O nível de satisfação do empregado na sua empresa tem sido satisfatório? Essa é uma questão importante para os gestores de RH e DP. Afinal, colaboradores satisfeitos é um dos pontos mais importantes em uma organização.
Não foi atoa que surgiu o cargo de Chief Happiness Officer (CHO) nas empresas, profissional responsável por promover a alegria nas organizações.
Isso conduz à seguinte questão: como os gestores de RH podem garantir a satisfação do empregado nas empresas? Se você é um gestor e tem dúvidas sobre isso, não deixe de conferir o conteúdo adiante, pois sabemos bem da grande importância e influência do bem-estar no trabalho.
O objetivo da Factorial é orientar e fornecer suporte para as organizações implementarem uma gestão de RH mais humana e centrada nas pessoas.
Por isso contamos com diversos recursos e soluções inovadoras para melhorar a comunicação interna e coletar dados, denúncias e reclamações dos funcionários. Para, assim, medir o nível de satisfação do empregado de forma assertiva. Confira mais detalhes adiante! Boa leitura!
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Índice
- A importância de manter a satisfação do empregado para o sucesso da organização
- ✅ Saiba garantir a satisfação do empregado na sua empresa com a melhor ferramenta
- Como avaliar o nível de satisfação do colaborador?
- Quais são os fatores de satisfação do empregado no trabalho?
- Benefícios de manter as ações para satisfação no trabalho
- 3 ações e medidas contínuas que auxiliam a manter a satisfação do empregado
A importância de manter a satisfação do empregado para o sucesso da organização
Em uma pesquisa desenvolvida pela Saïd Business School da Universidade de Oxford, em parceria com a multinacional britânica de telecomunicações BT, constatou-se que colaboradores satisfeitos possuem 13% a mais de produtividade. Além disso, nos últimos anos, o bem-estar dos funcionários tornou-se altamente relevante nas organizações.
O psicólogo Abraham Maslow investigou os fatores que impulsionam a felicidade, criando a Hierarquia das Necessidades de Maslow. Também conhecida como “Pirâmide da Felicidade“. Nessa pirâmide, a saúde e o bem-estar são componentes essenciais para alcançar a felicidade.
Com base nisso, as empresas devem se preocupar em promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Afinal, é no trabalho que as pessoas passam a maior parte do tempo.
Esse é o ponto chave que torna a satisfação do empregado uma questão de grande relevância para gestores de RH e DP.
- Aumente a motivação e a produtividade: colaboradores que não estão satisfeitos com o trabalho podem apresentar baixa eficiência e produtividade. Isso porque eles não se sentem motivados nem confiantes em relação à posição ocupada. O que compromete todo o desempenho.
- Deixe de perder dinheiro: empresas que não possuem um ambiente agradável ou que não oferecem oportunidades de crescimento costumam enfrentar altos índices de turnover. Um dos pontos organizacionais que mais geram custos. Sem contar a perda da cultura corporativa, a qual afeta profundamente o clima organizacional.
- Cuidado com a imagem da empresa: as consequências podem ser ainda mais amplas, prejudicando a reputação da empresa como empregadora e afastando talentos.
- Abra espaço para novas e boas ideias: Colaboradores satisfeitos tendem a ser produtivos, engajados e propensos a adotar uma mentalidade inovadora.
A seguir, veja como contribuir com a satisfação do empregado na sua empresa com a ajuda da tenologia.
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✅ Saiba garantir a satisfação do empregado na sua empresa com a melhor ferramenta
Na Factorial, acreditamos que o sucesso de uma empresa está diretamente ligado à felicidade e ao engajamento dos seus colaboradores.
Por isso, contamos com o ambiente de pesquisas, disponível em nosso sistema. Através dele, sua empresa pode criar pesquisas próprias, com modelos prontos ou totalmente personalizadas, e entender como está o nível de satisfação dos seus funcionários.
Através das pesquisas de clima, você consegue direcionar as perguntas para entender e analisar como está o clima organizacional da sua empresa. Além de acompanhar em tempo real as respostas com dados, números e gráficos. Tudo isso para tornar as decisões mais assertivas e implementar uma cultura respeitosa e engajada.
Para os funcionários, além de ser um recurso onde eles podem participar e contribuir com a melhora nas ações, se torna também um ambiente seguro. Ou seja, em que eles podem relatar suas experiências do dia a dia e informar como estão se sentindo em relação ao trabalho.
Para ficar ainda melhor e mais completo, a Factorial também conta com a metodologia de eNPS. Aqui, em uma escala de 0 a 10 você conseguirá medir o nível de satisfação do empregado em tempo real. Também pode acompanhar desde a taxa de participação até os resultados de distribuição dos percentuais.
Só o software de Recursos Humanos mais completo consegue reunir as melhores ferramentas para você incentivar e engajar sua equipe.
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Como avaliar o nível de satisfação do colaborador?
Como destacamos acima, avaliar o nível de satisfação do empregado no trabalho é importante para gerar bons resultados, identificar áreas de melhoria e promover um ambiente de trabalho mais satisfatório.
Além das formas que já citamos, existem outras abordagens e métodos que podem ser utilizados por gestores de RH, como:
- Pesquisas de satisfação: realizar pesquisas individuais e reuniões one one para coletar feedback dos colaboradores sobre diferentes aspectos do trabalho. Incluindo ambiente, relacionamentos, remuneração e benefícios. Com a Factorial, você pode utilizar nossos modelos de perguntas para rodar as pesquisas ou personalizar da melhor maneira para coletar as informações;
- Feedback contínuo: promover uma cultura de feedback aberto e regular, incentivando os colaboradores a expressarem suas opiniões, sugestões e preocupações;
- Índices de engajamento e turnover: acompanhar indicadores como índice de engajamento dos colaboradores e taxa de rotatividade pode fornecer insights sobre a satisfação no trabalho. Também no ambiente de pesquisas da Factorial, você irá conseguir visualizar com clareza essas taxas e identificar as melhores ações para as tomadas de decisões;
- Cálculo e análise de eNPS: calcular e avaliar a métrica de Employee Net Promoter Score (eNPS) é uma abordagem bastante eficiente para avaliar a satisfação do colaborador na empresa. Se os valores estiverem negativos, significa uma necessidade de medidas para aumentar essa pontuação na empresa.
É importante lembrar que a avaliação da satisfação dos colaboradores deve ser contínua e integrada às estratégias de gestão. Permitindo assim uma abordagem abrangente e eficaz na promoção da satisfação no ambiente de trabalho.
Nesse contexto, a Factorial se apresenta como uma solução completa para a gestão de empresas. Oferecendo recursos que facilitam a avaliação e o acompanhamento da satisfação dos colaboradores.
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Quais são os fatores de satisfação do empregado no trabalho?
Essa é uma pergunta crucial para gestores e diretores de RH e DP que desejam criar um ambiente propício ao engajamento e ao bem-estar dos seus funcionários.
Baseado em pesquisas e experiências de profissionais, podemos identificar alguns aspectos-chave que influenciam diretamente a satisfação no ambiente de trabalho. Por exemplo:
- Respeito: o tratamento respeitoso por todos os membros da empresa é fundamental para a satisfação no trabalho;
- Confiança: estabelecer uma relação de confiança entre os colaboradores e gerentes promove a satisfação no ambiente de trabalho;
- Segurança: promover uma comunicação honesta e transparente sobre a estabilidade e a longo prazo do colaborador na empresa minimiza a ansiedade e cria uma sensação de segurança;
- Ambiente saudável: ambiente livre de estresse, problemas de moral, assédio e discriminação, com suporte e canal de denúncias, contribui para um ambiente de trabalho positivo e saudável;
- Plano de carreira: oferecer um caminho claro de desenvolvimento, com oportunidades de crescer, conquistar salários mais altos e assumir novas responsabilidades;
- Remuneração e benefícios: além de uma remuneração competitiva, oferecer benefícios além do tradicional para aumentar a satisfação dos colaboradores.
Ao priorizar esses fatores, gestores e diretores de PMEs podem promover um ambiente de trabalho mais satisfatório e construtivo para seus colaboradores.
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Trabalhadores valorizados geram maior satisfação
É importante destacar ainda que, a satisfação do empregado no trabalho não é uma questão isolada apenas nas experiências individuais. Mas também é influenciada pelo clima organizacional como um todo.
Ou seja, um clima organizacional positivo e saudável cria um ambiente propício para a satisfação do empregado no trabalho. Quando os colaboradores se sentem valorizados, respeitados e ouvidos, isso resulta em maior satisfação e engajamento.
Por outro lado, um clima organizacional negativo, com falta de comunicação, conflitos constantes ou práticas discriminatórias, pode levar a altos níveis de insatisfação e desmotivação.
Lembrando que o clima organizacional refere-se ao ambiente, à cultura, às normas e aos valores que permeiam a empresa. Ele desempenha um papel fundamental na determinação do nível de satisfação dos funcionários.
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Benefícios de manter as ações para satisfação no trabalho
Investir na satisfação dos colaboradores traz benefícios significativos tanto para as empresas quanto para os funcionários. E essa é uma questão crucial em toda organização que quer crescer e gerar os melhores resultados a longo prazo.
Alguns dos principais benefícios incluem:
- Retenção de talentos: colaboradores satisfeitos permanecem na empresa por mais tempo, reduzindo a rotatividade e os custos associados à contratação e treinamento de novos funcionários;
- Produtividade e desempenho: empregados satisfeitos são sempre mais motivados, engajados e comprometidos com suas tarefas. Isso se reflete em um aumento da produtividade e do desempenho individual e coletivo;
- Clima organizacional positivo: a satisfação dos colaboradores contribui para a criação de um clima organizacional saudável, onde há confiança, respeito e cooperação. Isso fortalece a cultura empresarial, promove o bem-estar e a felicidade no trabalho.
- Atração de talentos: empresas que investem na satisfação dos colaboradores tornam-se atrativas para profissionais talentosos.
3 ações e medidas contínuas que auxiliam a manter a satisfação do empregado
Para alcançar a satisfação dos colaboradores, é necessário implementar uma variedade de medidas no cotidiano da organização.
Nesse sentido, a fim de fomentar essas medidas, é preciso estruturar a correta alocação de recursos da empresa. O sistema de gestão de orçamento da Factorial é uma solução para essa implementação.
Com o orçamento bem destruído, é possível realizar essas ações e medidas de forma assertiva e eficiente, mesmo que você tenha uma pequena ou média empresa, que está começando a estruturar o setor de RH.
É importante conferir essas dicas de implementações que podem ser feitas na sua empresa para aumentar a satisfação do colaborador. Veja a seguir!
1. Sistema de comunicação integrada
Ter um sistema de comunicação integrada faz toda a diferença na satisfação do colaborador. Além de promover uma boa cultura organizacional, facilita para que os funcionários se sintam ouvidos e assistidos. Promovendo inclusive um bom engajamento entre as equipes.
Algumas medidas de comunicação integrada são:
- Feedbacks constantes;
- Ouvidoria interna;
- Canal de denúncias;
- Reuniões gerais;
- Sistemas de comunicação interna entre colaboradores e gestores;
- Reuniões one on one.
Com um bom alinhamento através dessas medidas, a comunicação torna-se muito mais integrada. Consequentemente, satisfação do colaborador é mais facilmente alcançada.
A Factorial se destaca como uma solução abrangente para a gestão de RH e DP, oferecendo recursos e ferramentas que impulsionam a eficiência e a harmonia no ambiente de trabalho.
2. Endomarketing
Promover o endomarketing na empresa com programas de bem-estar, bônus e eventos é imprescindível para garantir a satisfação do empregado na empresa.
Na verdade, o endomarketing tem se tornado uma realidade de inovação na maioria das médias e grandes empresas do mercado.
3. Reconhecimento profissional
O reconhecimento profissional dos colaboradores é uma medida fundamental para garantir a satisfação e a alegria. Isso deve ser feito com eficiência, de forma leve e com frequência adequada. A motivação é um “motor potente” para o desempenho, e o reconhecimento profissional é a “gasolina”.
Isso pode ser feito através de premiações e bonificações por desempenho, aumento de salários, promoções de cargos, e estabelecimento de plano de carreira.
Portanto, não deixe de implementar ações para reconhecer os talentos da sua empresa. Os resultados e benefícios proporcionados fazem dessa estratégia uma grande aliada do crescimento organizacional.
Descubra o poder da Factorial: temos a solução completa e inteligente para otimizar a gestão de RH e DP e impulsionar a satisfação e bem-estar dos talentos da sua empresa.
Com as nossas ferramentas seguras de gestão de RH, você terá o controle total sobre todas as atividades relacionadas aos seus colaboradores.
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