Ir para o conteúdo

Aniversário de empresa: ações para engajar os colaboradores nessa data

·
7 minutos de leitura
aniversário de empresa

Comemorar o aniversário de empresa faz parte da política de relacionamento das organizações. Por meio dessa atividade, os líderes e os profissionais de RH conseguem alcançar resultados eficazes para engajamento das equipes. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

A área de Recursos Humanos possui uma infinidade de ações para endomarketing que podem ser usadas durante o aniversário da empresa. Independentemente da escolha, o importante é que os aniversários não passem em branco, incluindo o próprio aniversário do colaborador.

Para auxiliar no seu planejamento, separamos 8 dicas de ações para engajar o time no aniversário de empresa. Continue a leitura deste artigo e descubra a importância dessas comemorações no ambiente corporativo!

Boa leitura!

Descubra uma tecnologia que pode ajudar na gestão de ações internas em sua empresa

finance

Por que comemorar o aniversário de empresa?

A comemoração do aniversário da empresa é uma ótima oportunidade de engajar os colaboradores e fortalecer o espírito de equipe.

O desenvolvimento de atividades recreativas neste momento contribui para a construção de uma cultura organizacional positiva e forte. 

É também a chance da liderança reforçar os valores, missão e visão da organização, lembrando a todos do propósito comum e dos princípios que orientam as atividades da empresa.

Portanto, comemorar o aniversário do seu negócio junto aos colaboradores faz com que eles sintam confiança e estabilidade na continuidade da empresa. 

Segundo os dados apresentados na Workmonitor 2023, 92% dos profissionais consideram a segurança um ponto importante do trabalho. Ainda, 54% dos entrevistados afirmaram que a falta de pertencimento influencia nos pedidos de demissão

Diante disso, incluir os profissionais na comemoração do aniversário da empresa é essencial para criar um senso forte de pertencimento.

💡 O papel do RH na acessibilidade nas empresas: 6 dicas para tornar sua empresa mais acessível

Aniversário do colaborador e tempo de empresa

Além do aniversário da empresa, existem outras duas datas comemorativas que geram engajamento entre os colaboradores. São elas:

  • Aniversário do trabalhador;
  • Tempo de empresa.

Dessa forma, quando a empresa tira um tempo para felicitar os funcionários nessas datas, ela está mostrando que se importa com seu capital humano

Existem várias ações que podem ser feitas para comemorar o aniversário da pessoa. Oferecer um dia de folga, por exemplo, ou presentear com um mini bolo e um parabéns no fim do expediente são algumas delas. 

Já em relação ao tempo de empresa, podem ser referentes aos primeiros meses e aos anos de trabalho. As felicitações desse período podem incluir o reconhecimento profissional de alguma conquista alcançada pelo colaborador.

O que importa é não deixar a data passar em branco. E, para isso, a área de Recursos Humanos deve ter um calendário. Ou seja, um mural, que pode ser físico ou online, com a data e o nome dos aniversariantes do mês. 

Principais benefícios de comemorar aniversários na empresa

aniversário de empresa para funcionário

A comemoração, seja pelo aniversário da empresa ou do colaborador, traz diversos benefícios para o ambiente de trabalho. Essa celebração pode ser algo simples para quem está de fora, no entanto, para quem recebe faz toda a diferença.

Ademais, as ações de endomarketing em aniversários causam impacto direto na gestão de pessoas da organização. Confira, na sequência, as vantagens:

Engajamento e produtividade

Quando os aniversários são comemorados na empresa, você estará demonstrando reconhecimento e valorização pelos colaboradores. Isso ajuda a fortalecer os laços e a construir um relacionamento saudável entre as equipes.

Ao mostrar interesse e cuidado com o bem-estar de cada profissional, a empresa cria um ambiente mais positivo e saudável. Como resultado, há um aumento de satisfação no trabalho, que eleva a uma maior produtividade individual e coletiva.

Afinal, colaboradores motivados tendem a ser mais produtivos e comprometidos com os objetivos de uma empresa que se importa com eles. 

📋Quer saber qual o nível de motivação dos seus colaboradores? Com nosso teste você identifica como está o clima organizacional e acessa dados para criar ações de melhoria. Baixe grátis agora mesmo👇

clima organizacional

Redução de turnover

Com profissionais motivados e engajados com a equipe e os objetivos da empresa, o clima organizacional também sofre melhorias. Isso porque, ao promover momentos de celebração e reconhecimento, cria-se um ambiente mais positivo e agradável.

Desse modo, além de resultar na satisfação pelo trabalho, há redução no estresse provocado por rotinas exaustivas. Assim, a organização consegue reter seus talentos, se preocupando menos com turnovers indesejados.

Fortalecimento do Employer Branding

A celebração do aniversário da empresa mostra para todo o público (colaboradores, clientes e mercado) que todos são valorizados. Logo, você está fortalecendo a marca por meio do Employer Branding.

Para isso, o ideal é promover ações de endomarketing e caprichar no marketing de aniversário da empresa.

Uma boa dica é organizar postagens nas redes sociais que mostre a organização como um ambiente cativante e engajado.

7 ações para reforçar o endomarketing empresarial

Agora que já mostramos a importância das comemorações para o engajamento, vamos apresentar algumas dicas de ações para fortalecer o seu endomarketing organizacional. 

Confira 7 possibilidades para atividades e celebrações no aniversário da empresa!

1. Envie um kit de comemoração

O kit comemoração ganhou mais destaque durante a pandemia e o trabalho remoto, mas é uma ótima ação para o aniversário da empresa. 

Basicamente, ele é enviado ou entregue ao colaborador alguns itens de festa, como chapéus, balões, pacote de massa para bolo, comidas prontas, bebidas, entre outros. É legal incluir na caixa um cartão que explique o propósito da atividade, para que todos participem.

O encontro pode ser virtual ou presencial e, nesse momento, o RH e os gestores apresentam atividades divertidas para engajar seu público.

2. Dê brindes personalizados

Presentinhos e brindes encantam qualquer pessoa e criam um vínculo de cumplicidade entre a empresa e o colaborador. No entanto, é necessário cuidado para oferecer a mesma ideia para todos.

Por exemplo, se for aniversário do colaborador ou por tempo de empresa, pode ser um kit com agenda, bloco de notas e canetas para todos. Outra ideia é presentear com um livro, pode ser de gosto pessoal ou que contribua para o crescimento profissional da pessoa.

Uma opção válida também é disponibilizar vouchers e vale-presentes com um valor fixo. Assim, o colaborador pode decidir qual será o seu presente.

3. Ofereça um day off com atividades

É comum que empresas ofereçam um dia de folga quando é aniversário do colaborador, é o popular day off. Mas e se ela propusesse um dia regado de atividades como jogos, gincanas e competições?

Algumas organizações tornam o aniversário um grande evento, com festas, viagens e até atrações especiais. 

Além da proposta de descontração, dependendo de como será planejado esse momento, podem ser incluídas ações de desenvolvimento profissional, como palestras, workshops, oficinas, rodas de conversa, etc.

4. Happy hour por conta da empresa

marketing aniversário da empresa

Reunir todos em um bar, pub ou restaurante também se trata de uma ação eficiente de endomarketing. O tradicional happy hour deve ser incluído na lista de atividades que favorecem o engajamento entre colaboradores e gestores.

As equipes já têm o hábito de se reunir nas sextas-feiras, então por que o gestor não propõe um encontro por conta da empresa? Com certeza isso mostrará que você está preocupado com o bem-estar e qualidade de vida desses profissionais.

5. Planeje uma festa temática

Entre as opções, a festa é uma das ações preferidas pelos colaboradores. A temática também é um dos assuntos pelo qual as pessoas esperam ansiosas todos os anos.

Se o aniversário da empresa for próximo do Carnaval, por que não utilizar glitter e fantasias? Ou quem sabe uma festa de Halloween? Ainda existem opções como festa junina, do pijama, de gala, anos 90 e muitas outras.

6. Decoração e compartilhamento

Para o aniversário de empresa, decorar o ambiente de trabalho é uma das possibilidades que podem ser desenvolvidas pelo setor de RH. Pode ser apenas no dia da comemoração ou, se preferir, durante uma semana, ou o mês todo.

A criação de um layout personalizado também chama a atenção, principalmente nas redes sociais internas e externas. Use a abuse da criatividade de toda sua equipe, afinal, eles podem ter ideias inovadoras para essa data.

Deixe que o público saiba que vocês estão comemorando. Planeje a publicação de vídeos e depoimentos que mostram a trajetória da empresa. Não deixe de reconhecer o papel dos colaboradores, mostrando os rostos por trás do sucesso do seu negócio.

7. Crie um mural com recados e felicitações

Uma das ideias mais utilizadas ainda é o mural de aniversariantes com felicitações e recados divertidos. Esse quadro permite que os colegas deixem recados, parabenizando pelo dia.

A ideia do mural também pode ser utilizada para reconhecimento do profissional, desde o tempo de empresa até as conquistas que obteve. Essa atividade tem relação com a prática de Kudos por integrar e motivar os colaboradores.

👀 Veja a interface do mural de recados da Factorial 👇

mensagem de aniversário de empresa para funcionário

Como comunicar o aniversário e as ações?

A melhor forma de realizar a comunicação referente aos aniversários e ações comemorativas é por meio de uma rede social interna. Assim, os profissionais conseguem acompanhar as novidades e interagir nas postagens.

O software para RH da Factorial é um exemplo de tecnologia que oferece esse recurso. Nossa plataforma dispõe de uma comunidade para interação entre os colaboradores, que também pode se manter atualizado em relação aos eventos da empresa.

🎥Veja em 1 minuto como o recurso de comunidades da Factorial contribui para a comunicação interna da sua empresa ⬇️

Uma das funcionalidades também permite o envio em massa de notificações para alertar sobre aniversários de tempo da empresa, ou de ações que estão próximas.

Assim que recebem a notificação, as pessoas podem acessar a postagem, curtir e comentar. Essa ação gera engajamento e expectativa pelo que está por vir.

software de gestão de pessoas

Com a Factorial, a comunicação interna fica mais dinâmica e clara, facilitando o acesso de todos. Além disso, esse software para gestão de RH conta com outras funções que permitem a automação de todo o setor.

Ficou interessado? Solicite uma demonstração gratuita e crie ações incríveis para o aniversário de empresa com a Factorial!

Peça sua demonstração e entenda melhor como funciona ✅

botao demo  

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados