Ir para o conteúdo

RH e financeiro: dicas de colaboração entre os setores, com Ernandys Alves

·
5 minutos de leitura
rh e financeiro

RH e financeiro são dos setores distintos dentro de uma empresa, assim como logística, informática e contabilidade, por exemplo. Obviamente, existe uma diferença entre o setor financeiro e RH, mas também existem semelhanças. Afinal, qual é a relação entre a administração de RH e o lado financeiro empresarial?

Não resta dúvidas de que Recursos Humanos é um setor que trabalha com pessoas. Também não há questionamentos sobre o quão importantes são as pessoas para o sucesso empresa.

Contudo, sem gestão financeira e orçamento, uma empresa não sai do lugar. Para investir em pessoas, é preciso falar de finanças.

Um orçamento de Recursos Humanos é essencial para guiar os investimentos e projetos principais do setor de RH. Logo, RH e financeiro acabam por andar de mãos dadas. Todavia, essa relação vai mais a fundo.

Para mergulharmos nas diferenças e na relação entre esses dois setores, entrevistamos Ernandys Alves, coordenador de Remuneração e People Analytics. Acompanhe a seguir!

software-rh-dp-360

1. Antes de tudo, qual a sua trajetória profissional? Por que escolheu trabalhar com RH e financeiro?

Minha formação inicial é em Tecnologia da Informação (TI). Tenho cursos técnicos em desenvolvimento de sistemas e em manutenção e redes. Quando fui para vida real, percebi que não era bem o que eu queria para minha carreira e acabei “caindo de paraquedas” no Departamento Pessoal.

Comecei controlando jornada de trabalho e benefícios de alimentação e, como sempre gostei de cálculo, logo tive oportunidade de assumir a gestão de todo o setor de Departamento Pessoal. Nessa época, também tive a oportunidade de me especializar e fazer vários cursos de legislação e cálculo trabalhista.

Com o tempo, conheci o RH e seus subsistemas. Busquei me aprofundar e cheguei na área de remuneração, que está diretamente relacionada com o resultado do negócio por meio do orçamento — uma das nossas responsabilidades.

Cada dia me apaixonava mais por essa área de finanças corporativas, mas percebi que, para me destacar e crescer profissionalmente, precisaria desenvolver novas habilidades nessa área. Não há como melhorar os resultados de uma empresa sem entender o básico de finanças, e o setor de RH tem grande potencial para mudar esse cenário.

🎧 [Webinar] Orçamento de RH: como fazer em passos simples ⬇️

orçamento de rh

2. Quais são as principais semelhanças entre o setor financeiro e RH que muitos profissionais nem imaginam?

Resultado. Toda empresa (exceto organização sem fins lucrativos) precisa dar lucro aos seus donos, investidores, acionistas, etc. A área de RH precisa ser verdadeiramente parceira do negócio.

Para isso, uma característica fundamental é a relação com finanças. Isso porque uma tem o papel de ser “guardiã” da saúde financeira da empresa, enquanto a outra possui a missão de recrutar e desenvolver os melhores profissionais para gerar os resultados planejados.

Outro ponto a reforçar é a necessidade dos dois setores olharem para a mesma direção. Parece óbvio, mas nem sempre é.

Nos momentos financeiros mais difíceis das empresas, o mais comum é que aconteçam as famosas reuniões de revisão/corte de despesas. Nesse contexto, geralmente a área de finanças se reúne e determina que haja redução em todos os tipos de despesas, mas nem sempre essa é a melhor alternativa.

Nesse momento, um bom gestor de RH pode fazer a diferença. É ele que precisa olhar para a realidade do negócio e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria e a sensibilidade para a tomada de decisão. Pode ser que isso implique em não demitir ninguém, pois, dependendo do tipo do negócio, uma demissão feita no calor da emoção pode transformar aquele problema momentâneo em um problema muito maior no futuro.

Um bom gestor de RH tem a sabedoria para ajudar as áreas de negócio a escolher o melhor caminho. Dessa forma, ele é o principal responsável por amenizar os impactos e reverter os resultados através das peças-chaves da empresa.

💡 Leia mais sobre como o RH pode otimizar a gestão de benefícios corporativos

3. Para você, qual é a relação entre a gestão de pessoas (setor de Recursos Humanos) e administração (setor financeiro empresarial) no que diz respeito à colaboração para metas e objetivos comuns?

A principal relação é o desafio que ambas as áreas possuem de terem a clareza das metas e, a partir disso, definirem os objetivos comuns de cada uma. Definir os papéis e as responsabilidades com prazo estabelecido, bem como reuniões de acompanhamento periódicas, são as principais atividades para a relação e geração de bons resultados.

4. Como alinhar e integrar finanças e Recursos Humanos para melhorar a performance dos colaboradores?

Através do conhecimento dos principais papéis e atribuições em cada área. RH precisa conhecer as finanças: as principais operações, principais clientes, políticas e normativos. Da mesma forma, a área de finanças também precisa entender pelo menos o básico de como funciona cada subsistema de RH: os processos e as políticas.

Quando cada área conhece um pouco mais sobre a outra, os resultados, a integração e o relacionamento acontecem de uma forma cada vez melhor.

⬇️ Acesse nossa Checklist + Planilha de custos de Orçamento de RH ⬇️

orçamento de rh planilha

5. Quais dicas você daria para gestores de RH “mais de humanas” que têm dificuldade de se especializar em números e processos mais analíticos, ou ainda, para líderes mais “de exatas” que precisam entender melhor o fator humano?

Para os gestores de humanas: não percam sua essência, mas também vençam o medo/trauma em relação aos dados. Os números são os nossos principais aliados e compreendê-los é fundamental.

Se você tem muita dificuldade, tente compreender realmente se isso se dá com os cálculos ou com a lógica deles. Comece estudando raciocínio lógico básico e, após, dê mais passos. Logo será algo comum e você nem perceberá que venceu algo que, inicialmente, parecia impossível.

Líderes de exatas: suas habilidades são fundamentais para a organização, portanto, busquem cada vez mais a relação pessoal e humanizada com seus times, pares, líderes e colegas de modo geral. Nenhuma conta matemática substitui o contato humano.

Pessoas são diferentes e possuem diferentes comportamentos, temperamentos, criações e realidades de vida, porém, na essência, somos seres humanos. Portanto, busquem a habilidade de ouvir, compreender e, sempre que possível, se colocar no outro lado da situação. Com certeza todos ganharão com isso.

webinar planejamento financeiro

6. Como você enxerga o futuro do RH em relação ao setor financeiro?

Cada vez mais o “recurso” e o “humano” precisam andar juntos. Sem os “recursos”, sejam eles financeiros ou materiais, as empresas não possuem condições para ter o capital “humano”. Sem o capital humano, as empresas não conseguem os resultados planejados. Dessa forma, enxergo cada dia mais a aproximação entre as duas áreas.

🔎 Conheça o entrevistado

Ernandys Alves é formado em Administração de Empresas pela UniCerrado, cursou MBA em Gestão de Pessoas por Indicadores no IPOG. Optou por construir sua carreira, atuando como líder de RH em negócios relacionados com tecnologia da informação, engenharia civil, turismo, indústria alimentícia, organização financeira e agronegócios. Além de pesquisador, consultor e mentor, também escreve para o seu blog intitulado “O Novo RH”.

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados