Ir para o conteúdo
folha ponto individual

Planilha de Folha de ponto individual para imprimir [Download grátis]

Veja neste artigo o passo a passo sobre como preencher uma planilha de folha de ponto individual, quais são as principais formas para fazer o controle da jornada de trabalho atualmente e baixe um modelo de folha de ponto individual em Excel pronto para usar.

Sem tempo para ler o artigo? Nós lemos para você. Clique no play para ouvir!

Entre as inúmeras tarefas que os departamentos de recursos humanos possuem, está o controle das horas de trabalho. Desde que as leis trabalhistas foram consolidadas com a criação da CLT em 1º de maio de 1943, empresas e colaboradores tiveram que seguir as disposições do documento.

Apesar da regulamentação mudar de tempos em tempos – e se adaptar às necessidades da época – a registro de ponto individual continua sendo instrumento sempre presente nas organizações. Por isso, gestores de RH buscam baixar um modelo de folha de ponto individual para fazer esse controle de jornada da melhor maneira.

Ao lado de outros controles, como a gestão de férias dos funcionários, o RH precisa ter um gerenciamento eficaz de todas os processos que competem à empresa. Por isso, o departamento de  gestão de pessoas busca cada vez mais formas de simplificar e agilizar os processos. Veja a seguir como começar a fazer isso!

✅[Download] Modelo de Folha de ponto individual

Índice

Como preencher a planilha de folha de ponto individual?

O nosso modelo de folha de ponto individual é bem intuitivo, simples e fácil de preencher. Mas vamos por pontos para que você não fique com dúvidas.

  1. Cabeçalho: No cabeçalho, você encontrará todas as informações que devem ser preenchidas, tanto pela empresa quanto pelo funcionário. Dessa maneira, o gestor de RH já pode preencher as informações desse cabeçalho antes de imprimir, para ter esses dados prontos. Em especial, os dados como nome da empresa, CNPJ/CEI e endereço.
  2. Dados do colaborador: O RH ou o próprio funcionário pode fazer adicionar essas informações. No entanto, lembre-se de conferir que tudo está conforme o acordado em contrato de trabalho.
  3. Informações de jornada de trabalho: Em terceiro lugar, você encontrará os dias enumerados em ordem (1, 2, 3, 4..), o horário de entrada, o horário de saída, tempo de almoço, horas extras e local para assinatura do funcionário.
  4. Validação do documento: Ao final da folha, fica o espaço para o gestor de RH (ou outro responsável), fazer um visto de fiscalização. É uma maneira de validar o registro de ponto individual do colaborador.

Confira uma prévia do nosso modelo de folha de ponto individual!

modelo folha ponto

Pronto! Agora você sabe como preencher a planilha de folha de ponto individual em Excel. Compartilhe com os colaboradores da sua empresa e explique as principais funções da planilha. Também disponibilize o e-mail do responsável por esse controle de ponto dos colaboradores, caso apareça alguma dúvida.

Caso seja possível, faça um tutorial sobre como preencher a planilha de folha de ponto individual. A maneira mais prática de explicar o sistema de ponto Excel é gravar um vídeo mostrando um exemplo e as facilidades dessa folha de ponto individual que você criou. Mas é claro, para isso todo devem ter acesso à internet e dispositivos para visualizar o vídeo.

Baixar planilha de Folha de ponto individual de trabalho [Excel]

Muitas empresas ainda possuem um sistema de controle de horário falho e incompleto. Para que não haja problema neste processo, é preciso se organizar.

Caso ainda não tenha um documento pronto para isso, disponibilizamos um modelo de folha de ponto individual em Excel pronto para ser preenchido pelos seus funcionários. Basta imprimir e começar a usar! Esperamos que seja útil!

👇 Baixar Modelo de folha de ponto individual 👇

folha de ponto individual

Tendências de RH: Outras maneiras de fazer o controle de jornada de trabalho

Sabemos como a tecnologia pode ser uma boa aliada na realização de tarefas manuais. Aliás, podemos dizer que preencher a planilha de folha de ponto individual é uma daquelas obrigações que pode ser otimizada e simplificada.

Para isso, surgiram soluções tecnológicas como os softwares de RH. E no mercado há de tudo! Desde softwares que somente fazem esse controle, quanto outros que reunem diversas funções em somente um programa para gestão de pessoas.

No caso do registro de horários de entrada, saída e intervalos, o relógio de ponto online (como é conhecido a ferramenta do software de RH) pode ser usado de diferentes dispositivos e sem importar onde o colaborador está. Isso significa que por meio do celular, computador ou tablet, o funcionário usa o aplicativo de software de RH e marca seus horários.

Além disso, é possível fazer outras tarefas com um programa. Por exemplo:

  • Registrar o horário de trabalho online (e obter relatórios completos ao fim do mês)
  • Centralizar os dados da empresa e contratos dos trabalhadores
  • Fazer a gestão de férias, ausências e licenças médicas
  • Pedir a assinatura de documentos online
  • Organizar os turnos de trabalho, e muito mais!

Um destes softwares é oferecido pela Factorial, que pode ser testado por 14 dias sem custos. Por que não conhecer um pouco mais da Factorial? Basta clicar na imagem abaixo para ver como esta ferramenta funciona na prática!

software-rh-dp-360

Registro de folha de ponto individual e a mudança na Lei 13.874/2019

A Lei de Liberdade Econômica, Lei 13.874 de 2019 mostrou uma atualização mais ampla no registro de folha de ponto individual das empresas. Essas mudanças também estão relacionadas com a forma de imprimir o comprovante do ponto eletrônico, por exemplo. A seguir, vamos pontuar as principais diferenças entre a versão anterior e a nova versão da lei:

Recibo em bobinas

Atualmente, existem mais opções para validar o comprovante de registro horário individual. Seja de forma individual, escrito pelo colaborador, ou através de um acordo coletivo de trabalho como era antes.

Banco de Horas

Vivemos em tempos em que a autonomia do trabalhador é valorizada principalmente no que se refere às horas trabalhadas. A intervenção de terceiros, sejam eles do sindicato ou um advogado já não são mais necessárias para  realizar a negociação. Assim, a folha de ponto individual eletrônica no banco de horas, poderá ser baseada no acordo direto com o colaborador,

👉Banco de horas: Regras e mudanças na reforma trabalhista

Registro de ponto por exceção

O registro de ponto por exceção ocorre quando ele é anotado pelo colaborador em seu documento individual, apenas os turnos e horários fora de sua jornada de trabalho normal. Com a nova lei, essas horas devem ser autorizadas através de acordo individual ou coletivo. Nessa caso, a planilha de folha de ponto individual é uma ótima opção.

Ponto eletrônico

Outra mudança importante está relacionada com o ponto eletrônico. Na nova lei, imprimir o comprovante eletrônico já não é obrigatório. Isso trouxe mudanças significativas para os gestores de RH pois agora existem muitas alternativas para implementar na sua empresa e manter as folhas de ponto organizadas legalmente.

👉Ponto móvel: O que é e como usar no controle de frequência

planilha de folha de ponto individual

Planilha de Folha de ponto individual: Importância para o controle de frequência dos colaboradores 

Muitos trabalhadores enxergam o registro da folha de ponto individual como um dever. Mas. se esquecem de que este é também uma ferramenta que serve de comprovante para certas situações. Por exemplo, horas a mais de trabalho não pagas, faltas ou horários de atraso.

Caso algum desse problemas venham à tona, basta conferir os dados no documento. Este controle é a garantia, por exemplo, de que as horas extras estão a ser pagas corretamente. O famoso banco de horas.

O registro da folha de ponto de trabalho cumpre ainda um papel importante para os trabalhadores que têm funções externas ao escritório. Esperamos sempre que as tarefas sejam desempenhadas em segurança. No entanto, todos estamos expostos a acidentes e um profissional pode sofrer um no caminho de um trabalho externo, por exemplo.

Por ter registrado o ponto, essa infelicidade é considerada um acidente de trabalho. Assim, o profissional estará amparado pelo INSS. Se o ponto não tiver sido registrado, o trabalhador pode não ter como comprovar que estava, de facto, no exercício das suas funções. Assim, sem maneiras de provar seu direito.

Para a empresa, o controle de frequência é igualmente importante. Em primeiro lugar, para cumprir as determinações da CLT. Uma das principais, é que a marcação de ponto é feita em estabelecimentos com mais de 10 colaboradores.

Depois, há uma série de benefícios no registro da planilha de folha de ponto individual, sendo os principais:

  • redução dos atrasos;
  • aumento da produtividade;
  • maior facilidade para fazer o processamento salarial;
  • diminuição dos riscos de processos no Ministério do Trabalho.

Portanto, o relógio de ponto acaba por ser um amigo, tanto dos trabalhadores como das empresas. Por isso, o processo de marcação do ponto deve ser o mais preciso e fácil possível.

controle de frequencia

Atualizações no controle da folha de ponto individual

Em resumo, a nova legislação trouxe atualizações na obrigatoriedade em acordos coletivos de trabalho. Isso permite maior flexibilidade e autonomia aos colaboradores e isso influi diretamente na gestão de pessoas do seu negócio.

Com todas essas mudanças, se torna imprescindível adaptar a forma de preencher a planilha de folha de ponto individual de trabalho. O ideal agora é optar por digitalizar esta tarefa. Hoje, já não pode ser uma desculpa, pois essas tecnologias são adaptadas para a legislação vigente. Evitando assim, multas ou processos judiciais contra a sua empresa.

O que é um relógio de ponto inteligente?

Se você prefere digitalizar o controle de horário de trabalho e de outros processos, está no caminho certo! Como já falamos, o papel do RH atual está se desprendendo aos poucos das tarefas burocráticas.

Ele se tornou estratégico, está a par das ambições e metas da empresa e pode atuar de maneira eficaz para melhorar processos, qualidade de vida no trabalho e recrutar profissionais essenciais para a organização.

Para isso, é necessário deixar de lado as funções que podem ser automatizadas. Entre elas, a digitalização da folha de ponto individual e todo o relógio de ponto.

Veja em 1 minuto recursos que podem mudar a maneira como a sua empresa faz o controle do horário de trabalho e teste o sistema na prática por 14 dias:

Se você ainda está com dúvidas sobre como funciona um relógio de ponto e gostaria de provar esta ferramenta, isso é possível! Aliás, pode ser uma ótima chance para você testar estas e outras ferramentas dentro do nosso software de RH.

Enviar documentos, usar nossa assinatura digital, ter um calendário da equipe (com as próximas folgas e as passadas), automatizar o holerite de funcionários, enviar comunicados, e muito mais!

Registre-se para começar o teste de 14 dias sem custos e ver na prática como as ferramentas podem ser aplicadas no dia a dia da sua empresa.

Escritora e jornalista, autora no blog da Factorial. Escreve sobre recursos humanos, leis, desenvolvimento e treinamento de equipes de alta performance.

Postagens relacionadas

1 Comment

Deixe um comentário