como é a segurança do software em relação aos dados?

Você sabia que o vazamento de dados em 2022 representou um custo médio de US$ 4,35 milhões? Diante desse fato, a segurança das informações deve ser o ponto fundamental de análise em um software. Principalmente com documentos pessoais e financeiros.

O sistema oferece suporte para todos os funcionários?

Se a sua empresa possui filiais e está distribuída em regiões diferentes, entender o que o sistema oferece também é importante. Questione se há suporte para todos os locais e se o sistema é escalável e adaptável às mudanças. Essa questão é a garantia de que não será necessário elaborar folhas manualmente por falta de suporte.

O software possui uma configuração fácil?

Certifique-se de que o software possui uma configuração acessível e de fácil entendimento, assim o setor de RH não terá problemas para usá-lo. Faça uma avaliação dos recursos integrados e a possibilidade de centralizar dados com ferramentas já disponíveis na empresa.

🎥 Assista ao vídeo para descobrir como a Factorial facilita a gestão da folha de pagamento 👇

Software para gestão da folha de pagamento

A gestão oferecida pelo Software de Folha de Pagamento da Factorial permite que você administre todo o processo com eficiência. Desde mudanças até problemas que podem afetar o contracheque e os holerites da empresa.

Como nosso software você poderá:

  • Baixar e compartilhar informações sobre todas as variações existentes na folha de pagamento;
  • Criar relatórios precisos e completos sobre os valores de cada colaborador mensalmente;
  • Coletar a assinatura digital dos colaboradores para documentos relacionados com a folha de pagamento

A ferramenta oferecida pela Factorial contém segurança de ponta com certificações internacionais para proteção de dados. Transforme o dia a dia de seus colaboradores com o software de folha de pagamento e diminui o tempo aplicado em tarefas burocráticas.

Solicite uma demonstração grátis e sem compromisso

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados