Ir para o conteúdo

Trabalhar no frio: como manter a motivação da sua equipe durante o inverno

·
6 minutos de leitura

Manter a motivação das equipes no trabalho é uma tarefa contínua, que exige dedicação da empresa e do setor de RH. E quando o assunto é trabalhar no frio, o desafio pode ser ainda maior.

O frio intenso pode influenciar negativamente o humor, a energia e a produtividade de uma pessoa. O que também leva à queda no engajamento e na produtividade da equipe. 

No Brasil, com a chegada do inverno no mês de junho, as temperaturas tendem a cair, e estar sempre motivado para sair de casa e ir trabalhar no frio nem sempre é algo fácil.

A boa notícia é que existem estratégias eficazes que os líderes e o setor de Recursos Humanos podem adotar para manter a motivação da equipe durante o inverno.

É função do RH pensar em táticas e estratégias para facilitar a vida de seus colaboradores neste período. Tornando, assim, o ambiente de trabalho um local mais aconchegante e acolhedor.

A seguir, confira algumas dicas para o setor de Recursos Humanos aumentar a motivação das equipes ao trabalhar no frio!

Descubra uma tecnologia que pode te ajudar a motivar e engajar seus colaboradores

performance

Trabalhar no frio: menos motivação, menos produtividade

Acordar cedo e ir até o local de trabalho pode ser uma tarefa desestimulante já durante o verão. E nas estações frias isso pode se tornar realmente um problema.

Contudo, a questão aqui é encontrar formas de amenizar o frio e a ida ao trabalho presencial, de preferência em conjunto com os colaboradores.

Afinal, a produtividade, muito importante para qualquer empresa, é impactada pelo clima frio. Segundo um estudo publicado pela Universidade Cornell (EUA) e divulgado pela Forbes, trabalhar no frio pode ser prejudicial para o desempenho e produtividade dos funcionários.

De acordo com a pesquisa, quando a temperatura passa de 20ºC para 25ºC, por exemplo, erros de digitação caem 44%. Já a produtividade aumenta mais de 100%!

Portanto, encontrar formas de tornar o trabalho em baixas temperaturas mais agradável é sim algo importante e que deve ser priorizado pelo RH. A produtividade da sua empresa agradece!

👉 Indicadores de Desempenho: Veja exemplos e saiba como usá-los [+ Questionário]

Por que é mais difícil trabalhar em dias frios? A ciência explica

indo trabalhar no frio

Você sabe por que é mais difícil manter-se motivado e produtivo em épocas mais frias? Além da questão óbvia, ou seja, que sair no frio é muito mais desconfortável do que em um dia ensolarado, há também motivos científicos que explicam esse fenômeno.

Basicamente, as temperaturas externas têm um impacto significativo no nosso organismo, podendo sim afetar a produtividade. 

No caso do calor, o corpo precisa gastar energia para se adaptar, resultando em transpiração excessiva e na redução da disponibilidade de energia para outras funções, como a concentração. 

Já no frio, o corpo realiza movimentos involuntários, como tremores, para se aquecer. Na prática, isso dificulta a precisão dos movimentos, como a digitação, e em alguns casos até a saúde dos funcionários, aumentando o risco de infecções respiratórias e agravando alergias existentes.

Com a mudança brusca de temperatura, o corpo também tem dificuldades em se adaptar rapidamente. O que pode resultar em crises respiratórias, por exemplo.

Por conta de tudo isso, o setor de RH deve pensar em medidas para minimizar esses efeitos e o impacto do clima no local de trabalho. Assim, fica mais fácil trabalhar no dia, e a produtividade não é tão afetada.

📚 Confira ideias de endomarketing que podem ser aplicadas na empresa 👈

Dicas para motivar suas equipes a trabalhar no frio

Agora, sem mais delongas, vamos apresentar a seguir algumas dicas de ações que o RH pode realizar para auxiliar suas equipes neste momento.

Algumas delas podem parecer até simples demais, mas a gente garante: podem fazer toda a diferença.

Comunicação interna

A primeira dica é fornecer informações a suas equipes sobre os impactos do clima frio na produtividade e na saúde.

Isso pode ser feito por meio de campanhas de conscientização, ações de comunicação interna e endomarketing, ou até treinamentos que enfatizem a importância de se manter aquecido e saudável durante os dias mais frios.

comunicacao interna

Condições de trabalho adequadas

Obviamente, é função da empresa proporcionar um ambiente de trabalho feliz e saudável ao longo de todo o ano. E durante as épocas frias isso é ainda mais importante. 

Para isso, verifique se os sistemas de aquecimento estão funcionando corretamente, e realize manutenções preventivas quando necessário. Uma boa dica é considerar o uso de estufas, aquecedores portáteis e até coberturas, se for preciso.

clima organizacional

Políticas flexíveis de vestuário

Se a sua empresa possui políticas rígidas de vestuário, considere flexibilizar essas regras durante o inverno. Trabalhar no frio pode se tornar muito mais agradável com a permissão de uso de roupas mais informais, como suéteres, casacos, mantas, etc.

Porém, se a empresa exige o uso de uniformes, seja criativo! Crie peças mais quentes para essa época e distribua aos funcionários, como jaquetas, mantas, luvas e toucas com a logo da empresa.

Incentivar pausas durante o dia

Essa dica vale para todo o ano, mas principalmente em dias frios. Encoraje as equipes a fazerem pausas regulares durante o dia para se aquecerem e se alongarem. 

Essas pequenas pausas podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea e a saúde ocupacional dos colaboradores. Além disso, tomar um chá ou um café pode aquecer o corpo, melhorar o astral e aumentar a produtividade

O método pomodoro para gestão de tempo é uma ótima tática para se aplicar nestes momentos.

home office para trabalhar no frio

Atividades de bem-estar

Já pensou em desenvolver programas de bem-estar voltados especificamente para dias frios? Podemos citar aqui ações simples, desde a oferta de bebidas quentes, como chá, café ou chocolate quente, no local de trabalho, até a disponibilização de cobertores para os funcionários.

O incentivo à prática de exercícios leves também pode ser uma boa pedida. Que tal a empresa oferecer aulas de yoga semanais, por exemplo? Seja qual for a sua ideia, certamente ajudará os colaboradores a trabalhar no frio mais motivados.

👉 Leia sobre a ansiedade no trabalho: tipos, causas, sintomas e como o RH deve lidar

Flexibilidade de horários e trabalho híbrido

Se a sua empresa possui uma carga 100% presencial, considerar um modelo de trabalho híbrido pode ser uma opção. Assim, os funcionários têm a possibilidade de trabalhar de casa em dias muito frios e chuvosos.

Uma maior flexibilidade de horários também pode ajudar. Durante o inverno, que tal permitir que os funcionários evitem horários de frio intenso? Isso é possível ajustando sua chegada e saída do trabalho de acordo com o clima. Parece algo simples, mas pode fazer toda a diferença.

Software de RH: Ferramenta para gestão e retenção de talentos

K5 lei que proibe trabalhar no frio

Por fim, vale lembrar que as estratégias acima são apenas uma sugestão. Cada empresa possui uma realidade própria, e obviamente nem tudo funciona para todo mundo. 

Porém, essas dicas são um bom guia para que o RH comece a pensar em ações para facilitar trabalhar no frio, evitando a queda de produtividade.

O importante é criar um ambiente de trabalho confortável e adaptado aos dias frios, promovendo a saúde, o bem-estar e a motivação dos seus colaboradores.

E para realizar pesquisas de clima organizacional e detectar as necessidades de seus colaboradores, é importante poder contar com ferramentas que ajudem nestes processos.

Uma ferramenta de gestão de RH que pode ser uma aliada na otimização das atividades diárias e na motivação de seus funcionários para trabalhar no frio é o software de Recursos Humanos da Factorial.

Além de poder testar os recursos da plataforma por 14 dias sem custos, é possível:

Ao contratar nosso software tudo-em-um, você poderá automatizar os processos dos setores de RH e DP com muito mais eficiência.

👩🏼‍💻 Simplifique sua gestão de talentos: Experimente grátis por 14 dias o software para RH  e tenha acesso ao nosso aplicativo da Factorial para tudo o que você precisar!

Peça uma demonstração grátis e entenda melhor como funciona 👇

botao demo

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados