Ir para o conteúdo

Futuro do trabalho e tendências do mercado para 2024

·
6 minutos de leitura
futuro do trabalho

2024 chegou, e com ele muitas tendências do futuro do trabalho devem se concretizar. Avanços tecnológicos, mudanças culturais, adaptações a novas realidades: quais são as transformações esperadas para este ano?

Para os profissionais e gestores de RH, a capacidade de antecipar e responder a essas tendências é essencial para garantir que as organizações permaneçam competitivas.

Essa visão do futuro do trabalho também permite que a empresa possa não apenas reter, mas também atrair os melhores talentos do mercado.

A seguir, confira as principais tendências que devem marcar o futuro do trabalho em 2024. Veja também alguns insights valiosos para líderes e profissionaos de Recursos Humanos.

Boa leitura!

Descubra uma tecnologia que ajuda a sua empresa a otimizar a gestão de RH em 2024

software-rh-dp-360

Qual é o futuro do trabalho no Brasil e no mundo?

futuro do mercado de trabalho

A evolução tecnológica nunca ocorreu de forma tão rápida e dinâmica, atingindo todos os setores do mercado. Nesse sentido, não há como negar que o futuro do trabalho será sim movido pela tecnologia, mais especificamente pela Inteligência Artificial.

Já é fato que as máquinas assumiram o controle de muitas das tarefas burocráticas e mecânicas do dia a dia das empresas. Enquanto isso, chega a hora de nós, seres humanos, voltarmos nosso foco para questões estratégicas e criativas.

Portanto, o futuro do trabalho tanto no Brasil quanto no mundo deve ser dividido entre a automação de tarefas e a especialização humana.

A automatização, é claro, deve ser realizada com o uso da Inteligência Artificial. De acordo com estudo da McKinsey, cerca de metade das atividades organizacionais devem ser automatizadas no Brasil até 2065.

Já quanto à especialização, cabe aos talentos humanos buscarem pelo aperfeiçoamento de suas habilidades técnicas e criativas, assim como sua inteligência emocional. Com isso, poderão demonstrar seu valor dentro da organização.

Essa combinação entre máquina e humano é o que deve moldar o futuro do trabalho: não haverá mais separação, será preciso trabalhar juntos.

Neste contexto, a tecnologia deve ser vista como ferramenta e como aliada, pensada para otimizar e potencializar o trabalho humano.

💼 Veja quais são os cargos de RH mais promissores em 2024

E quanto às mudanças nas relações trabalhistas?

Não foi preciso esperar o futuro para que muitas mudanças nas relações de trabalho batessem à nossa porta. A pandemia, por si só, já gerou essa transformação.

Agora, quando falamos sobre o futuro do trabalho, é impossível não tocar em assuntos como:

Desde a Reforma Trabalhista de 2017, o Brasil passou por um processo de desburocratização das relações de trabalho. Agora, a perspectiva é que essas relações se tornem ainda mais maleáveis e flexíveis.

Além do home office, a perspectiva é a popularização de novos modelos de trabalho. Incluindo contratos por tempo determinado, contrato intermitente, contratos eventuais, modelos de trabalho híbrido, etc.

Além disso, outra mudança esperada é em relação à jornada de trabalho. Seu controle deve ser cada vez mais automatizado e focado na tecnologia, inclusive com acesso a dados em tempo real.

⚖️ Novas Leis Trabalhistas 2024: o que sua empresa deve saber [+ PDF CLT atualizada]

5 tendências para o futuro do trabalho em 2024

Até agora, falamos sobre as perspectivas para o futuro do trabalho em 2024 e nos próximos anos.

O próximo passo é conversar sobre as tendências do mercado de trabalho do futuro. E como essas mudanças devem impactar as empresas e a gestão de pessoas como um todo.

Confira a seguir!

1. Flexibilidade nas relações trabalhistas

Como já mencionamos, a tradicional rigidez nas relações trabalhistas deve ficar para trás em 2024. Cedendo espaço para uma abordagem mais flexível.

Nos próximos anos, a expectativa é de que as empresas adotem modelos de trabalho mais dinâmicos. Permitindo aos funcionários, por exemplo, uma maior flexibilidade em termos de horários e local de trabalho.

Além disso, a implementação de horários flexíveis, jornadas reduzidas e a aceitação generalizada do trabalho remoto são tendências para este ano.

Todas elas refletem a necessidade de adaptar as práticas de trabalho às demandas individuais dos colaboradores.

Nesse sentido, os profissionais de RH desempenham um papel muito importante. Eles são os responsáveis pela criação de políticas que ao mesmo tempo equilibrem as necessidades da empresa e busquem um ambiente de trabalho mais flexível.

💡 Pilares do RH: quais são e por que são importantes para sua empresa?

2. IA Generativa e o mercado de trabalho do futuro

qual é o futuro do trabalho

Como sabemos, a inteligência artificial não é mais uma tecnologia do futuro. Ela já é uma realidade e faz parte do nosso dia a dia.

Em 2024, a tendência é que a IA generativa faça ainda mais parte do mercado. Ou seja, o uso da Inteligência Artificial muito além da automação de tarefas, mas também para criar conteúdos originais.

Aqui podemos citar desde a geração de relatórios automáticos até a criação de conteúdos para campanhas de marketing, por exemplo.

Nesse sentido, a IA generativa pode aumentar a eficiência e a produtividade, enquanto os talentos humanos focam em questões mais criativas e estratégicas.

Já no setor de RH, a IA pode ser integrada para otimizar processos de recrutamento, treinamento e desenvolvimento de talentos.

🎥 Veja como fazer uso da Inteligência Artificial nas suas rotinas de RH 👇

botao demo

3. Geração Z no Controle

Em 2024, a Geração Z deve estar ainda mais no controle, trazendo consigo uma mentalidade orientada para resultados, habilidades digitais aprimoradas e um desejo por propósito no trabalho.

Segundo matéria da Forbes, profissionais da Geração Z devem constituir cerca de 23% da força de trabalho mundial em 2024.

Essa também deve ser a geração com maior diversidade étnica, com mais de 50% da mão de obra sendo de origem não-branca. 

Neste contexto, os profissionais de RH precisarão ajustar estratégias de recrutamento, comunicação interna e programas de desenvolvimento. Tudo para atender às expectativas dessa nova geração.

Além disso, o estímulo à inovação, a valorização da diversidade e a promoção de ambientes de trabalho inclusivos também será algo fundamental para a atração e retenção de talentos em 2024.

📥 [Download] Ebook sobre Diversidade, Inclusão e Equidade nas empreesas

Nesse eBook sobre Diversidade, Inclusão e Equidade, a especialista no assunto Tânia Chaves vai te ajudar a entender melhor tudo sobre o assunto. Baixe agora! 👇

ebook diversidade

4. Maior autonomia dos colaboradores

A hierarquia organizacional já vem se transformando há algum tempo, abrindo espaço para estruturas mais horizontais.

Em 2024, porém, espera-se que esse conceito seja ainda mais explorado. Permitindo que os colaboradores desfrutem de maior autonomia em relação às decisões relacionadas ao seu trabalho.

Isso não apenas deve aumentar a satisfação e o comprometimento dos funcionários, mas também promover um ambiente mais inovador e dinâmico.

O papel dos gestores de RH neste cenário é buscar criar uma cultura organizacional que valorize a autonomia de cada colaborador, e também que forneça as ferramentas necessárias para decisões mais informadas.

A promoção da liderança distribuída e a implementação de sistemas de feedback contínuo também são estratégias-chave para incentivar a autonomia das equipes.

🎬 Filmes de RH: 5 sugestões para assistir e se inspirar

5. Treinamento e capacitação à distância

o futuro do trabalho resumo

Por fim, a aprendizagem à distância, que já está em ascensão nos últimos anos, deve se tornar ainda mais popular em 2024.

Para este ano, o treinamento e a capacitação de forma online devem ser ainda mais frequentes. Portanto, cabe aos profissionais de RH buscar pelas melhores plataformas de aprendizagem, assim como desenvolver programas de treinamento adaptativos a esta nova realidade.

Esse acesso à educação online não apenas deve capacitar os colaboradores a um custo menor para as empresas, mas também ampliar suas oportunidades de desenvolvimento profissional.

👩🏻‍💻 12 principais tendências de RH para 2024 [+ PDF de Recursos]

✅ Conte com a Factorial para otimizar o futuro do trabalho na sua empresa!

Como vimos, o futuro do trabalho em 2024 deve ser moldado por uma série de tendências.

Desde a flexibilização nas relações trabalhistas, até a presença marcante da Geração Z e o uso da Inteligência Artificial, os profissionais de RH devem estar preparados para abraçar essas mudanças e enfrentar os desafios que surgem com elas.

Mais do que nunca, a capacidade de adaptação e a busca constante pela inovação serão as chaves para o sucesso organizacional em 2024.

E por isso o uso da Inteligência Artificial para RH é tão importante. Uma dessas soluções é o software de RH da Factorialuma plataforma de Gestão de Recursos Humanos que conta com mais de 30 funcionalidades, incluindo:

Tudo isso para facilitar ainda mais o dia a dia dos profissionais de RH da empresa.

E o melhor: ao realizar o seu cadastro, você tem direito a testar gratuitamente, sem a necessidade de incluir dados de cartão de crédito.

🎥 Quer saber mais? Confira em menos de 1 minuto como funciona o Software de Factorial RH

💻 Peça uma demonstração grátis e sem compromisso e veja como nosso software pode facilitar a rotina do seu RH

botao demo

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados