Ir para o conteúdo

Tudo o que o RH precisa saber sobre plano de saúde empresarial

·
8 minutos de leitura
plano de saúde empresarial

Entre os benefícios ofertados aos colaboradores, o plano de saúde empresarial é um dos que mais gera conforto e segurança. Além disso, essa é uma atitude que desperta o sentimento de valorização entre os profissionais, incentivando-os a melhorar seu desempenho.

A promoção da saúde e do bem-estar é essencial para a empresa que deseja ser reconhecida no mercado. Isso porque acaba atraindo e retendo talentos que enxergam a oportunidade e a preocupação da organização com seus trabalhadores.

O RH da sua empresa possui uma estratégia para plano de saúde dos funcionários? Eles têm conhecimento sobre todas as nuances envolvendo a temática? Neste artigo, vamos responder às principais questões sobre o benefício e apresentar as vantagens de tê-lo.

software-rh-dp-360

Como funcionam os planos de saúde empresarial?

O benefício oferecido pelas empresas, para que seus colaboradores tenham acesso à assistência médica privada, funciona de duas maneiras:

  1. A primeira é a contratação do plano integral, modelo em que o colaborador não precisa arcar com nenhum custo mensal, logo, sem desconto na folha. Nesse caso, ele apenas paga as taxas quando utilizar o serviço;
  2. A segunda é a contratação de coparticipação, como o nome sugere, esse plano tem seu valor dividido entre a empresa e o trabalhador. Os custos são descontados na folha de pagamento.

Em ambas as opções, é importante que o RH analise quais são os serviços inclusos, por exemplo, laboratoriais, hospitais, clínicas, especialidades e ambulatorial. Ou seja, entender o que compõem os pacotes corporativos de saúde é indispensável para o processo de escolha. 

Na Pesquisa de Benefícios de Saúde, feita pela Pipo Saúde, foram identificados seis benefícios:

Os três primeiros são as principais ofertas do mercado de trabalho. No entanto, ainda segundo a Pesquisa da Pipo, apenas 52,6% das empresas disponibilizam o conjunto (saúde, odonto e seguro).

O que a lei trabalhista fala sobre benefícios?

Na Consolidação das Leis Trabalhistas não existe uma norma que obrigue a empresa a oferecer plano de saúde para funcionários. Porém, de acordo com a legislação, no momento em que disponibilizar o plano, ele deve ser para toda a empresa.

Além disso, após seu negócio adotar um plano de saúde empresarial, algumas regras vão precisar ser cumpridas. Trata-se da Lei n.º 9.656/1998, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde.

Por exemplo, o Artigo 8, parágrafo terceiro, que dá garantia de continuidade na prestação de serviços em casos de internação ou tratamentos.

🎥 Antes de seguir, o que acha de assistir esse vídeo com um breve histórico das leis trabalhistas? É importante que todo setor de RH tenha conhecimento sobre a legislação para garantir dos direitos aos colaboradores👇

Por que oferecer um plano de saúde empresarial para os colaboradores?

Ao promover a construção de um ambiente de trabalho saudável e conceder o plano de saúde, a empresa incentiva o processo produtivo do colaborador. Isso porque o profissional se sente mais seguro e valorizado pela instituição, e esses sentimentos geram impacto direto no desempenho.

Pensando nesses pontos, entender os motivos de investir em um plano de saúde empresarial parecem óbvios, não é mesmo? Afinal, você, como gestor, deseja que seu negócio continue crescendo e se torne mais rentável, certo? 

Quando o profissional tem acesso à assistência médica, ele não precisa esperar que alguma enfermidade surja para buscar por atendimento. A oferta do plano de saúde também se torna um incentivo para que eles realizem consultas e exames de rotina. E esse cuidado contribui também para a redução do estresse e aumentar o foco no trabalho!

💡 Quer saber se seus colaboradores se sentem motivados trabalhando na sua empresa? Baixe grátis nosso Teste de Motivação no Trabalho [Modelo em Word]

Que vantagens o plano de saúde empresarial oferece?

O plano de saúde empresarial oferece diversas vantagens para o desenvolvimento da organização. Abaixo, vamos apresentar os principais motivos para incluir os cuidados com a saúde e bem-estar no seu pacote de benefícios.

Aumento da produtividade

Como já dito, o colaborador se sente mais seguro e valorizado pela empresa quando esta oferece plano de saúde. Em consequência, é normal haver um aumento da sua motivação e eles se engajem mais com a execução das atividades.

O que acontece é uma melhora na qualidade de vida desses profissionais, pois eles se sentem mais dispostos às rotinas. Ser mais produtivo também é influência da economia proporcionada com a assistência médica.

Diferencial competitivo e valorização

Empresas que anunciam vagas oferecendo plano de saúde com certeza ganham mais visibilidade no mercado. A oferta do benefício agrega valor à marca, sendo posta como um diferencial competitivo para a atração e retenção de novos candidatos.

Desse modo, há uma valorização do seu employer branding, pois os colaboradores percebem o interesse em seu bem-estar e desenvolvimento profissional. Logo, eles reconhecem que a empresa está investindo no trabalho deles e contando com seus esforços para alcançar o sucesso.

Redução do turnover

Se considerarmos os benefícios citados nos tópicos anteriores, essa é uma consequência positiva deles. O aumento de produtividade, a motivação e o engajamento diminuem a rotatividade de trabalhadores.

Ou seja, quem está dentro de sua empresa não sente necessidade de buscar outra oportunidade externa. E com isso você economiza tempo e dinheiro em processos de recrutamento, seleção, onboarding e desligamento.

📱 Baixe grátis: Calculadora de Turnover

Dedução de impostos

Você sabia que sua empresa pode deduzir impostos com o plano de saúde empresarial? Para isso, basta que o RH mantenha todas as informações sobre o pagamento dos benefícios atualizadas e salvas. 

Há possibilidade de ter uma dedução completa, se os gastos ao longo do ano com os planos foram altos. Se não forem despesas elevadas, aí será a dedução simples.

Atração e retenção de talentos

Saber que os colaboradores da empresa estão satisfeitos com suas posições e o que lhes é oferecido chama a atenção. Bons profissionais buscam oportunidades que envolvam salários atrativos e pacotes de benefícios disponíveis. Esses são considerados os principais requisitos para se candidatar a uma vaga.

O tempo em que as empresas detinham o poder maior em relação às contratações não existe mais. Na maioria das vezes, o profissional é quem escolhe, pois o trabalhador quer ser valorizado e ter melhores condições.

Diminuição do absenteísmo e ausências por saúde

Ao falarmos sobre a importância do plano de saúde empresarial, o absenteísmo e as ausências por doenças eram um dos focos. Sempre que o colaborador precisa sair para uma consulta ou realizar um tratamento, acaba impactando de forma negativa na produtividade.

Com a disponibilidade do plano, os profissionais conseguem agendar consultas em horários variados e com melhor planejamento de ausência. Dessa forma, ele cuida e mantém a saúde em dia sem interferir no desenvolvimento do seu trabalho. 

Empresas que possuem equipes felizes e saudáveis contribuem para manter um ambiente harmonioso e engajado.

📥 Baixe grátis: Modelo de Folha de Pagamento

O plano de saúde é gerenciado na folha de pagamento dos colaboradores. Que tal baixar gratuitamente um modelo em Excel para gerenciar esse e outros benefícios? 👇

modelo folha pagamento excel

Como gerenciar o plano de saúde empresarial de forma eficiente?

Com o software de gestão para RH da Factorial você consegue gerenciar todas as informações sobre o plano de saúde dos seus colaboradores. Desde a gestão de documentos para os contratos e termos de adesão até a inclusão na folha de pagamento.

Tenha controle dos benefícios e suplementos da sua empresa com informações centralizadas em um único lugar. Evite erros com processos manuais e garanta o melhor plano de saúde empresarial para seus colaboradores com um software completo.

🎥 Entenda no vídeo em menos de 1 minuto como funciona a gestão da Folha de Pagamento no nosso software. Em seguida, veja o que considerar na hora de escolher o plano de saúde!

✅  Solicite uma demonstração grátis e sem compromisso do software de RH da Factorial

O que considerar na hora de escolher o melhor plano empresarial?

Existem algumas questões que devem ser analisadas na hora de escolher o melhor plano para a sua empresa, como os custos, qual a abrangência, cobertura e carência. Além disso, analisar o perfil dos colaboradores também é importante.

Para que você e seu RH possam encontrar a melhor opção do mercado, separamos cinco tópicos que devem ser avaliados. Veja a seguir!

Custo para a empresa

Os custos de um plano de saúde vão variar de acordo com a prestadora do serviço. Normalmente, elas têm uma tabela com os preços e estes variam conforme a faixa etária, abrangência e cobertura escolhida.

Para conhecer os valores, você ou alguém do RH deve fazer um orçamento com as principais operadoras. Entre as opções para não ter despesas elevadas está assumir um plano com coparticipação dos colaboradores no pagamento da mensalidade.

Segundo as informações da Pesquisa de Benefícios de Saúde 2023, apenas 33,6% das organizações dividem o valor e 59,7% pagam integralmente.

💰 Baixe grátis nosso Orçamento de RH: Checklist + Planilha de custos

Abrangência nacional ou regional

Um dos pontos que devem ser considerados na hora de escolher o melhor plano de saúde empresarial é sua abrangência. Que tipo de benefício será bom para seus colaboradores?

  • A abrangência nacional é indicada para empresas que trabalham com a modalidade remota e seus colaboradores moram em diferentes regiões. Para trabalhadores que precisam fazer muitas viagens a serviço essa também se torna uma opção mais segura.
  • A abrangência regional limita o acesso à assistência médica para uma determinada área do país. Esse convênio é para casos que não haja viagens constantes entre as funções dos seus colaboradores ou eles atuem na modalidade 100% presencial.

Perfil dos colaboradores

Para conseguir um orçamento preciso em relação aos valores é necessário conhecer e algumas informações sobre os colaboradores. Todos os questionamentos abaixo são importantes no processo de escolha do plano de saúde. 

  • Quantos funcionários a empresa tem?
  • Qual a faixa etária de cada um?
  • Qual o gênero?
  • Seus colaboradores são casados ou solteiros?
  • Eles possuem filhos? 
  • Como se dá a distribuição geográfica? (considerando o home office)
  • Quantidade de trabalhadores que fazem uso contínuo de medicamentos?
  • Quantos apresentam quadro de doenças crônicas? 

Cobertura do plano de saúde empresarial

Independente da operadora que for escolhida para prestar serviço a sua empresa, saiba que existe um ROL de serviços obrigatórios. Segundo a ANS, a cobertura do plano deve compreender a realização de consultas, exames e tratamentos. Além disso, deve garantir o uso de hospitais, laboratórios e próteses.

A exigência com a legislação é o tipo de informação que pode garantir a confiabilidade de um convênio. Por isso, tenha atenção ao ler as propostas e o que os planos estão cobrindo de fato. 

Também consulte a possibilidade futura de dar um upgrade na cobertura e se é permitida a inclusão de dependentes. Caso perceba que os custos vão se tornar muito elevados, considera conceder a inclusão por meio de coparticipação. Ou que os interessados tenham o desconto total na folha para seus dependentes.

Reembolso e carência

A carência e a possibilidade de reembolso são dois pontos que devem ser analisados com cuidado na adesão do plano. 

Em relação ao reembolso surgem questionamentos sobre o processo para adquirir os valores investidos pelo colaborador. É algo fácil ou muito burocrático? Algumas prestadoras de serviço terão condições melhores, como preço justo, e pouca burocracia, elevando o grau de confiabilidade também.

Para a carência, a ANS determina alguns prazos máximos para o colaborador ter acesso ao benefício após assinar o contrato.

  • 24 horas para casos de urgência e emergência;
  • 300 dias para atendimentos obstétricos (com exceção de partos prematuros e demais complicações, pois se encaixam como emergências);
  • 180 dias para demais situações.

A Factorial integra todas as soluções para seu RH e DP com eficiência, trazendo resultados que impactam na valorização da marca. Teste nosso sistema gratuitamente e descubra porque somos a melhor opção para seu negócio!

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados