Ir para o conteúdo

Endomarketing: 8 exemplos para o RH aplicar na empresa [+ Modelo de Plano de Comunicação Interna]

·
7 minutos de leitura
endomarketing

O endomarketing é uma estratégia de comunicação interna que ajuda a melhorar a satisfação e a motivação dos funcionários, além de outros benefícios. Por isso, é muito importante que os profissionais de Recursos Humanos conheçam e saibam aplicá-la. Confira a seguir!

Você sabe o que é endomarketing? Essa ação reúne o Marketing e os Recursos Humanos dentro da empresa para motivar, engajar e reter o cliente interno: os colaboradores.

Também conhecido como Marketing Interno, esse conceito tem o objetivo de mostrar uma percepção positiva sobre a empresa pela visão dos funcionários. Por isso, neste artigo, contaremos tudo sobre essa estratégia, sua importância, benefícios, os melhores exemplos para o RH aplicar na instituição e muito mais. Siga com a leitura!

📊 Baixar Modelo de Plano de Comunicação Interna

Índice

trabalho remoto

O que é endomarketing? 

Se você é do setor de Recursos Humanos, então, provavelmente, já realizou a seguinte pesquisa na internet: “endomarketing: o que é”. Basicamente, endomarketing é um grupo de ações de marketing direcionadas ao capital humano das empresas: os funcionários.

Essas estratégias são criadas por diversos motivos: pelo sucesso da empresa, pelo bem-estar dos colaboradores, para melhorar o clima organizacional, reduzir o turnover, entre outras razões.

O objetivo dessas ações é melhorar a percepção dos profissionais sobre a organização, impactar positivamente a experiência dos colaboradores e transformá-los em embaixadores da marca.

👉 Leia mais sobre eNPS: o que é e como calcular

📊 Baixe grátis Modelo para cálculo do eNPS [Download]

Surgimento, significado e conceito

Outras dúvidas estão relacionadas nas pesquisas e são bastante comuns entre os profissionais de RH: “endomarketing: significado”, “endomarketing conceito” e “endomarketing definição”.

É importante saber que o endomarketing foi abordado por Philip Kotler, pai do marketing, com outra nomeação: Marketing Interno das Organizações. No entanto, o termo “endomarketing” foi utilizado primeiro pelo brasileiro Saul Bekin, especialista e professor de marketing.

O significado desse conceito é simples: o prefixo “endo” vem do grego “endus”, e significa para dentro. Já o Marketing é o estudo do mercado, das necessidades e desejos. Sendo assim, endomarketing é o estudo das necessidades e desejos do cliente interno, ou seja, do colaborador.

O endomarketing é importante nas empresas?

Sim, o endomarketing é muito importante nas empresas! Afinal, assim como no marketing externo, o cliente precisa ter uma experiência positiva com a marca, no marketing interno, a instituição também precisa fazer o funcionário feliz.

Portanto, as organizações precisam enxergar os colaboradores com aliados se quiserem conquistar uma posição de sucesso no mercado.

Quando um profissional enxerga de maneira positiva as condições do ambiente de trabalho, possui uma remuneração justa, conta com benefícios corporativos, se sente valorizado, entre outros pontos positivos, então ele se sente sortudo por ter o trabalho que tem.

Assim, essa experiência positiva faz com que ele perceba o quanto a empresa onde trabalha é boa e que merece ser reconhecida espontaneamente.

👉 Leia sobre Felicidade Corporativa: como criar um ambiente de trabalho mais feliz?

Tipos de endomarketing

Existem alguns tipos de endomarketing que as empresas podem usar para melhorar a comunicação interna, aumentar a motivação e engajar os funcionários. Os principais exemplos são:

Endomarketing e comunicação interna 

O endomarketing e comunicação interna estão interligados, já que é por meio dessa estratégia que a instituição pode enviar e receber informações. Sendo assim, a comunicação interna é um ótimo tipo de ação de endomarketing porque consegue estabelecer os canais de comunicação oficiais para enviar comunicados e esclarecimentos de diversos assuntos.

Ter esse canal de comunicação aberto faz com que as informações sejam comunicadas e recebidas de forma clara e eficiente, fortalecendo a cultura organizacional.

📥 Baixe grátis

modelo plano comunicação interna

Eventos

Os eventos internos, como festas, palestras e outros tipos de atividades, que envolvem todos os funcionários ou integrantes de determinado setor, ajudam a construir o companheirismo entre os colegas de trabalho e a melhorar o clima da empresa.

Nesse caso, eventos são um tipo muito importante de endomarketing, pois são eles que conseguem promover um ambiente mais colaborativo dentro da organização. Esses eventos podem estar relacionados a treinamentos e desenvolvimento profissional, assim como festas e celebrações para os colaboradores.

💡 Leia mais sobre Festa de Natal na empresa: 5 ideias originais [+ software para eventos]

Criação de programas

A criação de programas é um tipo de endomarketing que visa reconhecer e recompensar os trabalhadores pelo desempenho e dedicação à empresa. Sendo assim, esses programas podem ser planos de carreiras, programas de valorização, programas de bem-estar, programa de ideias e inovações, entre outros.

Essas ações de endomarketing favorecem o crescimento profissional do colaborador e ainda facilita o alcance dos resultados da organização.

Endomarketing: 8 exemplos

Após tirar as principais dúvidas sobre o que é endomarketing, sua importância e seus tipos, é hora de mostrar as principais ações do marketing interno. Veja 8 exemplos fáceis de aplicar!

1. Ações de integração

As ações de integração são ótimas formas de praticar o endomarketing, já que ajuda a criar e a promover o engajamento entre os colaboradores. Portanto, os gestores podem promover ações de integração como festas de boas-vindas, happy hours, jogos, campeonatos internos, entre outros.

O onboarding, por exemplo, é um ótimo exemplo de ação de endomarketing que deve ser praticada pelos profissionais da área de RH, a fim de integrar e dar boas-vindas aos novos integrantes.

📥 Baixe grátis: Guia de Onboarding Online

2. TV corporativa

A TV corporativa para endomarketing, muito utilizada para divulgar os comunicados da comunicação interna, é uma ótima maneira de atrair e reter a atenção dos colaboradores. As telas podem ser posicionadas em locais estratégicos dentro da instituição, como em salas de reunião, cozinha da empresa, entre outros.

Nessa TV corporativa, os gestores de RH podem incluir informações sobre a organização, como comunicados importantes, metas e estratégias importantes, a fim de construir confiança e oferecer transparência entre a empresa e seus funcionários.

3. Comunidade interna

Criar uma comunidade interna ajuda a promover a colaboração, a comunicação e a construção de relacionamentos. Por isso, esse exemplo de endomarketing permite a criação de um fórum online e formação de grupos de interesse.

Essas comunidades podem ser virtuais ou formadas por encontros entre os colaboradores, influenciando o compartilhamento de ideias, colaboração e construção de relações profissionais.

4. Campanhas de conscientização e solidariedade

As campanhas de conscientização dentro das empresas ajudam a promover valores e causas importantes dentro da instituição. Essas campanhas podem ser alertas sobre a saúde física, saúde mental, meio ambiente, finanças pessoais, diversidade e inclusão, entre outros temas importantes.

As campanhas de solidariedade também são exemplos de endomarketing que ajudam a estimular e a promover engajamento entre as equipes. 

5. Redes digitais

As redes digitais possuem relação com endomarketing e o employer branding (Marca do Empregador), isso porque elas fazem com que os colaboradores se sintam motivados e reconhecidos. Além disso, elas podem colaborar pela imagem do público em geral em relação à empresa.

A aplicação dessa estratégia pode ser por meio de uma rede social interna. Esse ambiente virtual permite que os profissionais se conectem entre si, compartilhem informações e fortaleçam relacionamentos.

🎥 Veja um exemplo que existe dentro do software de RH da Factorial:

Solicite uma demonstração gratuita do software para entender tudo o que ele pode oferecer

6. Pesquisa de clima organizacional

Poucos profissionais de RH associam a pesquisa de clima organizacional como uma estratégia de endomarketing. No entanto, por meio dela, é possível identificar como o funcionário enxerga a instituição e o ambiente de trabalho.

Após os resultados, os responsáveis poderão encontrar as melhores formas para aumentar o nível de satisfação dos funcionários. Esse tipo de pesquisa pode ajudar na criação das ações do marketing interno.

📥 Baixe grátis: Modelo de Avaliação de Desempenho [em Excel]

7. Feedbacks frequentes

O feedback frequente dentro da instituição é uma formas de comunicação eficiente para medir a satisfação e motivação do colaborador. Esse também também é um ótimo exemplo de endomarketing porque é uma oportunidade para motivar e desenvolver os colaboradores.

Além disso, o feedback incentiva os funcionários a expressarem suas opiniões e ideias sobre a empresa, ajudando os gestores de RH a identificar problemas e soluções.

8. Aniversários

Outro exemplo de endomarketing são os aniversários dos colaboradores celebrados dentro da organização. É possível comprar um bolo e juntar os colegas de trabalho para integrar todos os integrantes da instituição. 

É possível comemorar no dia do aniversário do colaborador ou em um evento mensal com todos os aniversariantes do mês. O RH também pode criar um evento para o aniversário da empresa, por exemplo, ou celebrações em dias especiais do calendário anual.

Benefícios do endomarketing

Quais os benefícios do endomarketing para uma organização e para o colaborador? Se os profissionais de RH executarem essas ações com sucesso, então os retornos serão positivos. Confira a seguir!

Benefícios do endomarketing para a empresa

Veja quais são as vantagens dessa estratégia para a instituição:

  • melhora o clima no ambiente de trabalho;
  • cultiva uma cultura organizacional;
  • contribuir para a retenção de talentos;
  • aumenta a satisfação e motivação dos funcionários;
  • melhora a imagem da empresa para os colaboradores;
  • eleva a produtividade;
  • fortalece a marca empregadora.

Vantagens do endomarketing para o colaborador

Conheça os benefícios dessa estratégia para os funcionários:

  • trabalhar em um ambiente de trabalho saudável;
  • contribuir por uma cultura organizacional positiva;
  • permanecer na empresa para seguir um plano de carreira;
  • se sentir motivado e satisfeito no dia a dia;
  • se tornar um influenciador da marca empregadora;
  • ser reconhecido pelo seu trabalho.

Endomarketing e o RH

Para realizar as ações de endomarketing, os setores de Recursos Humanos e Marketing precisam estar em sinergia. Por conta disso, o RH precisa buscar ferramentas para colocar em prática suas ideias e estratégias.

Os recursos tecnológicos, como softwares de gestão de pessoas e processos, ajudam a unir o endomarketing e o RH. O software de Recursos Humanos da Factorial, por exemplo, entre várias funcionalidades, entrega funções relacionadas ao endomarketing. São elas:

  • Onboarding para integrar os novos funcionários;
  • Funcionalidade para criar e divulgar os eventos e comunicados (comunicação interna);
  • Colaboração pelo fortalecimento da comunidade interna com o Portal do Colaborador, que possibilita a criação das comunidades conforme os interesses e hobbies dos colaboradores.

🎥 Veja em menos de 1 minuto como o software da Factorial pode ajudar o RH da sua empresa

✅ Experimente a Factorial grátis por 14 dias e aplique as ações de endomarketing com ajuda da tecnologia

 

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados