Ir para o conteúdo

Dia do orgulho LGBTQIA+ nas empresas: dicas de ações — não clichês — para RH 🏳️‍🌈

·
5 minutos de leitura
dia do orgulho lgbtqia+

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ é uma data muito importante. E pode ser uma boa oportunidade para discutir inclusão e equidade dentro da sua empresa. Mas atenção para não cair nos clichês!

No dia 28 de junho é comemorado o chamado Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, uma data que reconhece a luta dessa comunidade por direitos e igualdade, além de destacar a importância do combate à LGBTfobia.

Dentro das empresas, a data também é uma oportunidade de refletir sobre a presença de pessoas LGBTQIA+ nas organizações e sobre inclusão no mercado de trabalho.

Além disso, líderes devem incentivar durante este mês ações de endomarketing a fim de valorizar e reconhecer o trabalho de pessoas da comunidade, além de trazer discussões e debates importantes sobre homofobia, direitos LGBTQIA+ e inclusão nas empresas.

Então, abuse da criatividade em conjunto com o setor de RH para conseguir despertar o interesse das equipes e conscientize seus profissionais a respeito do tema. E, por favor: fuja dos clichês e não levante uma bandeira que não seja sua!

Para te ajudar, preparamos esse artigo com ótimas dicas de ações para desenvolver na data, desde palestras, rodas de conversa e muito mais. Continue lendo e confira!

✅ Descubra uma tecnologia que pode te ajudar a valorizar e engajar seus colaboradores

software-rh-dp-360

O que significa a sigla LGBTQIA+ 🏳️‍🌈

A sigla do movimento LGBTQIA+ já mudou muito ao longo do anos. Dependendo da sua idade, você pode se lembrar quando a sigla usada era a GLS (gays, lésbicas e simpatizantes). De lá para cá, passou por ainda mais mudanças, começando com a sigla LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestir e Transexuais), e incorporando mais letras ao longo do tempo.

Apesar de parecer confuso para algumas pessoas, existe um motivo para a sigla LGBTQIA+ ser tão grande. Ela representa muitas pessoas.

Pessoas que, ainda hoje, lutam para serem reconhecidas e respeitadas em diversos setores da sociedade, inclusive dentro das empresas. O + no fim da sigla representa ainda outras identidades, como pessoas não binárias e pansexuais, por exemplo.

Por que junho é o mês do orgulho LGBTQIA+?

Como já mencionamos, o mês do orgulho LGBTQIA+ é celebrado anualmente, sempre no mês de junho. Mas porque essa foi a data escolhida? 

O dia 28 de junho, considerado o Dia do Orgulho LGBT, é a mesma data de um protesto ocorrido em 1970 e que durou 6 dias, resultando na organização da 1° Parada do Orgulho LGBT, em Nova York.

A Revolta de Stonewall, como ficou conhecida, se tornou um marco importante no movimento pelos direitos LGBTQIA+. Durante uma batida policial no bar Stonewall Inn, frequentado principalmente por pessoas LGBT, a comunidade resistiu e enfrentou a violência policial de forma organizada e corajosa. 

É nesse momento histórico que o ativismo pelos direitos LGBT ganha o debate público e as ruas. E por isso a data se tornou um marco tão importante.

Dia do orgulho LGBTQIA+ no Brasil

O Brasil, assim como diversos países do mundo, também comemora a data anualmente. O objetivo é melhorar o debate sobre as condições de vida e os direitos da comunidade LGBTQIA+ no país, além de combater a LGBTfobia.

Infelizmente, o Brasil ainda é hoje visto como um país extremamente inseguro para a comunidade LGBTQIA+. A cada, o país registra uma tendência de crescimento no número de mortes violentas da comunidade.

Justamente por isso é tão importante trazer essa discussão para dentro das empresas. E o setor de RH, como principal ponte entre a empresa e as pessoas que fazem parte dela, deve ter papel ativo nesse processo.

É importante, contudo, ficar atento aos clichês, evitando que a empresa levante uma bandeira que, no fundo, não a representa. Atualmente é comum notarmos empresas tentando “surfar” em causas sociais. Mas a sociedade em geral reconhece quando esse movimento não é sincero.

Se a empresa está de fato interessada em apoiar a causa LGBTQIA+, deve fazê-lo ativamente. Contando, inclusive, com políticas de inclusão de pessoas da comunidade em seu quadro de funcionários. O ativismo deve ocorrer de dentro para fora!

Mês do Orgulho LGBTQIA+:  dicas de ações para RH

Para ajudar neste processo, a seguir você confere dicas de ações que o setor de RH pode realizar durante o Dia do Orgulho LGBTQIA+ e que passam longe dos clichês de sempre!

Palestras e treinamentos

Promover treinamentos para educar e sensibilizar os funcionários sobre questões relacionadas à diversidade e inclusão LGBTQIA+ é algo extremamente importante.

Seja através de palestras ou workshops, o profissional de RH pode pensar em iniciativas para abordar temas importantes à causa, como identidade de gênero, orientação sexual, terminologia adequada e combate ao preconceito.

webinar igualdade de gênero

Criação de comitês e grupos de afinidade

Uma boa ideia pode ser a criação de grupos de afinidade para funcionários LGBTQIA+ e aliados. Proporcionando, assim, um espaço seguro para troca de experiências.

Isso oferecerá para seus funcionários da comunidade acesso a um ambiente de trabalho saudável. Com a chance de apoio mútuo, além de um maior engajamento em atividades relacionadas aos direitos LGBTQIA+.

Que tal a criação de um comitê LGBTQIA+ dentro da sua empresa? Obviamente, com a participação ativa de pessoas que façam parte deste grupo.

📚 Leia também outras ideias de endomarketing que podem ser aplicadas na empresa 👈

Revisão de políticas internas

Como já mencionado, o ativismo deve vir de dentro para fora. E por isso é muito importante rever políticas internas da sua organização, para garantir que sejam inclusivas e não discriminatórias com pessoas da comunidade LGBTQIA+.

Por exemplo: políticas de não discriminação e licença parental igualitária fazem parte da realidade da empresa? Se a resposta for não, avalie suas políticas.

Parcerias com organizações e apoio a causas LGBTQIA+

Outra boa ideia é firmar parcerias com organizações LGBTQIA+ locais a fim de promover eventos e ações conjuntos, participar de campanhas de conscientização e apoiar projetos e iniciativas voltados para a comunidade.

Patrocinar ou participar ativamente de eventos, paradas e iniciativas LGBTQIA+ em sua região é uma forma de demonstrar apoio e engajamento. Vá além do mês do orgulho.

Outra ação que tem impacto social é a arrecadação de dinheiro para ONGs e projetos sociais focados na comunidade LGBT. Além de incentivar que mais profissionais façam o mesmo, isso pode inclusive trazer visibilidade para a empresa.

O profissional de RH pode atuar fazendo um levantamento sobre as instituições existentes na região e encontrar aquela que se identifique mais com a cultura organizacional da empresa.

Recrutamento inclusivo

Por fim, não basta apoiar a causa, é necessário possuir pessoas da comunidade LGBTQIA+ em seu quadro de funcionários.

Portanto, no momento de fazer o recrutamento e seleção de pessoas, inclua informações sobre diversidade e inclusão de pessoas LGBTQIA+ na descrição das vagas. Isso demonstra o compromisso da empresa com a equidade e com a causa.

Criação de vagas voltadas especificamente para pessoas da comunidade LGBTQIA+ também é uma alternativa.

🎥 Veja no vídeo 5 profissionais LGBTQIA+ que revolucionam os Recursos Humanos 👇

✅ Automatize sua gestão de RH e foque nas pessoas

Essas são apenas algumas sugestões para ações não clichês que o setor de RH pode realizar para celebrar o Mês e o Dia do Orgulho LGBTQIA+ dentro das empresas. 

Lembre-se de adaptar as iniciativas de acordo com a cultura e as necessidades da comunidade local. E não levante uma bandeira apenas por branding. Esteja, de fato, envolvido com a comunidade.

Enfim, a promoção pela igualdade e inclusão nas empresas deve ser trabalhada diariamente, a fim de combater problemas como desigualdade salarial, preconceito e LGBTfobia.

Torne sua empresa responsável e consciente da sociedade em que ela está inserida.

E para que o setor de RH possa focar nas pessoas, é preciso deixar as tarefas burocráticas que envolvem planilhas a cargo da tecnologia. 

Investindo em um software de RH com mais de 30 funções para facilitar o dia a dia dos profissionais de Recursos Humanos, você também investe nas pessoas.

✅ Quer entender como o nosso software seria aplicado na sua empresa? Um de nossos consultores pode te mostrar gratuitamente! É só solicitar 👇

botao demo

 

Renan Conde é Diretor Américas da Factorial, onde tem gerenciado grandes equipes e atuado no desenvolvimento de novos mercados como o Reino Unido, Holanda, Alemanha, Itália, Portugal, EUA e Brasil. Especialista no desenvolvimento de negócios internacionais há mais de 10 anos, passou por empresas como Casafari, a francesa Green-Acres, Coface, Icatu Seguros representando Insurope & Swiss Life no Brasil e Itaú. Formado em administração de empresas, já participou de conferências da Insurope em Leipzig onde foi premiado por Business Achievement Goal.

Artigos Relacionados