Ir para o conteúdo

Dia do Profissional de RH: como surgiu o 3 de junho, sua importância e como comemorar

·
7 minutos de leitura
dia do profissional de rh

Todas as profissões merecem ser valorizadas. É essencial, portanto, reconhecer também a importância do Dia do Profissional de RH. Saiba tudo sobre essa data!

Refletir sobre Recursos Humanos nos leva a considerar como as pessoas são essenciais para o sucesso das empresas. Por isso, neste artigo, falaremos sobre o profissional de RH e a origem do Dia do Profissional de RH.

Além disso, entenderemos a importância dessa celebração e a relevância dos profissionais de RH nas organizações, com dicas de como celebrá-la, mensagens e frases de Feliz Dia do Profissional de RH, etc.

Não menos importante, vamos conhecer tecnologias que são verdadeiras aliadas desses profissionais, ajudando a otimizar os processos de RH e muito mais! Boa leitura!

✅ Conheça uma tecnologia que ajuda a valorizar os talentos da sua empresa

performance

Profissionais de Recursos Humanos

Antes de saber qual o Dia do Profissional de RH, falaremos um pouco sobre essa profissão: quais funções dos colaboradores dessa área podem realizar e em quais campos podem atuar no mercado.

A área de Recursos Humanos teve sua origem no início do século XX como Relações Industriais, com foco em tarefas administrativas de supervisão e controle dos trabalhadores.

Com a tecnologia, o setor se modernizou e se tornou mais flexível e adaptável às mudanças do mercado. Hoje, o RH é essencial para o sucesso das organizações, cuidando de seu maior ativo: as pessoas.

Principais funções de RH

O setor de Recursos Humanos é responsável por diversas funções essenciais na gestão de pessoas dentro das empresas. Algumas das principais funções de RH são:

  • Recrutar e selecionar candidatos para as vagas disponíveis;
  • Integrar e treinar os novos colaboradores;
  • Definir e divulgar a cultura organizacional, a missão, a visão e os valores da empresa;
  • Desenvolver planos de cargos e salários, benefícios, bonificações e reconhecimento;
  • Promover a saúde, bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários;
  • Auxiliar na comunicação interna e no endomarketing;
  • Organizar eventos internos de integração e motivação;
  • Aplicar as leis trabalhistas e as normas internas da empresa;
  • Realizar avaliações de desempenho e feedbacks;
  • Executar rotinas de departamento pessoal, como folhas de ponto, pagamento, férias, licenças, etc.
  • Entre outras funções.

💡 Leia mais sobre Departamento pessoal: dicas e ferramentas para automatizar tarefas

Áreas de atuação de RH

Os profissionais de Recursos Humanos podem atuar em diversas áreas dentro de uma organização, todas elas relacionadas à gestão de pessoas e ao desenvolvimento do capital humano. Confira:

  1. Recrutamento e seleção: responsável por encontrar e selecionar os candidatos mais adequados para as vagas disponíveis;
  2. Treinamento e desenvolvimento: planejar e executar programas de treinamento para desenvolver habilidades e conhecimentos dos colaboradores;
  3. Remuneração e benefícios: definir políticas de remuneração e benefícios para os funcionários da empresa;
  4. Clima organizacional: gerenciar o ambiente de trabalho e promove uma cultura organizacional positiva e saudável;
  5. Comunicação interna: ser responsável por manter a comunicação entre os trabalhadores e os líderes da organização;
  6. Departamento pessoal: gerenciar a administração dos documentos e rotinas trabalhistas;
  7. Relações trabalhistas: aplicar as leis trabalhistas e atuar em situações de conflito e negociação com os colaboradores;
  8. Gestão estratégica de pessoas: planejar e executar estratégias de gestão de pessoas alinhadas com os objetivos da instituição.

👉 Entenda melhor os principais perfis e cargos do departamento de RH

A evolução do profissional de RH ao longo do tempo

Ao longo dos anos, a área de Recursos Humanos passou por significativas transformações. A maior delas foi deixar para trás a imagem de um departamento responsável apenas por questões burocráticas, para ocupar um papel focado nas pessoas, graças à tecnologia e automatização da área.

Essa evolução do RH se deu principalmente pela adoção de softwares que permitiram automatizar os processos burocráticos, manuais e repetitivos. Dessa forma, os profissionais de RH puderam se concentrar em atividades mais estratégicas e centralizadas nas pessoas.

Assim, o RH se tornou parte importante das empresas, atuando como aliado de gestores e líderes de todos setores. Diante disso, os integrantes dessa área possuem a capacidade de elaborar ações com indicadores mensuráveis que beneficiam tanto os colaboradores quanto a empresa.

A tecnologia como aliada do profissional de RH

Uma forma de comemorar o Dia do Profissional de RH, em 3 de junho, é oferecer tecnologias para o setor no dia a dia. Afinal, a tecnologia precisa ser vista como uma aliada do RH, e não como uma substituição dos profissionais dessa área.

O profissional de RH jamais será substituído pela tecnologia, mas ele precisa dela para ajudá-lo nas tarefas burocráticas e ter tempo de focar nas pessoas.

Para facilitar a vida do profissional de RH e valorizar ainda mais essa profissão, o ideal é oferecer um software de Recursos Humanos, como a Factorial.

Com esse software, é possível gerenciar o processo de recrutamento e seleção, armazenar e compartilhar documentos importantes, realizar avaliações de desempenho, controlar o ponto eletrônico e muito mais.

O software da Factorial é totalmente integrado, permitindo que todas as informações fiquem centralizadas em um único lugar. Isso significa que o RH pode economizar tempo e recursos valiosos que seriam gastos em processos manuais e repetitivos.

🎥 Assista ao vídeo para entender por que o software da Factorial é a solução perfeita os profissionais de RH ⬇️

Peça demonstração grátis do software da Factorial e valorize ainda mais a área de RH ✅

botao demo  

Dia do Profissional de RH

Agora, falaremos sobre a origem da data do Dia Internacional do Profissional de RH ou Dia do Profissional de RH 2023, comemorado neste ano.

O Dia do Profissional RH é comemorado no dia 3 de junho em referência ao dia da fundação da World Federation of People Management Associations (WFPMA), em 1976. Em português, essa organização pode ser chamada de Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas. 

A WFPMA visa ajudar no desenvolvimento e gerenciamento de pessoas em todo o mundo, além de valorizar os profissionais de RH. No Brasil, a data ganhou importância após a valorização do 3 de junho Dia do Profissional de RH pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).

A importância do 3 de junho Dia do RH 

Mesmo com diversas funções e área de atuação, muitas vezes, os profissionais de RH não recebem o reconhecimento merecido. Por isso, celebrar o Dia do RH é importante para valorizar e destacar o trabalho desses trabalhadores, além de promover o engajamento dentro da empresa.

A data pode ser celebrada de diversas formas, mas o que importa é reconhecer a importância do RH e seus profissionais para o sucesso da corporação.

Dia do Profissional de RH mudou?

O Dia do Profissional de RH mudou? Na verdade, o Dia do Profissional de RH não mudou. Ele ainda é comemorado no dia 3 de junho.

No entanto, existe também o Dia dos Recursos Humanos, celebrado no dia 20 de maio em alguns países, como nos Estados Unidos e Brasil. Essa data foi criada para destacar a importância da gestão de pessoas dentro das empresas e valorizar o trabalho dos profissionais de RH.

Ambas datas são importantes para lembrar a relevância desses profissionais e destacar o papel fundamental que desempenham no sucesso das organizações.

📥 eBook gratuito: Primeiros passos para estruturar o RH da sua empresa

ebook primeiros passos

Por que comemorar o Dia do profissional de RH na empresa?

inúmeros motivos para celebrar o Dia do Profissional de RH na empresa, pois esse setor lida diretamente com o capital humano da empresa.

Além disso, os profissionais dessa área entendem a percepção dos colaboradores em relação às políticas, práticas e processos do negócio e lidam com importantes indicadores, como taxa de absenteísmo, turnover (rotatividade), frequência, treinamentos, avaliação de satisfação, produtividade, entre outros.

Sempre que um desses índices apresenta problemas, os profissionais de RH descobrem a causa e realizam ações para motivar o time. Portanto, comemore o Dia do Profissional de Recursos Humanos na empresa para valorizar o esforço desses funcionários.

Ideias para comemorar o Dia do RH

Para comemorar o Dia do Profissional de RH na empresa, existem diversas ideias que podem ser colocadas em prática. Confira algumas delas:

1. Produza um vídeo institucional 

Uma opção de ação para o Dia do Profissional de RH é produzir um vídeo institucional destacando a importância do RH. Fotos, vídeos e mensagens de agradecimento podem ser utilizados. O vídeo pode ser compartilhado internamente e nas redes sociais, além de ser exibido em um evento especial na empresa.

2. Ofereça brindes e presentes

Oferecer brindes é uma maneira de demonstrar gratidão e carinho pelo trabalho realizado pelos profissionais de RH. Os brindes podem incluir um café da manhã especial, vouchers com descontos em lojas, camisetas com mensagens inspiradoras, além de itens úteis como livros, cadernos, mochilas e garrafas.

Também é possível investir no desenvolvimento desses profissionais, pagando por cursos, congressos ou palestras relacionadas à área.

3. Organize palestras sobre o setor

Uma forma de celebrar o Dia do Profissional de RH é organizar palestras que enfatizem a importância do setor. Isso ajuda a conscientizar os colaboradores sobre o trabalho do RH e como ele contribui para o crescimento da empresa.

As palestras podem abranger diversos temas relevantes, como tecnologia, inteligência artificial, gestão de talentos, recrutamento e seleção, desenvolvimento de liderança, benefícios, entre outros.

4. Forneça treinamentos

Promover treinamentos é uma ótima maneira de honrar o trabalho dos profissionais de RH nessa data especial. Uma opção é promover treinamentos para a equipe, que podem incluir workshops ou aulas sobre tópicos relevantes para a área.

Além de contribuir para o crescimento profissional dos colaboradores de RH, essas iniciativas demonstram o comprometimento da empresa em fornecer recursos para o aprimoramento do desempenho da equipe.

📚 eBook grátis: Treinamento e Desenvolvimento Empresarial

💡 Aprenda como fazer um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) 

5. Envie mensagens motivacionais

Para homenagear os profissionais do RH no seu dia, a empresa pode enviar mensagens motivacionais por meio de cartões, e-mails ou softwares de gestão de RH, destacando a importância do trabalho do setor para a empresa e agradecendo por seu empenho e dedicação. 

Basta pesquisar por “Dia do Profissional de RH mensagens e frases”, “Dia do Profissional de RH mensagens” ou “Dia do Profissional de RH frases” na internet e usar como inspiração. Alguns exemplos para você se inspirar:

  • “Feliz Dia do RH! Obrigado pelo seu trabalho em tornar nossa empresa um lugar melhor para trabalhar”.
  • “Nosso sucesso é graças ao trabalho dedicado da equipe de RH. Vocês são verdadeiros heróis! Parabéns pelo seu dia!”.
  • “Estamos muito agradecidos pelo trabalho que vocês fazem todos os dias. Feliz Dia do Profissional de RH!”.
  • Vocês fazem a diferença em nossas vidas profissionais e pessoais. Obrigado por serem tão incríveis! Parabéns pelo Dia do Profissional de RH!”.

👉 RH, valorize e seja valorizado com ações especiais ao longo do ano todo!

✅ Para isso, conte com a ajuda do software de RH mais completo do mercado.

botao demo

 

Renan Conde é Diretor Américas da Factorial, onde tem gerenciado grandes equipes e atuado no desenvolvimento de novos mercados como o Reino Unido, Holanda, Alemanha, Itália, Portugal, EUA e Brasil. Especialista no desenvolvimento de negócios internacionais há mais de 10 anos, passou por empresas como Casafari, a francesa Green-Acres, Coface, Icatu Seguros representando Insurope & Swiss Life no Brasil e Itaú. Formado em administração de empresas, já participou de conferências da Insurope em Leipzig onde foi premiado por Business Achievement Goal.

Artigos Relacionados